Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 01:48:50

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dicas para manipulação de metal  (Lida 16402 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #15 : 07 de Fevereiro de 2012, as 11:29:25 »

Ah sim! Agora entendi Amorin hahahha
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #16 : 07 de Fevereiro de 2012, as 11:38:00 »

Nao sei se houve uma ma interpretação, mas é do membro a.sim, o que postou a fonte chaveada para valvulado.
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #17 : 07 de Fevereiro de 2012, as 11:39:55 »

Nao sei se houve uma ma interpretação, mas é do membro a.sim, o que postou a fonte chaveada para valvulado.

Cheesy Não houve não Amorin, fica tranquilo que eu entendi, foi só um trocadilho com o nome dele a.sim = Ah sim

Abraço
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #18 : 07 de Fevereiro de 2012, as 12:21:55 »

Cheesy Não houve não Amorin, fica tranquilo que eu entendi, foi só um trocadilho com o nome dele a.sim = Ah sim

Abraço

Me parece que o site é do Eng. Marcinio Stabile (autor do programa Trafocalc) e não do prof. Alexandre.

Pessoal, qual seria uma forma eficiente para cortar chapas ?

Eu comprei uma ferramenta "cortadora de chapa" da Lee Tools que o pessoal indicou aqui e se adapta a furadeira.   Corta chapas de até 1,5mm de espessura, mas precisa ter uma boa bancada/suporte e mão boa.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #19 : 07 de Fevereiro de 2012, as 12:37:22 »

Em um lugar no site esta "Abaixo as fotos da viradeira construída segundo este projeto pelo Engenheiro Alexandre Simionovski. Parabéns Alexandre pelo belo trabalho!"
E abaixo coloco uma das fotos.

O site nao é do Alexandre, mas tem referencia do trabalho que ele fez.
Foi a isso que me referi.
Lamer
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #20 : 07 de Fevereiro de 2012, as 12:41:53 »

Nessas  férias.. fiz um chassi para meu amplificador, eu cortei uma chapa de um fogão velho, usando uma serra elétrica de disco. Para dobrá-la foi mais trabalhoso, visto que não tenho nenhum ferramental adequado, mas coloquei a capa sobre uma peça de mármore e sobre a chapa coloquei um pedaço de madeira maciça, após ter feito isto fui dobrando a chapa, quando necessário, dei algumas batidas leves com o martelo para auxiliar.
Consegui fazer o chassi, o resultado foi satisfatório, embora algumas dobras não sairam com perfeição, mas o mais importante é que eu consegui fazer.
Abraço
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #21 : 07 de Fevereiro de 2012, as 13:03:24 »

O site nao é do Alexandre, mas tem referencia do trabalho que ele fez.
Foi a isso que me referi.

É no outro projeto (da Popular Mechanics) de viradeira que tem no site:

http://www.813am.qsl.br/index.php?option=com_content&view=article&id=36:viradeira-ou-dobradeira-de-chapas-da-popular-mechanics&catid=15:instrumentos&Itemid=39

Realmente, a dobradeira do prof.Alexandre ficou muito boa mesmo.  Será que ele fabrica e vende ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Epron
Visitante
« Responder #22 : 13 de Fevereiro de 2012, as 18:14:13 »

Fala galera!
Po, gostaria de saber, qual é a forma mais eficiente de fazer os cortes retangulares para o encaixe de botões ?

Seria furar primeiro e depois ir acertando com uma lima, ou fazendo com discos de corte ?

Abçs!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #23 : 14 de Fevereiro de 2012, as 16:58:38 »

Disco de corte só se os furos forem meio grandes... senão pode ficar um resultado não muito legal...
Depende do tamanho do furo, eu faço 4 furos pequenos (bem alinhados) e corto com uma ferramenta de corte (tipo talhadeira ou formao), faço acabamento com limas (pequenas).
Depende do tamanho, eu faço varios furos, bem proximo, e corto, depois dou acabamento com as limas.
Parece mais trabalhoso, mas é melhor e mais satisfatorio do que fazer um furo com tamanho aproximado e depois deixa-lo quadrado.
Lamer
Handmaker

Obrigado

« Responder #24 : 14 de Fevereiro de 2012, as 18:37:20 »

Consegui fazer um furo retangular no chassi usando uma broca de aço rápido e lima...
Como descrito pelo GrAmorim é bom medir antes, eu recomendo fazer os furos das extremidades primeiro, depois vá contornando o desenho com um furo perto do outro (o mais próximo que conseguir). Um ponto importante é fazer o desenho menor que o furo original, pois depois você ajusta na lima!
Dependendo da espessura da chapa e da habilidade manual, da para se consegui um ótimo acabamento!
Mas isto só é válido para os botões... para chave seletora de tensão não consegui fazê-lo com perfeição, pois a minha lima era maior que o furo!
Abraço
Visitante
« Responder #25 : 21 de Fevereiro de 2012, as 13:54:48 »

Disco de corte só se os furos forem meio grandes... senão pode ficar um resultado não muito legal...
Depende do tamanho do furo, eu faço 4 furos pequenos (bem alinhados) e corto com uma ferramenta de corte (tipo talhadeira ou formao), faço acabamento com limas (pequenas).
Depende do tamanho, eu faço varios furos, bem proximo, e corto, depois dou acabamento com as limas.
Parece mais trabalhoso, mas é melhor e mais satisfatorio do que fazer um furo com tamanho aproximado e depois deixa-lo quadrado.

Humm... interessante... Mas essa ferramenta que voce descreveu "tipo talhadeira ou formao" não deixaria o metal amassado quando bater para cortar ?

Outra duvida, é como fazer o furo pra colocar Fans ou ventoinhas... O melhor metodo é com serra copo do tamanho do fan ?

Abçs!
Handmaker

Obrigado

« Responder #26 : 21 de Fevereiro de 2012, as 14:56:42 »

Para não amassar muito a talhadeira tem que estar afiada e a superfície na qual esteja a chapa tem que ser plana rígida!

Mas para sanar outras dúvidas... veja este tópico:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3358.0

Este tópico conta com este vídeo
http://www.youtube.com/user/Ampletos#p/u/0/Lgtqw1GAZOs

Acho que estas informações serão bem úteis para você!

Abraço!
Visitante
« Responder #27 : 22 de Fevereiro de 2012, as 19:58:34 »

Olá!
Muito bom o video!
Mas no video ele usa uma mini ticotico pra cortar os botões... infelizmente não disponho dessas ferramentas..
Terei que fazer com o metodo citado acima. Fazendo pequenos furos e depois dar acabamento.

Obrigado pelas informações!

Abçs!
Handmaker

Obrigado

« Responder #28 : 22 de Fevereiro de 2012, as 22:18:13 »

É bom conhecer bastante métodos... que assim você pode escolher o mais viável, e o que se adapta a sua condição!

Abraço!
Visitante
« Responder #29 : 19 de Maio de 2012, as 11:27:24 »

Gente, estou com problemas para fixar as placas no chassis...
Preciso fazer furos pra encaixar os parafusos hexagonais... Eu tentei em outra chapa, mas não ficou bom... o parafuso ficou sem pressão... Como eu faço pra fixar o parafuso ?

Abçs!
  Imprimir  

Ir para: