Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
27 de Novembro de 2024, as 15:31:13
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Dúvidas e Sugestões
>
Dúvidas
>
Alimentação de dois circuitos, simétrico e assimétrico + circuitos de entrada.
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Alimentação de dois circuitos, simétrico e assimétrico + circuitos de entrada. (Lida 7818 vezes)
Albuquerque
Visitante
Alimentação de dois circuitos, simétrico e assimétrico + circuitos de entrada.
«
:
25 de Novembro de 2011, as 19:40:18 »
Olá a todos mais uma vez!
Venho pedir mais uma ajuda dos grandes mestres dos templos shaolin (de eletrônica
). Estou montando para um amigo um amplificador para violão (falante grande + tweeter), com TDA2030 e um tone stack simplezinho com base em um TL072.
Daí ele me pediu para incluir o 'little angel' chorus, com chaveamento na entrada. Daí eu falei: beleza! Sem problemas! (burriiiinho
)
Só que agora, na fase de elaboração das placas surgiu o problema: Tanto o power TDA2030 que tô montando, quanto o pré TL072, são alimentados com fonte simétrica. Mas o little angel são só 9V assimétricos.
Tem como alimentar os dois projetos com uma única fonte de alimentação? Lembrando que só tenho um trafinho de 12+12 x 3A.
Como seria a ligação? pensei em algo tipo usar só o +V e o GND da fonte pra alimentar o little angel (claro que com um regulador). Será que rola???
Help-me please!!!
«
Última modificação: 26 de Novembro de 2011, as 18:44:16 por Albuquerque
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311
"Fui eu que fiz"
Re: Alimentação de dois circuitos, simétrico e assimétrico.
«
Responder #1 :
25 de Novembro de 2011, as 21:26:21 »
Tranquilo, dá para fazer como você mesmo sugeriu, sem problemas; pois o "little angel chorus", não deve consumir muito, então é só aproveitar o ramo positivo da fonte, aplicar o regulador de 9V não esquecendo dos capacitores de filtro adicionais, e ser feliz. Depois de tudo pronto, posta uns "samples" para mostrar o resultado.
Boa sorte,
Alfredo
Albuquerque
Visitante
«
Responder #2 :
25 de Novembro de 2011, as 23:15:38 »
Alfredo, muito obrigado pela resposta.
Tava pensando nisso mesmo +V e GND. Mas daí pensei também: Será que o fato de colocar mais uma carga na fonte só do lado positivo não iria gerar uma desigualdade na fonte, tipo, tá puxando mais corrente no 'lado' +Vcc do que no -Vcc. Entende minha preocupação?
Bom, vou fazer os testes e posto os resultados.
Agora, mais uma coisinha...
(Me desculpem perguntar isso aqui nesse tópico, é para evitar criar outro desnecessariamente)
Meu amigo, para quem estou fazendo o amplificador, me pediu para colocar 3 Entradas, a saber: Violão 1 (com o little angel, chaveado); Violão 2 (Clean) e Microfone. Esse 'mixer' de duas entradas para violão e um microfone pode ser resolvido apenas com resistores em série com a entrada ou acham melhor um circuito específico?
Se puderem me responder mais essa... agradeço de antemão!
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226
«
Responder #3 :
26 de Novembro de 2011, as 00:37:30 »
Sobre a alimentacao do chorus:
Pode ficar tranquilo, nao havera diferenca em "puxar" mais corrente do + do que no -.
Muitos amps fazem isso, e nao tem problemas.
O amplificador RocPro, tira a alimentacao dos filamentos da valvula do +, para voce ter ideia.
E lembrando, o consumo do little chorus é muito baixo, e considerando o transformador de 3A é simbolico.
Sobre as entradas:
Os resistores deveriam ser tipo em paralelo e nao serie.
Na verdade, um resistor a cada jack, e o outro lado de cada resistor unidos, e vai para entrada do pre.
É bom usar um capacitor em serie com cada resistor.
Se usar um circuito, apenas de entrada, para uma das entradas, seria melhor.
Nao precisa fazer um circuito inteiro, so a parte inicial.
Albuquerque
Visitante
«
Responder #4 :
26 de Novembro de 2011, as 11:21:01 »
Muito obrigado também GrAmorin!
Citação de: GrAmorin em 26 de Novembro de 2011, as 00:37:30
Se usar um circuito, apenas de entrada, para uma das entradas, seria melhor.
Nao precisa fazer um circuito inteiro, so a parte inicial.
Neste caso, teria alguma sugestão de circuito 'mixer' de entrada para eu pesquisar? Dei uma olhada por aqui e não tenho muita coisa. Procurei na net e não fiquei muito satisfeito. Alguma palavra chave para eu pesquisar?
Mais uma vez, muito obrigado!
Rafael Albuquerque
Visitante
«
Responder #5 :
26 de Novembro de 2011, as 11:24:03 »
O mini mixer aqui do site não resolveria?
Visitante
«
Responder #6 :
26 de Novembro de 2011, as 12:12:02 »
Citação de: DARKSEK em 26 de Novembro de 2011, as 11:24:03
O mini mixer aqui do site não resolveria?
Puxa.. Que noob que eu sou!
Não tinha pensado ainda! Valeu DARKSEK
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #7 :
26 de Novembro de 2011, as 12:59:36 »
Prés costumam ser bem semelhantes, mudando apenas a parte inicial, e a parte de tone.
Certo que um pre que receba varios sinais diferentes nao tera tanta qualidade e definiçao de ambos os sinais (isso em minha opniao), mas façamos conforme o gosto e nescessidade do cliente.
Eu sugeria, fazer a parte inicial de cada pré, e a saida deste setor faz a propria mixagem atraves do potenciometro de volume de cada via (pre).
Eu postei aqui no forum, o pre do AD-5, uma especie de pedaleira para violao, com entrada para captador piezo e magnetico.
Minha intençao era de fazer o çayout deste pre, e tambem do amplificador acoustassonic (Fender), mas infelismente nao tive tempo de fazer ainda.
Este acoustassonic seria interessante voce ver, ele tem entrada de violao, mic balanceado e chorus...
Link do post que esta o AD-5
.
Alfredo Padrao
Handmaker
Obrigado
"Fui eu que fiz"
«
Responder #8 :
26 de Novembro de 2011, as 13:49:13 »
Quanto ao mixer; eu montei este aqui:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1708.0
Montei para o meu filho usar de forma portátil, preso no "cinto", pois só havia um cubo e duas guitarras, então desta forma dá para colocar as duas no mesmo amplificador que só tem uma entrada.
Este mixer ao mesmo tempo que é simples, é muito polivalente.
Albuquerque
Visitante
«
Responder #9 :
26 de Novembro de 2011, as 16:43:32 »
Obrigado pelas dicas GrAmorin e Alfredo Padrão.
Gostei muito do circuito do AD-5 GrAmorin. Para o que vou usar agora pretendo mais simples um pouco. Mas vou utilizá-lo no futuro com certeza!
Citação de: Alfredo Padrao em 26 de Novembro de 2011, as 13:49:13
Quanto ao mixer; eu montei este aqui:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1708.0
Montei para o meu filho usar de forma portátil, preso no "cinto", pois só havia um cubo e duas guitarras, então desta forma dá para colocar as duas no mesmo amplificador que só tem uma entrada.
Este mixer ao mesmo tempo que é simples, é muito polivalente.
Neste Mixer que o Alfredo falou (que por sinal gostei muito) só faz mixar compensando as perdas ou ele também faz o papel de pré amplificador? Isso por que o pré que estou utilizando tem equalização de 3 bandas é com base em um TL072 também.
Uso os dois projetos unidos, neste caso cada um com o seu TL072? Ou no caso do mixer posso retirar a parte ativa, a que entra no TL, e acoplar ao meu pré?
Outra coisa, é necessário alterar alguns componentes para cada entrada que pretendo usar? Tipo: dois violões e 1 microfone. Alterar algum componente para a entrada do microfone?
Sei, sei... Muitas são as perguntas!!!
«
Última modificação: 26 de Novembro de 2011, as 16:47:46 por Albuquerque
»
Visitante
Re: Alimentação de dois circuitos, simétrico e assimétrico + circuitos de entrada.
«
Responder #10 :
26 de Novembro de 2011, as 20:11:34 »
Quanto a parte de retirar algo: o ideal seria montar o mixer completo e ligar a saída dele no amp.
Hand MasterMind
Obrigado
Re: Alimentação de dois circuitos, simétrico e assimétrico + circuitos de entrada.
«
Responder #11 :
26 de Novembro de 2011, as 20:47:24 »
Esse mixer tambem faz uma funcao de ganho.
Observe que o sinal entra no pino 2, sai do pino 1, entra no pino 6 e sai no 7.
Note os resistores de realimentacao entre os pinos 1 e 2, e 6 e 7.
A parte que mixa é apenas aquela que esta demarcada com pontilhados vermelhos.
Observe que esta como eu mencionei em um post anterior, sobre usar capacitor em serie com o resistor.
Este tipo de mixer é basico, pratico e funcional.
No uso dele, eu recomendaria usar pelo menos a primeira parte de ganho (pinos 1,2 e 3), e dai em diante combinar com o resto do seu projeto.
Mas isso fica a seu criterio.
Sobre alterar algum componente, eu so recomendo que na entrada para mic o capacitor seja pelo meno 1uF.
Alfredo Padrao
Handmaker
Obrigado
"Fui eu que fiz"
«
Responder #12 :
26 de Novembro de 2011, as 21:57:32 »
Eu citei este mixer, pelo fato que você queria algo sem complicações, e neste caso ele atende plenamente. Pelo que entendi do circuito, o ganho é "próximo" de 1, ou seja "sem ganho" pelo valor dos resistores de realimentação, mas nada impede que você mude a relação de ganho, como sugeriu o GrAmorim, trocando o valor dos resistores entre 1 e 2, e 6 e 7 que são os que determinam o ganho.
Mas eu manteria o circuito da forma como está, já que no seu projeto já tem o pré, desta forma o mixer estaria exercendo a função a que se destina; ou seja "mixar", apenas atentando para o capacitor de acoplamento do microfone, com bem falou o GrAmorim.
Ah, ia esquecendo de comentar, meu filho notou que mesmo com o mixer desligado, ainda assim o sinal continua passando; é claro que com o sinal com nível mais baixo, isto caso o potênciometro da entrada correspondente esteja aberto. Então verificando o circuito com mais atenção, verifiquei que quando desligado, mas com o potênciometro aberto, o que temos são o capacitor de acoplamento, 4 resistores de 100k em série e o capacitor de desacoplamento, portanto dependendo do nivel de sinal de entrada (Guitarra por exemplo) há um "vazamento" de sinal, não sei se o mesmo ocorreria com microfones.
Albuquerque
Visitante
«
Responder #13 :
27 de Novembro de 2011, as 00:57:08 »
Muito obrigado pela atenção GrAmorin! O que vc falou acima:
Citação de: GrAmorin em 26 de Novembro de 2011, as 20:47:24
No uso dele, eu recomendaria usar pelo menos a primeira parte de ganho (pinos 1,2 e 3), e dai em diante combinar com o resto do seu projeto.
Mas isso fica a seu criterio.
...é muito interessante! Olhando por um lado mais cuidadoso vou deixar o circuito completo, como uma etapa a mais, de mixagem + 'ganho' (mesmo que este seja mínimo).
Quando você disse:
Citação de: GrAmorin em 26 de Novembro de 2011, as 20:47:24
Sobre alterar algum componente, eu so recomendo que na entrada para mic o capacitor seja pelo meno 1uF.
... é por que posso então adotar valores maiores, é isso?
Mas neste caso, acima de 1µF, me restarão os eletrolíticos. É melhor adotar o de 1µF mesmo ou outro maior? Neste caso o lide negativo vai no lado do jack ou do lado do circuito?
Alfredo, muito obrigado também por suas respostas e experiências relatadas. São de grande ajuda!
O que você relatou sobre a passagem de sinal mesmo com o instrumento desligado, prova que o teu circuito é bastante sensível, amplificando até os sinais mais remotos! Excelente pré esse teu hein?! Foi aquele amplificador com Reverb que você postou aqui no site não foi? Se for ele é realmente muito bom! Acompanhei a sua montagem, e por sinal MEUS PARABÉNS (atrasados
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ..) Excelente montagem!!!
No meu caso, porém, mesmo que vaze sinal, não será problema pois a chave ON-OFF é para o circuito todo.
Muito obrigado a todos! Assim que terminar de monta-lo vou postar aqui os resultados.Esquemas e layouts também! (melhor postar aqui nesse tópico mesmo ou abrir outro?)
No mais, agradeço a atenção de todos!
Abraços,
Rafael Albuquerque.
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #14 :
27 de Novembro de 2011, as 01:20:05 »
No caso do mixer, mesmo desligado o sinal passa (em intensidade menor) por uma questao, digamos "normal".
No mixer, o CI é o unico componente que precisa de alimentacao para funcionar, resistores e capacitores nao precisam.
Quando o circuito nao é alimentado, apenas o CI nao trabalha, por isso a intensidade é menor.
Mas os resistores e capacitores tem atividade.
O que acontece, é que o resistor que determina o ganho, interliga a entrada com a saida (entra pino 2 sai pino 1 - entra pino 6 sai no pino 7) e dai para o out...
Entao, pode se dizer que o in e o out ficam interligados atraves dos resistores.
E quando o CI nao é alimentado, esses resistores mudam seu papel de funcionamento, que antes era determinar o ganho, e agora é de levar o sinal.
Tambem acontecera com microfone, ou qualquer outra fonte de sinal.
Sombre o capacitor para o mic, melhor ser entre 1uF e 22uF, recomendo que seja ate 4,7uF.
Nao fara diferença a polaridade.
Alguns fabricantes costumam colocar o positivo para o jack, e negativo para o circuito.
Mas tem alguns em que isso é invertido.
Neste caso nao fara diferença significativa.
E a propossito, o amplificador qu o Alfredo montou é muito bom mesmo.
E repare, o PT tira a alimentacao do + da fonte.
Use este amplificador como referencia, ou ate mesmo, apenas altere ou incremente...
Qualquer duvida, estou a disposicao.
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...