Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Novembro de 2024, as 01:49:48

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de 9v em Mini Retifica de 12v da muita diferença?  (Lida 19610 vezes)
jpdiman
Visitante
« : 02 de Janeiro de 2012, as 22:03:07 »

Olá pessoal! Surgiu uma graninha aqui de final de ano e finalmente vou comprar uma mini retífica, vou comprar das alternativas, já que não tenho dinheiro pra uma Dremmel 300 por enquanto, hehe

Achei pra vender a mini retifica sem a fonte por quase metade do preço, e vi que ela tem entrada pra fonte p4, e na imagem da fonte mostra que o centro é negativo, então o que veio à cabeça? Fonte de pedal! Porém, como sabemos, as fontes de pedais tem 9v, e a fonte original da retifica fornece 12v. Gostaria de saber se daria muita diferença usar 9v ao invés de 12v? Pretendo utilizar, por ora, apenas pra furar placa de circuito impresso.

Obrigado e feliz ano novo!

Edit: Esqueci de mencionar, a corrente é compatível, 500mA nas duas fontes!
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, as 22:05:36 por jpdiman » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #1 : 02 de Janeiro de 2012, as 22:33:45 »

Oi Jpdiman

Conforme for o tipo da retífica, talvez nem funcione. Depende de como é feito o controle da velocidade.

Mesmo que seja apenas um liga-desliga simples, motores elétricos são uma carga estranha. Se você ligar um motor para 220V no 127V e tentar usar, ele queima! O motor vai tentar te entregar a potência para qual foi dimensionado, e se esforçará ao máximo para isso. Na falta de tensão, ele vai puxar mais corrente. Mas como o fio do enrolamento é fino, ele aquece e queima.

Enfim, na melhor das hipóteses a fonte vai queimar.

Dica: espere mais um pouco, guarde mais dinheiro e compre uma Dremmel. Vai ser mais durável e útil que as paralelas.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
jpdiman
Visitante
« Responder #2 : 02 de Janeiro de 2012, as 22:42:18 »

Complicou então, tinha quase certeza que ia funcionar, tsc Sad

Uma Dremmel é inviável MESMO por enquanto, vou ter que decidir o que vou fazer, se compro sem fonte mesmo ou se compro um furador de placa convencional (o que é chato é que o furador é quase o mesmo preço da furadeira, hehe).

Pra se ter uma ideia eu tenho 100 reais pra montar um super fuzz, refazer a placa do meu rat, comprar a retifica, verniz pra pci, 3pdt, knob e todo o resto, tá complicado mesmo Cheesy

Será que ninguém aí nunca usou com fonte de pedal não?

Se vale alguma coisa, eu vi que a furadeira funciona com 12-18vcc
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, as 22:49:16 por jpdiman » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #3 : 02 de Janeiro de 2012, as 22:53:09 »

Quando eu era moleque e não tinha grana, furava minhas placas na mão. Compra uma broca de dentista para "baixa rotação" e prende com durepox num corpo de caneta BIC. A broca custa um real, durepox dois e uma caneta BIC você deve ter!

Dica: pode ser uma broca velha. Se tiver um amigo dentista, ele te dá de graça. Mas tem que ser a de baixa rotação. A de alta não serve.

Abraços

Eduardo
jpdiman
Visitante
« Responder #4 : 02 de Janeiro de 2012, as 23:00:46 »

Obrigado por ora, pelo menos já sei que não vale a pena tentar na fonte de 9v, porque já viu se eu queimar ela né Cheesy

Vou ver o que eu faço aqui, talvez pegue um furador convencional mesmo!
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2

« Responder #5 : 02 de Janeiro de 2012, as 23:02:23 »

Olha só, se for a mini retífica que estou pensando (uma mini furadeira de mão, que vem com 3 pinças e 3 "negocinho" tipo esmeril numa caxinha transparente) eu tenho uma dessas, paguei baratinho sem fonte, já usei com 9V 12V 16V, a única coisa que muda é a velocidade mesmo, com 9V funciona tranquilo, mas não vai ter a mesma velocidade e força de 12V, acima de 12V acho que força muito ela, pos isso sempre uso 12V mesmo, já que tenho um transformador atoa mesmo.

Se tiver afim de comprar essa mini retífica pode comprar tranquilo, muito boa para trabalhos leves(furar placas no caso), já até furei caixas de alumínio com ela. Ela é boa, mas os acessórios que vem com ela são ruins, a broca de 1mm que vem é muito ruim, fica cega bem rápido, mas como ela vem os acessórios de afiar a broca então nem me importei, quando finalmente a broca quebrou(furando alumínio entortei ela sem querer) comprei várias no Mercado Livre, e estou usando ela feliz aqui até hoje, ja tenho ela cerca de dois anos.
Visitante
« Responder #6 : 02 de Janeiro de 2012, as 23:30:56 »

sodomyzer

Opa, muito obrigado cara, me ajudou bastante com essa informação. Acredito que estamos falando do mesmo produto mesmo, segue o link da que estou falando:

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_7060_4689_Mini-Furadeira-AD-19-Smart
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #7 : 03 de Janeiro de 2012, as 06:31:47 »

Oi Jpdiman

Esta aí já é projetada para ser ligada em qualquer tensão de 9V a 18V. Então pode usar ser medo. Apenas lembre de ver se a corrente que sua fonte fornece é suficiente para ela!

Abraços

Eduardo
Espanhol
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #8 : 03 de Janeiro de 2012, as 06:40:02 »

Faz uma fonte! Qualquer aparelho velho jogado aí na sua casa tem um trafinho, dois diodos e um capacitor eletrolítco de uns 1000uF. É só usar o mesmo esquema das fontes 9V que tem aqui no site. Legal!
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
DARKSEK
Visitante
« Responder #9 : 03 de Janeiro de 2012, as 08:55:47 »

Como já disseram pode usar tranquilo com 9v, a minha funcionava assim antes de estourar o mandril quando estava furando a parede.
Visitante
« Responder #10 : 03 de Janeiro de 2012, as 10:17:02 »

Po é verdade, no link da Multcomercial tá escrito 9-18vcc!

Vacilo, é que eu tinha visto tantos links em outros sites e tudo mais, e quase todos falavam de 12-18vcc.

Mas que bom que está assim na Mult, se queimar pelo menos eu posso reclamar Cheesy

Obrigado galera!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #11 : 03 de Janeiro de 2012, as 12:52:48 »

cara eu tenho uma e uso com fonte de scanner que diz ter 9v mas fornece uma média de 12v. furade boa mas a broca que vem é ruim. Aconselho comprar uma broca nova e melhor.
Quanto ao produto para pequenos serviços dá de boa.
Em busca do drive perfeito!!!
jpdiman
Visitante
« Responder #12 : 03 de Janeiro de 2012, as 13:13:05 »

Vou comprar a broca sim, só que mais pra frente, vou ver se consigo furar 2 plaquinhas pelo menos com a broca que vem!
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 5

« Responder #13 : 03 de Janeiro de 2012, as 13:15:23 »

Olá pessoal

Aproveitando o tópico, alguem já viu ou tem conhecimento sobre essa retífica? O preço bem convidativo mas será que vale a pena?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209985052-micro-retifica-1700w-maleta-44-pecas-110v-mondial-fmr-01-_JM

Visitante
« Responder #14 : 03 de Janeiro de 2012, as 13:18:49 »

arthurfinotti

Pelo preço desta, não valeria a pena pegar uma Dremmel 300 que é a que maioria aqui usa?

Vi ela por R$169,00 ontem na Peg&Faça de um shopping da região!
  Imprimir  

Ir para: