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Autor Tópico: Chave redutora de potencia  (Lida 21536 vezes)
kem
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« Responder #15 : 30 de Dezembro de 2011, as 19:15:45 »

rafammbass, tem toda razão. Até eu que criei o topico esqueci o assunto principal.
O que acham? renomeio esse aqui e crio outro pra falar de "Chave redutora de potencia" ou continuamos aqui?
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Eduardo
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« Responder #16 : 30 de Dezembro de 2011, as 19:25:35 »

Oi Kem

Acho que pode continuar aqui. Faz parte da discussão a necessidade de tal item assim com o item em si.

O Rafambass tem razão quanto ao crediário. Uma razão para o fracasso do Baby Wonder foi sem dúvida o acabamento que não teve apelo comercial. Mas creio que o preço foi um impecilho ainda maior. Na época eu não tinha como parcelar em 12 vezes, coisa que faço hoje em quase todas as vendas. Se na época eu tivesse capital para financiar a venda, a história poderia ter sido diferente.

Neste ponto, em lugar de colocar muitos controles, seria comercialmente mais interessante fazer um amplificador mais "direto ao ponto", ter um preço convidativo e parcelamento em 12 vezes no cartão.

Abraços

Eduardo
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kem
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« Responder #17 : 30 de Dezembro de 2011, as 19:54:10 »

Bom, então voltando ao assunto... Eduardo, se você fosse fazer uma chave dessas a mais simples e eficaz possivel. Que metodo usaria???
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« Responder #18 : 30 de Dezembro de 2011, as 20:07:11 »

Eu reduziria a tensão da grade auxiliar. Mas qualquer coisa que você mexa no estágio de potência vai alterar a impedância de saída.
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« Responder #19 : 30 de Dezembro de 2011, as 21:09:04 »

Amorin... eu não discordei do Eduardo... Muito pelo contrario.
Acho (acho não, tenho certeza) que a principal caracteristica que um ampliicador deve apresentar é a qualidade. ...
Nao interpretei que tivesse discordado do Eduardo, eu que sou de acordo com o que ele disse a respeito...

Concordo, e penso que é fundamental a qualidade, mas nem por isso desprezo os adicionais que possa  vir aconpanhados.
Eles podem ser uteis, como no caso que citei dos loops...

Vamos seguir em frente, e buscar solucoes. 
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fovb
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« Responder #20 : 03 de Janeiro de 2012, as 11:34:02 »

Na linha das chaves redutoras de potência, estou com um VOX AC4TV aqui comigo e ele vem de fábrica com a chave para 1/4W, 1W e 4W; é beeeeemmmm legal.

Vou desmontá-lo mais tardar no sábado e posto as fotos dele aqui Smiley

abraços
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« Responder #21 : 03 de Janeiro de 2012, as 12:10:04 »

Grande Fernando!

Quero mesmo ver como esses caras resolveram o problema da mudança de impedância.

Abraços

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« Responder #22 : 03 de Janeiro de 2012, as 20:44:46 »

Desculpa me meter, mas vocês já viram o esquema de redução de potência do Orange Tiny Terror? Neste amp pode-se selecionar 7W ou 15W.

O transformador da fonte tem dois secundários de AT (na verdade, um secundário com derivação), com tensões  275 e 190V , comutados pela chave de seleção de potência. Quando se seleciona a potência mais baixa, o circuito todo (incluindo o pré) é alimentado com tensão menor, fazendo com que a potência de saída caia para pouco menos de 50%, apesar da variação de tensão ser de apenas 30%.

Funciona, mas... Considerando que nossos ouvidos são logarítimicos, para ter sensação de metade de volume a potência precisaria ser reduzida para 10%...

No caso do Tiny Terror (que eu possuo), a redução de 50% da potência quase não faz diferença no volume, em compensação o som parece meio sem graça, sem "sustança". E soa bem comprimido também.

Há sugestões de modificações na web, para trocar a chave seletora de potência, originalmente uma SPDT, por uma DPDT, usando o segundo setor dela para cambiar o resistor de catodo das válvulas de potência para um valor mais adequado à tensão/potência mais baixa. Já fiz essa mod no meu amp, e a qualidade sonora mudou pouco. Menos comprimido, talvez, mas nenhum milagre.
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« Responder #23 : 03 de Janeiro de 2012, as 21:07:14 »

Oi Pessoal

Para mudar a potência de saída como manda o figurino seria necessário chavear a tensão de placa, grades, bias e impedância do transformador de saída. Para conseguir tudo isso, deveria haver derivações nos transformadores de força e de saída. A chave teria de ser de uns 6 polos por duas posições.

Abraços

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« Responder #24 : 03 de Janeiro de 2012, as 22:50:11 »

 Vou me meter também!

 Os engenheiros que projetaram estavam bem folgados ao fazer apenas uma chave que muda a tensão geral do amplificador... Muda toda a polarização das valvulas de pré e de power! Saem todas do ponto de trabalho especificado, e o mundo inteiro (tirando nosso amigo aqui do fórum que fez a modificação) acha isso maravilhoso! Alguns devem dizer que o som é de outro mundo quando se diminui a potência, com milhões de argumentos a favor...

 E viva ao marketing da chavinha haha

Um abraço

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kem
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« Responder #25 : 03 de Janeiro de 2012, as 23:02:25 »

E passar pra modo triodo?
Me parece um modo mais facil
Tava dando uma fuçada no site da Blackstar (dissidentes da Marshall) e eles usam isso.
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raphaelfmf
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« Responder #26 : 03 de Janeiro de 2012, as 23:46:00 »

Eu acho essas chaves bem úteis. É muito mais em conta comprar um amp grande que faça as 2 coisas que comprar 2 para cada coisa. Eu poderia usar uma potência bem menor para tocar em casa e full power para show ou qualquer coisa do tipo. Isso é ótimo. "Necessidades" são criadas a cada dia, mas tem hora que elas fazem sentido. Conversando com um amigo que tem um Mark V ele disse que só tem usado no "10W", e diz que ainda sim é muito alto, imagina se ele tivesse que ficar preso aos 90W originais.
Por isso eu me interessei, lá no outro tópico, pela solução da Mesa Boogie, que faz uma coisa que eu não sei o que é, nem sei explicar, mas que funciona, de certa forma.
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Finck
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« Responder #27 : 04 de Janeiro de 2012, as 05:57:23 »

Para mudar a potência de saída como manda o figurino seria necessário chavear a tensão de placa, grades, bias e impedância do transformador de saída. Para conseguir tudo isso, deveria haver derivações nos transformadores de força e de saída. A chave teria de ser de uns 6 polos por duas posições.

Ou usar um ou mais relés, acionados por uma chavinha no painel...

Concordo que uma solução definitiva (e tecnicamente adequada) é sempre a melhor. Mas para atender ao consumidor menos esclarecido, será que vale realmente a pena o acréscimo de custo? É uma triste realidade da vida que o mundo é escravo do marketing. Por mais que isso me doa, como profissional sério (apesar de não ser da área de eletrônica), tenho que reconhecer que nadar contra a maré do marketing é extremamente difícil. Já tive minha fase do idealismo, de querer ensinar as pessoas a pensar, mas hoje me conformo com o fato de que o consumidor sempre vai acreditar em mentiras bem contadas. Embora hoje o acesso à informação seja fácil, poucos sabem interpretá-la...

No caso do Kem, a alternativa "séria" poderia ser fornecida como um "opcional", ou "premium edition". Assim, quem realmente sabe como as coisas funcionam (convenhamos, são poucos) e está disposto a desembolsar um adicional, tem sua chance. Os demais vão se conformar, podem ter certeza.
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« Responder #28 : 04 de Janeiro de 2012, as 06:12:27 »

Oi Pessoal

A chave de redução de potência mais adequada, barata e fácil de empregar chama-se "controle de volume"!

Gente! Por favor! Não entendo porque complicar tanto a coisa. Se o objetivo é diminuir a potência de saída, é só baixar o volume! Qualquer outra coisa que se faça irá alterar o timbre do aparelho.

Estou vendo o pessoal defender a coisa com dois argumentos separados.

a- É útil porque dá para tocar em casa com 10W e no show com 90W.

b- Ele satura antes no modo de menos potência, e se comporta como um amp pequeno.

Sobre o argumento A, o timbre vai mudar. É como ensaiar com um amp e ir tocar com outro. Neste caso é melhor ter dois. Ao menos você não quebra as costas para mover seu amp de ensáio.

Sobre o argumento B, o tibre é completamente diferente. Um amp pequeno tem curvas diferentes de uma válvula grande. Colocar gasolina num caminhão não faz ele virar um carro. Se o objetivo é o timbre, então é melhor ter dois amplificadores, um para cada coisa.

Mas se você não quer ter dois porque não tem espaço para guardar, peque seu Marshall ou Fender de 100W, coloque o volume master no mínimo e abra o ganho no máximo. Vai soar mais parecido com um amp pequeno do que aquilo que se pode obter com as tais chaves.

Abraços

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designermx2
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« Responder #29 : 04 de Janeiro de 2012, as 11:15:41 »

Pessoal, não sou a pessoa técnica qualificada para explicar certas coisas, mas isso eu vi em um erro meu no projeto do Angela Super Single Ended, então vamos lá:

Eu estava montando um amp que nem procurei saber da garantia e certificação dele, se era bom, se não era, riscos e etc. Montei e me lasquei. Gastei dinheiro com transformador, com chaves spdt, dpdt, 3pdt, potenciômetros e chassis. O chassis tinha tanto buraco que quando fomos consertando as coisas e tirando o que não prestava ficou sobrando buraco. Em um deles, Peguei um redutor de potência. Eduardo me deu uma solução relativamente simples que era um resistor na etapa que vai do pré para o power. Coloquei isso por dois motivos, o primeiro para tapar buraco e o segundo porque poderia saturar o amp sem acordar os vizinhos e não conseguir conversar dentro de casa.

O Amp ficou com som bom e tal, mas não era um Amp de verdade ainda. Fiquei encucado porque tinha um amp grande com baixa potência e que rendia menos do que um Champ. Como não gosto de fazer as coisas e ficar com elas me incomodando, resolvi refazer o projeto. Desmontei tudo, aproveitei algumas coisas como soquetes, alguns capacitores, potenciômetros e depois refiz todo o resto. Montei o mais simples possível e sabem o porque?

Acabei percebendo algumas coisas:

- O amp ocupava mais espaço do que tinha potência;
- Circuito muito grande (minha casa com rede elétrica gera problema de ruídos)
- Muitos fios passando e gerando ruídos
- Muita coisa que eu não utilizava direto (usava pedais e pedaleira, quase nunca colocava a guitar direto no amp).
- Som alterado sempre com essas benditas chaves.

No amp mais simples, acabei colocando apenas volume e tom, controlo a distorção nos pedais e volume da guitarra(dinâmica) e depois chego num resultado comum.

Concordo com os dois nesse caso (sou designer e trabalho num departamento de marketing de uma grande instituição aqui no estado , uma das cinco maiores). Concordo com o Eduardo por perceber isso em toda a minha vida e principalmente pela última experiência.

Daí vem minha sugestão:

Por que não colocar um amplificador com recursos mais úteis:

Uma entrada de linha alta e uma baixa (in-hi e in-low);
Uma distorção valvulada legal com footswitch(tem vários projetos ai);
Um loop de efeitos;
Um reverb de mola;
Um power bacana;

Seria nessa ordem mesmo.

Se a pessoa quisesse, ligaria a guitarra no in e esquece da vida e usa seus pedais.
Se quiser usar tanto a distorção quanto o reverb, a guitarra passaria pelo pré, seria equalizada, teria uma distorção, chegaria ao loop onde ele teria inclusive suas distorções (não modificaria a ordem dist>filtros,etc), Reverb de qualidade e depois era amplificado.

Junta isso tudo a um excelente acabamento e quem sabe até dois canais independentes para dois guitarristas tocarem juntos na mesma caixa com dois falantes independentes(isso eu usaria bastante porque o outro guitarrista da banda não tem cubo próprio).

Um marketing legal para isso seria colocar vídeos no youtube com essas possibilidades, Utilize falantes bons, coloque frente cortada em CNC e com iluminação dos parâmetros por dentro (isso pode ser feito com vinil para baratear e uma frente de acrílico fino. O vinil preto quando desligado fica tudo escuro e quando liga, apenas os nomes , númer ficam da cor do led... e por ai vai... idéias são muitas, basta criar um post específico pra isso e agente pode viajar bem. Não precisa mexer diretamente nos circuitos para ter diferencial... idéias simples podem fazer dele um amp com um monte de diferenciais. Não precisam mexer muito e deixar a qualidade do circuito duvidosa não. Escuta o Eduardo que ele sabe o que fala e tem mais experiência do que muitos de nós juntos.
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