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Autor Tópico: Clones para estudos ou estudos para clones.  (Lida 33326 vezes)
felixmeirelles
Visitante
« : 10 de Janeiro de 2012, as 04:55:56 »

Então galera eu me chamo Diego e sou novo aqui no fórum, alguns meses atrás achei vocês e como sempre curti esse lance de fazer as coisas eu mesmo (parte por curiosidade parte por dureza) adorei o fórum de primeira, tudo organizado, pessoal se ajudando, bem diferente dos outros fóruns abertos que eu conhecia.

Eu tinha alguns anos atrás, tentado fazer um clone do ds-1, tentei fazer a placa usando papel carbono + uma caneta marcadora, pior que deu certo, até hoje ela esta aqui parada, porque tive que abandonar por falta de componentes apropriados.

Então o tempo passou, eu conheci o Ebay, a grana já não era mais tão curta, e lá fui eu fuçar, peguei um ds-1 usado + um Keeley Kit  e fiz meu primeiro mod.

Mas como eu não queria ficar só por aqui fuçando e usando sem “pagar” eu quero ajudar vocês de alguma forma, eu tinha visto em um tópico que a galera a partir de fotos criou um clone maneiro.
Então vou postar uma lista de coisas que tenho aqui que posso abrir fotografar e catalogar caso alguém se interesse, para estudo, clonagem ou curiosidade, algumas coisas bem comuns outras nem tanto.

DS-1 TAIWAN (m5223al)
DS-1 TAIWAN (m5218al)
DS-1 TAIWAN (ba728n)
SD-1  TAIWAN  (JRC 4558DD)
OD 9 (JRC 4558D)
TS9DX 2011 (JRC 4558D)
CH-1 TAIWAN (2xM5223, M5218, MN3007 e MN3101)
BF-2 TAIWAN
ODB-3 (M5218AL)
ZW-44 (MC33178)
HotRod
Pds1550
DL4
Washburn(artec) blues  overdrive (JRC4558D)
Washburn(artec) Soloist distortion (JRC4558D+TLC2264C)
Artec Analod Delay  (PT2399S + TL052C)
Artec Hiper Gain (2x JRC4558D)
JoyoVintage Overdrive (JRC4558D)

Qualquer coisa só pedir.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, as 18:01:20 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #1 : 10 de Janeiro de 2012, as 20:23:44 »

bela coleção!
e seja bem vindo ao forum!!

então já que voce abriu o tópico, porque voce não fotografa todos e posta aqui!
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felixmeirelles
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« Responder #2 : 10 de Janeiro de 2012, as 20:42:36 »

bela coleção!
e seja bem vindo ao forum!!

então já que voce abriu o tópico, porque voce não fotografa todos e posta aqui!

Vou aproveitar o ZW-44 aberto então apesar que ele usa micro componentes.

Só um momento.

-----

CH-ONE o chefe do tio Satch





c1 473J 0.047uf
c2 b471 470pf
c3 473J 0.047uf
c4 182k 1800pF
c5 b221 220pf
c6 10uf
c7 10uf
c8 1uf
c9 103j 0.01uf
c10 47 47pf
c11 100uf
c12 10uf
c13 b471 470pf
c14 b221 220pf
c15 b221 220pf
c16 b471 470pf
c17 333j 0.033uf (no manual de serviço está 0.01uf)
c18 182k 1800pF
c19 b221 220pf
c20 b471 470pf
c21 333j 0.033uf
c22 473j 0.047uf
c23 47uf
c24 47uf
c25 103j 0.01uf
c26 10uf
c27 10uf
c28 10uf
c29 333j 0.033uf
c30 101 100pf
c31 682j 6800pF
c32 0.47
c33 1uf
c34 100uf
c35 122k 1200PF
c36 1uf
c37 101 100pF
c38 682j 6800pf
c39 333j 0.033uf

IC1 M5218L
IC2 MN3007
IC3 MN3101
IC4 M5223L
IC5 M5218L

Q1 k30a
Q2 k30a
Q3 c2240
Q4 c945
Q5 c945
Q6 c945
Q7 c945
Q8 c945
Q9 c945
Q10 c2240

Isso prova a autenticidade desse service manual:
http://www.megaupload.com/?d=2PA6VBRN



CI






Transístores:










Capacitores



































Outras fotos:




















Agora com o manual de serviço mais as fotos só falta um mestre fazer a pcb, que teremos um clone fiel do chorus do satriani, para mim o melhor chorus que já toquei, principalmente em harmonias mais complexas em combinação com um delay ligeiro.




A já ia me esquecendo, é que fiquei bem triste com esse pedal por dentro, cheio de micro componentes parece um dos meus washburn-artec, mal dar para ler os componentes imagina fotografar, duvido que ZW toque com essas pecinhas no caminho dele:
zw-44:










Me dá vontade de pegar isso e usar uns componentes de "macho" afinal não parece ter mais de 30 componentes no projeto.

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, as 09:56:35 por felixmeirelles » Registrado
alfredo
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« Responder #3 : 11 de Janeiro de 2012, as 13:55:54 »

Belas fotos... mas eu acho que esse pedal do ZW é só para "ganhar dinheiro" já vi entrevista dele falando que tudo que ele precisa é uma Les paul plugada DIRETO em um JCM800... acho que ele usa distorção de amp mesmo por isso...

[]'s
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felixmeirelles
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« Responder #4 : 11 de Janeiro de 2012, as 14:58:05 »

Engraçado que por causa desse opamp o pedal soa como se fosse algo bem maior, só ouvindo para entender.

Antes dele o ZW tocava com um SD-1 modificado mas mantinha o clipping assimétrico do sd-1.

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Marcos Câmara
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Mateus 11:28


« Responder #5 : 11 de Janeiro de 2012, as 15:12:17 »

Belas fotos... mas eu acho que esse pedal do ZW é só para "ganhar dinheiro" já vi entrevista dele falando que tudo que ele precisa é uma Les paul plugada DIRETO em um JCM800... acho que ele usa distorção de amp mesmo por isso...

[]'s

Já peguei um desse num rolo. Achei meio sem sal.
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felixmeirelles
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« Responder #6 : 11 de Janeiro de 2012, as 15:31:29 »

Belas fotos... mas eu acho que esse pedal do ZW é só para "ganhar dinheiro" já vi entrevista dele falando que tudo que ele precisa é uma Les paul plugada DIRETO em um JCM800... acho que ele usa distorção de amp mesmo por isso...

[]'s

Já peguei um desse num rolo. Achei meio sem sal.

Concordo, ele só presta a partir de ganho %75 para cima no canal clean do amp, de preferencia com um humbucker de alto ganho, é algo como um som anos 80 usando um pedal só.

Ele nesse nível produz harmônicos mais altos que um overdrive comum.

Mas acredito que num set mais complexo com mais pedais e usando o drive do amp junto, ele deve embolar todo, coisa que um overdrive bom não pode deixar acontecer.
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fovb
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« Responder #7 : 11 de Janeiro de 2012, as 15:38:18 »

Belas fotos... mas eu acho que esse pedal do ZW é só para "ganhar dinheiro" já vi entrevista dele falando que tudo que ele precisa é uma Les paul plugada DIRETO em um JCM800... acho que ele usa distorção de amp mesmo por isso...

[]'s

Já peguei um desse num rolo. Achei meio sem sal.

Com os EMG ativos fica animal...
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felixmeirelles
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« Responder #8 : 11 de Janeiro de 2012, as 15:58:22 »

Belas fotos... mas eu acho que esse pedal do ZW é só para "ganhar dinheiro" já vi entrevista dele falando que tudo que ele precisa é uma Les paul plugada DIRETO em um JCM800... acho que ele usa distorção de amp mesmo por isso...

[]'s

Já peguei um desse num rolo. Achei meio sem sal.

Com os EMG ativos fica animal...

Depois que eu acabar o clone do Super Ch0rus vou "maximizar" esse zw-44 ai você me ajuda que eu te mando um 33178 (motorola) para você clonar t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).  Smiley

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/12023/ONSEMI/MC33178D.html

Se ninguém fizer o "negativo" da PCB dele vou levar o chorus para escanear a pcb na casa da minha mina, que ai não tem a influencia da lente "curva" da câmera.

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, as 16:05:41 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #9 : 11 de Janeiro de 2012, as 21:42:43 »

Agora com o manual de serviço mais as fotos só falta um mestre fazer a pcb, que teremos um clone fiel do chorus do satriani...
Nao tinha visto este topico...  Shocked
Nao sou nenhum mestre, mas ja tenho este layout pronto, se precisar.
Eu esperava por um tempinho livre para fazer um documento e postar, assim como muitos outros.

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felixmeirelles
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« Responder #10 : 11 de Janeiro de 2012, as 22:14:18 »

Agora com o manual de serviço mais as fotos só falta um mestre fazer a pcb, que teremos um clone fiel do chorus do satriani...
Nao tinha visto este topico...  Shocked
Nao sou nenhum mestre, mas ja tenho este layout pronto, se precisar.
Eu esperava por um tempinho livre para fazer um documento e postar, assim como muitos outros.



Então vou abrir um outro tópico com algumas informações novas e sugestões de opção para a CI de 10 doletas, tipo um chorus 3 op-amp populacho.

Seria de grande valia a PCB porque os esquemas, valores, e algumas opções eu já tenho.

90% das peças do original ou melhores eu já comprei (assim da que um tempo chega "ebay"), quero começar testando os 4558D e os 741 no lugar do m5218L.

E postar os resultados.

Se ficar bom, usar o eagle para recriar a placa.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, as 22:21:01 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #11 : 12 de Janeiro de 2012, as 10:00:49 »

Os 741 nao dara certo, porque sao single op.amp.
Para usar no lugar dos 5218 tera que adaptar 2 deles.
Os 5218 e 5223 tendem a ser agudos se comparados aos 4558.
Os 4558 ficariam bons, mas nao dara muita diferença.
Os TL072 dara uma diferença razoavel, mas tem menor ganho, mas é compensado pela dinamica. Da uma grande diferença se recever o sinal direto da guitarra (nao passando por outro pedal antes). Caso passe por outro pedal antes, nao fara diferença a questao do ganho.
Falando em ganho, outra diferença entre M5218/5223 e 4558, os M52xx tem 110db, enquanto os 4558 tem entre 100db e 106db, exceto os JRC (JRC mesmo, nao RC ou outros) e NJM, que tambem sao de 110db.
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felixmeirelles
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« Responder #12 : 12 de Janeiro de 2012, as 10:48:02 »

Os 741 nao dara certo, porque sao single op.amp.
Para usar no lugar dos 5218 tera que adaptar 2 deles.
Os 5218 e 5223 tendem a ser agudos se comparados aos 4558.
Os 4558 ficariam bons, mas nao dara muita diferença.
Os TL072 dara uma diferença razoavel, mas tem menor ganho, mas é compensado pela dinamica. Da uma grande diferença se recever o sinal direto da guitarra (nao passando por outro pedal antes). Caso passe por outro pedal antes, nao fara diferença a questao do ganho.
Falando em ganho, outra diferença entre M5218/5223 e 4558, os M52xx tem 110db, enquanto os 4558 tem entre 100db e 106db, exceto os JRC (JRC mesmo, nao RC ou outros) e NJM, que tambem sao de 110db.


Obrigado, é mesmo, vou testar 2 JRC4558(dual) e um LM2904(dual com alimentação single):

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3204.0

Dependendo das respostas, balancearemos os capacitores até o timbre mais próximo do original.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, as 10:54:06 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #13 : 12 de Janeiro de 2012, as 13:10:14 »

O timbre pode depender da resposta do proprio CI.
Em alguns modelos de pedais que a Boss usava 2 CIs diferentes, mas no mesmo lugar (um no lugar do outro), como por exemplo, o pedal poderia usar M5218 ou NJM4558 como no HM-2, ou uPC4558, RC4558 ou ainda CA1458 ou RC1458, a Boss recomendava a troca de um determinado resistor, que poderia atuar no ganho ou no cut, ou ainda no rate no caso dos CIs TL022, TL062 ou IR9022 (essa da modificaçao para o rate, futuramente foi descontinuada).
MAs as diferenças quase ou nem eram perceptiveis em varios casos, com por exemplo, quando o ciructo usava RC1458 e fosse colocado o CA1458, tinha que mudar 2 resistores, mas se nao mudasse nem era perceptivel alguma diferença.
Nota: o CA1458 e RC1458 apenas era fabricantes diferentes. Ambos tinham mesma caracteristicas de ganho, 106db.
Ja no caso quando era M5218 e colocar 4558 ou 1458, ai sim dava diferença. Mas essa diferença não se corrigia com a troca dos resistores (audivelmente falando, em timbres).
Em certos casos a diferença era perceptivel apenas por ter um ganho maior, como por exemplo no caso quando usava uPC4558 e trocasse por RC4558 ou NJM4558.
Ja se fosse trocado esse por um M5218 ai a diferenca tornava trimbrsitica, ja que o M5218 tende a ser agudo. Isso nao se resolvia trocando o resistor mencionado por eles, ja que isso é caracteristica do componente.
Ao trocar o resistor que atuaria no "cut" de frequencia, afetava tambem o lado grave do som, ou seja, nunca ficava igual ao CI anteriormente usado.
Por isso a maior recomendacao era de usar o mesmo CI que esta no pedal (ou equipamento).
Nota2: A Boss usava principalmente na opçao de 4558 o uPC4558. O diferencial deste para os demais 4558, é que ele é de 100db.
Este tem uma leve diferença de timbre para o RC4558, mas tem timbre identico ao JRC ou NJM 4558, salvo a diferença de ganho.

No outro lado do mercado...
Em contrapartida, a Ibanez apenas usava JRC ou NJM (é o mesmo fabricante, inicialmente JRC era para mercado interno (Japão) e NJM era para exportação), mas tambem ja teve locais de fabricacao diferentes, como por exemplo JRC era fabricado no Japão e NJM na Coreia e outros paises da regiao. Tambem tem uma versao que diz que a diferença (JRC -NJM) é por causa de uma fusão de empresas ou re-captalização... mas a mais obvia era a primeira, isso pode se reparar quando pega um equipamento fabricado para consumo interno no Japão, mesmo que seja uma marca pequena e regional, usa JRC, e quando o equipamento era para exportaçao costumava ser NJM).

Voltando...
A Ibanez sempre usou (e recomendou para substituição) JRC ou NJM nos pedais.
Isso por causa das difereças entre cada componente.

Caso alguem falar "há! mas e o TA75558 (Toshiba) que tem sido usado recentente nos TS ?", mais um pouco de historia  Cheesy :
Como varios sabem, quem fabricava os pedais da Ibanez (linha 9, linha 10, e PRO series) era a Maxon ... Leia mais...    em ingles.
Com o fim da parceria a Ibanez passou a Fabricação a outra empresa, e o uso do TA75558 provem do TS-7 (embora alguns deste tenha sido fabricado com JRC) e tambem que deveria usar outro CI compativel ao circuito, por questao de diferenciaçao, e ate plagio (copia no bom sentido). Creio mais na questao de diferenciaçao, porque a linha 5 (que é produzida pela Daphon, um empresa Chinesa) usou o JRC. Nisso entra o layout, pelo menos o TS-5 tem um layout diferente, enquanto TS-9 o layout se mantem desde epoca  da Maxon, isso ja poderia se enquadrar em plagio...

Voltando de novo...
Para a questao dos componentes entendo os dois lados (Boss e Ibanez), mas opinar qual tem a razao ficava dificil (hoje nao, por causa da globalização, internet...).
Por um lado a Ibanez sempre mantinha e recomendava o mesmo.
Por outro lado a Boss recomendava outros similares, por questao de caso não fosse possivel encontrar o mesmo que estava no equipamento (ou pedal).
Muitas vezes a propria Boss nao tinha para fornecer o mesmo componente, porque cada epoca ela comprava lote de um fabricante.
Um exemplo disso é para o aclopador optico P873, a propria Boss ja nao tinha este para fornecer... por isso "ensinou" as oficinas autorizadas a "fabricar".
Outro exemplo: é por isso que encontramos um mesmo pedal com componentes diferentes, como no HM-2 (M5218-NJM4558), HF-2 / BF-2  (uPC4558- NJM4558), DS-1 versao dual op.amp (M5218, M5223, BA718) e varios outros.

Como de costume, todos fabricantes (marcas) recomendam que sejam sempre usados peça$ fornecido por ele$ me$mo$, usando a ideia de que a$$im eles podem manter e garantir a qualidade...

Como a Ibanez só comprava de um mesmo fabricante, nao tinha problema com diferenças de caracteristicas com os componentes. E tinham sempre o mesmo para fornecer.
O negativo disso, que coisa de 15/20 anos para tras, não tinha internet disponivel, era dificil conseguir (ou localizar) os JRC ou NJM, a saida era recorrer ao fabricante do pedal, onde o componente nem sempre apresentava um preço bom, custava entre 3 e 5 vezes mais do que comprar em outro lugar.

A Boss ja era mais maleavel, por causa das diferentes opcoes... e era mais facil encontrar o substituto.
Mas é o mesmo esquema, recomenda usar o que é fornecido por ela propria...

Isso é tampar o sol com a peneira  Cheesy

Cabe a quem ler essa historia, opinar por quem é a vilã e quem é a bonzinha nessa historia  Cheesy
Quem visa o lucro, e quem prefere um padrão, quem procura diferenciação.
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felixmeirelles
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« Responder #14 : 12 de Janeiro de 2012, as 13:43:09 »

 Palmas

Ótimo texto, merecia um tópico só para ele, mas vamos ver com esse Churus até que ponto os componentes equivalentes realmente fazem a diferença.

Acho que a Boss saiu ganhando, pelo menos em questões de efeitos mais complexos.

Tipo o ANALOG DELAY da Ibanez que saiu de linha, maior tristeza, já os Maxon são ultra caros.

Quando começar os testes, vou gravar samples para podermos medir, e se necessário for usaremos softwares de analise de ondas sonoras.

« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, as 13:45:23 por felixmeirelles » Registrado
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