Verifiquei a distância na minha furadeira e ela possui 17,5 do centro do mandril até a face externa do eixo de suporte. Ela possui certa folga dentro do eixo, seja em razão das tolerâncias do próprio eixo, seja em razão da qualidade do rolamento. Não dá para fugir muito disso, a não ser em ferramentas bem mais caras como as dos links abaixo. De cinco mil para cima...mesmo usadas:
http://lista.mercadolivre.com.br/Frezadora-Furadeira-Kone_PriceRange_5000-10000http://lista.mercadolivre.com.br/furadeira-fresadora-cardoso-ffc-30E algumas são chinesas !
É improvável que o jogo seja causado pela fixação do motor, pois este sempre está fixado numa base basculante para adequação da folga da correia e troca de polias. A folga vem do eixo do mandril.
Com relação à mesa coordenada vale o mesmo que para as furadeiras. Precisão custa dinheiro.
http://lista.mercadolivre.com.br/mesa-coordenada_DisplayType_GE não adianta uma mesa precisa em uma furadeira com folgas... hehehehe
Mas, ferramenta, eu sou da opinião: ou compra boa, ou lamenta o resto da vida. Eu fujo do chinês; tentei aquela morsinha coordenada mencionada antes e me ralei..só serve como brinquedo.Excelente conselho que procuro seguir. Ocorre que hoje em dia quase tudo é feito na China e suas vizinhanças, mesmo para marcas consagradas. Fica difícil saber a origem. Mesmo a Schulz vende produtos com partes chinesas.
Se fosse procurar uma furadeira para comprar hoje, pegaria uma com base intermediária com cremalheira e três jogos de polias, propiciando as velocidades mais baixas possíveis, para brocas grandes, serras-copo e trabalhos em inox.