Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Setembro de 2024, as 02:23:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Função dos CIs e Transistors  (Lida 4772 vezes)
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« : 26 de Janeiro de 2012, as 16:04:00 »

Pessoal Handmades

Existe alguma literatura ou tabela que dê uma idéia inicial dos CIs e Transistors? Exemplo, abreviação na nomenclatura do CI indica uma função exata ou aproximada, exemplo disso no tópico que vi (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2391.0) onde o felfoldi acha um CI equivalente ao ISD1020 olhando os datasheet (e o CI é bem interessante), só que existem milhões de CIs por aí e neste caso dá pra prever algo pela nomenclatura do CI? eu já vi sobre letras e números em capacitores e Resistores porém eles são mais simples de achar o que procuramos e CI e transistor? digo isso sem precisar buscar arquivo por arquivo nos datasheet!

Att.

 
Registrado
satosh1jp
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 1



« Responder #1 : 26 de Janeiro de 2012, as 16:15:48 »

Este site http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=2n5088
só digitar o código, no link ta como exemplo o 2N5088
Registrado

Meu blog abandonado: http://esalabs.blogspot.com.br/
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #2 : 26 de Janeiro de 2012, as 19:12:04 »

Existe uma coisa chamada folha de dados (datasheet) de todo (ou quase todo) componente eletrônico é só você ir no google e digitar o nome do Circuito integrado ou do transistor + datasheet na frente e voilá! Voce terá sua resposta sobre oque eles fazem.

Fora isso eu não sei como saber só por letras e números não..
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, as 19:14:35 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 26 de Janeiro de 2012, as 19:42:21 »

Sobre CIs não.
Ate porque um CI feito por uma empresa pode ter melhor desempenho para tal circuito, e nao ser tão bom para outro circuito, mas funciona sem anomalias.
Um exemplo disso sao os 4558.
Os da JRC, NJM, e SDA, uPC sao bons e tem melhor desempenho em audio que os demais.
Os OPA 2134 sao proprios para audio, mas funcionam em um oscilador.
Os TLs sao para instrumentaçao, mas funcionam ate bem em audio.
NAo sei se entendeu o que quiz dizer.

Sobre transistores, dependendo da nomeclatura indica para que sao e o tipo, por exemplo:
O que começa com "A" é germanio (AC188), o que começa com "B" é silicio (BC548).
A segunda letra indica a finalidade:
C= uso geral
D= potencia
F= radio frequencia (RF)

JA transistores com marcação do tipo 2S* so da para saber o tipo, por exemplo:
2SA = PNP
2SB = PNP
2SC = NPN
2SD = NPN
2SK = FET

Mas a melhor opção para saber para que serve determinado componente, como disse o Bossman, é consultando o datasheet.
Hoje se tem internet, varios sites, 15 anos atras, o mais proximo que se chegava, era consultando o VRT-ECA ou algum outro manual de equivalencias, acesso a datasheet era dificil, e as vezes nao disponivel para pessoas comuns, apenas para empresas.

Alguns site para datasheets:
www.alldatasheet.com
www.datasheetarchive.com
www.digchip.com
Registrado

Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #4 : 26 de Janeiro de 2012, as 20:14:55 »

Existe uma coisa chamada folha de dados (datasheet) de todo (ou quase todo) componente eletrônico é só você ir no google e digitar o nome do Circuito integrado ou do transistor + datasheet na frente e voilá! Voce terá sua resposta sobre oque eles fazem.

Fora isso eu não sei como saber só por letras e números não..

Citar
Sobre CIs não.
Ate porque um CI feito por uma empresa pode ter melhor desempenho para tal circuito, e nao ser tão bom para outro circuito, mas funciona sem anomalias.
Um exemplo disso sao os 4558.
Os da JRC, NJM, e SDA, uPC sao bons e tem melhor desempenho em audio que os demais.
Os OPA 2134 sao proprios para audio, mas funcionam em um oscilador.
Os TLs sao para instrumentaçao, mas funcionam ate bem em audio.
NAo sei se entendeu o que quiz dizer.

Sobre transistores, dependendo da nomeclatura indica para que sao e o tipo, por exemplo:
O que começa com "A" é germanio (AC188), o que começa com "B" é silicio (BC548).
A segunda letra indica a finalidade:
C= uso geral
D= potencia
F= radio frequencia (RF)

JA transistores com marcação do tipo 2S* so da para saber o tipo, por exemplo:
2SA = PNP
2SB = PNP
2SC = NPN
2SD = NPN
2SK = FET

Mas a melhor opção para saber para que serve determinado componente, como disse o Bossman, é consultando o datasheet.
Hoje se tem internet, varios sites, 15 anos atras, o mais proximo que se chegava, era consultando o VRT-ECA ou algum outro manual de equivalencias, acesso a datasheet era dificil, e as vezes nao disponivel para pessoas comuns, apenas para empresas.

Alguns site para datasheets:
www.alldatasheet.com
www.datasheetarchive.com
www.digchip.com


v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Bossman, estava experimentando uma coisa que vi no site do datasheet catalog que é fazer a procura por descrição, daí ele vem com uma lista de componentes que tem funções específicas ou próximas.

Gramorin, eu entendi...dá para fazermos uma analogia com capacitores, por exemplo capacitor cerâmico e poliéster, até onde vejo sempre, capacitores cerâmicos são melhores p/ áudio, porém servem para outros tipos de circuitos, no caso da dúvida era se na nomenclatura diz algo como nos transistors, se quero usar algum transistor para áudio o mais comum seria o BC (não necessariamente), mas já temos noção do que ele vai causar no circuito.
Se eu quisesse um CI para fazer por exemplo um relógio...qual é a nomenclatura mais indicada? Eu penso por um lado...tendo a idéia do efeito que um CI pode fazer, podemos criar um pedal de efeito em cima deste CI...ou Transistor!  certo? ou tô boiando?
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, as 20:21:46 por Tiago Vulgar » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #5 : 26 de Janeiro de 2012, as 20:25:03 »

...capacitores cerâmicos são melhores p/ áudio, porém servem para outros tipos de circuitos...
Os capacitores ceramicos sao melhores para circuitos de RF.
Para audio seria melhor os poliester.
Mas como dito, funciona bem em outras coisas, como por exemplo em audio.
Ja os poliester não sao indicados para circuito de RF, a sua estrutura interna, que é espiral (enrolada) gera ressonancia.
Os capacitores ceramicos, funcionam bem em audio, mas o som fica meio vintage, fica parecendo audio de radio AM.
Dependendo o que se almeja, sao otimos  Wink
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #6 : 27 de Janeiro de 2012, as 00:05:46 »

CIs existem série específicas como TDA (para audio)... mas são inúmeros que fica dificil separar por categorias.. o melhor caminho é pesquisar o datasheet... mas a lista do Amorin já elucida bastante coisa!!

No caso de capacitores gosto de usar só de poliester (quando possivel), nos amplificadores que faço.

Mas já li em um site, e aqui no forum, que os estiroflex são os melhores para audio. Porém meu bolso só aguenta os de poliester!

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal