Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 12:25:58

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Chave redutora de potencia  (Lida 21530 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« : 30 de Dezembro de 2011, as 00:00:25 »

Em varios amplificadores atuais vem uma chave para diminuir a pontencia, normalmente quase pela metade.
Qual a melhor opção para fazer isso?
Baixar voltagem do HT? Mudar para modo triodo? Mudar o BIAS?
A pior imagino ser colocar um resistor em serie com o falante...
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2011, as 00:01:57 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #1 : 30 de Dezembro de 2011, as 00:29:43 »

Nao sou uma pessoa muito entendida de valvulados.
Quem poderia explicar legal isso, seria o Eduardo.

Mas me lembro de um topico que alguem expos algo similar, nao lembro exatamente o que, mas lembro que o Eduardo disse que se uma das chaves falhar a valvula fritava...

Em minha opiniao, seria mais seguro baixar o HT, como sao feito nos amps da Fender, ja viu como é?
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #2 : 30 de Dezembro de 2011, as 00:33:47 »

Nao sou uma pessoa muito entendida de valvulados.
Quem poderia explicar legal isso, seria o Eduardo.

Mas me lembro de um topico que alguem expos algo similar, nao lembro exatamente o que, mas lembro que o Eduardo disse que se uma das chaves falhar a valvula fritava...

Em minha opiniao, seria mais seguro baixar o HT, como sao feito nos amps da Fender, ja viu como é?
Eu ACHO que as melhores opções são baixar o HT ou mudar para modo triodo.
Para baixar o HT, acho que tem 2 jeitos. Uma tomada no transformador de força com uma voltagem mais baixa ou um resistor antes ou depois da retificação (acho melhor antes).
O modo triodo seria apenas uma chave dupla.
Será que essas alterações podem ser feitas com o ampli ligado?
Não vi como fazem na Fender... Você tem algum link?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #3 : 30 de Dezembro de 2011, as 00:46:12 »

Upei 2 esquemas para ter uma referencia.
O Twin Pro  este a fonte esta na pagina 2.
E o 94 Twin.

Estava procurando o topico que falava o que eu disse no post anterior, aqui esta ele.
De uma olhada em alguns post anteriores para entender melhor.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #4 : 30 de Dezembro de 2011, as 01:09:15 »

Upei 2 esquemas para ter uma referencia.
O Twin Pro  este a fonte esta na pagina 2.
E o 94 Twin.

Estava procurando o topico que falava o que eu disse no post anterior, aqui esta ele.
De uma olhada em alguns post anteriores para entender melhor.
Hummm... no squema da Fender eles baixam a tensão negativa pro BIAS também.
Pelo jeito não da pra usar quando se usa resistor de catodo...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #5 : 30 de Dezembro de 2011, as 08:06:41 »

Oi Kem

Várias válvulas de saída podem operar em fáixas de alta e baixa potência, mas sempre tem que mudar o HT e o bias ao mesmo tempo. O timbre muda quando se faz a alteração. Fazer isso com o amp ligado é pedir para ter problemas.

Se for para manter o timbre, a redução tem que ser feita com resistores em série e paralelo com o alto-falante.

Conselho: tenha dois amplificadores.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #6 : 30 de Dezembro de 2011, as 09:24:53 »

Se puser uma rede atenuadora (divisor de tensão com resistores) em algum lugar entre os amplificadores de entrada e a etapa de saída, com relação de 70% (-3dB) e 100% (0dB) selecionado pela chave, você reduz a potência pra metade. Se a distorção desejada ocorrer nas etapas classe A, não tem problema na alteração do timbre, se o timbre por distorção for obtido na etapa de potência (single ended) aí pode ter mudança. Se for push-pull classe AB, também não deveria ter problema.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #7 : 30 de Dezembro de 2011, as 12:27:19 »

xformer, boa ideia. Vou tentar. Apesar de existir saturação de power, a que a gente mais "sente" é a de pré.
Eduardo... essa chave tem se tornado mania entre os fabricantes... ta quase que obrigatorio pra amplis novos.
Quero descobrir o jeito mais simples e eficaz de implementa-lo.
[]s.
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #8 : 30 de Dezembro de 2011, as 14:51:53 »

Oi Kem

Sei que você tem intensão de fazer amplificadores para vender, então preste atenção no seguinte:

Uma vez um professor meu tentou explicar o que é consumismo com o seguinte exemplo: Existem vários fornecedores de geladeiras no mercado e todas fazem exatamente a mesma coisa; ficam frias por dentro. Daí, para alavancar suas vendas o fabricante A lança a geladeira que tem forminhas de gelo. Com uma campanha de marqueting intensa, as pessoas são convencidas que isso é um avanço, já que não sabem como a geladeira funciona, e passam a valorizar a geladeira A. O fabricante B logo passa a fornecer as forminhas e também uma garrafa para água gelada, que vira a última novidade do momento!

Novamente o marqueting entra em operação e o fabricante A, para não perder mercado, inova colocando um pinguim sobre a geladeira. O fabricante B então passa a fornecer um pinguim que canta quando a porta da geladeira é aberta. Nisso aparece um fornecedor japones que quebra o mercado fornecendo uma geladeira que tem forminha de gelo, garrafa de água, um pinguim que canta, dança e mostra as horas, tudo numa geladeira mais barata e que gasta menos eletricidade.

Os fabricantes A e B só estavam atendendo ondas consumistas de gente que gasta com bobagens. Quando aparece uma inovação de verdade, ficam sem saber de onde veio a onda. As fábricas botam um monte de lixo nos amplificadores para poder vender mais e os tolos engolem feito bobos. Podemos escolher entre seguir nessa onda inútil eu fazer um produto melhor.

Você tem dois caminhos para escolher. Pode fazer um amplificador bom e de qualidade ganhando respeito como fornecedor e depois enche-lo de controles sem utilidade para ganhar dinheiro ou pegar o caminho curto e fazer um amplificador que só tem um monte de botões sem muita função e com isso ficar patinando na lama sem saber o que está fazendo de fato. Uma hora vai aparecer um japonês que sabe fazer bem e tomar o seu lugar.

A forma mais fácil de implementar o que o  Xformer disse é por um controle de volume Master na entrada do estágio de potência, mas veja se é isso que você realmente quer. Primeiro aprenda a fazer uma geladeira que esfria direito, depois se preocupe com o pinguim.

Abraços

Eduardo

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #9 : 30 de Dezembro de 2011, as 15:19:43 »

Eduardo, eu não tenho só a intenção de vender amplificadores, e sim de ser o maior fabricante de amplificadores do Brasil (tem que pensar grande)...  Grin Grin Grin
Mas não se esqueça da sua experiencia com o Baby Wonder... Um excelente amplificador, muito bom mesmo, mas não tinha o pinguim em cima dele...
Concordo com você em 100% sobre que embaixo do pinguim temos que ter uma geladeira que funcione, seja confiavel e de qualidade. Mas se todo mundo quer o maldito pinguim em cima, não adianta fazer a melhor geladeira do mundo que não vai ter sucesso. É preciso unir as 2 coisas, qualidade e apelo comercial.
Esse meu projeto é pra longo prazo (em torno de 10 anos). Atualmente estou só adquirindo conhecimento. Mas essa chave de redução de potencia é uma tendencia atual. Tenho alguns amigos que tocam e todos disseram a mesma coisa... amplificador de guitarra hoje tem que ter essa chave...
Tem??? Ter não tem, mas vai ajudar a vender, mesmo que a maioria nunca a use.
Outra tendencia que tenho visto, e que vai de encontro com uma coisa que você sempre falou, e de amplificadores com valvulas "sub-utilizadas" em sua potencia. A Blackstar ta com uma linha de amplificadores com 2 EL34 com 20W, 40W, 50W e 60W. Porque fazer um ampli com 20W se as valvulas dão 60W? É o que você fala. As valvulas são a coisa mais barata de um amplificador. Mais barato usar 2 EL34 pra fazer um ampli de 20W e usar o mesmo projeto pra toda uma linha do que ter que fazer um projeto para cada amplificador.
Voltando ao assunto, alguns foruns internacionais tem seu projeto proprio para redução de potencia em valvulados... Será que poderiamos desenvolver um?
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2011, as 15:21:49 por kem » Registrado

I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #10 : 30 de Dezembro de 2011, as 16:10:22 »

Vou de acordo com o que o Eduardo disse.

As empresas estao interessadas no $$, principalmente hoje em dia.
Muito das tendencias é inutil para a grande maioria.
Como por exemplo, veja os amps que tem send e return, muitos nao sabem para que serve...
E poucos usam.
A grande maioria liga os efeitos no in, e nao no loop.
Depois do loop, veio o controle de mix de loop (effect level), a maioria nao sabe para que serve tal controle, principalmente os que ligam os efeitos no IN.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #11 : 30 de Dezembro de 2011, as 16:19:02 »

Amorin... eu não discordei do Eduardo... Muito pelo contrario.
Acho (acho não, tenho certeza) que a principal caracteristica que um ampliicador deve apresentar é a qualidade.
Mas não é suficiente para ser sucesso de vendas.
Pode ter certeza que se os fabricantes colocam essas saidas é porque ajuda a vender. Se não fosse assim, eles não colocariam, porque além do que qualquer acrescimo custa dinheiro.
E é a mesma coisa do redutor de potencia. A maioria dos compradores procura um amplificador com esses recursos, mas duvido que 10% o use, isso sendo bem otimista.
Agora faz sem pra ver se vende...
[]s.

Ps. Estamos falando pensando em uma linha comercial de amplificadores, não em uma unidade que um usuario faz para uso proprio...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #12 : 30 de Dezembro de 2011, as 18:31:59 »

É como equipamento e aparelhos médicos, eles adoram luzes e telas, as vezes nem sabem pra que servem, mas quanto mais, melhor ...  (um amigo que trabalhava com isso, me falou).
Ou aparelhos de som, cheios de luzes, botões, vus, etc.
Quase todo mundo adora esse tipo de penduricalhos, dá idéia de alta tecnologia.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #13 : 30 de Dezembro de 2011, as 18:57:03 »

É como equipamento e aparelhos médicos, eles adoram luzes e telas, as vezes nem sabem pra que servem, mas quanto mais, melhor ...  (um amigo que trabalhava com isso, me falou).
Ou aparelhos de som, cheios de luzes, botões, vus, etc.
Quase todo mundo adora esse tipo de penduricalhos, dá idéia de alta tecnologia.
Hahaha... pensei na hora no painel que tem no peito do Darth Vader... Era a ideia de alta tecnologia na epoca... Um painel cheio de botões. Nada digital.
I want to diode!
rafammbass
Visitante
« Responder #14 : 30 de Dezembro de 2011, as 19:09:33 »

Esse tópico também fugindo do tema...  Afro

Mas não posso negar que, aqui no Brasil, o que impressiona é a quantidade de coisa que se pode comprar com "uma parcelinha que cabe no seu bolso". Não importa se eu preciso de algo menos cheio de frescura ou com menos pingüins (em homenagem ao Sapo) em cima. Se é mais caro e dá pra dividir, que vá. A idéia é fazer a parcela caber no bolso. Se em um mês não dá, é só pagar o mínimo! No Brasil, a oferta de crédito desenfreada causou a ascensão da classe C. Espero que essa chamada classe C não pare de consumir, senão estamos fritos.

Eu acho, passeando pela Teodoro, que isso está acontecendo no meio musical, tanto em intrumentos quanto equipamentos. Tem tanta coisa que não vale nem a aparência, mas está sendo vendida em 12x. Nisso, eu aplaudo o governo do PT (sem esquecer do plano Real).

Eu faço sim compras parceladas, me valendo de um instrumento financeiro que me permite esticar meu capital de giro pessoal. Agora, pagar o mínimo, é burrice.
  Imprimir  

Ir para: