Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
24 de Novembro de 2024, as 17:50:31
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain...
Páginas:
1
2
3
1
2
[
3
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain... (Lida 19109 vezes)
Finck
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
Re: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain...
«
Responder #30 :
27 de Outubro de 2012, as 21:37:28 »
Aí é que está o interessante da coisa: quanto mais maleável o material, menores as chances dele rachar por ação de uma pancada (cizalhamento) ou dobramento.
Então, um sino não pode ser feito de um metal muito duro (sem falar da questão da propriedade acústica).
No caso do bloco inercial das guitarras ("bloco de sustain") é o contrário: um metal muito mole apresentaria problemas nas roscas e sedes onde engatam das molas, que sofrem esforços laterais, que levam a deformação e ruptura.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #31 :
27 de Outubro de 2012, as 23:45:16 »
O problema é arrumar um desses blocos que sirva nessas Squier da vida por que se comprar um da Fender mesmo vai sobrar um pouco pra fora da guitarra na parte de trás e isso incomoda.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Roberto Alves
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82
«
Responder #32 :
28 de Outubro de 2012, as 00:16:33 »
Se é difícil arrumar um bloco que caiba na ponte, compre uma ponte completa!
Eu já comprei 3 dessas e são ótimas!
http://www.ebay.com/itm/140573499891?ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649
Minha Vintage veio com uma dessas também.
abraço,
Roberto
Tiarlei Crist
Visitante
«
Responder #33 :
28 de Outubro de 2012, as 00:42:54 »
Será que encontro dela preta?
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #34 :
28 de Outubro de 2012, as 08:12:37 »
Não é tão fácil, mas pode encontrar. Eu acho que essa Wilkinson com bloco de aço é uma ótima pedida para guitarras imitação de Fender Stratocaster com tremolo vintage. Ebay nelas! A diferença é bem significativa. Eu gostei tanto do latão/bronze (agora é que não sei mesmo...rs.) quanto do bloco em aço, são pequenas as diferenças e difíceis de descrever em palavras, mas os dois são ótimos upgrades.
Finck, até onde pesquisei a liga dita Zamac, utilizada por exemplo pela Gibson há bastante tempo nas pontes e stop tail, é baseada em zinco e não alumínio. As ligas de alumínio eram usadas no stop tail antes dessa Zamac e eu particularmente as prefiro.
Mas existe uma outra questão em relação a estes blocos de guitarras genéricas. Eles não são feitos em sua maioria de um material forjado, mas sim o que se costuma chamar de "pot metal". Em vez de derreter o material para formar uma liga e depois receber forma, junta-se um monte de "flocos" do material e submete-se a uma temperatura apenas para dar "liga". Mesmo as pontes da Wilkinson, as licenciadas realmente, que não são SB (sigla de Steel Block, que deve vir no final do código do modelo com bloco de aço) tem um bloco feito de uma liga bem superior às tais encontradas nas pontes genéricas, que garante boa sonoridade.
Pagão e feliz!!
Finck
Handmaker
Obrigado
«
Responder #35 :
28 de Outubro de 2012, as 10:12:27 »
Alex, o Zamac "de verdade" é uma liga de zinco, alumínio e outros metais, mas o zinco realmente é a maior parte, então você está certo. Mas tem umas ligas que no mercado são errônea e genericamente chamadas de zamac, e que na verdade tem bastante alumínio. Então, fica difícil dizer quem é quem.
Seu comentário sobre o "pot metal" é procedente também.
Um metal forjado sem dúvida é melhor para um bloco de sustain, porque fica muito coeso e compacto. O "potting" é uma forma barata de obter metal possível de ser forjado. Mas tem que ser de boa procedência (com impurezas controladas), porque tem muitas firmas que "jogam sucata no tacho" sem o mínimo controle sobre o que está acontecendo, então o comportamento do material fica imprevisível. Ao final do processo de amolecimento ("fusão"), o metal costuma ser trabalhado "na martelada", então isso não deixa de ser um tipo de forja.
Quando eu falei do "ferro fundido" dizendo que era ruim, eu me referí a um material que agora descobrí que não se trata de "ferro de verdade", e sim de uma liga de ferro que leva carbono e silício em percentagens diferentes do aço, conhecida no mercado com esse nome. É usado para fundir peças em caixa de areia, ficando poroso, áspero e quebradiço. Não aceita solda, e não pode ser forjado de jeito nenhum.
Não sei se meus posts ajudaram ou complicaram, mas eu confesso que aprendí um monte sobre ligas metálicas...
Sobre a instalação de ponte com "bloco grande" nas Squier, depende da Squier. Nas Bullet é difícil, porque a espessura delas é menor. A que eu comprei era "Original California", que tem a mesma espessura das Fender, e o bloco (enorme, se comparado ao original que veio na guitarra) serviu numa boa (deu até para por a tampa, sem as molas rasparem).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
zekkez
Visitante
«
Responder #36 :
28 de Outubro de 2012, as 10:35:09 »
Devo dar meu testemunho em favor dos blocos de ligas leves. Ainda que possam não ser a ultima palavra em termos de sonoridade, tenho me surpreendido com eles em relação às suas propriedades mecânicas.
Diversas vezes me deparei com hastes de alavancas quebradas dentro dos blocos de liga leve. Ou seja, são mais resistentes que o aço vagabundo usado em algumas alavancas.
Na maior parte das vezes o aço dos filetes das roscas das próprias alavancas tem desgaste tão acentuado quanto na liga leve.
A Wilkinson tem diversos modelos, com blocos e acabamentos variados, seja com o "string pitch" de 11.3 ou 10.8. Inclusive modelos de conversão entre as de furação vintage ou mexicana no que concerne aos seis parafusos de fixação, com eventos ovalados.
Na minha modesta opinião, vale mais a pena substituir toda a ponte tremolo do que tentar encontrar e comprar um bloco que tenha a furação correta.
Se a preocupação se refere apenas à estridência ou agudos exagerados, também é possivel corrigí-las com o uso de "saddles" de outros materiais, principalmente os da Graphtech.
Visitante
«
Responder #37 :
28 de Outubro de 2012, as 12:20:30 »
Já troquei os saddles também e naõ resolveu.
A respeito do blocos ficaria a dúvida de qual usar.
Talvez eu aceite as sugestões da GFS e fique o com os de latão que, segunto as explicações deles, dedui-se que esses resolveriam o meu problema de estridência.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #38 :
28 de Outubro de 2012, as 12:50:33 »
Citação de: zekkez em 28 de Outubro de 2012, as 10:35:09
Devo dar meu testemunho em favor dos blocos de ligas leves. Ainda que possam não ser a ultima palavra em termos de sonoridade, tenho me surpreendido com eles em relação às suas propriedades mecânicas.
Diversas vezes me deparei com hastes de alavancas quebradas dentro dos blocos de liga leve. Ou seja, são mais resistentes que o aço vagabundo usado em algumas alavancas.
Uma peça bem fabricada em metal macio tende a ser mehor do que uma peça mal feita de metal duro... Por isso que eu uso tanto a expressão "boa procedência".
Sobre as peças Wilkinson (não só as pontes), eu, pessoalmente, gosto delas. Me parecem honestas, o fabricante não fica inventando virtudes para inflar o preço, e não se envergonha de dizer que são fabricadas na Ásia.
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #39 :
28 de Outubro de 2012, as 17:53:31 »
Eu tenho pontes consideradas de "boutique" e as Wilkinson, as licenciadas. Como foi dito, são descritas sem muitas enrolações e funcionam muito bem!
Tiarlei, e os captadores, o que está usando? Potenciômetros e capacitares de TONE?
-----
Mais uma informaçãozinha: as MIM Strato Road Worn tem uma ponte tipo vintage, porém idêntica às americanas em tamanho e especificações. Mais uma demonstração de que não adianta muito receita de bolo nessa bagunça...
«
Última modificação: 28 de Outubro de 2012, as 17:58:45 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
Tiarlei Crist
Visitante
«
Responder #40 :
28 de Outubro de 2012, as 18:53:56 »
Nesses pontos já tentei de tudo que pensar, Alex.
No momento uso hotnoiseless (axei ser a saída) com 500k no volume, 250k no tone e capacitor de 22n.
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #41 :
28 de Outubro de 2012, as 20:34:59 »
Eu particularmente não curto os Noiseless da Fender, mesmo o vintage, o hot ou esse samarian cobalt. Porém, experimente volume 250k e cap de .047. Não irão operar milagres, mas é algo baratinho de experimentar e pode ser a medida. O bloco pode ajudar muito também.
Uma coisa que é de gosto pessoal, mas importante notar é a altura dos captadores em relação às cordas. Quanto mais próimos, mais sinal, porém menos clareza e mais médios e principalmente médio-agudos. Minhas guitarras na maioria tem captadores de nível médio e ficam realmente baixos. As com single tem o som muito brilhante, mas não águo ou magricela.
Outra saída interessante pra quem acha o single da ponte mais agudo do que gostaria: experimente uma placa de metal, com ferro principalmente, embaixo do captador. É interessante usar um pouco de parafina entre a placa e a base do cptador para evitar microfonia. A placa deve ser aterrada. É o princípio do captador de ponte da Telecaster. Eu experimentei e gostei o resultado no TexMex e nos Wilkinson da Vintage V6. O Lindy Frallin vende a 11 doletas cada, mais frete si meio cão para o que é, mas pra quem não tem como fazer um... Eu experimentei primeiro com uma placa que veio nuns captadores que ainda não descobri de onde são, comprei-os muito baratinha, depois posto fotos pra ver se alguém reconhece, ok?
Há, se alguém já teve acesso ao projeto inicial da Fender Strtocaster já deve ter notado que os 3 captadores teriam essa plaquinha... Ele rola aí pela rede...
«
Última modificação: 28 de Outubro de 2012, as 22:29:19 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
Tiarlei Crist
Visitante
«
Responder #42 :
28 de Outubro de 2012, as 21:09:52 »
Infelizmente já tentei isso também, Alex.
Talvez essas madeiras sejam um caso perdido.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #43 :
29 de Outubro de 2012, as 21:35:49 »
Se ajudar, eu achei este artigo aí de baixo, explicando como obter timbre de tele a partir de uma strato (é exatamente o que o Alex escreveu, só que com mais detalhes):
http://www.singlecoil.com/docs/tele-tone.pdf
Também podes tentar mudar o circuito da sua guitarra, fazendo um dos pots de tonalidade atuar sobre o captador da ponte. Ou até mesmo inserir um capacitor fixo no captador da ponte, para deixá-lo menos agudo (neste caso, ligue-o em paralelo com o captador problemático, creio que um capacitor de 4,7nF deve dar conta do recado, se quiser mais grave, aumente, se quiser mais agudo diminua).
Se quiser algo mais radical, tem a ligação "greasebucket", que dizem ser capaz de reduzir os agudos quando se baixa o volume da guitarra. Só não sei se este "efeito" funciona para todos os captadores, ou só nos do meio e braço. Infelizmente o site onde eu tinha achado o esquema (há poucos dias) está se recusando a abrir hoje. Por via das dúvidas, segue o link:
http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2011/Mar/Mod_Garage_The_Fender_Greasebucket_Tone_Circuit.aspx
Abraço
Tiarlei Crist
Visitante
«
Responder #44 :
29 de Outubro de 2012, as 23:09:19 »
Valeu Finck.
Muito boa as dicas.
Mas realmente já tentei essas coisas e uma grande variedade de captadores também.
Definitivamente a questão não é na elétrica.
Até mais.
1
2
3
1
2
[
3
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...