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Autor Tópico: PRS SE Tremolo Bridge - Trocar o bloco de sustain...  (Lida 19134 vezes)
Alex Frias
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« Responder #15 : 20 de Janeiro de 2012, as 17:15:29 »

kem,

Não, é o full size e também na verdade é mais grosso que o da minha Fender Strato AmStd (o que foi uma surpresa pra mim), só o material que é bem diferente. Ele só é mais fino que o da Blade Runner que coincidentemente está numa Parker P-30, que foi a guitarra na onda de Strarto que pude ter por um bom tempo. Não posso comparar com as Squier pois a Squier 51  que tenho é hardtail.
Não sei se vocês já viram as alavancas da Barbicz FCH, o bloco é mais fininho ainda...

zekkez,

Mesmo em FLASH as guitarras tem ótimos momentos, como disse não é de todo ruim, nem dá pra ser. Mas não se compara aà quase nada que ele já fez. Mas isso são opiniões. Eu entendo o que você disse a respeito de usar a alavanca de forma extrema, ok, Adrian Belew faz isso com sua Parker Signature, mas a alavanca é aquela da Parker, não mais as Kahler.

Você tem razão quanto ao big block do clip. Não tenho muito conhecimento dos modelos MIM da Fender, vacilei... acreditei no sujeito!

Em relação à Parker-30, tenho uma creme, com Sperzel, nut Graphtech, Lace Sensor Gold e a tal aqlavanca BladeRunner. Era a única strato que eu tive por um bom tempo. Fui mexendo, chegando próximo do que desejava. Hoje na verdade é uma alternativa excelente para a minha Fender AmStd, soam muito diferentes uma da outra e gosto de ambas. A Fender tem uma tocabilidade melhor, mas a Parkerzinha é danada de boa também, só que numa outra praia...

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Revendo os blocos das guitarras aqui:

O da BladeRunner e da PRS SE são praticamente iguais.

O da Fender é bem o mais fino.

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Uma coisa que achei interessante nessas PRS coreanas: o hardware não é diferenciado das USA, como na maioria das outras marcas e suas relativas submarcas. Você pode substituir o hardare à vontade pelo americano, basta ter a carteira cheia de verdinhas, claro...rs
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2012, as 18:07:03 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #16 : 23 de Janeiro de 2012, as 16:12:43 »

Venho aqui reportar mais uma "errata" minha. Onde se lia "latão" leia-se "bronze"!

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Curiosidade: o bloco de titânio está custando US$ 310.00 na allparts.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, as 16:23:18 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #17 : 23 de Janeiro de 2012, as 17:35:08 »


Venho aqui reportar mais uma "errata" minha. Onde se lia "latão" leia-se "bronze"!


eu estranhei mesmo, mas como você tem mais experiencia em equipamento que eu
fui na onda  Cheesy
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« Responder #18 : 23 de Janeiro de 2012, as 18:42:52 »

É sempre confuso pra mim, mas creio que o bronze é o que tem estanho, além do cobre...
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« Responder #19 : 11 de Fevereiro de 2012, as 17:14:08 »

Então, chega finalmente o bloco de bronze da GFS. Pesado, grande e bonito. Mas não encaixa. Aí descubro que minhas medições estão uma confusão, porém uma coisa que eu não sabia: as Fender American Standard de 2009 pra cá vem com essa ponte de dois pivots...ok Só não sabia que as medidas ficaram as mesmas que as das "import". Resumindo: não dá pra colocar nem na PRS SE, nem na Fender USA AmStd. Já até a coloquei pra vender aqui e breve no ML.

Felizmente achei uma que serve e é de bronze: KGC!

Porém, bem cara. mas é aquilo... o genérico é sempre mais barato, porém nem sempre atende a todos!
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« Responder #20 : 11 de Fevereiro de 2012, as 18:40:59 »

Putz ! Que azar.

As Fenders USA Vintage geralmente possuem as pontes com "string pitch" de 11,3 mm, distancia total entre a 1a. e 6a. corda de 56,5 mm. Algumas reedições japonesas também. Esses modelos tem as cordas E bem próximas ao limite da escala. É uma característica que realmente me desagrada.

As Fenders MIM por sua vez tem "string pitch" de 10,5 à 10,8 mm, distancia total entre a 1a. e 6a. corda de 52,5 à 54,0 mm. As cordas E ficam mais para dentro dos bordos da escala.

Geralmente as furações dos seis parafusos combinam com o espaçamento dos saddles, mas existem alavancas de reposição (Wilkinson) com furação mais larga dos parafusos e saddles mais justos.

Outro detalhe para cuidar é o alinhamento das cordas nos blocos e a furação dos parafusos de fixação.

Acho que se você conhece algum ferramenteiro qualificado, é uma boa opção.

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2012, as 18:48:43 por zekkez » Registrado
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« Responder #21 : 11 de Fevereiro de 2012, as 19:07:34 »

Não houve azar, mas ignorância de minha parte, deveria ter me informado melhor ou mesmo ter feito as medições corretamente! Também não pretendo tentar novamente ir pelo caminho da tentativa do mais barato e cair novamente no gasto desnecessário, frustração e perda de tempo. Quando estiver seguro, devo fechar com os blocos da GKC.

http://www.killerguitarcomponents.com/virtue-mart?page=shop.product_details&amp;flypage=flypage.tpl&amp;product_id=120&amp;category_id=0

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Outra coisa interessante, para concordar inclusive com sua afirmação, Zekkez, é que descobri que a única ponte que tenho com esse espaçamento, tanto entre os saddles quanto entre os 3 parafusos de fixação, é justamente a hardtail USA que coloquei na SQUIER 51. Felizmente não achei as cordas 1 e 6 muito perto das bordas, mesmo no final da escala.

De qualquer forma fica a informação sobre as FENDER American Standard com ponte de dois pivôs.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2012, as 19:16:45 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #22 : 11 de Fevereiro de 2012, as 19:50:50 »

Esse blocos da GKC tem um killer price!

Pena que o Callaham não trabalhe com tremolos de PRS, só da Fender. Os produtos dele são excelentes, mas ele só trabalha com "steel blocks". E usa um sistema de amortecimento em "Delrin" na alavanca, para evitar o desgaste dos filetes.

Olhei no site da GFS e vi que os blocos das MIM e Imports são aparentemente iguais, mas tem o local da inserção da alavanca em posições diferentes.  Problemas , problemas...

Considerações de timbre à parte, os blocos em latão tem uma resistência mecânica muito baixa, os filetes da rosca da alavanca vão embora ligeiro. Bem mais rápido que nos blocos de aço. Bem que eles poderiam colocar um "insert" de aço temperado e usar um trêmolo com alavanca sem rosca, como as G&L e tantas outras usam.

O timbre tem de valer a pena! Mesmo !
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« Responder #23 : 11 de Fevereiro de 2012, as 20:47:29 »

Concordo com tudo.

Mas devo ficar com o KGC para a PRS SE, ela também usa um sistema de náilon sem rosca na alavanca, que ainda dificulta a feitura do bloco.

Quanto à FENDER, vou pensar mais...

Até agora só tive uma experiência com a troca do bloco de sustain e foi de um feito dessas ligas indecifráveis das genéricas para um bloco de bronze da BladeRunner. A mudança foi assustadora!
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2012, as 20:49:33 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #24 : 01 de Março de 2012, as 16:13:56 »

Então, consegui um bloco de bronze de boa massa com um inglês que faz uma pequena produção para a ponte da American Standard. O interessante é que foi um preço praticamente igual ao da GFS. Muito rápido e o trabalho é de primeira linha. O da PRS SE nào tem muito jeito, pois o inglês não tem os tamanhos exatos e lhe falta também a presilha de nylon que segura a alavanca, que é sem rosca. Mas ele mesmo me disse que pretende correr atrás disso.

Depois de substituir o bloco original da Fender AmStd de cara já deu pra perceber uma mudança no "corpo" do som e no ataque da nota. Feliz!!! Devo dizer que, apesar de ser cortado na parte que toca na parede do buraco do bloco, o bloco original não fazia feio. Eu queria ter essa experiência, já que, se nào achasse que valeu a pena, devolveria o bloco original sem problemas. Ele parece ser uma liga bem legal, diferente de uns chingling que parecem ser feitos de massa de papel. Mas certamente vou deixar o novo bloco onde está, ficou bem bacana mesmo!

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« Responder #25 : 27 de Outubro de 2012, as 18:03:49 »

Alex.

Seria possível você explicar melhor o que melhorou com a mudança do bloco, por favor.
Estou pensando em fazer o mesmo mais minhas po$$ibilidade$ são limitadas.
Alguma diga?

Até mais.
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« Responder #26 : 27 de Outubro de 2012, as 18:28:33 »

Se o bloco original da sua guitarra for daqueles leves e magros, de zamac (uma liga de alumínio), só o fato de trocar por um bloco de ferro já faz uma enorme diferença. Mais corpo, mais sustain, menos estridência... Eu coloquei um bloco de ferro numa Squier "relic - réplica" sobre a qual eu comentei em outro tópico e, sinceramente, o sustain não ficou devendo nada para uma Fender autêntica (timbre é outra questão, antes que me xinguem, eu estou falando só de sustain). Na Teodoro, paguei R$ 60 na ponte mais bloco, novos.

O próximo degrau do upgrade seria colocar o bloco de bronze ou latão, ambos são ligas de cobre e tem praticamente o mesmo peso que o ferro (então o sustain fica tão bom quanto), porém dizem que o som é mais "doce" e melodioso.  Coincidência ou não, sinos são feitos de bronze.

Uma alternativa é comprar uma peça de bronze ou latão no ferro velho, e mandar usinar. A furação, obviamente, tem que bater com a ponte. Já altura, largura e espessura, faça o maior que couber, desde que os movimentos da ponte não sejam tolhidos.
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« Responder #27 : 27 de Outubro de 2012, as 18:47:43 »

Bacana.

Agora descobri o "defeito" de minha strato e como resolvê-lo.
O problema é conseguir um bloco desses e acabar com a estridência que fiz de um tudo pra tentar resolver.
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« Responder #28 : 27 de Outubro de 2012, as 19:19:54 »

Ajudando a esclarecer algumas coisas que eu lí neste tópico (com alguma ajuda do Eng. Metalurgista que trabalha na mesma empresa que eu):

Densidade do Alumínio: 2,7 (do Zamac é quase a mesma)
Densidade do Ferro: 7,87 (do Aço é quase a mesma)
Densidade do Cobre: 8,9 (*) (das ligas Bronze - Cobre e Estanho - e Latão - Cobre e Zinco - e Alpaca - Cobre, Níquel e Zinco - é quase a mesma, pois o cobre é a maior parte da liga).

(*) dependendo da forma (fundido, laminado, etc) pode variar entre 8,93 e 8,98).

Portanto, blocos de ligas de Cobre NÃO SÃO mais leves que os de ferro. No entanto, o comportamento das ligas de cobre no tocante a propagação sonora é reconhecidamente mais agradável, por motivos que eu não saberia explicar. Eles "vibram melhor", por assim dizer. Coincidência ou não, sinos são feitos de bronze, e instrumentos metálicos de sopro, de latão.

Sobre durabilidade, das ligas de cobre comentadas, o bronze é relativamente macio, portanto há risco de danos mecânicos numa aplicação em que há esforços mecânicos. Já o latão é BEM DURO (duro prá burro, eu diria). Alpaca eu não sei dizer, mas deve estar próxima do Latão.

O bronze tem cor bem avermelhada/amarronzada, e as peças costumam ficar com aparência porosa, mesmo quando usinadas. O latão é bem amarelado, e fica lisinho quando usinado. Alpaca é bem branquinha (parece prata).

Pela cor do bloco na foto que o Alex Frias postou, eu me arrisco a dizer que o material é Latão, e não Bronze (o que é bom sob o aspecto de resistência).

Sobre bloco de ferro, não é "qualquer ferro" que presta! Ferro fundido "na areia" é uma lástima, poroso e quebradiço (de novo citando o Alex, parece "massa de papel"). Bloco de ferro BOM tem que ser forjado, para ficar pesado e resistente, mas isso não é barato.

Sobre preço: 1 Kg de Latão, Cobre ou Bronze NÃO CUSTA MAIS QUE R$ 30,00, COM IMPOSTOS (exceto talvez em caso de ligas exóticas, já que o termo "bronze", por exemplo, é meio genérico). Claro que existe o custo da mão-de-obra para fazer a peça. Mas há uma grande diferença entre CUSTO e ASSALTO.
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« Responder #29 : 27 de Outubro de 2012, as 20:26:40 »

...Sobre durabilidade, das ligas de cobre comentadas, o bronze é relativamente macio, portanto há risco de danos mecânicos numa aplicação em que há esforços mecânicos. Já o latão é BEM DURO (duro prá burro, eu diria). Alpaca eu não sei dizer, mas deve estar próxima do Latão...

Engraçado é que em minha ignorância eu poderia jurar ser exatamente o inverso. Até por causa das pancadas que os sinos levam.
Acho que é culpa da "cultura" popular que, subliminarmente, associa latão com tonél.

Grande contribuição!
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