O timbre pode depender da resposta do proprio CI.
Em alguns modelos de pedais que a Boss usava 2 CIs diferentes, mas no mesmo lugar (um no lugar do outro), como por exemplo, o pedal poderia usar M5218 ou NJM4558 como no HM-2, ou uPC4558, RC4558 ou ainda CA1458 ou RC1458, a Boss recomendava a troca de um determinado resistor, que poderia atuar no ganho ou no cut, ou ainda no rate no caso dos CIs TL022, TL062 ou IR9022 (essa da modificaçao para o rate, futuramente foi descontinuada).
MAs as diferenças quase ou nem eram perceptiveis em varios casos, com por exemplo, quando o ciructo usava RC1458 e fosse colocado o CA1458, tinha que mudar 2 resistores, mas se nao mudasse nem era perceptivel alguma diferença.
Nota: o CA1458 e RC1458 apenas era fabricantes diferentes. Ambos tinham mesma caracteristicas de ganho, 106db.
Ja no caso quando era M5218 e colocar 4558 ou 1458, ai sim dava diferença. Mas essa diferença não se corrigia com a troca dos resistores (audivelmente falando, em timbres).
Em certos casos a diferença era perceptivel apenas por ter um ganho maior, como por exemplo no caso quando usava uPC4558 e trocasse por RC4558 ou NJM4558.
Ja se fosse trocado esse por um M5218 ai a diferenca tornava trimbrsitica, ja que o M5218 tende a ser agudo. Isso nao se resolvia trocando o resistor mencionado por eles, ja que isso é caracteristica do componente.
Ao trocar o resistor que atuaria no "cut" de frequencia, afetava tambem o lado grave do som, ou seja, nunca ficava igual ao CI anteriormente usado.
Por isso a maior recomendacao era de usar o mesmo CI que esta no pedal (ou equipamento).
Nota2: A Boss usava principalmente na opçao de 4558 o uPC4558. O diferencial deste para os demais 4558, é que ele é de 100db.
Este tem uma leve diferença de timbre para o RC4558, mas tem timbre identico ao JRC ou NJM 4558, salvo a diferença de ganho.
No outro lado do mercado...
Em contrapartida, a Ibanez apenas usava JRC ou NJM (é o mesmo fabricante, inicialmente JRC era para mercado interno (Japão) e NJM era para exportação), mas tambem ja teve locais de fabricacao diferentes, como por exemplo JRC era fabricado no Japão e NJM na Coreia e outros paises da regiao. Tambem tem uma versao que diz que a diferença (JRC -NJM) é por causa de uma fusão de empresas ou re-captalização... mas a mais obvia era a primeira, isso pode se reparar quando pega um equipamento fabricado para consumo interno no Japão, mesmo que seja uma marca pequena e regional, usa JRC, e quando o equipamento era para exportaçao costumava ser NJM).
Voltando...
A Ibanez sempre usou (e recomendou para substituição) JRC ou NJM nos pedais.
Isso por causa das difereças entre cada componente.
Caso alguem falar "há! mas e o TA75558 (Toshiba) que tem sido usado recentente nos TS ?", mais um pouco de historia
:
Como varios sabem, quem fabricava os pedais da Ibanez (linha 9, linha 10, e PRO series) era a Maxon ...
Leia mais... em ingles.
Com o fim da parceria a Ibanez passou a Fabricação a outra empresa, e o uso do TA75558 provem do TS-7 (embora alguns deste tenha sido fabricado com JRC) e tambem que deveria usar outro CI compativel ao circuito, por questao de diferenciaçao, e ate plagio (copia no bom sentido). Creio mais na questao de diferenciaçao, porque a linha 5 (que é produzida pela Daphon, um empresa Chinesa) usou o JRC. Nisso entra o layout, pelo menos o TS-5 tem um layout diferente, enquanto TS-9 o layout se mantem desde epoca da Maxon, isso ja poderia se enquadrar em plagio...
Voltando de novo...
Para a questao dos componentes entendo os dois lados (Boss e Ibanez), mas opinar qual tem a razao ficava dificil (hoje nao, por causa da globalização, internet...).
Por um lado a Ibanez sempre mantinha e recomendava o mesmo.
Por outro lado a Boss recomendava outros similares, por questao de caso não fosse possivel encontrar o mesmo que estava no equipamento (ou pedal).
Muitas vezes a propria Boss nao tinha para fornecer o mesmo componente, porque cada epoca ela comprava lote de um fabricante.
Um exemplo disso é para o aclopador optico P873, a propria Boss ja nao tinha este para fornecer... por isso "ensinou" as oficinas autorizadas a "fabricar".
Outro exemplo: é por isso que encontramos um mesmo pedal com componentes diferentes, como no HM-2 (M5218-NJM4558), HF-2 / BF-2 (uPC4558- NJM4558), DS-1 versao dual op.amp (M5218, M5223, BA718) e varios outros.
Como de costume, todos fabricantes (marcas) recomendam que sejam sempre usados peça$ fornecido por ele$ me$mo$, usando a ideia de que a$$im eles podem manter e garantir a qualidade...
Como a Ibanez só comprava de um mesmo fabricante, nao tinha problema com diferenças de caracteristicas com os componentes. E tinham sempre o mesmo para fornecer.
O negativo disso, que coisa de 15/20 anos para tras, não tinha internet disponivel, era dificil conseguir (ou localizar) os JRC ou NJM, a saida era recorrer ao fabricante do pedal, onde o componente nem sempre apresentava um preço bom, custava entre 3 e 5 vezes mais do que comprar em outro lugar.
A Boss ja era mais maleavel, por causa das diferentes opcoes... e era mais facil encontrar o substituto.
Mas é o mesmo esquema, recomenda usar o que é fornecido por ela propria...
Isso é tampar o sol com a peneira
Cabe a quem ler essa historia, opinar por quem é a vilã e quem é a bonzinha nessa historia
Quem visa o lucro, e quem prefere um padrão, quem procura diferenciação.