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Autor Tópico: MXR MicroAmp  (Lida 87873 vezes)
plautz
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« Responder #30 : 31 de Janeiro de 2012, as 19:38:36 »

isso, dessa forma o pot vai funcionar como se tivesse curva do tipo C

Não vai não.
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Chris
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Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #31 : 31 de Janeiro de 2012, as 19:56:42 »


Não vai não.

Então desculpa   Wink
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xandaum
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« Responder #32 : 31 de Janeiro de 2012, as 21:05:07 »

Lembrando que ... parei de usar o resistor de 22M no Microamp

Depois que comparei entre 22M e 10M e deu o "mesmíssimo" resultado Cheesy agora só uso 10M

Com v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) foi assim? Wink
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Newild
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« Responder #33 : 31 de Janeiro de 2012, as 21:30:37 »

Lembrando que ... parei de usar o resistor de 22M no Microamp

Depois que comparei entre 22M e 10M e deu o "mesmíssimo" resultado Cheesy agora só uso 10M

Com v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) foi assim? Wink
Nao testei com um de 10M nao, modifiquei o layout e coloquei 2 de 10M em serie
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gil_holanda
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« Responder #34 : 31 de Janeiro de 2012, as 23:10:36 »


a meu ver não tendo "C" o que mais se aproximaria seria o linear.




« Última modificação: 31 de Janeiro de 2012, as 23:17:53 por gil_holanda » Registrado
felixmeirelles
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« Responder #35 : 01 de Fevereiro de 2012, as 09:00:54 »

Não tendo C eu costumo a usar linear com a metade do valor para TONS OU EFEITOS (rate, deth...).

Por exemplo:

500KC eu uso 250KB

200KC eu uso 100KB


Para ganho ou level eu uso o mesmo valor em KB:

500KC eu uso 500KB

200KC eu uso 200KB


Mas isso varia de projeto para projeto, a lógica é que, ao diminuir o valor do potenciômetro, aproximamos da linha final do Reverse Log.

« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2012, as 09:15:27 por felixmeirelles » Registrado
GrAmorin
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« Responder #36 : 01 de Fevereiro de 2012, as 21:48:49 »

Vou começar falando sobre os potenciometros...
Se reparar nos graficos acima, nao é que o linear (B) é mais proximo do tipo C.
O linear seria um "neutro".
Ja postei isso em um topico sobre potenciometros, mas agora vou ilustrar com uma imagem, assim fica mais facil saber como é.
A variaçao resistiva é como na imagem abaixo:

Facilmente perceberam a trilha (pista) do potenciometro?

Resistivamente falando (na pratica).
O pot "A" tem muita variação no começo, e pouca variação para o final.
O pot "C" é ao contrario, por isso é chamado de "reverse Log". No começo tem pouca variação, e no final tem muita variação.

Quando nao tenho o potenciometro tipo C, costumo usar o B.
Geralmente faço isso quando ele vai no circuito de oscilador (speed, rate, depth), e mix.
Mas as vezes tambem faço uma adaptação, para quando é em setores de ganho, Eq, ou audio em geral.
Essa adaptação é simples, relativamente facil de fazer, e acessivel a quase todos.
Novamente vou usar uma imagem para ilustrar, ok?
Precisaremos de um potenciometro duplo tipo A, no valor que deve ser usado no circuito. Por exemplo, se no circuito for usado um pot 500KC precisaremos de um pot 500KA.
O potenciometro duplo tem 2 pistas indepedentes, como visto na foto e na imagem abaixo.


Reparem que as pistas, ambas sao voltadas para dentro, por ser um potenciometro duplo, para funcionar exatamente como deve ser, uma das pistas tera que ser invertida.
É ai que esta o grande negocio.
Uma das pistas é tipo C.

Se invertermos as pistas do potenciometro, passando a de tras para a frente, e a da frente para tras, teremos um potenciometro duplo tipo C.
Se quisermos apenas "montar" um potenciometro simples, basta pegarmos a pista invertida e montar na base de um outro potenciometro.
Ou montarmos na base do duplo apenas a pista invertida.
A pista invertida geralmente é a de tras.

Sacaram a ideia?
Tambem é possivel fazer um pot tipo W, usando um metodo quase similar a este.
O pot W é a mistura do A com o C.
Usando um duplo é possivel cria-lo... observem e analisem a figura, estudem a ligação, e...  chegarão ao resultado.


Sobre as chaves:
Penso que internamente as chaves usadas pela MXR, os contatos sejam deslizantes, ou tenham uma estrutura melhorada.
Creio que o efeito do pop seja semelhante aquele efeito de quando desligamos uma luz e ha um faiscamento, claro que em proporção bem menor.
Este faiscamento é mais tipico em chaves do tipo gangorra, como nos interruptores de luz, e como vimos em um topico recente, as DPDTs que costumamos usar sao uma gangorra dentro.
O faiscamento é resultado do retorno, um indução.
Em muitos lugares diz que o pop é por causa da diferença de impedancia.
Mas em uma guitarra com captadores single e humbuck as impedancias sao diferentes, e as vezes bem diferentes, e nao tem pop quando troca os captadores na chave.
Assim como nas chaves dos MXRs e outros, nao tem tanto pop.
Por isso, creio firmemente que parte dos pops sejam originados na chave.
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felixmeirelles
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« Responder #37 : 02 de Fevereiro de 2012, as 11:10:28 »

Vou abrir a minha em nome da Ciência.

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« Responder #38 : 03 de Fevereiro de 2012, as 19:08:18 »

... o capacitor de 15uF não é um valor comum em nosso mercado, para ele pode usar 10uF ou 22uF.

No mercado realmente nunca encontrei, porém nos circuitos de lâmpadas fluorecentes compactas sempre encontro  Grin Grin Grin Grin

E GrAmorim, parabéns pelo layout e pelas informções trazidas no post!!! Legal! Legal! Legal! Legal!
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gil_holanda
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« Responder #39 : 03 de Fevereiro de 2012, as 19:40:28 »

GrAmorim,show de bola o layout e obrigado pelas informações!  Legal!

por enquanto estou usando um 100kB,pois não consegui um duplo 500KA pra fazer os testes.
Assim que conseguir digo o que achei do resultado.
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« Responder #40 : 03 de Fevereiro de 2012, as 21:10:28 »

Dabreu e Gil, agradeço o comentario  Smiley
Ja vi em algumas lampadas os de 15uF, nao me lembro que marca era...
Mas é uma alternativa, caso se tenha algumas dessas lampadas queimadas em casa, e se o tamanho da caixa nao for muito pequeno...

Vou abrir a minha em nome da Ciência.
Ao fazer isso tenha o maximo de cuidado, para nao danifica-la.
Se possivel, fotografe todo o processo.  Smiley
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« Responder #41 : 22 de Fevereiro de 2012, as 21:43:36 »

No site do Pisotones, fala sobre de alguns truques com resistores nos pots. Eu não se ajuda.

http://www.pisotones.com/Potes/Potes.htm

inté.
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Tiarlei Crist
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« Responder #42 : 23 de Fevereiro de 2012, as 07:48:07 »

Sobre as chaves:
...Mas em uma guitarra com captadores single e humbuck as impedancias sao diferentes, e as vezes bem diferentes, e nao tem pop quando troca os captadores na chave.
Assim como nas chaves dos MXRs e outros, nao tem tanto pop.
Por isso, creio firmemente que parte dos pops sejam originados na chave.

Verdade.
Só da pop se uma das posições estiver sem captador.
E à propósito: adorei a idéia do pot duplo. Assim que puder experimentarei.

No site do Pisotones, fala sobre de alguns truques com resistores nos pots. Eu não se ajuda.

http://www.pisotones.com/Potes/Potes.htm

inté.

A maioria não funiona.
Até já havia comentado, na teoria seria perfeita algumas dessas idéias, mas na prática não da certo não sei porque.
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Victor Nery
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« Responder #43 : 23 de Fevereiro de 2012, as 09:14:19 »

Saudações,

No caso de circuitos desse tipo, fica mais fácil de entenderem o funcionamento dos potenciômetros se entenderem como se dá o ganho. A matemática é a seguinte: (R1+R2)/R2 onde R1 é o resistor de 56k e R2 o resistor fixo 2k7 e a resistência que o potenciômetro está fornecendo que varia de 0 até o valor do potenciômetro. Ok com o potenciômetro em zero temos o ganho máximo (56+2.7)/2.7=21 Com a resistência marcando os 500k temos o ganho mínimo 558.7/502.7=1 Calculem com o ganho do potenciômetro em 250k. Verão que não mudou qusae nada (em relação ao ganho que é o nosso foco). Com um linear, mesmo na metade do giro você ainda permacerá com ganho praticamente unitário o que se torna ainda pior com um logarítmico que para chegar nos seus 250k passa da metade do seu giro. Outra possibilidade, é trocar o resistor de 56k por um potenciômetro de 50k log em série com um resistor de 6k8 e fixar o valor de R2 em 2k7. Mas... o ganho infelizmente está relacionado à frequência então não importa onde situa-se o potenciômetro, de um lado abaixa o corte de graves com o aumento da resistência (R2) e do outro aumenta o corte dos agudo com o aumento da resistência (R1). Espero que isso ajude.

Abraço a todos
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, as 09:43:39 por victor nery » Registrado

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« Responder #44 : 23 de Fevereiro de 2012, as 09:48:44 »

Sobre as chaves:
...Mas em uma guitarra com captadores single e humbuck as impedancias sao diferentes, e as vezes bem diferentes, e nao tem pop quando troca os captadores na chave.
Assim como nas chaves dos MXRs e outros, nao tem tanto pop.
Por isso, creio firmemente que parte dos pops sejam originados na chave.

Verdade.
Só da pop se uma das posições estiver sem captador.
E à propósito: adorei a idéia do pot duplo. Assim que puder experimentarei.




Não seria porque o captador tem uma grande resistência?
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, as 09:50:56 por marcusbass » Registrado

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