Num outro tópico sobre teste de transformadores, foi citado o uso de resistência de chuveiro como carga pra testar transformadores. Às vezes não temos componentes adequados pra um teste ou na hora de uma montagem de protótipo falta um componente bem simples, mas que sem ele não funciona. Aí vale a improvisação e a criatividade.
Recentemente eu achei um site onde o pessoal fazia resistores não indutivos usando grafite de lapiseira e resolvi testar e fazer um. Funciona, mas tem um coeficiente de variação de resistência com a temperatura negativo (se esquentar, a resistência diminui) e a resistência é baixa (máx de 10 ohm). Veja o link:
http://www.troelsgravesen.dk/graphite.htmOutro componente que pode ser perfeitamente "fabricável" em casa são capacitores de pequeno valor (até 2 a 3nF). Eu já fiz capacitor de 1nF usando simplesmente papel alumínio e fita adesiva de poliéster (depois eu posto fotos). Eu tinha comprado fita pra isolar enrolamentos de transformadores e pensei em usar a fita de mylar (poliéster) pra fazer o capacitor, já que ela tem espessura muito pequena e grande isolação. Basta recortar duas fitas compridas de papel alumínio de largura menor do que a fita de mylar e com cuidado colar sobre duas fitas de mylar. depois dá um jeito de prender um pedaço de fio de cobre que vai servir de terminal em cada fita de alumínio. Depois é só enrolar em forma de rocambole, de forma que fique bem apertado (na verdade o capacitor é formado pelas camadas de papel alumínio separadas pela camada de mylar). Pronto, um capacitor de poliéster feito em casa !! Dá pra fazer axial e coaxial. Quanto mais comprido, maior a capacitãncia. Uma fita de 10 cm x 12mm dá mais ou menos 1nF.
Outro "clássico" é o capacitor feito de dois fios isolados torcidos, para baixas capacitâncias (na casa dos pF).
Para resistores, já vi pessoas fazerem cargas de potência desenrolando resistências de fio nicromo e enrolando e prendendo em tijolos de cerãmica ou gesso, pra teste de fontes e amplificadores.
Experimentalmente, até um rabisco bem forte feito com lápis de grafite num papel serve de potenciômetro, com terminais de clipe de papel. Numa hora de aperto ...
Se o pessoal puder compartilhar essas idéias, acho que muita coisa interessante e criativa pode aparecer.