Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 31 de Outubro de 2024, as 23:19:23

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Iniciando Estudos - Dúvidas durante aprendizagem  (Lida 3016 vezes)
fallout
Visitante
« : 14 de Dezembro de 2011, as 15:08:02 »

Bom, este mês estou de castigo, perdi minha carteira de motorista (+ de 20 pontos)  Embarrassed  então decidi terminar de ler e estudar o Curso Monitor que nosso amigo Eduardo disponibilizou. Estou no volume 4 sobre capacitores e me surgiu umas dúvidas e curiosidades meio bestas, mas como aqui é a area do iniciante me senti a vontade em perguntar.

O curso mostra como os capacitores são feitos, como são carregados e o que altera seu valor de capacitância. Qualquer material metálico pode acumular cargas? Exemplo, se eu conectar o polo negativo de uma bateria em minha cama (tubular) e isolar os pés dela, éla ficara carregada com eletrons?

Lá mostra que o comprimento dos fios podem alterar o valor da capacitância de um capacitor, nos projetos que montamos (amps, pedais) essa alteração de valor é critica a ponto de "mudar" o som do pedal/amplificador?

Capacitância parazita, seria uma fuga de elétrons em um ponto indesejável?
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, as 15:13:37 por fallout » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #1 : 14 de Dezembro de 2011, as 16:10:53 »

Oi Fallout

Ótimas dúvidas! São as perguntas esperadas de alguém que está entendendo o material!

..O curso mostra como os capacitores são feitos, como são carregados e o que altera seu valor de capacitância. Qualquer material metálico pode acumular cargas? Exemplo, se eu conectar o polo negativo de uma bateria em minha cama (tubular) e isolar os pés dela, éla ficara carregada com eletrons?

Sim, mas a capacitância de um objeto metálico é bem pequena. Se você cobrir uma bola com papel alumínio, ela terá uma capacidade de acumular carga. Se esta bola tiver a capacitância de 1 Faradey, então ligada a uma pilha de 1V ela acumulará uma carga de 1 Coulomb de elétrons. Mas para isso a bola teria que ter o diâmetro da Lua. O segredo dos capacitores é acumular a carga em superfícies paralelas isoladas, mantendo assim o potêncial baixo e podendo reter mais elétrons.

Lá mostra que o comprimento dos fios podem alterar o valor da capacitância de um capacitor, nos projetos que montamos (amps, pedais) essa alteração de valor é critica a ponto de "mudar" o som do pedal/amplificador?

Sim! Por isso mesmo que tem gente que diz que montagem ponto a ponto soa diferente de montagem em placa de circuito impresso. A mudança pode ser tamanha que causa até efeitos danosos.

Capacitância parazita, seria uma fuga de elétrons em um ponto indesejável?

Exatamente. Devido ao descontrole no comprimento dos fios, ou por passarem muito perto uns dos outros, você cria capacitores espalhados aleatoriamente pelo circuito e pode criar loops de feedback que geram apitos, roncos, cortam agudos e criam toda sorte de problemas.

Uma coisa legal de fazer é comprar dois rolos de papel alumínio e dois rolos de filme de PVC (magipack) e enrolar tudo junto. Forma um capacitor bem interessante. Fica enorme e com capacitância baixa, mas funciona! Se o seu multímetro medir capacitância, é uma brincadeira legal de fazer!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
mattzan
Visitante
« Responder #2 : 14 de Dezembro de 2011, as 16:39:43 »

desculpe a ignorância, mas aonde está disponibilizado esse curso? Estou querendo muito aprender mais sobre eletronica, PCB, pedais, etc.

Grato.
Visitante
« Responder #3 : 14 de Dezembro de 2011, as 16:46:17 »

No site do Eduardo: http://www.nartlof.com/CursoMonitor.aspx
Visitante
« Responder #4 : 14 de Dezembro de 2011, as 18:08:27 »

O segredo dos capacitores é acumular a carga em superfícies paralelas isoladas, mantendo assim o potêncial baixo e podendo reter mais elétrons.

Mas o comprimento das placas não são muito grandes, desmontei um de 2200uf/50v e o comprimento das duas placas de aluminio são mais ou menos de 1,5mts.
 As placas em paralelo funcionam como um "imã" de elétrons e neutrons? Um atrae o outro para a placa fazendo com que elas fiquem totalmente carregadas e mantendo a carga?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #5 : 14 de Dezembro de 2011, as 18:13:02 »

Exato. Os elétrons que sobram de um lado são fortemente atraídos pelos prótons que sobram do outro. Por isso o capacitor consegue acumular grandes quantidades de elétrons em um espaço pequeno. Quanto mais próxima uma placa estiver da outra, maior a capacitância. Mas quanto mais próximas, mais fino o isolamento e menos tensão ele suporta. Por isso capacitores para alta tensão são volumosos devido a espessura do isolante.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: