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Autor Tópico: Alimentar pré valvulado a partir de 9V  (Lida 23795 vezes)
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« Responder #15 : 03 de Janeiro de 2012, as 16:52:40 »

Pode deixar que vou postar sim, para que analisemos...
Daqui a pouco chego em casa e faço o up.

Lembro bem que o circuito é ate simples, usa apenas um op.amp duplo e um 3140, um darlington, mais um transformador comum, e componentes auxiliares (poucos).

O que penso, nao é alimentar esses inversores com baterias, mas sim, usar uma fonte de ate 1A.
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« Responder #16 : 03 de Janeiro de 2012, as 16:53:53 »

Mas as de NiMH tem menor capacidade (175mAh a 300mAh, e daquele jeito ...) e tensão nominal menor, de 7,2V, dessa forma você vai precisar de uma dúzia delas he he he.  
Putz eu vivo recarregando minhas baterias de NiMH porque não duram nada (e são da boas). Teria que ser de lítio mesmo (caras).  
Pra ficar alimentando filamento de válvula, precisa ser um micro reator nuclear ...  
Bom testa aí e depois nos diga quanto dura.
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« Responder #17 : 03 de Janeiro de 2012, as 17:15:28 »

Oi Xformer

Bom, sobre as baterias de NiMH, eu comprei umas "boas" na Santa Efigênia que não duravam nada. Eram da Sony! Depois de um tempo o rótulo começou a soltar. Por baixo tinha um outro rótulo e a bateria era NiCa.

Também existem versões das baterias com 8,4V ou 9,6V, que usam 7 ou 8 células respectivamente. As de 6 células que dão 7,2V são meio furo n'água. Eu prefiro as de 8,4V que duram bem e não dão sobretensão.

Mas entenda bem, ligar filamento de válvula com bateria é mesmo coisa pra gente pancada. Acho legal ter essa possibilidade, mas mesmo que usa pedal transistorizado prefere ligar na força. A grande vantágem que eu vejo será poder usar uma fonte de 12V convensional para tocar este pedal.

Abraços

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« Responder #18 : 03 de Janeiro de 2012, as 17:24:19 »

Uma bateria boa para alimentar filamentop de valvula, seria as de moto ou carro.
Mas o tamanho destas...

Usar estas baterias convencionais de 9V (mesmo alcalinas, NiMH ou NiCA) para alimentar filamento de valvula, eu fico em conformidade com o Eduardo.
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« Responder #19 : 03 de Janeiro de 2012, as 17:33:34 »

Citar
Bom, sobre as baterias de NiMH, eu comprei umas "boas" na Santa Efigênia que não duravam nada. Eram da Sony! Depois de um tempo o rótulo começou a soltar. Por baixo tinha um outro rótulo e a bateria era NiCa.

Vou fugir um pouco do assunto, mas é um pouco relacionado.
Comprar baterias e pilhas recarregáveis precisa tomar muito cuidado mesmo. Tem muita coisa falsificada. As da Sony são as campeãs nisso. Fujam das AA que tiverem marcado capacidade maior do que 2500mAh, provavelmente são de menor capacidade (900mAh ou nada) e são falsificadas. Não é possível colocar mais do que 2500mAh nesse pequeno volume da AA. Quando a esmola é muita, desconfie. Além disso podem vazar, explodir, danificar seu aparelho.  Não adianta achar que o selo holográfico é autêntico, os falsificadores conseguem ele também.  Tem sites só pra explicar como identificar baterias falsas e autênticas.

As minhas "boas" são da Philips (verdes) compradas na Kalunga. Uma droga.  As melhores que tenho são AAA da Duracell. Tenho as AA da Sony, que pesquisei e comprei autênticas e funcionam bem. Tenho também da Panasonic, de menor capacidade, mas honestas.

Também não comprem baterias alcalinas Duracell 9V feitas na China (veja a embalagem). São uma porcaria.
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« Responder #20 : 03 de Janeiro de 2012, as 17:40:03 »

...Fujam das AA que tiverem marcado capacidade maior do que 2500mAh, provavelmente são de menor capacidade (900mAh ou nada) e são falsificadas. Não é possível colocar mais do que 2500mAh nesse pequeno volume da AA.
Imagina entao aquelas de 3000mAh?
As duracel, sao muito ruins, elas estufam ate antes de vencer, e sempre duraram menos que as demais que ja usei.
Ja as Sony, é dificil encontrar originais dela, eu mesmo nunca encontrei.  Cry
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« Responder #21 : 03 de Janeiro de 2012, as 17:44:08 »

As duracel, sao muito ruins, elas estufam ate antes de vencer, e sempre duraram menos que as demais que ja usei...

Eu tive uma duracell que sem ter nada ligado à ela explodiu.  Evil
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« Responder #22 : 03 de Janeiro de 2012, as 17:48:46 »

Para voce ver como sao boas  Cheesy
Tive uma que estufou sem ser usada, estava lacrada na embalagem ainda.
Depois dessa, nunca mais comprei dessa marca.
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« Responder #23 : 07 de Janeiro de 2012, as 20:06:31 »

Quase ia me esquecendo, conforme em alguns posts atras, posto aqui um esquema de um inversor feito para valvulados.
Este inversor foi feito para operar com 6V de entrada, mas nada impede de usar 9V ou 12V.
Este circuito é facil para ser modificado.

Ao inves de postar apenas o esquema eletrico, resolvi postar o artigo na integra, para saberem como é o funcionamento (isso para os iniciantes).

Esquema.
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« Responder #24 : 08 de Janeiro de 2012, as 08:19:19 »

Oi Amorin

Excelente contribuição. O circuito é uma fonte chaveada, porém usa um transformador convencional. Existem alguns problemas conceituais que podem trazer uma redução da eficiência e durabilidade do circuito, mas ele funciona.

O circuito tenta ser um conversor de onda completa, mas tem apenas um transistor no chaveamento. Quer dizer que hora ele opera como forward converter, hora como flyback converter. Falta um diodo de proteção para o TIP121, embora com operação em 6V isso não vá ser um perigo para o componente.

O fato de usar um transformador convencional, limita a máxima frequencia de operação e pode criar uns ruídos estranhos.

Enfim, é um bom começo, mas precisa ainda de certa lapidação.

Abraços

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« Responder #25 : 08 de Janeiro de 2012, as 22:33:28 »

Olá pessoal!

"Fuçando a net encontrei este circuito aqui:




Não sei se ajuda os amigos,mas pareceu-me um ponto de partida.

O link é de um pré-amplificador com uma ATX7 e a ideia foi alimentar com este circuito a partir de baterias.

O site: http://diyaudioprojects.com/Tubes/12AX7_Preamp/

Abraços

Paulo
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« Responder #26 : 09 de Janeiro de 2012, as 07:04:31 »

Oi PMartins

Circuito muito bom! Este é um conversor com funcionamento estável, já que usa um integrado dedicado para chaveamento.

Abraços

Eduardo
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« Responder #27 : 09 de Janeiro de 2012, as 12:08:04 »

Este postado pelo PMartins parece ser bem legal, e facil de fazer
Vou ate procurar um nucleo para fazer este transformador.

O da EPE é simples e possivel ser montado pela grande maioria (para nao dizer todos).
Eu pensaria em mudar algumas coisas:
Alimentar com 9V ou 12V;
Deixar so 1 ajuste de saida;
Melhorar a corrente de saida.

Conforme dito, tem que lapidar esta pedra...
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« Responder #28 : 13 de Janeiro de 2012, as 10:30:35 »

Oi Pessoal

Agora já posso postar este circuito por ter testado o suficiente e conseguido um funcinamento estável e robusto. Eu apresento o Bilé Elétrico!



O circuito usa apenas componentes discretos, fáceis de encontrar. O que pode dar mais trabalho é o MPSA42, que é um transistor para 300V. O 13002 eu tirei de uma lâmpada econômica queimada, assim como os indutores e capacitores. O grosso do que está na placa é sucata que eu peguei de lâmpadas e reatores. Testei vários indutores e qualquer coisa acima de 1mH funciona muito bem. Quanto mais alto o indutor, mais corrente se pode drenar do circuito sem ele perder tensão



Eu montei em placa padrão, porque fica fácil corrigir alguma coisa, mas fica aberto para quem puder fazer um layout melhor.





Aqui está a proba do crime. O Bilé Elétrico sendo alimentado por uma bateria de 9V.



A tensão de saída é estabilizada por um zener de 12,2V. A rede resistiva formada por R4 e R5 multiplica por 20 a tensão do zener. Se for necessário uma tensão diferente, como 200V, basta usar um zener de 10V. Os diodos devem ser do tipo rápido para alta tensão, como o 1N4937. Em alguns pontos podem ser usados os 1N4148, conforme marcado no esquema, mas podem ser trocados pelos 1N4937 sem problemas.

O indutor L2 é feito enrolando-se 10 voltas de fio em torno do núcleo toroidal que vem nas lâmpadas econômicas. Quem quiser usar um tipo comercial de 100uH, fique a vontade.

Nenhum componente do circuito é crítico, mas deve-se ter atenção para a tensão de trabalho dos capaciores. Os C4, C5, C6 e C7 podem ser para baixa tensão, mas os demais devem ser para 400V ou mais.

O circuito opera com qualquer tensão entre 9V e 30V. É uma ótima opção para pedais valvulados.

Os arquivos do Eagle para o projeto estão aqui.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, as 10:33:13 por Eduardo » Registrado

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« Responder #29 : 13 de Janeiro de 2012, as 11:04:35 »

Eduardo, excelente contribuição  Legal!
Vou colocar na lista para montar  Smiley

Qual a corrente que ele fornece?
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