Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 02:30:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alimentar pré valvulado a partir de 9V  (Lida 23328 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« : 02 de Janeiro de 2012, as 23:56:54 »

Seria possivel com esse esquema abaixo alimentar o HT de uma 12AX7 a partir de 9V?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, as 23:59:06 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 03 de Janeiro de 2012, as 00:20:25 »

Teoricamente, se tiver corrente suficiente na saida, sim.
Nao sei se este circuito apresenta uma estabilidade boa para tal finalidade.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 03 de Janeiro de 2012, as 07:01:36 »

Oi Kem

Eu tenho um circuito bem legal montado na protoboard que faz justamente isso. Só não publiquei no fórum porque não consigo fazer-lo oscilar fora da faixa audível. Não gera ruído na saída, mas dá para ouvir o apito que vem do indutor.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 03 de Janeiro de 2012, as 07:27:57 »

Tenta em 400HZ e escuta...  T+
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 03 de Janeiro de 2012, as 07:49:07 »

Oi Patines

O circuito oscila em sua frequência natural, definida pelo indutor e a corrente máxima para dispado do bloqueio que cria o efeito flyback. Está oscilando em 4kHz com um indutor de 1,7mH. Acho que fechado na caixinha não vai dar para ouvir, mas sou meio chato com essas coisas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 03 de Janeiro de 2012, as 11:23:01 »

Já fiz várias vezes com transformadores normais, osciladores que tu chama de acionamento push-pull. usei este tipo de oscilador da figura: multivibrador com transistores.

geralmente é ligado numa bateria e gera uma tensão negativa pra alimentar circuitos com amplificadores operacionais.
Usei sempre 400HZ, em circuitos de instrumentação, que não admitem ruidos em grandes amplitudes.
Não costuma saturar o núcleo.  o acionamento sempre usei com BD alguma coisa com a base ligada entre emissor e GND do circuito aí de cima.  mas sempre foi pouca corrente.

Logo desenho aí o circuito...

T+

-----
PS: tranquilamente dá pra usar a tensão alta... Legal!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #6 : 03 de Janeiro de 2012, as 13:19:23 »

Esse circuito do Patines parece tão simples quanto o que eu postei (que pelo jeito não funciona).
Eduardo, assim que tiver novidades posta ai o circuito.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 03 de Janeiro de 2012, as 13:49:22 »

Oi Kem

Na verdade eu já fiz uma pré-estreia dele aqui. Daí interropi os trabalhos para me dedicar a uma fonte chaveada mais parruda. Vou retoma-lo e postar o esquema assim que tiver um funcionamento decente. Esle está dando 280V. Preciso acertar o sensor de tensão para que dê 250V.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #8 : 03 de Janeiro de 2012, as 14:04:04 »

Eu tinha visto... Muito legal... tomara que você consiga coloca-lo pra funcionar 100%.
Um pedal com 1 12AX7 ou EF184 alimentado só pelos 9V comuns aos pedais e usando um circuito simples assim, sem nem CI, ia ser otimo.
Mas se ele consegue dar 4mA, não consegue alimentar 2 valvulas dessas? Com uns 60% de eficiencia, em 9V iria precisar menos de 200mA, certo? Com uma fonte de 9V 1A daria pra alimentar 2 valvulas (filamentos e HT)... e com folga.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #9 : 03 de Janeiro de 2012, as 14:12:55 »

A idéia é usar duas baterias de 9V para alimentar o treco com 18V. Uso um booster para subir para 250 e um buck para baixar para 6,3. Com isso dá para muita coisa!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 03 de Janeiro de 2012, as 14:21:59 »

A idéia é usar duas baterias de 9V para alimentar o treco com 18V. Uso um booster para subir para 250 e um buck para baixar para 6,3. Com isso dá para muita coisa!

Vocês não estão falando de baterias quadradinhas de 9V né ? (Duracell, Rayovac e outras).  Se for, não vão durar 5min.  A capacidade delas é em média de 100mAh a 150mAh.  Não são nenhum micro reatores nucleares ...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 03 de Janeiro de 2012, as 15:05:12 »

Se for, não vão durar 5min.  A capacidade delas é em média de 100mAh a 150mAh.  Não são nenhum micro reatores nucleares ...

Errado! As recarregáveis de NiCa tem essa capacidade. As alcalinas tem algo como 500mAh, como mostra  esta ficha técinica das baterias energizer. Isso significa que temos 4,5Wh de energia em cada bateria, dando um total de 9Wh

O consumo de um pedal com uma 12AX7 ou uma EF184 é de 2,25W. Como a eficiência dos circuitos propostos gira em torno de 76%, precisamos fornecer 3W. A carga de 3W leva três horas para zerar as baterias. Se você usar baterias de NiCa vai tocar por 36 minutos. Com baterias de NiMH vai conseguir as mesmas 3 horas das alcalinas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #12 : 03 de Janeiro de 2012, as 16:11:19 »

Na verdade eu já fiz uma pré-estreia dele aqui.
Nesse voce reaproveitou praticamente a lampada toda, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Eduardo, corrija se estiver errado.
Este seria um tipo chaveado?

O Ledod e voce esta fazendo um trabalho muito legal nesta area.
Mas parece que tem quem esteja preferindo algo mais simples, que nao seja um sistema chaveado.
Talvez nao pela simplicidade, mas como alternativa.

Tenho o circuito de uma fonte para valvulados, que é alimentado por 6V (poderia tranquilamente usar 9V), é de uma revista.
Assim que chegar em casa vou postar.
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 03 de Janeiro de 2012, as 16:13:28 »

Eduardo, você não viu a segunda curva da página 2 ?  Se você consumir acho que uns 120mA constantes (provavelmente vai  precisar mais do que isso) ela vai durar só 1 hora até cair pra 6V (o que inviabiliza o conversor), se tiver que ficar acima dos 8V não dá mais do que 5 a 15min. A tensão cai muito rapidamente nessas baterias e não tem como colocar muita energia em tão pouco volume (a mais eficiente é a de lítio dos celulares). São feitas pra equipamentos de baixo consumo e que não seja por muito tempo.  Além disso são meio caras pra esse tipo de aplicação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 03 de Janeiro de 2012, as 16:34:20 »

Oi Xformer

A idéia é usar as duas baterias em série, dando 18V. Assim a corrente em cada uma delas vai dar 160mA. Se depois de uma hora cair para 6V, ainda vai dar para alimentar o circuito todo, pois teria 12V das duas em série. A vantagem desses conversores é drenar a fonte até o último pingo. Para que a coisa pare por completo, a carga de cada bateria tem cair abaixo de 3,5V. Se quiser maior durabilidade, é só usar três baterias em série! Quantas mais forem usadas em série, maior será a porcentagem de energia drenada delas. O conversor buck que eu publiquei pode operar com até 36V na entrada, então o limite seria de 4 baterias em série.

Outra coisa, acho que só magnata vai querer usar baterias descartáveis em um pré a válvula! A idéia é usar NiMH ou ligar numa fonte externa de 12V. Também dá para usar 6 pilhas de farolete, mas vai ficar meio ridículo!  Cheesy

Amorin, posta o seu também para a gente ver mais opções. O que eu e o Ledod estamos tentando é encontrar uma forma simples de cair fora do transformador com núcleo de ferro. Depois que você pega a idéia por traz da fonte chaveada, ela é bem simples na verdade. O difícil é manter tudo equilibrado.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, as 16:38:16 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal