Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Novembro de 2024, as 13:32:18

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Furadeira de Bancada REXOM na Dutra Máquinas ($195,00)  (Lida 9705 vezes)
Schizotronic
Visitante
« : 19 de Janeiro de 2012, as 14:29:49 »

Olá, pessoal, este é meu primeiro post. Vim parar aqui por causa de um link sobre a Pratika, da Schulz e logo vi que, para meu uso, o tal jogo no mandril não seria tolerável.

Estava fuçando no site da loja em questão e achei esse produto aqui .

Parece bem fraquinha, não posso afirmar. Achei um vídeo no youtube de uma LOJA, mas acho que não posso colocar o link aqui  Undecided, o cara fala que a marca é do grupo Ferrari. Não achei mais nada sobre ela. Alguém pode dar alguma opinião?

Espero ter contribuído.
Visitante
« Responder #1 : 19 de Janeiro de 2012, as 14:50:15 »

Se você tem problemas com o jogo do mandril, prepare seus bolso. Furadeiras comuns não vão resolver seu drama. Procure furadeiras fresadoras da marca Kone e seja feliz, ou infeliz, em razão do gasto de alguns milhares de reais.

Se é do grupo Ferrari, é um produto destinado ao mercado hobbista, uma "criada" para serviços leves. Funciona, mas não espere grande precisão nem resistência ao uso continuado. É tudo do mais barato feito na china. Mas para fazer uns pedaizinhos serve.

É importante observar na aquisição deste tipo de ferramenta, qual as brocas que você pretende utilizar, pois é possível que os mandris não suportem brocas menores que 3 mm.  Como se trata de uma furadeira até 1/2 pol. ou 13 mm, possivelmente com encaixe B13, os mandris leves (os mais baratos) comportam brocas finas e até zerem. Mas nas furadeiras mais pesadas, com encaixe cônico B16, os mandris leves vão de 3mm à 16mm. Só os mandris pesados zeram as castanhas. Se pretende furar placas com brocas de 0,8mm a atenção quanto ao mandril e sua capacidade é fundamental.

Como sempre, os mandris leves são bem mais baratos, mas tem suas limitações em curso e durabilidade. Os pesados (as vezes os médios) tem castanhas temperadas, o que garante melhor aperto da broca e durabilidade. Prefira os mandris da Jacobs, Rohm e até os nacionais da Heimer. Hoje até que estão baratos, pois quando comprei um B16 Rohm Pesado 0-16mm, me custou o preço da furadeira (sem mandril e sem motor). E ela não é das pequenas, pesa 60 kg. hehehehe
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2012, as 14:53:51 por zekkez » Registrado
Schizotronic
Visitante
« Responder #2 : 19 de Janeiro de 2012, as 15:33:22 »

zekkez

Pros pedais eu me resolvo com meu Dremel e meu suporte de furadeira...
Preciso mais mesmo pra fazer guitarras. A história é longa, mas pra resumir, vamos dizer que eu sou luthier, vendi tudo a um tempão atrás (maquinário) e quero comprar de novo. O que pega pra mim é a distância do furo à coluna. Pelas andadas que dei aqui em São Paulo, vi que 10,5 e 12,5 (cm) é padrão. Preciso de uma máquina que tenha mais distãncia da coluna ao mandril. A minha máquina (uma antiga Catarina) foi modificada por um conhecido numa ferramentaria e foi a furadeira que me acompanhou por um bom tempo. Nunca imaginei que seria difícil encontrar uma máquina assim nos dias de hoje.

Quero voltar e mexer somente nas MINHAS guitarras. Então, podem ser coisas mais simples.
Visitante
« Responder #3 : 19 de Janeiro de 2012, as 16:27:30 »

Schizotronic,

tenho uma Ferrari que é muito parecida com essa.

Sou hobbysta, uso muito, mas muito pouco. Ela funciona bem, mas tem alguns problemas já citados:

1 - não pega brocas abaixo de 2mm. Costumo fazer um calcinho com capa de fio ou algumas voltas de fita crepe. Para furar placas de CI funciona legal. Mas se for material duro e espesso, isso quebra a broca p q (moderador, peço que me suspenda do fórum). fica fora de centro Legal!

2 - O mandril/eixo tem um jogo razoável. Não serve para fazer serviço com frezas, só se for bem grosseiro. Toma na Cabeça

3 - devido a esse jogo, não acerta furação sem punção de jeito nenhum. Batendo Cabeça

Na realidade é uma espécie de furadeira de mão suportada (?!).

Mas para mim está bom. Para servicinhos de serralheria que às vezes faço está perfeita. Furar painéis para eixos e leds também Ok, desde que os furos sejam puncionados antes.

Saudações

Aron
Visitante
« Responder #4 : 19 de Janeiro de 2012, as 18:57:10 »

Uma furadeira com uma grande distância entre o eixo do mandril e a coluna terá de ser necessariamente grande.  Procure modelos maiores que esta do anúncio.

Se você pretende usar fresas deve saber que as furadeiras não atingem velocidade adequada para estes acessórios. Acho que uma tupia vai te servir bem melhor na luthieria de instrumentos. Sabendo o que você pretende fazer com exatidão fica mais fácil optar.  Mas em luthieria não dá para fugir da tupia, para furar cavidade de captadores, de controles, tremolos, etc...

Grandes ou pequenos, os furos ficam mais precisos com a utilização de um punção. Quando não é o jogo da furadeira é a flexibilidade da broca que provoca desvios.

Pelo preço, a Ferrari não é uma ferramenta desprezível, nem suas concorrentes na mesma faixa.  Mas não dá para exigir o mundo delas.
Visitante
« Responder #5 : 19 de Janeiro de 2012, as 23:40:08 »

aron562br, obrigado.
zekkez, pra facilitar vou contar um pouco mais.

Tenho tupia de mão bem parruda, serra circular, tico-tico de bancada e de mão, lixadeira de mão (orbital, cinta e delta) e mais um zilhão de ferramentas. Quando fechei meu atelier (estava casando e com mudança de vida), eu vendi todas as minhas máquinas estacionárias. A furadeira de coluna a qual me referi (que eu tinha) fazia as furações de buchas de ponte (floyd, tune-o-matic principalmente, strato) e uma série de outros furos que necessitavam de precisão. Usava também como lixadeira "de tambor" e outras coisas. Todos os furos são marcados e com punção.
Como disse, o que importa é a distância entre furo e coluna. Mas, pelo que vi, vou ter que comprar uma dessas baratinhas e pedir prum serralheiro ou ferramenteiro fazer, junto comigo, um cabeçote que estenda o bloco do mandril, trocando correia e demais modificações. O duro é não perder o esquadro do conjunto nessa modificação e invalidar a garantia no ato que eu abrir a furadeira.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #6 : 20 de Janeiro de 2012, as 00:11:23 »

Desculpe ser pessimista  Anjo.
Nas normas de garantia, diz que qualquer modificação, que nao seja feito por uma assistencia autorizada, ou que nao sejam adequadas, invalida a garantia.
Schizotronic
Visitante
« Responder #7 : 20 de Janeiro de 2012, as 00:16:24 »

Desculpe ser pessimista  Anjo.
Nas normas de garantia, diz que qualquer modificação, que nao seja feito por uma assistencia autorizada, ou que nao sejam adequadas, invalida a garantia.

Foi exatemente o que eu disse, talvez tenha me expressado mal... eu perco a garantia ASSIM QUE eu abrir a bendita  Embarrassed
Visitante
« Responder #8 : 20 de Janeiro de 2012, as 11:31:47 »

Vou medir a distância entre o centro do mandril e o da coluna da minha furadeira este fim de semana. Depois posto aqui. Nunca fiz os serviços de luthieria mencionados, nela. Mas a primeira vista acho que não teria problemas.  Para uso com a lixa tambor ela é bem mais reforçada que a Ferrari e, considerando o estresse lateral que este uso impõe, é um modelo mais recomendável.  A minha é um modelo como este:  http://www.royalmaquinas.com.br/loja/website/428/377/maquinas/furadeira-de-bancada-fbm-160-com-motor-monofasico-e-mandril.html

A única coisa que me faz falta é uma bandeja intermediária com acionamento por cremalheira, principalmente por usar uma morsa com mesa coordenada da "Brace" que pesa bastante. Então, para movimentar a bandeja é fogo ! heheheh  Mas é um acessório muito útil para furar peças pequenas.  Algo assim: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219698685-morsa-coordenada-125mm-_JM

Em tempo. Esta alteração que você pretende fazer acho que é botar dinheiro fora. Muito trabalho e despesa para nada. compre um modelo maior ! hehehe
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2012, as 11:37:52 por zekkez » Registrado
Schizotronic
Visitante
« Responder #9 : 20 de Janeiro de 2012, as 11:52:30 »

zekkez, obrigado mesmo, de verdade.
Seria muito útil mesmo se você me desse essa medição. Mas só de olhar, me parece que tem muito mais que 12,5 cm.
Eu entendo seu drama do suporte intermediário. Me lembro de ter feito uma adaptação na minha, há uns 12 anos Huh?

Em tempo, são todas chinesas, né? Sobre a mudança, na época foi um amigo que trabalhava na ferramentas Corneta, que fez isso pra mim nas horas vagas. Tive que ir lá e dar um tapa nas peças na minha oficina. Por isso que disse que foi trabalho conjunto. Mas você tem razão, no meu atual momento é bobagem.
Aguardo as medidas!
Visitante
« Responder #10 : 20 de Janeiro de 2012, as 12:04:54 »

Olá.

Eu tenho uma furadeira Schulz modelo FSB, que não tem jogo no eixo do mandril. Ela foi comprada há uns 20 anos; acredito que o único problema é o preço, bem mais caro que as ostas chinesas.

Pelo que vi há algum tempo atrás, esse modelo agora é " mais moderno ", com refinamentos que a minha não tem.

Distância do eixo do mandril à coluna : 15 cm
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2012, as 12:11:36 por a.sim » Registrado
Schizotronic
Visitante
« Responder #11 : 20 de Janeiro de 2012, as 12:51:52 »

zekkez,
eu tenho uma dessa, conhece?

a.sim, obrigado. Eu conheço essa série, mas precisava gastar menos. Que eu me lembre, há um tempão, elas não eram tão caras assim, eram?
Mas como é pesada, olhei no site. Segundo eles a tal distância é de 15,5 cm, ainda melhor. Mas está fora do que eu pretendo investir, preciso comprar a serra de fita e vou aproveitar e dar uma mudada em outras coisas.

Valeu, galera, por enquanto está sendo muito útil.
Visitante
« Responder #12 : 20 de Janeiro de 2012, as 13:10:14 »

a.sim, obrigado. Eu conheço essa série, mas precisava gastar menos. Que eu me lembre, há um tempão, elas não eram tão caras assim, eram?
Mas como é pesada, olhei no site. Segundo eles a tal distância é de 15,5 cm, ainda melhor. Mas está fora do que eu pretendo investir, preciso comprar a serra de fita e vou aproveitar e dar uma mudada em outras coisas.

Oi :

Eu medi 15 cm. Não lembro quanto paguei, pois isso foi há muito tempo, lá nos idos do Plano Cruzado. Bons tempos...compressor, pistola, furadeira...equipei a oficina.

Mas, ferramenta, eu sou da opinião : ou compra boa, ou lamenta o resto da vida. Eu fujo do chinês; tentei aquela morsinha coordenada mencionada antes e me ralei..só serve como brinquedo.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2012, as 13:31:22 por Plautz » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #13 : 21 de Janeiro de 2012, as 11:04:01 »

a.sim , essa sua furadeira , a correia sai direto da polia do motor para a polia do eixo, ou tem alguma especie de tensor?
a.sim
Visitante
« Responder #14 : 21 de Janeiro de 2012, as 13:06:22 »

a.sim , essa sua furadeira , a correia sai direto da polia do motor para a polia do eixo, ou tem alguma especie de tensor?

Olá.

Existe uma espécie de tensor. O motor é montado numa base articulada, que pode ser empurrada para trás por uma alavanca. Quando se empurra a alavanca para a frente ( de quem está operando a furadeira ) ela alivia o motor e permite que a correia seja trocada de polia. Uma vez escolhido o novo jogo de polias, puxa-se a alavanca, que empurra o motor para trás e tensiona a correia. é meio tosco, mas funciona satisfatoriamente.

Eu, na verdade, só uso duas velocidades : a maior e a menor. Faz falta uma velocidade menor que a menor, especialmente para as brocas grandes.
  Imprimir  

Ir para: