Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 02:21:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tonerite, dispositivo pra "amaciar" instumentos acústicos.  (Lida 5676 vezes)
EddieTavares
Visitante
« : 02 de Dezembro de 2011, as 12:42:52 »

Pessoal

      Ontém eu estava navegando pelo Stewmac.com, e me deparei com este dispositivo:

http://www.stewmac.com/shop/Accessories/ToneRite/ToneRite.html
http://tonerite.com/guitar/vmchk

      Trata-se de um transdutor, este dispositivo vibra a 60hz, amaciando o instrumento como que alguém estivesse tocando por horas ininterruptas.
      Como ninguém quer pagar 150 doletas, no site gringo os caras sugerem modificar um compressor de ar de aquario, o dispositivo ainda possui um controle de intensidade, aposto 3 chocomilks, que trata-se de um dimmer.


http://wlkr.org/Images/vacuum-seeder/img_5488.jpg

      O dispositivo é indicado apenas para instrumentos acústicos e eu acho que deve ser algo tão simples, que com sucata (trafinho, solenóide , motorzinho, relê...) ja que o dispositivo usa a "música" da rede elétrica.

      Antes dos céticos se pronunciarem, é notório que instrumentos depois de anos de uso melhoram o seu desempenho, além disso falantes, fones de ouvido, microfones, componentes diversos, alguns tipos de capacitores, motores, conjunto de câmbio, mulher... melhoram depois submetidos a um processo de uso inicial mais intenso.

      Idéias?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #1 : 02 de Dezembro de 2011, as 12:44:14 »

Bomba de aquário, regulador de voltagem de lâmpadas elétricas e uma cinta para prender no instrumento?   Wink

Outro detalhe a ser observado é que ninguém ia dizer que, depois de gastar U$150 num badulaque desses, não funcionou, e, ainda, a Steward McDonald não iria postar comentários negativos...   Cheesy
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2011, as 12:49:13 por Adiel » Registrado

EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 02 de Dezembro de 2011, as 13:40:47 »

Isso com certeza, tanto que estou pensando em improvisar algo... o dimmer eu ja tenho, uso no meu ferro de solda, tenho uns transformadores aqui, mas acho muito grandes...

Tenho um motor bem pequeno nas minhas sucatas, vou ver o que faço, talvez seja até mais interessante por vibrar em outras frequencias além dos 60hz do tonerite.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 02 de Dezembro de 2011, as 16:28:33 »

Oi Eddie

Uma vez eu liguei alto-falantes em um transformador de força para amaciar com os 60Hz. Com o instrumendo deve ser o mesmo caso. Se você aguentar o ronco por mais de duas horas....

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 02 de Dezembro de 2011, as 16:40:27 »

Hehehe, legal!

Qual era o transformador que você usou?

Quanto ao ronco dos falantes, tem uma forma de ligar e dipor os falantes em que um cancela o outro, estou errado?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #5 : 02 de Dezembro de 2011, as 16:54:47 »

Oi Eddie

Uma vez eu liguei alto-falantes em um transformador de força para amaciar com os 60Hz. Com o instrumendo deve ser o mesmo caso. Se você aguentar o ronco por mais de duas horas....

Abraços

Eduardo

No quintal, um arranjo desses espanta todos os gatos da vizinhança!   Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado

Bertão
Visitante
« Responder #6 : 02 de Dezembro de 2011, as 17:02:43 »

Quanto ao ronco dos falantes, tem uma forma de ligar e dipor os falantes em que um cancela o outro, estou errado?
Isso mesmo, se ligarmos dois falantes, frente a frente, um ligado invertido, o movimento deles cancelam o som...
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 02 de Dezembro de 2011, as 17:21:43 »

Quanto ao ronco dos falantes, tem uma forma de ligar e dipor os falantes em que um cancela o outro, estou errado?
Isso mesmo, se ligarmos dois falantes, frente a frente, um ligado invertido, o movimento deles cancelam o som...

Isso é o que diz a teoria. Na prática o cancelamento não é perfeito e chega uma hora que você tem vontade de vomitar!

Usei um transformador com saída de 3VAC que aproveitei de uma calculadora pifada. Deixei os falantes de 12" por umas horas antes de cansar. Daí liguei no CD player em loop e depois de dois dias eu queria moer o tal CD.

Amaciamento sem dor não existe!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
EddieTavares
Visitante
« Responder #8 : 05 de Dezembro de 2011, as 08:58:53 »

Muuuito bom!!!


Eu amaciei meus fones de ouvido com o som gerado por este site:

http://simplynoise.com/

Os ruidos branco, rosa e marrom nunca são irritantes, depois de algumas oras passam despercebidos, seria interessante induzir este ruido ao corpo do istrumento com algum tipo de transdutor.

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal