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Autor Tópico: Produção, mixagem, etc  (Lida 11128 vezes)
Victor Nery
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There‘s no religion higher than truth


« : 17 de Dezembro de 2011, as 02:16:42 »

Saudações,

Talvez seja um assunto muito vago pra se tratar aqui mas como é o único lugar do fórum que se aptroxima da ideia... Enfim queria saber se alguém tem sugestões, materiais, sites, etc para parte vocal. Se possível com exemplos seguidos de análises pessoais e experiências de cada um de vocês.

Abraço a todos
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« Responder #1 : 17 de Dezembro de 2011, as 08:06:56 »

http://www.youtube.com/user/toraliens/videos?sort=dd&view=u&page=2

nesse canal tem bastante coisa, inclusive sobre pedais.
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« Responder #2 : 17 de Dezembro de 2011, as 13:46:18 »

Para a parte vocal, certo? Obviamente que depende da música, mas é imprescindível um compressor ligado. Digo por experiência própria, e também porque é uma das únicas certezas que ainda não caíram, hahaha.

Depois de aplicar o compressor você descobre o que tem de ruim na voz e o que falta, aí sim você começa a tratá-la. A voz precisa ser, na maioria dos casos, sempre constante e presente na música, e é essa a função do compressor.

Daí você começa a tratar a voz: o que fazer pra encaixá-la melhor na mix, nunca o contrário.

Dicas gerais:
-Passa alta em 130 Hz, sem discussão (até em vozes graves, não queremos competição com o baixo)
-Puxar um pouco nos médios-altos, e cortar agudos em excesso (evitando possíveis ruídos chatos)
-Acredite, o microfone faz toda diferença... invista num bom (não adianta querer tirar o som de um milhão com cem reais)
-Pop filter sempre (não precisa comprar, faça um ^^)
-É bem legal usar um enhancer na voz, dá um up muito gostoso de ouvir

O reverb tem que ter o cuidado de não colocar muito e evitar sempre as silabâncias ("ssssss chhhhhh xxxxxxxx"), existe plugin que faz isso mas é melhor não utilizar sempre...
Fica muito legal quando você joga no auxiliar um delay e depois o reverb, mas deixa bem baixo o return, fica um som natural, bom de se ouvir, mas não é em toda música que dá certo.

Espero poder ter ajudado um pouco ^^
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Rikrdo
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« Responder #3 : 17 de Dezembro de 2011, as 15:15:31 »

Receita EQ Vocal

* O "peso" da voz pode ser encontrado em torno de 120Hz. Consoantes plosivas (P, B, etc) e ruidos de manipulação (em microfones de PA) podem ser controlados usando o lo-cut da mesa (em 100 ou 80Hz), mas preste atenção se isso não afeta o restante do timbre da voz.

* Daí até uns 250 Hz temos algumas das principais formantes da voz, mas se em excesso o tom se torna anasalado. Vozes tendem a ressoar quando damos reforço em suas fundamentais.

* As frequencias entre 300 e 500 Hz são importantes na qualidade da voz.

* A faixa daí até 1 kHz é importante para dar a sensação de naturalidade.

* De 1 a 4 kHz temos as vogais fricativas, importantes para a inteligibilidade da voz.

* Dentro dessa faixa, podemos destacar a presença em torno de 2,5 kHz.

* Reforçar entre 2 e 4 kHz pode confundir o ouvinte, fazendo certas vogais ("m", "b" e "v", por exemplo) tornarem-se muito parecidas. Também produz a "fadiga auditiva". Para fazer a voz aparecer nessa faixa, o melhor é atenuar os instrumentos nessas frequências.

* Entre 4 e 5kHz temos uma nova faixa de presença.

* Sibilância acima de 5 kHz (varia de acordo com o sexo). O som de "S" se localiza a partir dessa região (frequentemente em torno de 7kHz), que deve ser evitada em certas gravações. Quando necessário, reduza um pouco em redor dessa frequência, mas com cuidado para não "abafar" demais.

* "Ar" entre 12 e 15 kHz. Essa interessante característica dá um timbre "aéreo" e detalhe à voz, sem no entanto o desagradável efeito da sibilância. Não tem utilidade em PA, mas apenas na gravação.

Algumas sugestões de equalização, que podem ser úteis:


Voz masculina

LPF 80...100Hz cortar para + clareza (shelf)

-3dB / 200Hz clareza (Q=0,7 a 1)

200...250Hz tom anasalado

+2dB / 1,5...3k presença (Q=1)

-2dB / 2...4k amaciar

+2dB / 6k "luz" (Q=1)

-4dB / 6...8k reduz sibilâncias (Q=2.8 )

+4dB / 10k brilho (Q=1)

12k...15k "ar" (Q=1 ou shelf)



Voz feminina

LPF 100...120Hz cortar para + clareza (shelf)

+3dB / 200Hz corpo (Q=0,7 a 1)

200...250Hz tom anasalado

+2dB / 2,5...4k presença (Q=1)

-2dB / 3...5k amaciar

+2dB / 7k "luz" (Q=1)

-4dB / 7...10k reduz sibilâncias (Q=2.8 )

+4dB / 10k brilho (Q=1)

12k...15k "ar" (Q=1 ou shelf)



Backing Vocal

LPF 100....120Hz cortar para + clareza (shelf)

-4dB / 200Hz melhor definição (Q=0,7 a 1)

-6dB / 3...5k para separar voz lider dos backs (Q=1)


Espero que seja útil
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2011, as 15:17:13 por Rikrdo » Registrado
jorgito
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« Responder #4 : 02 de Maio de 2013, as 16:04:05 »

Galera desculpa o necro-posting, mas acreditei que aqui fosse o melhor lugar para postar minha dúvida:

Estou montando uma banda com uns amigos pra fazer uma bagunça, e eles comentaram que vão precisar de um compressor para voz e perguntaram se daria pra montar um. Acontece que até hoje só conhecia circuitos de compressor para guitarra (Ibanez CP-9, Dynacomp, etc) mas nunca vi nenhum para vocais.

Tem como montar um com as peças convencionais que usamos nos pedais para guitarra? Alguém conhece algum circuíto?
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« Responder #5 : 02 de Maio de 2013, as 21:07:02 »

Jorgito, numa busca rápida na encontrei esse circuito, parece que é o que você procura.

http://www.electroschematics.com/99/mini-audio-compressor-schematic/
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