Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Setembro de 2024, as 03:42:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reforma Antiga Strato Cedro  (Lida 43860 vezes)
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #75 : 06 de Fevereiro de 2012, as 17:57:49 »

da não gente, tirei fotos mais nitidas, ele rachou o bendito corpo todo, parece que a madeira estava muito seca ou sei-la, talvez ruim mesmo.


lateral

fundo


Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #76 : 06 de Fevereiro de 2012, as 18:05:06 »

Normal isso dai.

Madeira ressecada.

Ela é multicamadas, rachou mas não comprometeu a estrutura.

Cola nas rachaduras e epóxi no acabamento resolve isso tudo.

Tenho uma escada de pinus aqui em casa com rachaduras maiores que essas e ela nunca caiu mesmo com meus cento e tantos quilos em cima.
Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #77 : 06 de Fevereiro de 2012, as 18:08:18 »

tem certeza?? olha lá, vou sapecar cola branca nela e durepoxi pra fechar os vãos.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #78 : 06 de Fevereiro de 2012, as 18:12:16 »

Aqui:

http://www.andyfarrell.co.uk/guitar_restoration.html

Leia:
Restoration of Fender Jazz Master guitar including refret, body crack repair, p.90 pickups, pick guard refit and refinish


Use cascorez para MADEIRA ela tem a embalagem AMARELA ou qualquer cola de madeira AMARELA.

Opção 1 CASCOREZ MADEIRA:

http://www.royalmaquinas.com.br/loja/website/488/4563/adesivos/cola-cascorez-para-madeira-100gr.html

Opção 2 QUALQUER COLA AMARELA DE MADEIRA:

http://www.pegfaca.com.br/cola-mad-100g-am-ia022/p/16493,,.htm


Se quiser perder uma grana OPÇÃO 3:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219774398-cola-para-madeira-luthieria-titebond-original-16oz-473-ml-_JM

 Legal!





Mas na sua tira essa rebarba antes de tudo, usa o próprio braço como medida.




Tem que ficar assim, sem rebarba, reto no braço:
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2012, as 18:39:31 por felixmeirelles » Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #79 : 10 de Fevereiro de 2012, as 18:52:04 »

eu realmente desisti do corpo, pelo menos por enquanto, ele vai ficar guardado.

pra não perder todas as peças que comprei(parte eletrica e ponte completa), resolvi tentar fazer um novo corpo, uma telecaster é obvio, bem mais facil pra iniciar e aproveitar o mesmo braço que esta em perfeito estado, achei uma madeira interessante aqui perto de casa:






a madeira é bem pesada, bonita, esta perfeita, os veios bem destacados e pequenas rachaduras aparentes, pensei em envernizar natural, só que, a peça mede 50cm por 30cm e o corpo tem 32,5cm de largura, se eu cortar um pedaço no comprimento e colar na largura ficaria bom?Huh?

Acho que podemos abrir um novo tópico tambem, ou alterar esse.

lembrando que tenho aqui:
ponte fixa strato, 3 humbuckers com cover cromado, chave les paul, 2 potenciometros de 500k e 4 knobs de les paul pretos, alem de um jack cilindrico.
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #80 : 10 de Fevereiro de 2012, as 19:30:20 »

Caso você queira iniciar na Luthieria, fazendo sua guitarra, já começou errado com essa madeira, caso queira apenas montar a guitarra, vish...Pra mim, economia tem limite, e com essa madeira, você estrapolou o limite longe

Como seu braço é de strato, não vamos modificar algo que já está pronto, mas você tem que olhar se os gastos compensam mesmo: Vamos lá

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222220180-corpo-guitarra-strato-preto-usado-para-reforma-ref-25-_JM - R$ 120,00 + Frete

Montagem + Jogo de Cordas Novo + Solda = R$ 30,00

Guitarra por R$ 150,00

Olha, tem um cara vendendo uma Giannini anos 80 no Leilão, oferta mais e leva quando tiver perto de acabar

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222455294-guitarra-guitarra-_JM

Mas se quer fazer luthieria mesmo, começe investindo em ferramentas, e também em material, nada de gambiarras
Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #81 : 10 de Fevereiro de 2012, as 20:24:45 »

Não quero me formar em Luthier, é apenas um hobby, quanto as ferramentas, me falta uma serra de fita e uma tupia, porem tenho um conhecido em que posso utilizar ambas.

Não entendi quanto a madeira, essa me parece ser garapeira ou cedro amarelo, melhor que os marupá e compensados que se utiliza em algumas marcas de renome, estou estudando muito a respeito, não quero me tornar profissional, longe disso, quero uma guitarrinha que fique legal de tocar, se não gostar do corpo, comro outra madeira ou outro corpo inteiro.

Eu não queria comprar um corpo por não saber qual real estado dele, procurei aqui na minha região e nem uma dolphin dos anos 80 achei.

essa madeira que eu consegui é garapeira mesmo:



Espécie: Garapeira

Nome científico:  Apuleia leiocarpa var.molaris

Densidade Verde: 1.350 kg/m³

Densidade Seca 15% de umidade: 830 kg/m³
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2012, as 21:08:47 por AlexandreGunner » Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #82 : 13 de Fevereiro de 2012, as 08:05:42 »

Qual a espessura desta placa?
As Fender costumam ter, no mínimo, 4cm. (Isso para as Squier coreanas) As AM têm 4.5cm de espessura.
Sem isso você vai deixar o bloco da ponte para fora, com as molas beliscando sua barriga.
Será que dá pra fazer dessa aí?
Não me parece uma boa madeira mesmo.
Pelas fotos que você mandou não parece, nem de longe, essa Garapeira.
Concordo com o Apache, mas acho que dá muito bem para você começar a treinar cortes, corvas, lixas e o que mais tiver por aí.
E como você vai fazer os compartimentos de jack, pickups, knobs, ponte e tudo mais sem tupia? No formão?
Tem serra tico-tico, pelo menos? Não me refiro à elétrica.
abraço e boa sorte.
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #83 : 13 de Fevereiro de 2012, as 11:33:42 »

Qual a espessura desta placa?
As Fender costumam ter, no mínimo, 4cm. (Isso para as Squier coreanas) As AM têm 4.5cm de espessura.
Sem isso você vai deixar o bloco da ponte para fora, com as molas beliscando sua barriga.
Será que dá pra fazer dessa aí?
Não me parece uma boa madeira mesmo.
Pelas fotos que você mandou não parece, nem de longe, essa Garapeira.
Concordo com o Apache, mas acho que dá muito bem para você começar a treinar cortes, corvas, lixas e o que mais tiver por aí.
E como você vai fazer os compartimentos de jack, pickups, knobs, ponte e tudo mais sem tupia? No formão?
Tem serra tico-tico, pelo menos? Não me refiro à elétrica.
abraço e boa sorte.
Roberto


tem 5cm de espessura, a ponte sera fixa com carrinhos.
a madeira é garapeira mesmo, cerne amarelado, bem pesada e dura pra cortar.
ja imprimi a planta baseada na flyin v só que reduzi um pouquinho o tamanho, ja cortei a madeira no formato, quanto aos compartimentos, estou furando com broca chata e acertando com formão mesmo, ate consigo utilizar uma tupia, mais vai na mão mesmo, ja estou pesquisando uma tupia pra comprar pra mim.
se não gostar o maximo que perco é o trabalho e a madeira, só que ganho experiencia e isso ja ajuda muito.
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #84 : 13 de Fevereiro de 2012, as 12:30:15 »

Muito bom, então.
É isso aí. Vá sem pretensão e apenas pensando em aprender. Se der de primeira, foi ótimo! E nas outras vezes sairá bem melhor.
Se a madeira é a Garapeira, as fotos da placa ficaram com cor muito ruins porque não parecem mesmo mas fico contente que seja uma boa madeira mas 5cm não fica muito pesada ou grossa para uma guitarra?
Que tal uma plaina antes?
Bem legal a decisão de uma Flying V.
Vou querer ver as fotos.
Fotografe cada etapa para depois guardar de recordação e até para você usar como referência para seus próximos projetos.

Boa sorte!
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #85 : 13 de Fevereiro de 2012, as 19:20:42 »

Eu quase comprei um corpo de Marupá no mercadolivre, depois pensei, bem, vou aprender, não vou usar a guitarra profissionalmente e derrepente acerto.

A madeira esta com 5cm, mais ainda vou lixa-lá, quero deixar com uns 4,5 a 4,7cm, a madeira quase mandou a serra pro espaço, inclusive a amine tive que colocar uma nova, fiz a flying pela facilidade nos cortes retos.

estou fotografando sim, depois posto fotos.
Registrado
ADI_V2006
Visitante
« Responder #86 : 13 de Fevereiro de 2012, as 20:16:55 »

 Alexandergrunner construir um corpo para o braço que possui acredito ser a melhor opção pois além ser muito dificil de encontrar um corpo compatível com o braço de sua guitarra você estará ainda dando os primeiros passos rumo a luthieria, ainda que seja como hobby, mas tome muito cuidado isto vicia. Só pra acrescentar a madeira Garapa é de alta densidade e portanto muito pesada e dura ao corte realmenta na luthieria não é indicado seu uso, já utilizei e me arrependi amargamente. Para o corpo madeiras de média  densidade são mais indicadas sendo que o cedro rosa é uma madeira fácil de se encontrar e muito boa para esta aplicação. Recomendo que faça uma pesquisa com madeiras de sua região com características semelhantes ao cedro rosa e faça o teste. Se precisar de ajuda com o seu projeto estou a disposição.
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #87 : 14 de Fevereiro de 2012, as 21:22:43 »

Muito bom saber, ADI.

Bem vindo e dê sempre opiniões sobre luthieria que parece que você entende.

abraço,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #88 : 14 de Fevereiro de 2012, as 21:49:57 »

Alexandergrunner construir um corpo para o braço que possui acredito ser a melhor opção pois além ser muito dificil de encontrar um corpo compatível com o braço de sua guitarra você estará ainda dando os primeiros passos rumo a luthieria, ainda que seja como hobby, mas tome muito cuidado isto vicia. Só pra acrescentar a madeira Garapa é de alta densidade e portanto muito pesada e dura ao corte realmenta na luthieria não é indicado seu uso, já utilizei e me arrependi amargamente. Para o corpo madeiras de média  densidade são mais indicadas sendo que o cedro rosa é uma madeira fácil de se encontrar e muito boa para esta aplicação. Recomendo que faça uma pesquisa com madeiras de sua região com características semelhantes ao cedro rosa e faça o teste. Se precisar de ajuda com o seu projeto estou a disposição.

a madeira é dura mesmo, só vou poder postar fotos no fim de semana, chego tarde e fotos com luz artificial ficam ruins, estou escavando com calma pra não errar, não tenho pressa, se acertar essa vou comprar uma prancha maior pra fazer uma les paul.
Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #89 : 18 de Março de 2012, as 19:51:56 »

Bom galera, a construção do corpo esta meio devagar, tenho trabalhado um bocado e sem tempo pra mexer, no momento, estou pra plainar ele pra começar a lixar e dar acabamento, ja fiz todas as furações, porem ainda estou procurando um corpo pronto se achar, aborto esse que estou fazendo.

No mais, a Tonante vermelha foi embora, troquei por essa aqui:




é uma Memphis MLP 100, esta bem nova, gostei dela, é totalmente diferente das stratos que tive, tem muito mais grave e sustain.
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal