Finck
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
|
|
« Responder #90 : 02 de Outubro de 2013, as 21:42:11 » |
|
Os fabricantes de aerógrafos normalmente divulgam a espessura/largura do MÍNIMO traço que o aerógrafo é capaz de fazer (e para atingi-la o pintor precisa ter a manha da diluição correta, da regulagem de pressão correta, mão firme, prática para segurar o gatilho...).
Mas, no caso particular desse modelo:
Primeiro: não há referência a 3 mm, e sim a 0,3 mm, que não tem nada a ver com a espessura do traço, e sim com o diâmetro do BICO, o furinho da ponta do aerógrafo (onde a agulha que controla o fluxo de tinta se encaixa de dentro para fora).
Segundo: com este mesmo modelo (que é chinês, bem feitinho, cópia quase perfeita de um Iwata caro, e vendido sob diversas marcas, como é comum com as produções dos nossos amigos asiáticos), quando eu fazia plastimodelismo eu fui capaz de tirar traço de 1 mm, num momento de rara iluminação (foi difícil, o dedo que eu usei para controlar o gatilho dói até hoje...). Mas também já usei o carinha para envernizar o braço inteiro de uma Strato com duco. Deu trabalho, claro, afinal estamos falando de um aerógrafo, não de uma pistola grandona. Porém, pense que não seria possível fazer um trabalho deste tipo emparelhando tracinhos finos.
Ainda não acredita? Veja o tópico sobre pintura estilo Zvex, aqui mesmo no fórum. Lá tem foto de um Wooly Mammoth de fundo roxo, que fui eu que pintei. Adivinha o que eu usei para aplicar esse fundo roxo?
----- Complementando:
1) Gfassuncao, o próprio vendedor do conjunto no ML diz que o compressor que ele oferece não segura a onda de uma pistola. Está lá, nas perguntas e respostas.
2) guidirestraits, se a medida 0,5 ou 0,8 mm for referente ao diâmetro do bico, a pistola e questão poderá fazer traços a partir de uns 3 a 5mm (aplicam-se comentários semelhantes aos feitos acima, ou seja, é difícil de atingir estas medidas). Se o fabricante estiver dizendo que a pistola é capaz de fazer traços com 0,5 ou 0,8 mm de espessura, corra que é mentira.
Importante: eu não tenho NADA a ver com o vendedor do ML, nunca anunciei nada no ML, e não sou comerciante de aerógrafos de maneira alguma. Apenas gosto dos bichinhos, aprendi a usá-los razoavelmente bem, e já tive vários modelos (nenhum de marca cara ou top de linha). Dos modelos que eu já tive, esse que o cara está vendendo foi o melhor (repito, comprei sob OUTRA MARCA, mas até o estojo é igual). E o preço do conjunto não está caro. Mas não esperem nada de fantástico do compressor, ele é de "ar direto" e está apenas um degrau acima de um inalador (e apanha feio de qualquer compressor handmade feito com motor de geladeira).
|