Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Novembro de 2024, as 07:23:00

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: LCF Meter, o 3 em 1 da bancada (Capacímetro, indutímetro e frequencímetro)  (Lida 28657 vezes)
plautz
Visitante
« : 31 de Dezembro de 2011, as 14:39:25 »

Senhores,

Aqui está o projeto de um instrumento muito útil para nós: capacímetro, indutímetro e frequencímetro.

O projeto se mostrou estável e confiável, tendo resultados excelentes para um projeto montado em casa.

Os resultados das medições de capacitores foram comparados com um capacímetro comercial da ICEL (modelo CD-300A) e as diferenças foram mínimas.

Quem for montar deve se lembrar de programar o PIC ANTES de colocá-lo no circuito, senão nada funciona.

Conforme descrito no texto, a precisão dos resultados dependem diretamente da qualidade e precisão das peças usadas. As peças críticas são:

Capacitores C5A, C5B, C6A e C6B (todos de 10nF).

Resistores R3 (10k - 1%) e R4 (1K - 1%).

Ainda, o CI oscilador (HEF4011BP) não deve ser trocado por de outro fabricante. Em testes realizados com CI fabricado pela Texas os resultados foram os mais estapafúrdios possíveis (ex.: capacitor de 1000µF com resultado de 1800µF).

No mais, é um excelente projeto para quem, como nós, não pára de mexer com essas pecinhas de fazer doido.

Abaixo está um pequeno vídeo que fiz demonstrando o funcionamento do projeto.

Um forte abraço e um excelente 2012.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2012, as 18:14:05 por Plautz » Registrado
tiagojoy
Handmaker

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277

« Responder #1 : 31 de Dezembro de 2011, as 14:47:39 »

Meu caro Plautz, acabei de ver o video e você ou vocês que desenvolveram estão de Parabens!!

Resolveu presenter bem esse fim de ano eim?

Fique até com vontade de montar ele!!

Desculpe a minha ignorancia mais como seria programar o pic ..?

Parabens novamente!!
 Bravo
filhipi
Visitante
« Responder #2 : 31 de Dezembro de 2011, as 14:56:30 »

Excelente projeto, Plautz. Ha um tempo atrás comprei os componentes para seu capacimetro. No caso, o PIC16F84A-20/P usado naquele projeto não serve para este?
Visitante
« Responder #3 : 31 de Dezembro de 2011, as 14:56:58 »

Smiley

Não desenvolvi (ou desenvolvemos) nada.

O projeto saiu na edição de maio de 2005 da revista Everyday Practical Electronics. Eu só fiz o layout e traduzi o código fonte.

O PIC se parece com um circuito integrado comum, mas na verdade é um microcontrolador programável.

Se você comprar um PIC, muito provavelmente ele estará em branco.

Então se faz necessário você pegar o código (LCFMet790.hex) e gravar no PIC usando um hardware específico. No meu caso clonei um PICKit 2.

Encaixo o PIC no soquete ZIF, abro o software de programação (da fabricante do PIC) e mando gravar o PIC.

Mal comparando, é como se o PIC fosse um CD-RW e o código (LCFMet790.hex) os arquivos que você quer botar no CD.

Deu pra entender ou compliquei muito?

Abração.

Excelente projeto, Plautz. Ha um tempo atrás comprei os componentes para seu capacimetro. No caso, o PIC16F84A-20/P usado naquele projeto não serve para este?

Não. São totalmente diferentes.

Aquele projeto é apenas capacímetro. Este também é indutímetro e frequencímetro.

Abraços.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277

« Responder #4 : 31 de Dezembro de 2011, as 14:59:04 »

Smiley

Não desenvolvi (ou desenvolvemos) nada.

O projeto saiu na edição de maio de 2005 da revista Everyday Practical Electronics. Eu só fiz o layout e traduzi o código fonte.

O PIC se parece com um circuito integrado comum, mas na verdade é um microcontrolador programável.

Se você comprar um PIC, muito provavelmente ele estará em branco.

Então se faz necessário você pegar o código (LCFMet790.hex) e gravar no PIC usando um hardware específico. No meu caso clonei um PICKit 2.

Encaixo o PIC no soquete ZIF, abro o software de programação (da fabricante do PIC) e mando gravar o PIC.

Mal comparando, é como se o PIC fosse um CD-RW e o código (LCFMet790.hex) os arquivos que você quer botar no CD.

Deu pra entender ou compliquei muito?

Abração.

Não. São totalmente diferentes.

Aquele projeto é apenas capacímetro. Este também é indutímetro e frequencímetro.

Abraços.

A entendi!

Tem mais o menos o valor gasto pra montagem ?
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, as 15:08:22 por tiagojoy » Registrado

Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #5 : 31 de Dezembro de 2011, as 15:31:48 »

Oi Plautz

Deu para perceber que a parte de indutância é sempre a mais problemática. Você fez medições com indutores maiores, tipo 1mH a 10mH?

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Chris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

Shut Up 'n Play Yer Guitar!

« Responder #6 : 31 de Dezembro de 2011, as 15:55:09 »

Bravo Palmas Palmas
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
plautz
Visitante
« Responder #7 : 31 de Dezembro de 2011, as 15:57:32 »

Oi Plautz

Deu para perceber que a parte de indutância é sempre a mais problemática. Você fez medições com indutores maiores, tipo 1mH a 10mH?

Abraços

Eduardo

O que percebi, nesse projeto, foi justamente o contrário. A parte de indutância foi a mais tranquila. Só ajustei o trimpot e o circuito ficou pronto para uso.

Estou medindo agora o indutor que tirei da lâmpada econômica queimada. A marcação dele é 4.7mH. O resultado mostrado é 4.615940mH.

Abração.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #8 : 31 de Dezembro de 2011, as 16:19:32 »

Que Beleza! No video dá a impressão contrária. Você grava um PIC para mim?
plautz
Visitante
« Responder #9 : 31 de Dezembro de 2011, as 16:20:40 »

Que Beleza! No video dá a impressão contrária. Você grava um PIC para mim?

Já tá gravado!

Quando o Haroldo puder trazer o indutímetro comercial dele vou bater os resultados como fiz com capacitores e postar aqui.

Só corra atrás do cristal que é chatinho também de achar.

Abraços.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39

Um ao outro ajudou.

« Responder #10 : 31 de Dezembro de 2011, as 16:26:04 »

Aqui tem o Programador PIC Pablin IIbastante usado e fácil de montar. O programa IC-Prog pra instalar no PC e abrir o arquivo LCFmet790.HEX que será gravado no PIC é bem conhecido.
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048

e^(i x pi)+1=0

« Responder #11 : 31 de Dezembro de 2011, as 16:50:51 »

Aqui tem o Programador PIC Pablin IIbastante usado e fácil de montar. O programa IC-Prog pra instalar no PC e abrir o arquivo LCFmet790.HEX que será gravado no PIC é bem conhecido.

Além do ICPROG eu sugiro também o WINPIC800 que tem algumas vantagens (tem controle do Vpp antes do Vdd - pra PICs gravados com oscilador interno).  Programador mais simples é o JDM (2 transistores BC548, 2 zeners 5V1 e 8V2, capacitores, diodos 1N4148) mas precisa de uma porta serial de PC desktop (alguns notebooks nao servem).   Mas programador bom de PIC é o PICKIT2 e seus clones.
http://www.winpic800.com/
http://letsmakerobots.com/node/1435
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Scorpion
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9

« Responder #12 : 31 de Dezembro de 2011, as 17:27:51 »

parabens!! denovo!! parabens,

é justo o que estou precisando aqui!!! Palmas

será que poderia ser vendido os componentes mais criticos como o pic gravado e coisinhas amais Sad heim!!
diz que sim!!

e parabens denovo!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #13 : 31 de Dezembro de 2011, as 17:29:43 »

Nossa! É fácil gravar esses PICs! Achei que precisasse de alguma parafernalha sofisticada! Valeu Zaz e Xformer!

Abraços

Eduardo
rafammbass
Visitante
« Responder #14 : 31 de Dezembro de 2011, as 17:45:47 »

Gostei do "Deu merda!" Olha!!! Merda não é palavrão! palavrão não pode! Leia as regras.!

-----
Se eu não tivesse um multímetro que faz tudo isso, eu montaria um!
Programar o PIC seria meio difícil pra mim... O mais perto que eu cheguei de programar algum chip foi um 27C040, pra desbloquear um DVD player gringo! Mas acho que o 27C040 é EPROM, xi, pior ainda...
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, as 17:47:28 por rafammbass » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: