Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Novembro de 2024, as 14:23:18

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte da Tonepad com saida AC para Whammy é possivel?  (Lida 6645 vezes)
gabritta
Visitante
« : 11 de Janeiro de 2012, as 09:33:35 »

Senhores,

Estou querendo montar este projeto de fonte da tone pad...

http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=111

Mas gostaria de saber se ao inves de colocar um transformador com saida 12V colocar um de 18v (9 + 9) 3A o circuito iriá funcionar normalmente?
Quero fazer isso porque o Whammy necessita de 9vAC 1300ma (segundo a fonte original) e gostaria de extrair essa tensao direto da said do transformador...

Pelo que eu vi no Data Sheet do LM317 ele suporta ate 40v na entrada..

Por favor se alguem puder me ajudar com a confirmaçao dessas contas p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) nao sei se deverei substituir algum componete ao redor do LM317 para obter os 9vDC na saida.

Obrigado pela atenção!!!
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #1 : 11 de Janeiro de 2012, as 09:38:35 »

Se você for extrair somente a corrente alternada do transformador, não terá de mexer na sequência do circuito não. O que se deve atentar é para a voltagem dos capacitores.

OBS: Você não conseguirá 12VDC na saída da fonte.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, as 09:52:42 por Marcos Câmara » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #2 : 11 de Janeiro de 2012, as 10:10:47 »

Então eu tenho um DL4 da line 6 que usa uma fonte 9vAC também, mas qualquer fonte de 9vDC com 1A real segura ela numa boa, como as 1-spot.

A explicação que eu li nos foruns gringos foi a seguinte:
Se ele é alimentado por baterias, baterias são DC, então existe dentro dele um regulador que ajusta a voltagem AC para DC a partir da fonte original.

Mas só ele "suga" uns 600ma da fonte DC.

Não sei se é exatamente o mesmo caso dos Whammy.

Atualizando:
http://www.effectpowersupplies.com/whambo-adaptor-for-whammy-pedal-1536-p.asp

Funciona sim com DC mais tem que ser uma fonte nervosa.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, as 10:18:38 por felixmeirelles » Registrado
gabritta
Visitante
« Responder #3 : 11 de Janeiro de 2012, as 10:37:11 »

Felix,

A propria fonte original ja é "nervosa" 9vac 1300mA... por isso aminha intenção de colocar um transformador de 3A... tenho duvidas se o whammy funciona com DC vi muitos lugares falando justamente isso..

Marcos,

A minha intençao é ter 9VAC pro Whammy e 9VDC para os restantes dos pedais, para obter DC voce acha que eu tenho que mudar algum componente é isso? ou simplesmente nao funciona?

Obrigado pelo suporte ate agora..
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #4 : 11 de Janeiro de 2012, as 12:01:19 »

Você poderá usá-la normalmente, já que a regulagem de voltagem se faz através do trimpot. Só não conseguirá mais de 9VDC pela limitação de voltagem do próprio transformador.
Visitante
« Responder #5 : 11 de Janeiro de 2012, as 12:21:01 »

Felix,

A propria fonte original ja é "nervosa" 9vac 1300mA... por isso aminha intenção de colocar um transformador de 3A... tenho duvidas se o whammy funciona com DC vi muitos lugares falando justamente isso..

Marcos,

A minha intençao é ter 9VAC pro Whammy e 9VDC para os restantes dos pedais, para obter DC voce acha que eu tenho que mudar algum componente é isso? ou simplesmente nao funciona?

Obrigado pelo suporte ate agora..

Provavelmente a fonte do whammy assim como a fonte do DL4 da line 6 deve ser superdimensionada.

A fonte original do dl4 é a PX-2 de 9vAC 2A.

Mas ele suga só 300-600ma de uma 9vDC.

Se liga nisso, 1spot 9vDC 1700ma (1.7A):
http://www.visualsound.net/PDF/1SPOTCompatibilityChart.pdf

DOD = todos, então o whammy também esta nessa.

Logo o whammy pode usar DC de boa, só acertar as polaridades.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #6 : 11 de Janeiro de 2012, as 12:25:49 »

Não sei se pode usar DC de boa. A jogada que alguns fazem é simplesmente inverter + e - no plugue de entrada.

Eu faria o correto; usaria corrente alternada pois dentro do Whammy ou a pedaleira que seja, tem o circuito retificador e de filtragem.
Visitante
« Responder #7 : 11 de Janeiro de 2012, as 12:32:13 »

Não sei se pode usar DC de boa. A jogada que alguns fazem é simplesmente inverter + e - no plugue de entrada.

Eu faria o correto; usaria corrente alternada pois dentro do Whammy ou a pedaleira que seja, tem o circuito retificador e de filtragem.

Então como eu tinha falado, eles sempre usam o argumento que se ele funciona com baterias (ou pilhas) então ele funcionará com DC.

Eu pessoalmente curti mais o som da DL4 com o 1-spot do que com a fonte original.

A fonte original me pareceu trazer mais ruídos da rede elétrica.

Assim, por exemplo quando o meu no-break do pc (1200VA) resolve chavear ou passar para a bateria o ruido com a fonte original é umas 4x maior.

No meu chute, acho que por passar por 2 retificações a energia acaba deixando alguns harmônicos de lado.

Mas acho também que deve dar alguma diferença no timbre final, então para um som mais vintage com rede elétrica de qualidade é melhor usar um 9vAC mesmo.

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, as 12:46:55 por felixmeirelles » Registrado
gabritta
Visitante
« Responder #8 : 12 de Janeiro de 2012, as 07:44:23 »

Então como eu tinha falado, eles sempre usam o argumento que se ele funciona com baterias (ou pilhas) então ele funcionará com DC.

O whammy nao tem entrada de bateria somente a entrada para o plug...

Você poderá usá-la normalmente, já que a regulagem de voltagem se faz através do trimpot. Só não conseguirá mais de 9VDC pela limitação de voltagem do próprio transformador.

Marcos,

Mas eu na verdade pretendo botar um transformador com o secundario 18v (9 + 9), ou seja eu utilizaria 9vac (entre 9v e center tap) para o Whammy e 18v para alimentar o circuito da fonte... E é nesse caso que fica a minha duvida, pois o circuito original é alimentado por um transformador 12v... queria saber se o trimpot vai conseguir regular os 9vDC na saida ou se terei que modificar os valores dos resistores e capacitores em torno do LM317 para isso.

Obrigado!!! Smiley

DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #9 : 12 de Janeiro de 2012, as 08:15:49 »

O problema é que o CT vai se tornar a referência de terra para o Whammy. Quando colocá-lo em linha com os outros pedais o CT do transformador irá direto ao terra da fonte... se esse for o mesmo transformador usado na fonte para alimentar os pedais, já viu, né?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #10 : 12 de Janeiro de 2012, as 08:31:41 »

Até então eu achei que ele usaria um transformador sem o center tape e que a alimentação do Whammy era de 18V.

Visitante
« Responder #11 : 12 de Janeiro de 2012, as 09:22:18 »

Entendi.. :-(

Para dar certo o tranformador teria que ter 2 secundarios um de 9v pro Whammy e outro de por exemplo 12v para o circuito da fonte ne?

nem sei se isso existe comercialmente... deve ser so sob encomenda...

« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, as 09:26:44 por gabritta » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #12 : 12 de Janeiro de 2012, as 09:35:22 »

Com transformadores táo pequenos, que tal uma fonte com dois transformadores?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #13 : 12 de Janeiro de 2012, as 09:41:11 »

Era justamente o que eu ia sugerir.

O Alex foi mais rápido.  Tongue

Alex, já que você está na área, te pergunto algo fora do tópico:

O que acha do Baja Tube Driver? Vi que o Eric Johnson usa.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, as 09:43:15 por Marcos Câmara » Registrado
gabritta
Visitante
« Responder #14 : 12 de Janeiro de 2012, as 09:45:54 »

Com transformadores táo pequenos, que tal uma fonte com dois transformadores?

Legal !!

Muito obrigado Marcos e Alex pelo suporte!!! quando tiver a fonte pronta posto aqui!!!!
  Imprimir  

Ir para: