Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 16:35:42

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte chaveada para power valvulado  (Lida 93377 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #90 : 20 de Novembro de 2012, as 21:31:06 »

xformer... show...
Esse ultimo que você vai servir como uma luva pro pessoal do forum montar o 5150 ou o JCM800 (só o pré)...

-----
ahhh... ia esquecendo.
Ontem fui ao banco, e tinha um cara fazendo manutenção num aparelho la (que nem percebi qual era).
Mas me chamou a atenção uma fonte que parecia de computador, mas de onde só saiam 2 fios (um preto e um vermelho).
Bom, com a cara de pau que alguém me deu, fui la e perguntei pro cara que fonte era aquela.
Ele me disse que era uma fonte de 12V 30A... Huh?
Pedi pra dar uma olhada, e era mesmo uma fonte de computador, modificada.
Será que alguém arruma um esquema pra fazer isso numa fonte? Com uma dessas e um inversor desses que o xformer ta desenvolvendo da pra alimentar qualquer valvulado...
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, as 21:34:57 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #91 : 20 de Novembro de 2012, as 21:45:44 »

Peraí, uma fonte de computador é grande.  E muitas conseguem fornecer 12V @ 30A (360W) sem modificação alguma, aliás, o terminal de caixa eletrônico é um PC.

Nos conversores acima eu apenas continuei a idéia do Eduardo Ledod que era de usar cis dedicados de fontes. Ele inicialmente queria usar o MC34063 e teve alguns problemas no início (queimava o CI). Eu acredito que isso aconteceu porque as tensões de saída eram maiores do que o 34063 aguenta. Então ele passou a usar o IRF840 como chaveador. Usando o IRF840 que aguenta alta tensão Vds, resolve-se  o problema.  Mas o 34063 é pra ser usado apenas em conversores pra baixas correntes.  Modifiquei um pouco o circuito (reduzi o valor do Rsc - resistor de sensor de corrente) e consegui 20mA a 200V (uso um resistor de 10k como carga) tranquilamente e máximo de 23mA @ 230V.   A idéia inicial deles (Eduardos) era usar uma fonte comum de 12Vdc ou 9vdc pra alimentar os filamentos e ao mesmo tempo gerar a alta tensão.  Foi isso que eu continuei até chegar nisso.

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #92 : 20 de Novembro de 2012, as 21:49:45 »

xformer, eu entendi a proposta...
Essa fonte de computador é pra alimentar seu(s) inversor(es).
Mas a modificação interessante que vi foi um simples botão de liga nela...
Não sei se ainda é assim, mas se as outras linhas (5V, 3,3V, -12V, etc) ficarem sem carga, a fonte não fica instavel?
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #93 : 20 de Novembro de 2012, as 21:54:46 »

Fonte de PC precisa de uma chave que aterre um pino chamado PS-ON (o fio verde). Só precisa dessa modificação que existe automaticamente nas motherboards.  Pra ligar a fonte apenas faça um jumper de um fio de terra (preto) com esse fio verde que ela liga. Se quiser deixe umas resistências ligadas como cargas no 5V e 12V. Só.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #94 : 20 de Novembro de 2012, as 22:11:53 »

Fonte de PC precisa de uma chave que aterre um pino chamado PS-ON (o fio verde). Só precisa dessa modificação que existe automaticamente nas motherboards.  Pra ligar a fonte apenas faça um jumper de um fio de terra (preto) com esse fio verde que ela liga. Se quiser deixe umas resistências ligadas como cargas no 5V e 12V. Só.
Na verdade aterrar direto o PS-ON, pelo que eu lembro (meu vicio em informatica acabou faz alguns anos), não é recomendado...
Nas placas mãe o circuito tem uma resistencia de 1K (novamente, minha memoria pode estar em traindo).
Mas pra testar pra ver se a fonte esta boa é comum aterrar o PS-ON sem resistencia nenhuma.
Faz MUITO tempo eu vi uma modificação numa fonte AT pra não precisar ligar cargas nas outras linhas pra não ficar desperdiçando energia. E se não me engano, fazia a linha de 12V entregar mais potencia.
Era usada pra alimentar radio amador.
Acho que essa fonte que eu vi deve ter uma modificação similar.

Ps. Achei um link pra adaptar fonte AT: http://autosom.net/artigos/fontechaveada.htm
Para ATX (eles usam um resistor de 10R na linha 5V como carga): http://www.eletromaniacos.com/modules.php?name=News&file=article&sid=10
Também para ATX, e fala do resistor (aqui 2K2) entre fio verde e terra: http://www.tonieletronica.xpg.com.br/fonte_atx.htm
ATX, resistor 100R pra ligar: http://eletronica100limites.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html

Bom... fonte ATX é uma opção para fornecer 12V...
Com esses inversores que o xformer e os Eduardos estão desenvolvendo, podemos conseguir de forma pratica ligar valvulados em chaveadas...
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, as 22:48:14 por kem » Registrado

I want to diode!
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #95 : 20 de Novembro de 2012, as 23:40:24 »

Esse projeto ainda me intriga, faz um tempão que não consigo sequer mexer nas minhas coisas de eletrônica...  Sad

Então, eu tentei já alimentar o inversor que tinha feito com uma fonte chaveada, mas não dá certo... A fonte chaveada não serve para alimentar circuitos de potência com chaveadores... Quando liguei ela desarmou e ficou um barulho não muito agradável de coisa prestes a queimar.

A idéia era termos uma fonte memso, prática e confiável para alimentar circuitos de power e pré de amplificadores valvulados (e não só inversores DC-DC). Eu cheguei a calcular e construir o transformador push pull para a nossa fonte handmades, além da fonte principal (com dobrador de tensão) que alimenta o transformador, junto das proteções, filtros, etc...
 Mas esbarramos nos problemas de acionamento dos mosfets, já que sendo push-pull em half bridge, teríamos necessariamente enrolar um transformador de driver ou utilizar optoacopladores (que não foram uma boa solução)

Desde então eu e o Eduardo, infelizmente, paramos o desenvolvimento por falta de tempo...
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #96 : 21 de Novembro de 2012, as 08:17:59 »

Desde então eu e o Eduardo, infelizmente, paramos o desenvolvimento por falta de tempo...

Nem fale! Tenho uma caixa aqui dentro do meu armário do escritório cheia de indutores, fios e núcleos.

E por falar naquela fonte que a gente começou a fazer, acho que é mais fácil fazer várias fontes com apenas uma voltagem de saída que uma única com tensões para placa e filamento.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #97 : 21 de Novembro de 2012, as 09:39:02 »

Então, eu tentei já alimentar o inversor que tinha feito com uma fonte chaveada, mas não dá certo... A fonte chaveada não serve para alimentar circuitos de potência com chaveadores... Quando liguei ela desarmou e ficou um barulho não muito agradável de coisa prestes a queimar.

Eduardo eu consigo usar uma fonte chaveada tipo de notebook de 12V @3A pra alimentar o conversor com o MC34063 e ela aguenta sem problemas com saída de carga máxima (200V @ 20mA), porque a relação de potência disponibilizada por ela e a consumida pelo conversor é grande.  Mas a fonte é pequena e leve se comparada a um transformador.  Além disso ela seria capaz de alimentar os filamentos de 2 ou 3 válvulas tipo 12A?7 (menos de 0,5A)  e o conversor (0,A a 1A). Assim daria pra alimentar um pré valvulado.

Sobre fazer a fonte chaveada, a dificuldade maior é achar um ci controlador que seja alimentado por alta tensão diretamente da rede retificada.  Eu pesquisei por alguns e vi em esquemas de fontes de notebooks algumas opções de cis.
Ledod
Handmaker

Obrigado

« Responder #98 : 21 de Novembro de 2012, as 17:12:04 »

Eduardo eu consigo usar uma fonte chaveada tipo de notebook de 12V @3A pra alimentar o conversor com o MC34063 e ela aguenta sem problemas com saída de carga máxima (200V @ 20mA), porque a relação de potência disponibilizada por ela e a consumida pelo conversor é grande.  Mas a fonte é pequena e leve se comparada a um transformador.  Além disso ela seria capaz de alimentar os filamentos de 2 ou 3 válvulas tipo 12A?7 (menos de 0,5A)  e o conversor (0,A a 1A). Assim daria pra alimentar um pré valvulado.

Sobre fazer a fonte chaveada, a dificuldade maior é achar um ci controlador que seja alimentado por alta tensão diretamente da rede retificada.  Eu pesquisei por alguns e vi em esquemas de fontes de notebooks algumas opções de cis.

Então, eu utilizei também uma fonte de 24v por 3A para alimentar o inversor que tinha construído mas não chegou a funcionar, talvez pela potência necessária estar muito próxima a disponível...
 Para um pré acho que não temos muitos problemas não? O Eduardo disponibilizou o bilé nervoso, e acho que o a.sim também.

O maior problema é como alimentar todo o amplificador, o pré e a potência. O inversor que tinha feito para o +B funcionou bem (entregava cerca 63w, 340v a 187ma). Com isso já dá para fazer um power PP tranquilo com el84 ou até com 6v6.

O ruim seria a quantidade de circuitos para uma única fonte de valvulado: primeiro a fonte principal de baixa tensão (12,24v) e alta corrente, um inversor para o +B e um regulador para os filamentos. Nisso já são 3 circuitos, e caso um falhe, toda a cadeia fica comprometida (e quanto mais circuitos maior a chance de falha).

Não sei, ainda acho que a melhor idéia e ter uma fonte mesmo destinada a isso...

Nem fale! Tenho uma caixa aqui dentro do meu armário do escritório cheia de indutores, fios e núcleos.

E por falar naquela fonte que a gente começou a fazer, acho que é mais fácil fazer várias fontes com apenas uma voltagem de saída que uma única com tensões para placa e filamento.

Abraços

Eduardo

Essa seria uma saída interessante, talvez a quantidade de circuitos e componentes fosse um pouco maior, mas em compensação os transformadores seriam bem menores também.
 Acredito que se fizermos uma fonte em push-pull com derivação central facilitaria muito o chaveamento, seria a saída ligada direto nos gates dos mosfets, dai só precisaria isolar a fonte do circuito de controle.

Realmente, tenho muita vontade de terminar esse circuito! Só falta montar... Mas e o tempo ?  Sad
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #99 : 21 de Novembro de 2012, as 19:38:50 »

Não sei, ainda acho que a melhor idéia e ter uma fonte mesmo destinada a isso...

Pra mim o ideal seria algo como essa fonte (Kem, o cara agora aceita PayPal):

http://www.siliconray.com/audio-amateur/audio-power-supply-unit/rtp-15-switching-mode-power-supply-smps-for-tube-amplifier.html
Guilherme
Visitante
« Responder #100 : 21 de Novembro de 2012, as 19:55:57 »

xformer... show...
Esse ultimo que você vai servir como uma luva pro pessoal do forum montar o 5150 ou o JCM800 (só o pré)...

Só o pré, já que colocou a cabecinha coloca logo tudo pô Cheesy

Se rolar juro que vou atras do EVH para ele testar !

Essa historia de chaveadas para valvulados é realmente meio "5150" mesmo.

Na boa pessoal.

abraços

Guilherme
Handmaker

Obrigado

« Responder #101 : 21 de Novembro de 2012, as 21:09:30 »

xformer:

Interessante essa fonte!

Olhando as entranhas dela, a solução encontrada aparentemente é a que o Eduardo tinha comentado! Fazer duas fontes com transformadores separados, uma para os filamentos e outra para o +B. Acho que esse é o melhor caminho mesmo.

Guilherme:

Não entendi a piada com o 5150! Roll Eyes

Eduardo
Visitante
« Responder #102 : 21 de Novembro de 2012, as 22:44:01 »

Eh eh eh...

O cara não conseguiu resolver o problema da regulação cruzada entre filamento e +B, por isso, são duas fontes separadas.

Metade do tempo de projeto da fonte que alimenta o S-260 foi gasto resolvendo esse problema.

Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #103 : 22 de Novembro de 2012, as 08:13:37 »

Oi Ledod

Apesar de não ter feito muitos experimentos com as fontes ultimamente, dediquei um bom tempo a leitura e reflexação sobre o assunto. Como o objetivo do projeto é uma fonte simples o bastante para ser entendida e montada por todos, vejo como a saída mais simples o circuito push-pull.

Nessa abordagem teremos de abandonar a idéia da fonte bivolt, partindo para um projeto alimentado apenas por 127V retificados diretamente. O pessoal de Santos (leia-se Kem) vai ficar chateado e vou ter que engolir mais umas piadinhas do A.sim, mas será um passo menor e mais fácil na caminhada em direção ao objetivo.

Tanto você quando o Xformer já conseguiram fazer funcionar um circuito PP. Eu por outro lado consegui progressos com os circuitos booster e buck, mas com o circuito em ponte consegui uns estouros bonitos! Por sorte só mexo com isso quando minha esposa está fora!  Cheesy

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #104 : 22 de Novembro de 2012, as 08:21:08 »

Não foi piadinha.

Estava me referindo à fonte mostrada em

http://www.siliconray.com/audio-amateur/audio-power-supply-unit/rtp-15-switching-mode-power-supply-smps-for-tube-amplifier.html
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: