Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Fevereiro de 2025, as 18:13:22

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto fonte para pré-valvulado  (Lida 14269 vezes)
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49

« : 20 de Janeiro de 2012, as 09:54:45 »

Fala pessoal,

Seguinte, eu estou querendo montar um desses prés-valvulados no formato de pedal, mais especificamente o Soldano Supercharger e o 5150, com layouts aqui do fórum. Daí nessa indecisão, acabei pensando por que não tentar montar os dois na mesma caixa, assim tenho duas opções de timbre fantásticas. Então analisando aqui esbarrei em um problema e queria a ajuda de vocês: será que alguém tem um esquema da parte da fonte para estes pedais?? Pois eu queria montar a fonte em uma placa separada, para acomodar direito no gabinete e evitar ruídos e interferências, pois terão 2 valvulados lá dentro. Então como eles trabalham com as tensões próximas pensei em usar uma só fonte para os dois. Se alguém tiver um esquema ou layout de fonte para pedais valvulados desse tipo e puder compratilhar agradeço muito....Valeu
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #1 : 23 de Janeiro de 2012, as 13:46:01 »

Ninguém aí pode ajudar??
Handmaker

Obrigado
-Dado: 211
-Recebido: 191

« Responder #2 : 23 de Janeiro de 2012, as 14:42:41 »

Procura pelo Hotbox e pelo Real McTube. Ambos usam uma fonte com 2 transformadores, um deles que abaixa a tensão da rede pra tensão de filamento, e o outro que pega essa baixa tensão AC e transforma em alta tensão, que é retificada e filtrada pra poder dar o B+ pras placas.

Só tome o cuidado de calcular o transformador ligado à rede pra fornecer corrente suficiente pra todos os filamentos!
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Lamer
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #3 : 23 de Janeiro de 2012, as 15:09:05 »

Assista esta aula do Eduardo... acho que isto ja te ilucida vários pontos da teoria...
http://www.youtube.com/watch?v=KMYCV7YEur0
Abraço!
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #4 : 23 de Janeiro de 2012, as 23:42:13 »

Muito obrigado pelas dicas e pela vídeo aula, foram muito esclarecedores. Olhei o projeto do Real Mctube e pensei em usar a mesma fonte para alimentar o pré 5150. Se eu usar o primário 220V ao invés de 120V do segundo transformador o B+ terá a tensão aproximada de 350V para as válvulas, correto?? Agora uma dúvida: pelo que entendi do Real Mctube a tensão que vai para os filamentos é 12V certo?? Então nesse projeto pode-se usar qualquer válvula com filamento de 12V, como uma 12ax7 por exemplo, estou certo?? Dessa forma acho que não tem problema em adaptar a fonte do Real Mctube para usar no pré 5150. Valeu pela ajuda.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 211
-Recebido: 191

« Responder #5 : 24 de Janeiro de 2012, as 03:34:14 »

Muito obrigado pelas dicas e pela vídeo aula, foram muito esclarecedores. Olhei o projeto do Real Mctube e pensei em usar a mesma fonte para alimentar o pré 5150. Se eu usar o primário 220V ao invés de 120V do segundo transformador o B+ terá a tensão aproximada de 350V para as válvulas, correto?? Agora uma dúvida: pelo que entendi do Real Mctube a tensão que vai para os filamentos é 12V certo?? Então nesse projeto pode-se usar qualquer válvula com filamento de 12V, como uma 12ax7 por exemplo, estou certo?? Dessa forma acho que não tem problema em adaptar a fonte do Real Mctube para usar no pré 5150. Valeu pela ajuda.

Exato, mas é preciso saber a corrente que é usada pelas válvulas - tanto na alta tensão como nos filamentos - e a partir daí calcular a potência necessária pros transformadores.

Faça da seguinte forma: use a potência total (filamentos + alta tensão) pra saber a corrente do primeiro transformador, depois use só a potência da alta tensão pra saber a corrente necessária pro segundo transformador. Se der um valor não-comercial, arredonde acima pro valor comercial mais próximo.

Não tem problema se "sobrar" potência. O problema é faltar, especialmente pros filamentos.

---

Ah, e uma coisa que me veio à cabeça agora foi o seguinte: se a quantidade de 12A*7 for par, você pode ligar os filamentos de 12v em série e usar transformadores de 24v, ou 12v+12v.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #6 : 24 de Janeiro de 2012, as 05:36:10 »

se a quantidade de 12A*7 for par, você pode ligar os filamentos de 12v em série e usar transformadores de 24v, ou 12v+12v.

Isso só pode ser feito com corrente contínua. Filamentos ligados em série com corrente alternada são uma ótima fonte de ruídos.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
gubterra
Visitante
« Responder #7 : 24 de Janeiro de 2012, as 08:02:29 »

Eduardo.. estou fazendo um projeto de fonte para prés valvulados para 2 ou 3x 12ax7 ,depois lhe envio o esquema no eagle para que você poder dar um aval ok?
A idéia é usar alimentação dos filamentos regulado..    e filtro de alta tenção formado por um estagio de filtro C + 3 estágio de filtro RC (filtro PI)  usando 4 capacitores de 47uf e 3 resistores de 10k... depois posto o esquema.... quero a ajudar em  um layout que acabe de vez com este assunto fonte para prés com 12ax7, 5051 etc...    um abraço!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #8 : 24 de Janeiro de 2012, as 11:53:02 »

Oi Gustavo

O filtro está exagerado. Recomendo que você use um programa de simulação como PSU Designer ou o LTSpice para avaliar melhor seu resultado.

Os capacitores e resistores do filtro devem ser escolhidos com critério.

Abraços

Eduardo
gubterra
Visitante
« Responder #9 : 24 de Janeiro de 2012, as 14:14:32 »

oi Eduardo eu tava mesmo simulando no ps2 design... mas não sei se eu sei interpretar bem os resultados....  pode me dar uma sugestão de composição da fonte?
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #10 : 24 de Janeiro de 2012, as 14:40:55 »

Exato, mas é preciso saber a corrente que é usada pelas válvulas - tanto na alta tensão como nos filamentos - e a partir daí calcular a potência necessária pros transformadores.

Faça da seguinte forma: use a potência total (filamentos + alta tensão) pra saber a corrente do primeiro transformador, depois use só a potência da alta tensão pra saber a corrente necessária pro segundo transformador. Se der um valor não-comercial, arredonde acima pro valor comercial mais próximo.

Não tem problema se "sobrar" potência. O problema é faltar, especialmente pros filamentos.

---

Ah, e uma coisa que me veio à cabeça agora foi o seguinte: se a quantidade de 12A*7 for par, você pode ligar os filamentos de 12v em série e usar transformadores de 24v, ou 12v+12v.

Entendi. Então por exemplo, segundo o datasheet de uma 12ax7 ela consome 150mA no filamento e 6mA na alta tensão. Como no pré 5150 são 3 válvulas 12ax7, a corrente total  para os filamentos é de 450mA e de 18mA para a alta tensão. Então como vou usar transformadores comerciais, posso comprar o primeiro transformador 110/220V-12V 800mA (maior que a corrente total de 450+18mA) e o segundo transformador 12V-110/220V 400mA, que pelas minhas contas vai fornecer aproximadamente 22mA na saída de alta tensão, utilizando o primário 220V. Se eu falei besteira alguém me corrija por favor...
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #11 : 24 de Janeiro de 2012, as 14:55:28 »

Oi Bruno

Não é bem por aí. Você tem que balancear as potências. O filamento precisa de 450mA em 12V. Até aí tudo bem. Mas a alta tensão vai precisar de 18mA em 250V. Então a potência total será:

P= 12V * 0,450A + 250V * 0,018A = 9,9VA

O seu transformador tem:

P= 12 * 0,800A = 9,6VA

Portanto o transformador de 12V por 800mA não é suficiente.

Abraços

Eduardo
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #12 : 24 de Janeiro de 2012, as 15:17:27 »

Oi Bruno

Não é bem por aí. Você tem que balancear as potências. O filamento precisa de 450mA em 12V. Até aí tudo bem. Mas a alta tensão vai precisar de 18mA em 250V. Então a potência total será:

P= 12V * 0,450A + 250V * 0,018A = 9,9VA

O seu transformador tem:

P= 12 * 0,800A = 9,6VA

Portanto o transformador de 12V por 800mA não é suficiente.

Abraços

Eduardo

Olá Eduardo,

Entendi. É que eu tinha feito a conta com 220V, então a potência seria P = (12V*0,45A) + (220V*0,018A) = 9,36W, por isso pensei no transformador 12V/800mA. Foi aí que fiz confusão. De qualquer forma o transformador estaria trabalhando muito no limite. Será melhor usar então o primeiro transformador 12V/1A, para trabalhar com uma folga melhor. E quanto ao segundo transformador?? A potência necessária será P = (250V*0,018A) = 4,5W, e a potência do transformador é 12V*0,4A = 4,8W, fica muito no limite também né?? Melhor aumentar a potência dos dois transformadores. Acho que vou usar o primeiro 110/220V - 12V/1A e o segundo 12V/110-220/500mA, assim o circuito irá trabalhar tranquilo. Então que dizer que o segundo transformador tem tensão de saída de 250V?? Não sabia, achei que fosse próximo de 220V. Por isso que é bom postar aqui, sempre tem a galera que entende do assunto para nos ajudar...obrigado a todos.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2012, as 15:20:30 por bruno_luca » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #13 : 24 de Janeiro de 2012, as 17:24:54 »

Oi Bruno

Se sua intensão é usar transformador invertido, a coisa piora um pouco. Você tem que calcular a potência da alta tensão usando a voltagem que aparece na saída do retificador. Quando retificar os 220V, vai ter 350V. Depois você vai reduzir isso para a tensão de trabalho com resistores e capacitores de filtro, mas tem que calcular a potência com a tensão cheia e usar capacitores que aguentem a tensão de pico.

Com esses novos valores, vai ver que o quadro muda bastante.

Abraços

Eduardo
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #14 : 24 de Janeiro de 2012, as 17:40:05 »

...Então por exemplo, segundo o datasheet de uma 12ax7 ela consome 150mA no filamento e 6mA na alta tensão...
6mA não é muito para uma 12AX7??? O normal é 1.2mA por triodo com 250V de HT, de acordo com o datasheet, o que daria 2,4mA por 12AX7... ou 7.2mA para 3 delas...
I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: