Por partes:
... se a acustica é propicia para um combo de guitarra (soar mais alto) também sera para a bateria e vice-versa!...
A acustica é ate interessante.
As vezes um time é acostumado a jogar no campo seco, e outro time acostumado a campo molhado. Sabemos que grama molhada escorrega, nao?
Na questao acustica...
Geralmente a bateria fica no centro, e guitarra na lateral, isso tera difereça na acustica, ja que um esta emitindo som em um local centralizado (bateria), e o outro esta deslocado.
Em certos casos, nem sempre o ambiente faz "aumentar" o som do combo, tem casos que o ambiente "mata" "rouba" o som...
O fato do combo ser direcional nao quer dizer que deva ir mais longe. Porque?
R- Os obstaculos!
Isso por si ja mostra um pouco o porque do amp nao dar conta.
O posicionamento do amp tambem, faz diferença.
Um exemplo, quando voce toca no quarto, para voce parece que o som esta moderado, ou ate baixo, mas para quem ta fora do quarto o som esta alto?
Para quem ja tocou em palco (de pequeno porte mesmo, ate palco de escola), quem esta tocando nao ouve bem (por isso o uso dos retornos) mas quem esta la em baixo ouve bem.
Quem aqui ja nao passou por isso?
...o hot rod dá 40 watts em 4 ohms,mas ele vem de fabrica com um falante de 8 ohms,ai já cai um pouco o rendimento...
Tem um Hot Rod de 40W e outro de 60W.
O Hot Rod tem 40W ou 60W independente se 4 ou 8 OHMs. A forma que liga os falantes é diferente. DA uma olhada no manual.
No meu caso o de 15W dá sussa para show, utilizando uma 2x12 fica ideal...
Em minha opniao 2 falantes soa bem melhor que apenas 1. Prefiro assim
...mas o queremos saber (pelo menos eu quero) é: quantos Watts valvulado saturado são necessário para cobrir um batera mão pesada, mão de pedreiro, tocando metal ...
Como ja dito anteriormente, depende do local, tamanho, obstaculos, efeito acustico, etc...
Em um quarto ou sala pequeno, voce podera estar usando 20W, por exemplo, e pode nao ser suficiente para voce, mas quem estiver fora do quarto estara ouvindo bem...
Precisar o "quantos Watts" é dificil, para nao dizer impossivel.
O que sugiro, é colocar o cubo no alto, algo entre 1,20m ~1,60m.
Meu parametro sempre foi 25~35W pra ser usada no talo...
Mas as variaveis são muitas...
Quantidade de falantes, qualidade (sensibilidade) desses falantes, "mão" do batera, a bateria em si, etc...
É isso mesmo!
Para shows, eu costumava usar um PA adicional.
Eu microfonava o amp da guita, e mandava para outro amp. Mesmo que o amp da guitarra desse conta. Isso garantia um resultado muito bom e com qualidade.
Apenas quando era um lugar pequeno, tipo um barzinho, eu usava so o amp.
Maria do Inga, Joubert Carvalho. Cidade canção?
Ja toquei muito na Dot e na CarWash (esta acho que nao existe mais) e outras, nos idos de 1999 -2002.