Oi Fallout
Ótimas dúvidas! São as perguntas esperadas de alguém que está entendendo o material!
..O curso mostra como os capacitores são feitos, como são carregados e o que altera seu valor de capacitância. Qualquer material metálico pode acumular cargas? Exemplo, se eu conectar o polo negativo de uma bateria em minha cama (tubular) e isolar os pés dela, éla ficara carregada com eletrons?
Sim, mas a capacitância de um objeto metálico é bem pequena. Se você cobrir uma bola com papel alumínio, ela terá uma capacidade de acumular carga. Se esta bola tiver a capacitância de 1 Faradey, então ligada a uma pilha de 1V ela acumulará uma carga de 1 Coulomb de elétrons. Mas para isso a bola teria que ter o diâmetro da Lua. O segredo dos capacitores é acumular a carga em superfícies paralelas isoladas, mantendo assim o potêncial baixo e podendo reter mais elétrons.
Lá mostra que o comprimento dos fios podem alterar o valor da capacitância de um capacitor, nos projetos que montamos (amps, pedais) essa alteração de valor é critica a ponto de "mudar" o som do pedal/amplificador?
Sim! Por isso mesmo que tem gente que diz que montagem ponto a ponto soa diferente de montagem em placa de circuito impresso. A mudança pode ser tamanha que causa até efeitos danosos.
Capacitância parazita, seria uma fuga de elétrons em um ponto indesejável?
Exatamente. Devido ao descontrole no comprimento dos fios, ou por passarem muito perto uns dos outros, você cria capacitores espalhados aleatoriamente pelo circuito e pode criar loops de feedback que geram apitos, roncos, cortam agudos e criam toda sorte de problemas.
Uma coisa legal de fazer é comprar dois rolos de papel alumínio e dois rolos de filme de PVC (magipack) e enrolar tudo junto. Forma um capacitor bem interessante. Fica enorme e com capacitância baixa, mas funciona! Se o seu multímetro medir capacitância, é uma brincadeira legal de fazer!
Abraços
Eduardo