Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 18:26:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Desenvolvimento de preamp: a saga  (Lida 4393 vezes)
gorbachev
Visitante
« : 16 de Janeiro de 2012, as 20:46:45 »

Bom, pessoal, como havia dito antes não entendo quase nada de eletrônica e irei estudar pelo excelente material que encontrei no fórum - Curso Básico de Eletrônica Aplicada da CEKIT. Já fiz uma leitura superficial da apostila e da seção de "filtros", que eu acho que seja a área de maior enfoque na criação de pré-amplificadores. Irei focar no estudo desses preamps relacionados ao baixo elétrico. Sei que com o estudo da apostila e pesquisas complementares irei achar, aos poucos, minhas respostas, mas pergunto de antemão:

Existe alguma forma de calcular quantos componentes (p.e. resistores, capacitores, etc.) serão necessários no circuito e seus valores? Se sim, como (não precisa explicar tudo, mas dar uma "luz" para eu saber onde e o quê estudar).

Existe alguma forma de descobrir o "layout" da placa? Se sim (como creio que seja), como? Ou é aleatório?

Muito obrigada desde já!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 16 de Janeiro de 2012, as 21:22:47 »

O layout é aleatorio.
Porem tem algumas regras basicas, trilhas larga para onde for corrente maior, trilhas o menor possivel para linhas de audio, para evitar captação de interferencias, trilhas nao muito proximas (principalmente de audio) para evitar capacitancia parasita.
Nessa hora (de fazer o layout), me lembro do inicio escolar, quando tinha que ligar um ponto no outro, e formava um desenho no final, nao lembro o nome de tal atividade, mas desenhar layouts é similar, tem que ligar um ponto no outro (componentes), de acordo com o esquema eletrico.
Ja um layout otimizado, é como um fractal, tem que colocar um aqui, outro assim, outro conforme o espaço e local, e assim em diante...

Sobre componentes, deve ser calculados de acordo com a nescessidade, e de acordo com as caracteristicas dos demais componentes (transistores, CIs, etc...)
Por exemplo, os calculos podem ser para estabelecer/limitar a corrente sob um transistor.
Os calculos podem ser para limitar a faixa passante, e varios outros.
Pesquise um pouco sobre circuito RC, filtros passa baixa, filtro passa alta, e similares.

O pessoal dara mais dicas complementares.

Registrado

Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #2 : 16 de Janeiro de 2012, as 21:32:06 »

Bom, pessoal, como havia dito antes não entendo quase nada de eletrônica e irei estudar pelo excelente material que encontrei no fórum - Curso Básico de Eletrônica Aplicada da CEKIT. Já fiz uma leitura superficial da apostila e da seção de "filtros", que eu acho que seja a área de maior enfoque na criação de pré-amplificadores. Irei focar no estudo desses preamps relacionados ao baixo elétrico. Sei que com o estudo da apostila e pesquisas complementares irei achar, aos poucos, minhas respostas, mas pergunto de antemão:

Existe alguma forma de calcular quantos componentes (p.e. resistores, capacitores, etc.) serão necessários no circuito e seus valores? Se sim, como (não precisa explicar tudo, mas dar uma "luz" para eu saber onde e o quê estudar).

Existe alguma forma de descobrir o "layout" da placa? Se sim (como creio que seja), como? Ou é aleatório?

Muito obrigada desde já!

Boa noite gorbachev.

Acho muito legal sua iniciativa e vontade, porém permita-me expressar minha opinião.

Seria mais produtivo e motivador, isso na minha opinião, pegar um pré amplificador já testado, monta-lo, procurar conhecer a função de cada componente nele e modifica-lo.

Depois disso, montar um a partir do que adquiriu na experiência anterior. Mas vou tentar responder suas perguntas de acordo com o pouco que aprendi:

Citar
Existe alguma forma de calcular quantos componentes (p.e. resistores, capacitores, etc.) serão necessários no circuito e seus valores? Se sim, como (não precisa explicar tudo, mas dar uma "luz" para eu saber onde e o quê estudar).

Antes você precisa saber mais sobre o pré amplificador que pretende montar. Vai usar transístores? Circuitos integrados? Ambos?
Já pensou no tonestack?
Antes de saber ao menos isso desconheço alguma forma de saber quantos componentes você vai ter em seu circuito.

Sugestão: leia os datasheets dos componentes ativos que pretende usar no seu pre.

Citar
Existe alguma forma de descobrir o "layout" da placa? Se sim (como creio que seja), como? Ou é aleatório?

Você precisa saber ler esquemas, conhecer a simbologia dos componentes. Não existe um layout especifico, você pode desenhar layouts diferentes para o mesmo circuito, mas tem que observar algumas regras.
Tampouco existe uma fórmula para produzir um layout, você precisa se habituar com os esquemas eletrônicos e conhecer os componentes, evitar certos tipos de coisas e não deixar de observar outras na hora de desenhar o layout para não ter problemas com ruídos e muitas outras coisas. Certas trilhas tem que ter uma grossura mínima, dependendo da corrente...

Sugestão: Leia sobre os componentes e seus símbolos, procure um software específico para circuitos impressos, no site tem tutoriais de certos softwares.

Por favor, não quero desincentivar ninguém, mas por mais simples que seja um circuito, projetar exige conhecimento, saber conhecer a si mesmo, o que procura, e conhecer eletrônica, envolve cálculos e experiência.

Continue sempre estudando. Desejo boa sorte.

Abraço

Sergio

Edit: Enquanto eu escrevia o GrAmorin postou, siga os concelhos dele, ele tem bastante experiência e conhecimento.
Creio que vá aparecer outras pessoas para dar mais informações aos poucos
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, as 21:58:47 por Sérgio Crepaldi » Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #3 : 16 de Janeiro de 2012, as 22:42:48 »

gorbachev
Desenvolver um preamp é uma tarefa complicada!
o que você poderia fazer é adaptar a seu gosto ou necessidade, mas isso exige um pouco de conhecimento
do funcionamento das etapas que formam o pré com isso você vai aprendendo "o que faz o que" no circuito.
uma dica que posso dar é começar por circuitos simples de 1 transistor só tipo esse
http://www.beavisaudio.com/techpages/HIW/hiw1.gif

Abraço!


Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
gorbachev
Visitante
« Responder #4 : 16 de Janeiro de 2012, as 22:53:10 »

Verdade, pessoal. Acho que me precipitei muito. Tenho que fazer coisas mais fáceis, começar no esquema "lego" e ir aprendendo aos poucos. Mas a minha intenção é realmente essa, ver "quem faz o quê" no circuito e a nível de áudio. Acho que vou fazer isso com o mini fuzz do Bertola para ver o que dá.
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #5 : 16 de Janeiro de 2012, as 23:03:43 »

gorbachev
tem um topico em andamento sobre desenvolvimento de um pré amp para baixo
aqui no forum que esqueci de citar na mensagem anterior

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2619.0

na categoria "quem faz o quê"
no site http://www.geofex.com/ tem uma seção chamada
The Technology of

http://www.geofex.com/fxtech.htm

que descreve bem o funcionamento de alguns circuitos famosos como Tube Screamer, Wah Wah, Fuzz Face etc

Abraço!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
gorbachev
Visitante
« Responder #6 : 16 de Janeiro de 2012, as 23:16:55 »

Chris, muito obrigada mesmo. Lerei esse material, com certeza! Valeu!  Legal!
Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #7 : 16 de Janeiro de 2012, as 23:22:52 »

Verdade, pessoal. Acho que me precipitei muito. Tenho que fazer coisas mais fáceis, começar no esquema "lego" e ir aprendendo aos poucos. Mas a minha intenção é realmente essa, ver "quem faz o quê" no circuito e a nível de áudio. Acho que vou fazer isso com o mini fuzz do Bertola para ver o que dá.

Na verdade não chamaria de precipitação, mas de bastante sede de conhecimento, e isso é muito bom.
É muito importante isso que você quer, saber o papel de cada componente em um circuito.
Desejo boa sorte com o mini fuzz. Não deixe de comentar os seus progressos.

Abraço

Sergio
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 16 de Janeiro de 2012, as 23:29:13 »

Se quer projetar, tem que estudar muito!!  Se quer saber montar..  tem que montar muito!!
Dizia aos meus alunos do técnico que pra aprender eletrônica não adiantava somente estar presente em sala de aula e tentar aprender por osmose, tinha que abrir muito livro e estar motivado.

Motivado o Gorbachev já está, agora so falta começar a ler muito.

Saber quantos componentes tem num circuito, só se tu ler a lista do que alguém já criou.
Saber o layout só se tu olhar o que alguém já criou.

Eletrônica é interesante por isso: conhecendo as peças se pode criar circuitos.  Quanto mais se olha esquemas e criações dos outros, e pensa nelas, mais se cria conhecimento pra utilizar os componentes como queremos.

Quanto mais se monta circuitos, mais se observa como deveriam estar em uma placa e como não deveriam estar..  um dia se consegue projetar um layout.

Mas antes de tudo:  Pra criar o teu próprio circuito(PROJETAR? É ISSO QUE ELE QUER?), tem que ESTUDAR MUITO E MUITO!!  Fazer muito EXERCÍCIO, e guardar tudo prá revisar depois, quando precisar, até que esteja no seu sangue.

Acho que deveria saber de cor e salteado o que são resistores, e suas consequencias:
Divisor resistivos, lei das malhas, e equivalente de Thévenin e Norton.  Daí, a metade do que deve saber pra polarizar um transistor já vai saber.

Deve saber o que é um indutor e capacitor e fazer muitos exercícios de associação destes componentes, Depois estudar: circuito RC, LC e RLC.

Estudar e saber como funciona, nesta ordem:
1) diodo
2) transistor bipolar
3) JFET
4) MOSFET
5) dezenas de componentes que existem

Ter consciência, que todo circuito de áudio, se calcula e estuda:
1) A polarização em tensão contínua
2) O sinal, em tensão alternada.
3) Lei da sobreposição

Tente descobrir o que são estes conceitos e meta nas veias o que são.

DEPOIS do que está lá em cima:
filtors Passa baixa, passa altas, rejeita-faixa e passa faixa e variantes ou somas dos filtros acima.

Depois comece a estudar tudo que é circuito analógico que ver na frente, e monte tudo que tiver chance.

Tenha consciência que eletrônica se aprende lendo todo o tempo, e que mesmo fazendo um curso de engenharia eletrônica, as pessoas podem sair de lá sem saber o que tu quer saber.  Só vai saber se for seu interesse e estudar muitos com muitas montagens práticas.

Se não estudar, pode simplesmente aprender a soldar e corroer placas e ser "trocador de peças", mas não vai saber projetar.

E não esqueça: tem que gostar de tudo isso e também beber um chop e dar risada

Abraços, T+
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #9 : 17 de Fevereiro de 2012, as 12:04:26 »

 Huh?   caraca, é muita informação, mas como o patines disse: Tem que gostar! o Interessante é quanto mais se estuda, mais interessante fíca...ultimamente estava lendo sobre transistores FET, caraca...tem bastante informação, como ninguém nasce sabendo o jeito sempre foi ler e estudar bastante! a boa seria pegar um esquema de um pre-amp já feito como todo mundo diz e logo logo já começa a se familiarizar e entender que tem que estudar muito  Toma na Cabeça

 Eu estou quase concluindo o Randall RG100ES, o pré e o power amp. não tá fácil, porém me fez descobrir várias coisas interessantes! e garanto que quando montar e ver que ele funciona, postarei aqui no fórum, sempre fui ajudado pelo pessoal que é muito Fmz, então nada mais justo que disponibilizar algo semi-mastigado! e o mais importante... TOME CERVEJA 
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal