Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 14:19:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como desempenar braço de violão comum  (Lida 35925 vezes)
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« : 30 de Novembro de 2011, as 06:13:40 »

Olá rapaziada!

Quais são as suas técnicas para desempenar o braço de um violão comum, acústico, antigo, desses Di giorgio, Gianinni e etc....sem Tensor?

Obrigado e grande abrax!
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #1 : 30 de Novembro de 2011, as 06:51:28 »

Sem tensor... melhor levar a um Luthier


É tipo uma dor no Ouvido forte, melhor não se auto-medicar para não piorar a situação
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #2 : 30 de Novembro de 2011, as 08:55:29 »

A título de curiosidade, consultei alguns (uns 3) luthiers....e cada um falou uma coisa diferente da outra! Grin

Quero ver a opinião dos profissionais em Luthieria daqui do HM. Daí conforme a orientação mais coerente, vou no luthier que se aproximar da idéia. Wink
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 30 de Novembro de 2011, as 10:45:19 »

Oi Xandaum

Não entendo muito disso, mas meu irmão tinha um violão Gianini. Essas coisas são meio baratas. Antes de mandar para um lutiê, veja quanto custa um novo. Se empenou sozinho uma vez, pode voltar a empenar novamente. Será que vale o custo do conserto? Talvez não valha a pena o esforço de desempenar.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #4 : 30 de Novembro de 2011, as 12:20:14 »

colocou corda de aço em um violão nylon?

eu conheço o metodo
prensa + soprador termico.
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 30 de Novembro de 2011, as 13:13:18 »

Já fiz esse tipo de serviço, mas já aviso, vai dar um trabalhão e só vai funcionar se o instrumento empenou pouco 2 mm no máximo, vou descrever:

- Você vai precisar de uma ferramenta parecida com uma desempenadeira daquelas de pedreiro, vai precisar de um pedaço de tábua perfeita mente plana de madeira bem rígida de 40 x 20 pregue um pedaço de sarrafo do mesmo comprimento bem no meio da tabuinha, parecido com esta, mas mais comprida:



- Retire todos os trastes do instrumento, você vai precisar de novos.

- Prenda uma lixa 80 - 120 na "desempenadeira" com tachinhas, como se fosse embrulhar a ferramenta colocando as tachinhas na parte de cima.

- Comece a desgastar a escala pelo meio da largura, é necessário que a força seja distribuída uniformemente por todo comprimento da escala e deve-se tomar cuidado pra não aquecer muito a escala, que faria empenar novamente, dica: lixe 5 minutos e deixe esfriar por 10 minutos.

- Você deve parar de lixar quando notar que toda escala ficou plana.

- Agora vamos abaular a escala, troque a lixa por uma 180, agora a pressão tem que ser distribuída sobre a metade de cada metade da escala(considere a 1/4 da largura), conte 30 lixadas de cada lado até que se tenha o abaulamento desejado, troque por lixas mais finas 220, 280 a cada 60 – 120 lixadas, vai depender da madeira.

- Para o acabamento, troque a lixa por lixas mais finas, sempre contando ex: 10x na lateral, 10x na outra lateral e 10 no meio.

- Coloque novos trastes, a parte mais difícil de todas.


Tenha extremo cuidado, se perceber que esta ficando desanimado, vá tomar uma água, café, banho... Volte quando a paciência voltar, senão, já sabe...
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #6 : 30 de Novembro de 2011, as 14:14:25 »

Eduardo...o violão é um Del Vechio com uns 40 anos de idade! Mesmo "bem" empenado ainda tem um bom som! E valor sentimental alto Cheesy

Eddie...eu fiquei cansado só de ler seu post Cheesy

Chris...sempre usou nylon.

Um luthier que conheço, deu essa idéia abaixo:



Molhando o braço do instrumento, aplicando o sargento com a desempenadeira de madeira rígida apoiada no braço do instrumento com pequenos calços. Envergando o braço no sentido "oposto" e deixando agir essa força por 10 dias, em condições normais de temperatura e pressão atmosférica. Observando e constatando a secagem da madeira, quando retirar a ferramenta, o braço estará legal.
Caso não volte completamente, repetir o processo até conseguir o ângulo desejado.
Ele disse que por ser material orgânico e sem força aplicada por tensor, a madeira se adequará a nova posição.

Moral da história, "pau que nasce torto, morre torto...é uma ova"  Cheesy

O que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) acham?
E desculpem o desenho "tosco" em paintbrush! Grin
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 30 de Novembro de 2011, as 14:23:44 »

Oi Xandaum

Eu já curvei madeira e o processo é esse mesmo. Tem que molhar um pouco e colocar pressão. Só recomendo um detalhe a mais; aplique a pressão gradativamente. Tudo bem que você não está fazendo um ângulo de 90 graus como eu fiz, mas quanto menor a força, melhor. Aplique um pouco, no dia seguinte aperte mais, no terceiro dia ponha o resto e esqueça lá por um tempo.

Para molhar, não jogue água. Cubra com um pano húmido. Jogar água pode estragar o verniz.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
EddieTavares
Visitante
« Responder #8 : 30 de Novembro de 2011, as 15:30:53 »

Galerinha, sem querer ser o cara do contra...

Se funcionar com água vai funcionar sem, porque o verniz impermeabiliza quase todo o braço, exceto pela escala, que é comumente feita de madeira resinosa que por isso também é pouco permeável.

Se a madeira da escala fosse permeável a escala descolaria por umedecer a cola.

Bom... sugiro que use um soprador térmico ou talvez um secador de cabelos, aqueça todo o braço uniformemente a uns 60° antes de apertar o sargento, mais que 60° pode soltar o verniz, ainda assim, não garanto que isso seja duradouro pois as fibras ja estão acostumadas.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #9 : 30 de Novembro de 2011, as 16:56:05 »

Oi Edie

O verniz impermeabiliza enquanto é novo. Depois de uns meses ele se recobre de microfissuras que deixam a madeira respirar novamente. Mas a humidade só pode entrar e sair lentamente, por isso precisa do pano humido.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2011, as 12:30:08 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #10 : 01 de Dezembro de 2011, as 11:31:42 »

Xandaum este tipo de desempenamento que voce citou realmente funciona, porem deve se tomar alguns cuidados.
Verifique se a posição em que voce vai colocar o sargento é o centro de curvatura do braço, forre bem a parte aonde o sargento entra em contato com o braço para não ficar marcas e como o Eduardo disse aplique força gradativamente e após o ultimo troque de aperto deixe o violão assim por alguns dias. Manda ver que o som destes violões são muito bons.
Long live to rock n roll
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #11 : 01 de Dezembro de 2011, as 11:46:41 »

Essa é a minha galera Legal!

Handmades é isso a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)!

Em alguns dias o resultado será postado! Palmas
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #12 : 01 de Dezembro de 2011, as 14:30:12 »

Manda ver e depois deixe um post com o resultado.
Long live rock'n'roll
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
ApAcHe*
Visitante
« Responder #13 : 01 de Dezembro de 2011, as 14:49:36 »

Essa é a minha galera Legal!

Handmades é isso a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)!

Em alguns dias o resultado será postado! Palmas

Vai levar em qual luthier? algum deles deu essa ideia?
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #14 : 01 de Dezembro de 2011, as 15:05:56 »

Um deles deu essa idéia alegando ótimos resultados.
Vou levar nele, ou talvez eu mesmo faça. Pois me parece bem fácil. Cheesy
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal