Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 20:13:46

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estação de Solda  (Lida 22826 vezes)
guitar_luthier
Visitante
« : 06 de Janeiro de 2012, as 23:06:25 »

Pessoal, vejo falarem muito em estão de solda. Eu uso um ferro de solda de 30W mas tem horas que esqueço ele ligado ai o consumo de energia vai embora, gostaria de uma opinião de vc´s, qual estão de solda é bom eu comprar? me parece que tem um potenciometro nela que vc ajusta a temperatura que quiser mas em alguns que ví não reparei o consumo de 30w é assim mesmo? outra coisa será que ela tem a ponta fina?obrigado.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39

Um ao outro ajudou.

« Responder #1 : 07 de Janeiro de 2012, as 00:37:37 »

Monte uma pequena estação de solda. Ah... e "se liga": pára de esquecer as coisas ligadas  Cheesy
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
chevette77
Visitante
« Responder #2 : 07 de Janeiro de 2012, as 00:50:22 »

Pessoal, vejo falarem muito em estão de solda. Eu uso um ferro de solda de 30W mas tem horas que esqueço ele ligado ai o consumo de energia vai embora, gostaria de uma opinião de vc´s, qual estão de solda é bom eu comprar? me parece que tem um potenciometro nela que vc ajusta a temperatura que quiser mas em alguns que ví não reparei o consumo de 30w é assim mesmo? outra coisa será que ela tem a ponta fina?obrigado.

Ô loco, se tu quer comprar estação de solda por causa do consumo, esquece! Na estação tu ajusta a temperatura e ela tenta manter o que tu ajustou mas, se esquecer ligada vai gastar igual ou mais, dependendo do que tu ajustar no pot.!!! Wink
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #3 : 07 de Janeiro de 2012, as 05:12:19 »

Oi Pessoal

Eu estou usando estação de solda faz uns anos e não quero mais o ferro. A estação gasta menos que o ferro. Como ela mantem a temperatura, se esquecer ligada o consumo é menor que de um ferro esquecido ligado. Mesmo assim, esqueceu ligado vai doer no bolso.

A enorme economia de energia está no fato dela atingir tempertura de solda em 30 segundos. Dá para desligar se for ficar uns minutos sem usar sem se preocupar com o tempo de aquecimento.

Exite a versão digital e analógica. A digital é mais cara e só vai ter vantagem para quem precisa de um controle muito preciso da temperatura. Eu tenho uma analógica.

Vale muito a pena!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
aron62br
Visitante
« Responder #4 : 07 de Janeiro de 2012, as 08:00:05 »

Espera ai pessoal, explica uma coisa para o velhinho:

Nunca trabalhei com estação de solda, mas estive namorando algumas, tanto de solda como retrabalho SMD. Mas tinha coisas prioritárias para adquirir.

Afinal, como funciona isso: o esquema indicado pelo ZAS é na realidade como um dimmer com um transformador de isolação, ou seja, atua como um PWM grosseiro, recorta a forma de onde e assim ajusta a tensão eficaz que vai ao ferro de solda. Ou seja, posso fazer de um ferro de solda de 100W (lá o cara limita a 30W) qualquer coisa entre zero e quase a potência nominal. Substituindo o ferro de solda por uma lâmpada incandescente de 25W posso "ver" isso.

Eu pensava que as estações de solda tinham realmente um sensor de temperatura no ferro de solda, e a tensão do mesmo seria controlada por um circuito que interpretaria o sinal desse sensor.

Alguém poderia me elucidar esse ponto?

Saudações

Aron
Visitante
« Responder #5 : 07 de Janeiro de 2012, as 08:17:28 »

Quando ao esquecimento você pode comprar aquelas tomadas que vem com um temporizador. Por esse motivo que eu utilizo aqui.
Visitante
« Responder #6 : 07 de Janeiro de 2012, as 08:50:25 »

Meio indo na contramão, devo afirmar que por questões de economia em esquecimento de desligar, não vale a pena qualquer investimento maior que um barbante amarrado no dedo.

Se não, vejamos:

Esse mês paguei R$ 228,35 por uma conta de energia elétrica de 443 kWh, ou seja: R$ 0,5154 por kWh já com impostos, iluminação pública, e outras picaretagens mil do meu Brasil.

Se eu deixar o ferro de 30W (0,030 kW) esquecido por 5 horas ao dia, todos os dias (não há quem faça isso, mas se houvesse), o consumo mensal seria de: 0,030 kW x 5 h/dia x 30 dias x 0,5154 R$/kWh = R$ 4,50 por mês.

Uma hora de ferro de solda de 30W custa: 0,030 x 0,5154 = R$ 0,0154, ou seja, cerca de "um centavo e meio".

No entanto, defendo que se tome alguma providência nesse sentido por outras questões: riscos de acidente, oxidação excessiva da ponta do ferro de solda, superaquecimento do cabo e outras. Já por dinheiro, com um aparelho dessa potência, não acho tão significativo assim.

Saudações

Aron

Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 07 de Janeiro de 2012, as 09:21:24 »

Espera ai pessoal, explica uma coisa para o velhinho:

Nunca trabalhei com estação de solda, mas estive namorando algumas, tanto de solda como retrabalho SMD. Mas tinha coisas prioritárias para adquirir.

Afinal, como funciona isso: o esquema indicado pelo ZAS é na realidade como um dimmer com um transformador de isolação, ou seja, atua como um PWM grosseiro, recorta a forma de onde e assim ajusta a tensão eficaz que vai ao ferro de solda. Ou seja, posso fazer de um ferro de solda de 100W (lá o cara limita a 30W) qualquer coisa entre zero e quase a potência nominal. Substituindo o ferro de solda por uma lâmpada incandescente de 25W posso "ver" isso.
Eu pensava que as estações de solda tinham realmente um sensor de temperatura no ferro de solda, e a tensão do mesmo seria controlada por um circuito que interpretaria o sinal desse sensor.
Alguém poderia me elucidar esse ponto?
Saudações
Aron

As estações de solda de "verdade" (tipo Weller) tem um sensor de temperatura na ponta (ou perto) e um circuito de controle ajustável de temperatura. Os mais baratos tem somente o controle de potencia (dimmer) e não conseguem ter um ajuste de temperatura preciso.

Outra alternativa pra deixar o ferro em "standy-by" enquanto não se está soldando, economizando um pouco de energia, mas um pouco aquecido pra que a retomada não seja demorada é ligar um diodo 1N4007 em série com a resistência do ferro e uma chave liga-desliga em paralelo com o diodo. Ao abrir a chave o diodo entra em ação e somente metade da corrente elétrica vai pra resistência. Ao fechar a chave, ficaria aquecimento normal.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #8 : 07 de Janeiro de 2012, as 15:53:02 »

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pelas respostas pessoal, mas acho que vou me aventurar comprar uma onde eu possa deixar a temperatura dela com 30w, alguem me recomenda uma???
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9

« Responder #9 : 07 de Janeiro de 2012, as 17:15:39 »

eu tenho uma dessa, não tropo por nada
http://www.hikariferramentas.com.br/?p=22631
Visitante
« Responder #10 : 09 de Janeiro de 2012, as 10:31:59 »

Scorpion, ela pega 30w?? porque só acho de 50w pra cima.Obrigado
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #11 : 09 de Janeiro de 2012, as 17:10:52 »

Scorpion, ela pega 30w?? porque só acho de 50w pra cima.Obrigado

A potencia de uma estação de solda vai te dar uma idéia da recuperação da temperatura. Como você ajusta a temperatura que quer trabalhar, ela cobre toda a gama de potências de 0W até a sua potência máxima. Ou seja, pega 30W também.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #12 : 09 de Janeiro de 2012, as 18:14:50 »

Muito obrigado Eduardo, eu comprei aquela que o Scorpion passou o link. Será que vem escrito nela 30,40,50,60w pra eu colocar na potência certa? porque nela está escrito só 60w.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9

« Responder #13 : 09 de Janeiro de 2012, as 20:43:01 »

esta escrito a temperatura que a ponta do ferro vai atingir!

ela tem um led indicando quando a ponta chega na temperatura desejada,

ótima compra! voce não vai se arrepender!
Visitante
« Responder #14 : 09 de Janeiro de 2012, as 21:59:39 »

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Scorpion, fui na sua recomendação. vc monta pedais com ele? qual temperatura vc usa? muito obrigado.
  Imprimir  

Ir para: