Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Junho de 2024, as 05:27:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tinta condutiva caseira  (Lida 38507 vezes)
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #15 : 08 de Janeiro de 2012, as 21:00:23 »

Pessoal eu trabalhei em uma oficina daqui de SP e digo que lá faziamos da seguinte maneira: a cada 2 partes de grafite usavamos 3 de tinta preta.
Pessoal funciona muito bem, faziamos várias blindagens assim, dai descobrimos umqa fita adesiva de aluminio que é mais pratica e de ótimo resultado.
Dá para fazer tambem com chapa finha de cobre mas dá um trabalhão....deve-se medir a cavidade e tira um molde com papel, depois passar para o cobre e depois soldar as partes soltas para melhorar a blindagem e fixação.
Na minha opinião(é a que eu fiz na minha guitarra) use fita adesiva de aluminio.
Qualquer coisa estamos ai.................
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #16 : 08 de Janeiro de 2012, as 21:08:02 »

Pega uma lixa mesmo, dessas de lixar parede.

Vamo estrapolar um pouco, (ou abusar).  Azn

Aproveita que esta lixando, raspando o cobre, e faz o mesmo com uma barra de estanho  Smiley
Mistura os dois, e alguma coisa para dar uma liga e fixar, pode ate ser um breu diluido.
Passa onde quer blindar... depois um soprador termico conclui o serviço.

Sera que da certo?  Smiley  Cheesy

GuitarCris, em que tipo de loja voces costumavam comprar a fita de cobre?
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #17 : 08 de Janeiro de 2012, as 22:48:26 »

"..
Na minha opinião(é a que eu fiz na minha guitarra) use fita adesiva de aluminio.
..."
Amorin... na seria aluminio???
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #18 : 08 de Janeiro de 2012, as 23:13:57 »

Se vão colocar alumínio, é bem mais fácil, - também barato e encontrável em qualquer lugar do Brasil- colar uma folha de alumínio de cozinha na guitarra com cola de sapateiro....  T+
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 08 de Janeiro de 2012, as 23:35:52 »

Amorin... na seria aluminio???
Grin
Como estava falando do cobre...  confundi na escrita  Grin
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #20 : 09 de Janeiro de 2012, as 07:01:02 »

Oi Pessoal

Para quem é de São Paulo, na Florêncio de Abreu tem a Casa da Bóia. Lá eles vendem folhas de cobre finas como papel. Uma vez eu até pensei em comprar um pedaço e imprimir na impressora laser. Daí em vez de fazer a transferência térmica, teria apenas que colar a folha numa fenolite. Mas o cara da loja disse que não teria como colar, porque a fenolite é feita na folha de cobre.

Sobre usar pó metálico, se funciona com grafite, em tese tem que funcionar com pó de cobre também. Não vou por em prática porque já estou com mais projetos abertos do que tenho condição de fazer.

Estou na fase de tercerizar meu Handmade! Cheesy

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #21 : 09 de Janeiro de 2012, as 11:36:38 »

Eduardo, muito boa esta dica, e mais valiosa ainda  Smiley
Tendo folha de cobre, sera igual a fazer a blindagem com papel aluminio, porem melhor (em minha opiniao o cobre é melhor que aluminio para blindagem).
Qual a espessura destas folhas? igual uma cartolina ou igual ao papel aluminio, com qual voce compara?
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #22 : 09 de Janeiro de 2012, as 15:34:04 »

Essa folha da casa das boias tem 3 problemas (eu também ja fui la ve-las)...
1: É bem mais grossa que a folha de cobre adesiva
2: É mais cara que a folha de cobre adesiva
3: É muito dificil de trabalhar


Eu posso dizer que ja tentei de tudo pra blindar guitarras. Não muito como fugir. O melhor, mais facil e eficiente é a folha de cobre adeisiva. O mais barato e eficiente é o aluminio de marmita.
A melhor coisa da folha de cobre adesiva são as emendas. Basta você sobrepor uma camada na outra só um pouco e brunir essa região. O contato é 100%.

Quanto a lixar o cobre, teria que ser com lixa 320 pra cima. Mais grossa que isso as particulas de cobre ficariam muito volumosas, e não teria como fazer uma camada condutiva com elas. E quem ja lixou cobre com lixa 320 (eu ja, para polir dissipador de processador - o famoso lapping) sabe que 2 horas depois não desgastou quase nada o cobre.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2012, as 15:36:30 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
designermx2
Visitante
« Responder #23 : 09 de Janeiro de 2012, as 16:38:19 »

Oi Pessoal

Para quem é de São Paulo, na Florêncio de Abreu tem a Casa da Bóia. Lá eles vendem folhas de cobre finas como papel. Uma vez eu até pensei em comprar um pedaço e imprimir na impressora laser. Daí em vez de fazer a transferência térmica, teria apenas que colar a folha numa fenolite. Mas o cara da loja disse que não teria como colar, porque a fenolite é feita na folha de cobre.

Sobre usar pó metálico, se funciona com grafite, em tese tem que funcionar com pó de cobre também. Não vou por em prática porque já estou com mais projetos abertos do que tenho condição de fazer.

Estou na fase de tercerizar meu Handmade! Cheesy

Abraços

Eduardo

Eduardo, acredita que eu tava pensando nisso? Só que colar até dá... com cola de sapateiro, mas para ter o acabamento de placa (lisinho) teria que ser uma cola bem diluída para passar com rolinho.

Mas voltando ao tópico, pensei em colocar uma folha dessas também. Como aqui nunca vi onde se vende (nem sei se vende por aqui na verdade), pensei em comprar algumas para fazer blindagem..
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #24 : 11 de Janeiro de 2012, as 14:45:17 »

Então a fita adesiva de aluminio compravamos na Leroy Merlin e era de uma marca chamada PLASTO se não me engano. Não custava caro e dava para fazer umas 4 guitarras pelo oque eu me lembro.
Não sei se ainda tem.....embora ouvi dizer que a 3m tambem faz fitas assim.
As folhas de cobre eu não sei aonde eram compradas, mas creio que em lojas de materiais de construção devem ter.
Eu tenho uma guitarra com blindagem com esta fita de alumuinio e ficou ótimo, mas tambem tive uma B.C Rich Warlock USA que tinha blindagem original com tinta condutiva e tambem era ótima
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #25 : 13 de Janeiro de 2012, as 09:46:57 »

Quanto a lixar o cobre, teria que ser com lixa 320 pra cima. Mais grossa que isso as particulas de cobre ficariam muito volumosas, e não teria como fazer uma camada condutiva com elas. E quem ja lixou cobre com lixa 320 (eu ja, para polir dissipador de processador - o famoso lapping) sabe que 2 horas depois não desgastou quase nada o cobre.
Uma 220 ou 180 sera que geraria particulas muito grandes?
A questao do cobre do dissipador nao poderia ser por que é misturado com algum outro material?
JA passou uma lixa dessas em uma placa de fenolite, resulta em um po bem fino, e ate um boa quantia.

Uma coisa que poderia ser fonte de cobre, nao sei se da certo, seria a pasta de cobre.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #26 : 13 de Janeiro de 2012, as 16:38:59 »

Limar cobre é bem fácil, com uma lima.  Não sei o porque de a camada ser finíssima. Pó com granulação daria na mesma pra esta aplicação.

Mas em todo o caso, talvez comprar pronto.

Pós de metais: http://www.posmetalicos.com.br/pos_especiais.php

O pó de alumínio é usado industrialmente e deve ser fácil de encontrar:
http://www.alcoa.com/brazil/pt/custom_page/mercados_poaluminio.asp

Cobre em pó: http://www.combustol.com.br/metalpo.php?cod=52

Cuidado, inalar metais em pó pode causar problemas de saúde:
http://www.amrigs.com.br/revista/54-03/006-583_silicose.pdf

T+

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #27 : 13 de Janeiro de 2012, as 16:55:44 »

Com essa contribuiçao, o mapa da mina esta completo  Cheesy
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #28 : 13 de Janeiro de 2012, as 17:08:35 »

Mas gente:  A tecnologia gera outros perigos.

Já ouviram falar de reações exotérmicas??

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/19033/Termita.pdf?sequence=1

Olhe o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Hm5ner0Io1Q

Eduardo:  não misture pó de ferro com pó de alumínio!!

T+
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, as 17:14:31 por Patines » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #29 : 13 de Janeiro de 2012, as 18:48:53 »

Limar cobre é bem fácil, com uma lima.  Não sei o porque de a camada ser finíssima. Pó com granulação daria na mesma pra esta aplicação.
Vou tentar explicar...
Para fazer uma blindagem, toda a camada condutiva tem que conduzir (obvio né  Roll Eyes ).
Se você misturar particulas grandes a uma tinta ou verniz, como fazer para que todas essas particulas encostem umas nas outras, para a condução ser possivel??? São necessarias varias camadas com particulas para isso acontecer, e quanto maior o tamanho da particula, mas dificil a condução, maior o numero de particulas serão necessarias e mais grossa ficara essa camada.
A particula tem que ser MUITO finas pra dar certo.
GrAmorin, quando eu fazia lapping dos coolers, da lixa 320 em diante o cobre era tão fino que tingia a agua... não dava pra ver as particulas... é por ai que precisa. E pode usar o cobre de coolers sim... as vezes vem com aluminio (depende da composição do cobre) mas acho que não faz mal.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal