Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Novembro de 2024, as 07:38:35

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: LCF Meter, o 3 em 1 da bancada (Capacímetro, indutímetro e frequencímetro)  (Lida 28676 vezes)
Scorpion
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9

« Responder #15 : 31 de Dezembro de 2011, as 17:52:05 »

deu uma pesquisada na ML e as peças são baratas, me animou mais ainda, eu nunca programei um PIC estou com muita vontade de tentar!!!

Plautz qual desses displays serve? http://lista.mercadolivre.com.br/display-lcd-16x2-lcd1  é que os terminais estão no outro lado
Visitante
« Responder #16 : 31 de Dezembro de 2011, as 18:26:24 »

Parabéns! Plautz, nota 10 mesmo. Legal!
Visitante
« Responder #17 : 31 de Dezembro de 2011, as 19:08:00 »

Tem mais o menos o valor gasto pra montagem ?

Tiago, desculpa. Não tinha lido sua pergunta.

Não tenho como responder pois comprei apenas os bornes para os plugues banana e o HEF4011BP. O resto tinha em casa.

Mas se fosse dar um chute, e dependendo de onde se comprar o LCD, acredito que algo entre R$ 40,00 e R$ 70,00 dê pra montar.

Nossa! É fácil gravar esses PICs! Achei que precisasse de alguma parafernalha sofisticada! Valeu Zaz e Xformer!

Abraços

Eduardo

Em teoria. Quando começa a dar erro de VPP Target Error, No device detected e correlatos, é de dar raiva.

Tirando essas frescuras, é bem simples mesmo.

O seu já tá guardado.

Gostei do "Deu merda!" Olha!!! Merda não é palavrão!

Eu coloquei essa frase justamente para descontrair. Você há de convir que pegar uma peça pra medir e do nada aparecer a esclarecedora palavra OVERFLOW! na tela dá medo...

A frase que coloquei acho que assusta menos...  Smiley

Plautz qual desses displays serve? http://lista.mercadolivre.com.br/display-lcd-16x2-lcd1  é que os terminais estão no outro lado

Se você for usar algum desses, a única coisa que vai ter que fazer é ligar o LCD por fios, e não por encaixe como eu fiz. Claro, desde que siga a pinagem correta.

Aqui você tem um igualzinho ao que usei. E o preço não está ruim.

Quanto ao PIC, eu tenho alguma meia dúzia aqui em casa. Posso passar já programado e testado se quiser.

Abraços.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277

« Responder #18 : 31 de Dezembro de 2011, as 19:30:58 »

Vou ver um orçamento com o meu amigo Fovb, quem sabe não sai um desse nesse novo ano que está começando!
Scorpion
Handmaker

Obrigado

« Responder #19 : 31 de Dezembro de 2011, as 20:20:12 »

Quanto ao PIC, eu tenho alguma meia dúzia aqui em casa. Posso passar já programado e testado se quiser.

Abraços.

me passa o valor! que eu quero sim!
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #20 : 01 de Janeiro de 2012, as 01:45:44 »

Este LCF é muito bom mesmo.
Eu ja o conhecia, e pretendia postar uma versao modificada dele  aqui  Anjo

MAs o Plautz chegou antes.  Bufando

O importante é que esta o material aqui.
Mais informacoes sobre ele pode ser encontrado aqui.

E parabens ao Mestre Plautz.

xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048

e^(i x pi)+1=0

« Responder #21 : 01 de Janeiro de 2012, as 08:41:57 »

Nossa! É fácil gravar esses PICs! Achei que precisasse de alguma parafernalha sofisticada! Valeu Zaz e Xformer!

Abraços

Eduardo

Em teoria. Quando começa a dar erro de VPP Target Error, No device detected e correlatos, é de dar raiva.

Tirando essas frescuras, é bem simples mesmo.

O seu já tá guardado.

Feliz 2012 a todos !

Eu aconselho a quem quiser começar a gravar PICs que monte o Pablin ou o JDM, que são de baixíssimo custo e com componentes que se acha em qualquer lugar. São simples, mas conseguem gravar os modelos mais comuns e encontráveis nas lojas (e internet).  Sobre o JDM só precisa ter a porta serial (muito rara hoje em dia) com pinos de comunicação que tenham pelo menos uns +10V e -10V  (alguns notebooks só tem +5V e -5V - aí não funciona).   PICs como o 16F84A não dão problema de Vpp, etc.  O 16F628A e mais novos (12Fxxx, 16F8xxx, etc) podem dar problema se gravados pra funcionar com oscilador interno.  Se for com cristal como é o caso do LCF, não dá problema.  Programar e gravar microcontroladores é um novo mundo que se abriu pra nós hobbistas, pois facilita muito a criação de aparelhos, controles, robôs, instrumentos, etc.  Antigamente os projetos nas revistas envolviam dezenas de CIs pra fazer por exemplo um relógio, o que demandava um layout sofisticado e complexo. Hoje com os uCs praticamente tudo fica dentro de um único chip. Cada vez mais poderosos e rápidos, incorporam mais e mais periféricos: contadores e timers, conversores AD e DA, comparadores, geradores de sinais, controladores PWM, capacidades DSP, etc.   E podem ser programados em linguagem assembly ou de alto nível (C, Basic, Pascal) e gráficas. 
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #22 : 01 de Janeiro de 2012, as 16:43:54 »

xformer, de fato os MCUs sao uma grande iniovacao, e nao podemos deixar de lado.
Me lembro quando comecei em eletronica, usava ponte de terminais, e jamais pensava em fazer uma PCB, ate que fiz a primeira...
Nunca pensei em usar CIs, ate que um dia usei... (na epoca eu pensava mais como hobista  Grin Cheesy)

A pouco tempo atras eu queria distancia dos MCUs, hoje eu nao os largo  Cheesy

Sobre gravadores de PIC, recomendo tambem o Mult PIC Programmer, ele aceita varios modelos, incluindo o 16F84A e 16F628A. Tem uma chave para VPP first.

Sobre o projeto aqui, depois de ter lido melhor o PDF, queria explanar 2 coisas.
O cristal de 3,2768 é dificil de encontrar no Brasil, so fora.
Montei com um de 4000, funcionou perfeitamente, apenas usei o recurso de calibracao.

Depois, por um golpe de sorte, em uma sucata encontrei o cristal 3,2768, mas o funcionamento foi igual quando se usa o cristal de 4,000 com calibracao.

A segunda coisa que queria dizer, no PDF diz que o projeto é de maio de 2005, mas originalmente foi de fevereiro de 2004.
NAo sei se foi erro na data, ou se trata de uma atualizacao, ja que os projetos da EPE sempre sai uma atualizacao do source.

Mas continuo a afirmar, este projeto é muito bom.

plautz
Visitante
« Responder #23 : 01 de Janeiro de 2012, as 16:55:19 »

Sobre o projeto aqui, depois de ter lido melhor o PDF, queria explanar 2 coisas.
O cristal de 3,2768 é dificil de encontrar no Brasil, so fora.
Montei com um de 4000, funcionou perfeitamente, apenas usei o recurso de calibracao.

Não é difícil de achar não. Tem um tal de Fovb que tem.

O uso do cristal de 4 MHz não é recomendado (mesmo usando a função de calibração). Veja bem, não é recomendado, mas pode ser usado numa emergência.

Depois, por um golpe de sorte, em uma sucata encontrei o cristal 3,2768, mas o funcionamento foi igual quando se usa o cristal de 4,000 com calibracao.

Testa com um capacitor bem alto (4.700µF) e veja os resultados.

A segunda coisa que queria dizer, no PDF diz que o projeto é de maio de 2005, mas originalmente foi de fevereiro de 2004.
NAo sei se foi erro na data, ou se trata de uma atualizacao, ja que os projetos da EPE sempre sai uma atualizacao do source.

Sinceramente? Foi defecada minha mesmo. Não sei de onde tirei maio de 2005. Acabei de ver no site da revista e é mesmo fevereiro de 2004. Obrigado pela correção. Vou alterar o pdf e re-postar.

Mas continuo a afirmar, este projeto é muito bom.

Ótimo em minha opinião, tanto que estou pensando em fazer um layout alternativo para os LCD's com conexões na parte de cima.

Abraços.

Edit: Arquivo atualizado na primeira mensagem.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2012, as 18:31:32 por Plautz » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #24 : 01 de Janeiro de 2012, as 17:44:12 »

Não é difícil de achar não. Tem um tal de Fovb que tem. (Inclusive é o cristal do FV-1).
Hum! bom saber disso.  Cool
Agora, so preciso saber onde encontrar esse tal de FOVB.  Cheesy

Testa com um capacitor bem alto (4.700µF) e veja os resultados.
De fato, nao testei com capacitores acima de 2200. Esse foi o maior que testei, ate porque um capacitor destes quando esta ruim, ou esta estufado, ou "vazio", ai se percebe pelo peso.

Relaçao a data, pensei que se tratasse de uma das atualizacoes do projeto.
A ultima que tenho é de maio de 2006 (sacou a semelhança do mes? ), onde foi feito uma coreçao (que agora nao lembro direito o que foi), e outra corecao para funcionar direito com 16F628A,  ja que o original era para 628 sem o "A".
Nota: em um forum o pessoal dizia que o codigo nao funcionava com o 16F628A.

Uma modificacao que tenho em mente (eu ate comecei, mas tive que parar por falta de tempo), é em fazer mostrar o valor da frequencia na seguinte forma: Hz, Khz ou Mhz.
E um outra modificacao, seria nao mostrar valor de frequencia quando mede capacitor ou indutor, e apenas mostrar valor de frequencia, quando medir frequencia...
Nao é dificil, mas leva um tempo...

Aproveitando, ja viu um circuito da mesma revista, que mede indutancia e o fator Q?
To pensando em montar esse.
plautz
Visitante
« Responder #25 : 01 de Janeiro de 2012, as 18:26:42 »

De fato, nao testei com capacitores acima de 2200. Esse foi o maior que testei, ate porque um capacitor destes quando esta ruim, ou esta estufado, ou "vazio", ai se percebe pelo peso.

Aqui testei com 3300µF. O resultado no capacímetro ICEL foi 3840µF. Com o projeto o resultado foi de 3.920µF.

Relaçao a data, pensei que se tratasse de uma das atualizacoes do projeto.
A ultima que tenho é de maio de 2006 (sacou a semelhança do mes? ), onde foi feito uma coreçao (que agora nao lembro direito o que foi), e outra corecao para funcionar direito com 16F628A,  ja que o original era para 628 sem o "A".
Nota: em um forum o pessoal dizia que o codigo nao funcionava com o 16F628A.

Isso não é totalmente verdade. Funcionar, funciona, mas os resultados não são lá essas coisas.

Lí um monte de coisas em fórum também e ajudou bastante, principalmente em relação a travamento quando medindo capacitores.

Uma modificacao que tenho em mente (eu ate comecei, mas tive que parar por falta de tempo), é em fazer mostrar o valor da frequencia na seguinte forma: Hz, Khz ou Mhz.
E um outra modificacao, seria nao mostrar valor de frequencia quando mede capacitor ou indutor, e apenas mostrar valor de frequencia, quando medir frequencia...
Nao é dificil, mas leva um tempo...

Meus parcos conhecimentos de programação em asm não me permitem realizar tal façanha...

Aproveitando, ja viu um circuito da mesma revista, que mede indutancia e o fator Q?
To pensando em montar esse.

O que seria o fator Q caro Amorim?

Abraços.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #26 : 01 de Janeiro de 2012, as 19:11:27 »

O que seria o fator Q caro Amorim?
De um modo resumido, nao seria a curva da frequencia? (obvio que nao a curva em si, mas a atuacao)

Meus conhecimentos em assembler tambem nao sao avancados.  Grin
Mas as modificacoes que descrevi nao é algo tao complexo.
A da frequencia eu fiz, funcionou, mas me esqueci de algo, e nao mostrou o valor da capacitancia  Grin

Me baseei em frequencimetros (que usam PIC), que mostram a frequencia na forma como mencionei (escala automatica).
Pegando essa parte da estrutura, fiz no LCF.

Da mesma forma, nao é dificil fazer para indutancia...

O PIC sabe que esta medindo Cap ou Ind, quando recebe 5V em RA4 (chave S2C ), o mesmo seria feito para identificar se for usado para medir apenas frequencia (talvez usando RA3 ja que esta livre).

So me faltou tempo para terminar.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048

e^(i x pi)+1=0

« Responder #27 : 01 de Janeiro de 2012, as 20:53:09 »

Fator Q (qualidade) ou fator de mérito de um indutor é a relação entre a reatância indutiva na frequência de ressonância de um circuito LC e a resistência da bobina do indutor.  Um indutor ideal teria resistência zero o que levaria o fator Q ao infinito de forma que um filtro ressonante (sintonizado) responderia apenas à frequência de ressonância (banda de passagem tendendo a zero), ou seja muito seletivo. Como tem a resistência, a banda de passagem do circuito ressonante fica um pouco mais larga e menos seletiva (filtro LCR), deixando passar sinais próximos à frequência de ressonância. Filtros com Q elevado são importantes nas etapas de sintonia de rádio por exemplo.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #28 : 02 de Janeiro de 2012, as 01:54:10 »

É isso mesmo.  Wink

Tem foruns que discute a atuacao de um indutor em circuito de audio, considerando o fator Q.
Scorpion
Handmaker

Obrigado

« Responder #29 : 02 de Janeiro de 2012, as 09:09:49 »

no desenho da placa esta o indutor e capacitores de 10nf, na foto tem um display de segmentos, é alguma adaptação?
  Imprimir  

Ir para: