Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 13:41:17

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como gravar samples direto do PC?  (Lida 6776 vezes)
Espanhol
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« : 29 de Dezembro de 2011, as 07:27:11 »

Bom dia senhores!

Estou criando este tópico para sugestões de gravação de samples no PC. Postem suas experiências e dicas de como realizar as gravações, softwares, tipos de ligação, etc...

Abraços! Wink
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 29 de Dezembro de 2011, as 07:45:23 »

O Audacity é um software grátis com bastante recurso para gravação e edição de áudio. Se for gravar usando microfone, esta pode ser uma boa opção!

Para gravar sem microfonar o amplificador há duas maneiras básicas: usando um simulador de amplificador "físico"(analógico como o GT-2 ou digital como BOSS GT-10, ZOOM G2, etc.) ou usando um simulador em forma de software (como Amplitube, GarageBand, etc.)

Caso escolha a segunda maneira, é interessante usar algum tipo de pré-amp entre a guitarra e a entrada de áudio da placa, a qual deve ser a de nível de linha, se houver, não de microfone.

O nível de gravação é importantíssimo! Deve-se tomar cuidado para nào exceder o nível máximo aceito pela placa e o software, mas também tomar cuidado para nào gravar um sinal baixo, que dará menos qualidade na conversão AD. Um bom tempo deve ser dedicado a achar um ajuste de volume do pré e da entrada da placa de áudio do computador. Pra variar, experimentar é a ordem do dia...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #2 : 29 de Dezembro de 2011, as 07:51:41 »

Bom, nosso amigo Alex já respndeu.

No caso do Cool Edit, eu uso um microfone Shure SM58 captando do falante do ampli e jogo direto na placa do PC.
Quando quero fazer uma gravação com mais qualidade, uso uma mesa ligada na placa do PC e um Shure KSM32 captando o falante do ampli.

Para edição costumo usar o Sound Forge.

Tenho muitos softwares de gravação e edição, mas como não disponho mais de um home stúdio e de um PC cavalo, prefiro fazer como citei acima, que é bem simples.
Visitante
« Responder #3 : 29 de Dezembro de 2011, as 08:05:37 »

Ontem tomei vergonha e montei uns cabos para usar minha mesa no pc e vice e versa, estou fazendo testes de progamas, volumes e configurações. Vocês recomendam placas de audio dedicadas? A placa de audio ter asio propria faz diferença?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #4 : 29 de Dezembro de 2011, as 08:42:00 »

Galera,
se alguém for pensar em comprar uma placa de som só pra gravação, o que é o ideal, pensem em comprar uma placa boa, se possível.

Essas Creativelabs são boas mas pra jogo e musiquinhas.

Para gravação pensem logo em pegar uma M-audio.

Eu tenho uma Delta 1010LT que é muito boa.

Microfono a guitarra, mando para uma mesa (o que não é necessário) e daí vai pra uma das entradas da M-audio.

Daí passo por um programa de gravação (Audacity) e pronto.

Recomendo o que o Alex falou: Gravem com o nível no amarelo, NUNCA no vermelho e NUNCA muito baixo.
Há coisas que são baixas mas devido à dinâmica. Pink Floyd que o diga.
Isso é diferente.

Se o áudio capturado está muito baixo ou muito alto você poderá não ter uma boa gravação.

Tenham microfones e placas de som boas, se possível, pois gastar em coisas ruins é gastar duas vezes.

Caso não queiram gastar no microfone, usem os simuladores ou até uma pedaleira que tenha saída de linha. Várias delas têm, hoje em dia.

Começar com gravando mal, não dá tesão (não é palavrão) e acaba nos fazendo desistir.

Para quem mora no Rio e pode pagar um curso, recomendo o Homestudio do Sérgio Izecksohn.

Dá uma boa ideia de muita coisa. Começando pela montagem de um micro dedicado a isso, passando pelos tipos de microfones, programas, plugins, VSTis, etc...até a aula de gravação e mixagem final.

Não estou fazendo propaganda. Não ganho nada com isso mas eu fiz o curso há uns 6 anos e achei bem legal.
É apenas uma recomendação.
Eclético mas com parcimônia!!!
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #5 : 29 de Dezembro de 2011, as 08:47:19 »

Roberto,

concordo plenamente com você.  Wink

Eu uso a mesa quando utilizo o Shure Ksm32, pois ele é um condenser e necessita do Phantom Power.

A minha placa é M-audio também, só não lembro qual.  Cheesy
  Imprimir  

Ir para: