Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 05:38:33

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Percloreto novo! mas não está corroendo.  (Lida 17999 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #15 : 26 de Janeiro de 2012, as 20:00:28 »

Não é o fato de usar a fastpcb que causa isso, a não ser que permaneça o véu entre as trilhas. O chamado véu é uma camada da tinta que não saiu completamente e, apesar de ser praticamente invisível, está lá. Como saber? Não sei...
Antigamente, eles diziam que nao formava véu...
Mas o véu é uma luz que transpassa o fotolito, vamos assim dizer...

Seria dificil saber se ele esta la, de fato.
Se estiver opaco onde nao ha trilhas, é possivel que tenha o véu. Se raspar algo como uma chave de fenda, estilete, ou similares, e ficar um brilho onde raspa, ja sabe.
Uma coisa simples que eu fazia, quando usava emulsao serigrafica, era esfregar sal de cozinha, ficava ate polido, e corroia facinho...

aron62br
Visitante
« Responder #16 : 26 de Janeiro de 2012, as 20:14:36 »

Para testar se é o percloreto ou algo na placa, como véu. Não jogue fora o percloreto ainda, pegue um pequeno retalho de placa virgem, faça uma limpeza com bombril no cobre, faça alguns traços com caneta para PCB (na realidade caneta de retroprojetor) e coloque para corroer.

Depois vc. diz para nós o que é que deu.

Saudações

Aron
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #17 : 26 de Janeiro de 2012, as 20:16:59 »

Bem lembrado!!! Isto já soluciona sua dúvida... Ou pelo menos é um indicativo!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #18 : 26 de Janeiro de 2012, as 20:30:59 »

Otima ideia esse teste.

Se fica mais fraco... isto não posso afirmar....
Tava me lembrando aqui de um acontecido.
Enfraquece sim  Shocked
Certa vez uma embalagem de percloreto, ainda nao preparado, molhou, e nao percebi.
Quando vi, para nao jogar fora (ja que estava dentro do pote) preparei a soluçao.
Ela é bem fraca em sua reaçao.

Mas faça o teste sugerido pelo aron.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #19 : 26 de Janeiro de 2012, as 21:33:40 »

Pessoal, vou fazer o teste amanha e já postarei o resultado. Afinal eu quero que esse tópico seja muito útil para aqueles que podem um dia passar por essa experiência e com ajuda de todos vc´s saberem resolver o problema. Vou achar o link onde eu ví esses dias no site http://freestompboxes.org que os handmades Brasileiros estão de parabéns em soluções e problemas apresentados, que nossos conhecimento estão bem afiados, e que os layout, acabamento em pedais, são de qualidades excelentes inclusive eles procuram em nossos fórum soluções em que eles não conseguem solucionar. Parabéns! equipe Handmades Brasil!!!!!

-----
Pessoal, agradeço a todos de coração! pelas respostas e dicas principalmente. O plautz mencionou o véu na placa, e o nosso querido Amorim matou a pau a dica  de passar o sal na placa, só foi eu fazer isso começou a corrosão normalmente! agora é só alegria  Legal!  que isso seja para o bem de todos que algum dia poderão passar por um problema desse como o meu. Aqui está a solução Legal!
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, as 12:18:19 por guitar_luthier » Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #20 : 02 de Fevereiro de 2012, as 21:32:11 »

Isso é normal de acontecer  Cheesy
Meus percloretos ficavam em garrafas e galoes, geralmente ficavam no quintal, as vezes dias de chuva, o bemdito resolvia estourar... ja imaginou como ficava o quintal  Cheesy

Meio atrasado, mas enfim... Por que cargas d'água estourava as garrafas em dias de chuva??
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #21 : 03 de Fevereiro de 2012, as 02:35:17 »

É curioso  Shocked
Sempre achei isso um negocio curioso, se reparar, quando  o percloreto fica um tempo parado, ele retrai, ou estufa a garrafa onde esta armazenado, isso se o recipiente for plastico.
Se reparar, quando abre a garrafa nestas condicoes, ela volta ao estado normal, ou sai um "ar", tipo quando abre uma lata ou garrafa de bebida, mas em escala bem menor.

As garrafas (plasticas) e galoes rachavam quando a chuva batia nelas.
Creio que o motivo seja por causa do choque termico.
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #22 : 03 de Fevereiro de 2012, as 07:11:33 »

Oi Pessoal

A explicação de porque as garrafas murcham ou estouram é bem simples, quando se estuda o funcionamento do percloreto. O percloreto usado absorve oxigênio do ar.

No meu tópico sobre como recuperar percloreto, tem a reação de oxidação do ferro +2 em ferro +3, que recupera parcialmente a força do percloreto usado. Essa reação retira oxigênio do ar dentro da garrafa fazendo ela murchar.

Quando o percloreto é usado para corroer cobre, a reação libera calor. Assim a solução estará um pouco mais quente ao final da corrosão.

Agora vem a parte legal. Imagine que você acaba de usar percloreto para corroer uma placa grande. Ele está quentinho e com sede de oxigênio. Daí é trancado em uma garrafa de vidro fechada. Com o tempo o ar dentro da garrafa esfria criando um vávuo leve. Então o percloreto oxida aos poucos aumentando o vávuo. Se houver uma queda brusca de temperatura (dia de chuva), o vávuo aumenta ainda mais ate que o vidro não aguente.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2012, as 07:13:58 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcus Vinícius
Colaborador

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81

« Responder #23 : 03 de Fevereiro de 2012, as 08:35:05 »

acho que vou pra casa por o porte de percloreto ja utilizado na rua...
me deu medo, eu tenho um pote de cozinha roubado do meu pai,
eu faço a corrosão e depois fecho o pote bem como não pode :x\\ Lips Sealed
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #24 : 03 de Fevereiro de 2012, as 10:56:32 »

acho que vou pra casa por o porte de percloreto ja utilizado na rua...

Percloreto velho tem contaminação com cobre. Não pode ser jogado no lixo comum. Você deve dar a destinação descrita no tópico de recuperação de percloreto.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #25 : 03 de Fevereiro de 2012, as 11:04:41 »

Falando nisso, comprei um em pó aqui no Centro do Rio a 7 reais, joguei 100g em uns 300ml de água em inacreditáveis 5 minutos a placa ficou linda.

Em breve vou postar as fotos.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #26 : 03 de Fevereiro de 2012, as 14:07:07 »

Sempre deixei o percloreto descansar um pouco, antes de re-colocar na garrafa onde costumo guardar.
No topico do Eduardo, tem uma menção para isso tambem, que é bom deixar por um tempo para a solucao pegar o oxigenio...

O percloreto recem feito, corroe as placas be rapido mesmo, mas depois de um tempo... pode levar ate 40 minutos para uma plaquinha de 5 x 7.  Sad
Lamer
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #27 : 03 de Fevereiro de 2012, as 14:09:39 »

Olha o Eduardo arrebentando com sua aula de termodinâmica... gostei muito das suas aulas do youtube também, já indiquei para um colega que é professor na ETEC, para que ele possa repassar para os alunos, pois hoje em dia é dificil achar uma material rico em conteúdo, com uma linguagem acessível, é óbvio que com passar do tempo você aprende a garimpar as informações, mas até chegar neste nível, seus post ajudam muito.
Abraço!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81

« Responder #28 : 03 de Fevereiro de 2012, as 14:45:07 »

pra mim que estou matriculado em licenciatura em física,
mesmo que no começo ainda ver isso tudo me estimula muito,
com certeza o que aprendi nesse fórum enriqueceu e muito meu conhecimento!

ver os mestres aqui ajudando todo mundo só me deixa mais inspirado!
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
agtsouza
Visitante
« Responder #29 : 07 de Fevereiro de 2012, as 21:32:18 »

Humm, interesante a explicação das garrafas explodirem. Depois dessa explicação vou tirar o vidro de percloreto do meu quarto... Ferro +2, +3... caramba não intendo um ovo de química... hehe
Abraços!
  Imprimir  

Ir para: