Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
27 de Novembro de 2024, as 20:13:46
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
>
Estação de Solda
Páginas:
1
2
3
4
[
1
]
2
3
4
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Estação de Solda (Lida 22826 vezes)
guitar_luthier
Visitante
Estação de Solda
«
:
06 de Janeiro de 2012, as 23:06:25 »
Pessoal, vejo falarem muito em estão de solda. Eu uso um ferro de solda de 30W mas tem horas que esqueço ele ligado ai o consumo de energia vai embora, gostaria de uma opinião de vc´s, qual estão de solda é bom eu comprar? me parece que tem um potenciometro nela que vc ajusta a temperatura que quiser mas em alguns que ví não reparei o consumo de 30w é assim mesmo? outra coisa será que ela tem a ponta fina?obrigado.
Freqüente
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39
Um ao outro ajudou.
Re: Estação de Solda
«
Responder #1 :
07 de Janeiro de 2012, as 00:37:37 »
Monte uma pequena estação de solda
. Ah... e "se liga": pára de esquecer as coisas ligadas
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
chevette77
Visitante
«
Responder #2 :
07 de Janeiro de 2012, as 00:50:22 »
Citação de: guitar_luthier em 06 de Janeiro de 2012, as 23:06:25
Pessoal, vejo falarem muito em estão de solda. Eu uso um ferro de solda de 30W mas tem horas que esqueço ele ligado ai o consumo de energia vai embora, gostaria de uma opinião de vc´s, qual estão de solda é bom eu comprar? me parece que tem um potenciometro nela que vc ajusta a temperatura que quiser mas em alguns que ví não reparei o consumo de 30w é assim mesmo? outra coisa será que ela tem a ponta fina?obrigado.
Ô loco, se tu quer comprar estação de solda por causa do consumo, esquece! Na estação tu ajusta a temperatura e ela tenta manter o que tu ajustou mas, se esquecer ligada vai gastar igual ou mais, dependendo do que tu ajustar no pot.!!!
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #3 :
07 de Janeiro de 2012, as 05:12:19 »
Oi Pessoal
Eu estou usando estação de solda faz uns anos e não quero mais o ferro. A estação gasta menos que o ferro. Como ela mantem a temperatura, se esquecer ligada o consumo é menor que de um ferro esquecido ligado. Mesmo assim, esqueceu ligado vai doer no bolso.
A enorme economia de energia está no fato dela atingir tempertura de solda em 30 segundos. Dá para desligar se for ficar uns minutos sem usar sem se preocupar com o tempo de aquecimento.
Exite a versão digital e analógica. A digital é mais cara e só vai ter vantagem para quem precisa de um controle muito preciso da temperatura. Eu tenho uma analógica.
Vale muito a pena!
Abraços
Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
aron62br
Visitante
«
Responder #4 :
07 de Janeiro de 2012, as 08:00:05 »
Espera ai pessoal, explica uma coisa para o velhinho:
Nunca trabalhei com estação de solda, mas estive namorando algumas, tanto de solda como retrabalho SMD. Mas tinha coisas prioritárias para adquirir.
Afinal, como funciona isso: o esquema indicado pelo ZAS é na realidade como um dimmer com um transformador de isolação, ou seja, atua como um PWM grosseiro, recorta a forma de onde e assim ajusta a tensão eficaz que vai ao ferro de solda. Ou seja, posso fazer de um ferro de solda de 100W (lá o cara limita a 30W) qualquer coisa entre zero e quase a potência nominal. Substituindo o ferro de solda por uma lâmpada incandescente de 25W posso "ver" isso.
Eu pensava que as estações de solda tinham realmente um sensor de temperatura no ferro de solda, e a tensão do mesmo seria controlada por um circuito que interpretaria o sinal desse sensor.
Alguém poderia me elucidar esse ponto?
Saudações
Aron
Visitante
«
Responder #5 :
07 de Janeiro de 2012, as 08:17:28 »
Quando ao esquecimento você pode comprar aquelas tomadas que vem com um temporizador. Por esse motivo que eu utilizo aqui.
Visitante
«
Responder #6 :
07 de Janeiro de 2012, as 08:50:25 »
Meio indo na contramão, devo afirmar que por questões de economia em esquecimento de desligar, não vale a pena qualquer investimento maior que um barbante amarrado no dedo.
Se não, vejamos:
Esse mês paguei R$ 228,35 por uma conta de energia elétrica de 443 kWh, ou seja: R$ 0,5154 por kWh já com impostos, iluminação pública, e outras picaretagens mil do meu Brasil.
Se eu deixar o ferro de 30W (0,030 kW) esquecido por 5 horas ao dia, todos os dias (não há quem faça isso, mas se houvesse), o consumo mensal seria de: 0,030 kW x 5 h/dia x 30 dias x 0,5154 R$/kWh = R$ 4,50 por mês.
Uma hora de ferro de solda de 30W custa: 0,030 x 0,5154 = R$ 0,0154, ou seja, cerca de "um centavo e meio".
No entanto, defendo que se tome alguma providência nesse sentido por outras questões: riscos de acidente, oxidação excessiva da ponta do ferro de solda, superaquecimento do cabo e outras. Já por dinheiro, com um aparelho dessa potência, não acho tão significativo assim.
Saudações
Aron
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #7 :
07 de Janeiro de 2012, as 09:21:24 »
Citação de: aron62br em 07 de Janeiro de 2012, as 08:00:05
Espera ai pessoal, explica uma coisa para o velhinho:
Nunca trabalhei com estação de solda, mas estive namorando algumas, tanto de solda como retrabalho SMD. Mas tinha coisas prioritárias para adquirir.
Afinal, como funciona isso: o esquema indicado pelo ZAS é na realidade como um dimmer com um transformador de isolação, ou seja, atua como um PWM grosseiro, recorta a forma de onde e assim ajusta a tensão eficaz que vai ao ferro de solda. Ou seja, posso fazer de um ferro de solda de 100W (lá o cara limita a 30W) qualquer coisa entre zero e quase a potência nominal. Substituindo o ferro de solda por uma lâmpada incandescente de 25W posso "ver" isso.
Eu pensava que as estações de solda tinham realmente um sensor de temperatura no ferro de solda, e a tensão do mesmo seria controlada por um circuito que interpretaria o sinal desse sensor.
Alguém poderia me elucidar esse ponto?
Saudações
Aron
As estações de solda de "verdade" (tipo Weller) tem um sensor de temperatura na ponta (ou perto) e um circuito de controle ajustável de temperatura. Os mais baratos tem somente o controle de potencia (dimmer) e não conseguem ter um ajuste de temperatura preciso.
Outra alternativa pra deixar o ferro em "standy-by" enquanto não se está soldando, economizando um pouco de energia, mas um pouco aquecido pra que a retomada não seja demorada é ligar um diodo 1N4007 em série com a resistência do ferro e uma chave liga-desliga em paralelo com o diodo. Ao abrir a chave o diodo entra em ação e somente metade da corrente elétrica vai pra resistência. Ao fechar a chave, ficaria aquecimento normal.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guitar_luthier
Visitante
«
Responder #8 :
07 de Janeiro de 2012, as 15:53:02 »
v
a
l
e
w
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
pelas respostas pessoal, mas acho que vou me aventurar comprar uma onde eu possa deixar a temperatura dela com 30w, alguem me recomenda uma???
Handmaker
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9
«
Responder #9 :
07 de Janeiro de 2012, as 17:15:39 »
eu tenho uma dessa, não tropo por nada
http://www.hikariferramentas.com.br/?p=22631
Visitante
«
Responder #10 :
09 de Janeiro de 2012, as 10:31:59 »
Scorpion, ela pega 30w?? porque só acho de 50w pra cima.Obrigado
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #11 :
09 de Janeiro de 2012, as 17:10:52 »
Citação de: guitar_luthier em 09 de Janeiro de 2012, as 10:31:59
Scorpion, ela pega 30w?? porque só acho de 50w pra cima.Obrigado
A potencia de uma estação de solda vai te dar uma idéia da recuperação da temperatura. Como você ajusta a temperatura que quer trabalhar, ela cobre toda a gama de potências de 0W até a sua potência máxima. Ou seja, pega 30W também.
Abraços
Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
guitar_luthier
Visitante
«
Responder #12 :
09 de Janeiro de 2012, as 18:14:50 »
Muito obrigado Eduardo, eu comprei aquela que o Scorpion passou o link. Será que vem escrito nela 30,40,50,60w pra eu colocar na potência certa? porque nela está escrito só 60w.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9
«
Responder #13 :
09 de Janeiro de 2012, as 20:43:01 »
esta escrito a temperatura que a ponta do ferro vai atingir!
ela tem um led indicando quando a ponta chega na temperatura desejada,
ótima compra! voce não vai se arrepender!
Visitante
«
Responder #14 :
09 de Janeiro de 2012, as 21:59:39 »
v
a
l
e
w
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
Scorpion, fui na sua recomendação. vc monta pedais com ele? qual temperatura vc usa? muito obrigado.
1
2
3
4
[
1
]
2
3
4
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...