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Autor Tópico: Chave redutora de potencia  (Lida 21577 vezes)
kem
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« Responder #30 : 04 de Janeiro de 2012, as 17:16:14 »

designermx2...
Quem falou que esses itens que você citou ja não estão programados.
Só não sei das entradas HI- e LOW, mas o resto ta... Mesmo essas entradas não estão descartadas. Mas um power (e um pré) "bacana" é o minimo que um ampli deve ter...
O problema é que esse redutor de potencia virou moda. Ja conversei com alguns conhecidos que tocam e quase todos citaram isso como fundamental.
Exagero??? Claro... muitos deles mesmo que comprem um ampli com esse recurso nunca vão usa-los. Mas querem saber que tem esse recurso la, a espera de que, quem sabe um dia, precisem dele.
Eduardo, o problema de só baixar o volume é que abafa o som... Tá, é só colocar um controle de brilho, mas não é a maldita chave.
A ideia do xformer é boa... é praticamente um controle de volume fixo em 10%, da pra contornar o problema da perda de agudos ja na chave e pode ser usado sem desligar o ampli.
Mas queria sua opinião sobre passar pra modo triodo... você acha loucura ou viavel?
[]s.

Ps. Em vez de discutirmos se é necessario ou não (não é, mas o publico quer), que tal discutirmos qual a melhor e mais pratica opção???
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designermx2
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« Responder #31 : 04 de Janeiro de 2012, as 17:53:15 »

Comercialmente falando acho que você poderia montar uma versão com umas opções a menos com uns 50w e depois lançar a "topada" com uns 200w. Mas se quer assim, vamos ver então.

Existe aqui no forum um projeto já com placa e tudo que o Eduardo me ajudou a um tempo (na verdade ele que construiu no eagle porque eu errei um monte de coisas) e nela tem uma EF86 com a chave em modo triodo/pentodo e se não me engano, na busca procura por módulos. Quanto a um controle fixo, verifica a resistência do potenciômetro, coloca uma chave que faz um resistor ficar fechando ele em 10% (ou o quanto pretende baixar) e abrindo o pot da placa. Assim ele não fica em paralelo ficando com o valor mais alto. Acho que essa seria uma forma bem simples de resolver esse problema. Uma alavanca pequena 3pdt de uns 3 reais (estou chutando o preço) acho que dá para fazer isso.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2012, as 09:09:43 por designermx2 » Registrado
kem
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« Responder #32 : 04 de Janeiro de 2012, as 20:18:40 »

Sim, essa opção é facil, não tem segredo.
Passar pra modo triodo também parece que não, mas queria a opinião de Eduardo... E outras se alguém tiver.
Talvez baixar o BIAS sem baixar a voltagem, mas duvido que de muita diferença.
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« Responder #33 : 05 de Janeiro de 2012, as 08:25:54 »

O Vox Night Train tem uma chave que alterna entre tríodo e pêntodo. Tenho o esquema em algum lugar!
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Eduardo
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« Responder #34 : 05 de Janeiro de 2012, as 17:21:33 »

Eduardo, o problema de só baixar o volume é que abafa o som... []s.

Se o controle for mal dimensionado, abafa mesmo! O potenciometro tem que ser dimensionado para que o filtro passa-baixas que ele forma com a capacitância de entrada da válvula fique acima dos 20kHz. O problema é que pouca gente sabe calcular isso e acaba botando potenciômetro de 1M em tudo que vê pela frente.

Abraços

Eduardo
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« Responder #35 : 13 de Março de 2014, as 07:57:48 »

Beleza, pessoal!

Qual seria o tipo dessa chave pêntodo/triodo, on-off-on    ou  seria  on-on?  Se houver a resposta em outro tópico, favor indicar o link ( procurei mas não encontrei )

Valeu,

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« Responder #36 : 13 de Março de 2014, as 09:03:57 »

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6264.0
Tem um outro link e o esquema na primeira mensagem e outras informações ao longo do tópico.
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« Responder #37 : 13 de Março de 2014, as 11:16:23 »

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6264.0
Tem um outro link e o esquema na primeira mensagem e outras informações ao longo do tópico.

Certo, mas não é isso que eu preciso saber. Vou esclarecer: tenho duas chaves aqui comigo; uma dela é "on - on" e a outra é; on - off - on. Qual delas utilizo, pois ambas têm 6 contatos, mas imagino que internamente elas sejam diferentes. A propósito, o projeto que sigo é o da Ceriatone 2550 que é diferente desse. E agora?
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« Responder #38 : 13 de Março de 2014, as 11:51:44 »

Lê o tópico inteiro que vai encontrar a resposta.
« Última modificação: 13 de Março de 2014, as 11:55:10 por Electric Effects » Registrado
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« Responder #39 : 17 de Março de 2014, as 12:51:55 »

Esse tópico me fez lembrar de um fato curioso. Sábado eu e um amigo estávamos mexendo no clone do sl60 que ele fez. O timbre tava muito bom (mesmo com vários ruídos) mas a potência tava muito baixa.
Desconfiamos do soquete da inversora, pois ao medir as tensões nos pinos 3 e 6 estava dando em torno de 350 e 180 respectivamente. Ao remover o soquete ele percebeu que um dos fios do filamento não estava soldado no soquete... Foi só soldar e  a tesão passou a ficar perto dos 180V nos dois pinos. E ao ligar o amp, a potência apareceu.
Até brincamos que pra reduzir a potência, bastava botar uma chave e desligar um dos filamentos da inversora. Mas no caso do sl60 nem precisa pois o timbre fica bom em baixo volume.

No mesmo dia mexemos no meu jcm 800 que estava com uns probleminhas. Com o master baixo, o timbre ficava ruim, mas era só aumentar e ficava muito bom...

Na minha opinião, o pessoal que tem problema com altos volumes, pode optar por amps que saturam no pré *(como é o caso do soldano sl60) e fazer o que o Eduardo sugeriu: regular o volume no pot de master.

Obs.: eu falei que o sl60 satura no pré porque no amp desse meu amigo é o que está acontecendo: mesmo com o master baixo, o timbre fica muito bom. Agora se isso foi um acidente de construção.... hehe
« Última modificação: 22 de Março de 2014, as 11:51:00 por Eduardo » Registrado
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« Responder #40 : 17 de Março de 2014, as 13:56:27 »


......
Obs.: eu falei que o sl60 satura no pré p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) no amp desse meu amigo é o q está acontecendo: mesmo com o master baixo, o timbre fica muito bom. Agora se isso foi um acidente de construção.... hehe

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« Responder #41 : 30 de Março de 2014, as 11:29:19 »

Será que não é uma prática perigosa essa de desligar o filamento ?
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« Responder #42 : 30 de Março de 2014, as 11:37:27 »

boss,

como falei, foi um "acidente" e o comentário não passou de uma brincadeira.
Mas que a potência ficou muito reduzida, ficou. E que depois de corrigido o problema, ficou normal.
Agora não faço a mínima ideia do motivo de um dos filamentos da inversora estar desligado ter provocado essa queda absurda de potência. Grin
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« Responder #43 : 30 de Março de 2014, as 13:30:57 »

boss,

como falei, foi um "acidente" e o comentário não passou de uma brincadeira.
Mas que a potência ficou muito reduzida, ficou. E que depois de corrigido o problema, ficou normal.
Agora não faço a mínima ideia do motivo de um dos filamentos da inversora estar desligado ter provocado essa queda absurda de potência. Grin

Se o filamento estiver desligado da alimentação, ele não esquenta, portanto não esquenta o catodo que é de onde se desprendem os elétrons que vão em direção à placa (anodo). Se o catodo fica frio, muito poucos elétrons pulam para a placa, de forma que a corrente elétrica será bem fraquinha.  O aquecimento do catodo permite uma movimentação muito maior de elétrons e portanto da corrente que flui pelas válvulas.
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« Responder #44 : 30 de Março de 2014, as 21:25:38 »

Que era limitação na passagem de corrente devido ao não aquecimento, eu já desconfiava...

Eu achava que a inversora mandava a fase pra uma válvula de saída e a contra fase pra outra válvula e, se uma delas não estava indo, era pro som sair "pela metade"
Mas o som estava muito bom, porém baixo.
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