Estou achando muito interessante esse Tópico.
Gostaria de dar umas sugestões sobre a gravação para quem quer começar.
São coisas que eu já fiz também e ainda não vi comentadas por aqui.
Quando gravo guitarra, e no nos meus primeiros dias de testes, principalmente, eu gravava a guitarra limpa.
Ligo a guitarra na mesa sem efeito algum, principalmente delay e reverb, e sem distorção também. Pura mesmo.
Depois eu ia testando em cada plugin simulador de amp, de pedal e do que for.
Quando gravei uma guitarra já distorcida e depois de ouvir, reparei que estava com muito reverb...já era...tive que jogar fora.
Regravei. Não ficou igual...a mão não deu a levada igual da primeira tomada.
Tentei de novo e já chateado com a perda.
Piorou.
Por isso acho que é legal gravar o som puro. Deixo pra passar nos softwares depois. Testo um amp, um pedal....testo outros...coloco reverb, delay...tiro, aumento...deixo só delay...só reverb....e por aí vai.
Uma outra coisa importante é ter caixas neutras pra mixagem. Mixe o som. Ouça bem...verifique...pare.
Vá ver TV, vá ouvir um clássico, heavy....os sons da rua...qualquer outra coisa, diferente do que você estava gravando.
Depois pegue a sua mixagem e ouça no carro, no seu iPod, no seu Yopuedo, no seu som...onde for.
Você vai reparar que tá tudo errado...ou não....ou que algumas coisas estão ruins e outras boas.
Descanse o ouvido e comece novamente.
Mixe de novo e repita todo esse comportamento que 'zera' seus ouvidos e o fazem ficar imparcial quanto ao que VOCÊ está fazendo.
Um dia irá pegar o jeito de ouvir a sua caixa de mixagem....vai ver que não é preciso tanto reverb, tanto delay...ou não.
Outra coisa importante é a latência.
Poxa, para isso, não pensem em usar o mesmo micro que usam para acessar o Handmades, o
www.sexo.sejalaoquefor.com.seilaonde.
Usem um mico dedicado a isso.
Sem msn, sem google, sem programas inúteis que só te atrapalham.
E pensem em ter o máximo possível de memória RAM disponível.
Eu tenho um hd com um boot só pra isso.
Não o uso para acesso à web. Apenas pra gravar.
Creio que sejam boas dicas pois já passei muito por isso também. E tenho certeza que muitas outras dicas irão aparecer por aqui.
Vamos continuar o debate.
Não citei nomes de softwares e não vou citar. Prefiro que cada um descubra o que é melhor pra sua máquina, pros seus dedos, pra sua guitarra, pro seu set de gravação aí.
abraços,
Roberto