Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Junho de 2024, as 08:49:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hora de desenvolver nosso proprio Alto Falante  (Lida 165725 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.120

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #75 : 28 de Novembro de 2011, as 13:57:23 »

Acho que a bobina não é o maior problema. Inclusive é muito fácil fazer uma. O cone é o problema! Acho que qualquer tentativa usando cones nacionais será inútil!
Hgamal... sera que é facil fazer uma boa bobina?
E ao seu ver, qual o problema dos cones nacionais?!? Pergunto porque realmente não sei... É peso, qualidade do papel, são irregulares?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #76 : 28 de Novembro de 2011, as 14:35:37 »

Oi Kem

O formato e o modo como se deformam ao longo do curso vai fazer toda diferença. Há alto-falantes de cone reto, exponencial, hiperbólico, etc. A intensão desses perfis é distribuir adequadamente a força aplicada pela bobina ao longo da superfície do cone. Se o cone se deforma mais de um lado que de outro, a bobina vai sair do centro do magneto e pode até bater na carcaça.

A questão é se os cones nacionais dispõem desses tipos de curvatura e se são homogêneos suficiente para que a mecânica funcione adequadamente.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.120

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #77 : 28 de Novembro de 2011, as 14:41:06 »

Poxa... sera que não tem nenhum fabricante nacional que se digne a fazer um cone com o minimo de qualidade?!?
Alguém conhece algum curso bom sobre falantes?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #78 : 28 de Novembro de 2011, as 14:52:56 »

Lembro do Ricardo comparando o peso dos cones da kurt-mueller com os nacionais:


http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1123.msg37656#msg37656
Citar
"... um cone kurt-mueller pesa 14g, enquanto um generico pesa quase 30g."

Além do peso acredito que a elasticidade seja diferente.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2011, as 14:55:16 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.120

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #79 : 28 de Novembro de 2011, as 14:53:51 »

Lembro do Ricardo comparando o peso dos cones da kurt-mueller com os nacionais, não lembro os valores, mas era bem grande a diferença.

Além do peso acredito que a elasticidade seja diferente.
Imagino que os nacionais eram BEM mais pesados...
Mas quais os materiais ideais? Bobina, cone, imã???
Meio que fechamos o imã ceramico...
E cone? Papel? Qual altura ideal?
E bobina? Aluminio? kapton???
« Última modificação: 28 de Novembro de 2011, as 14:56:53 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #80 : 28 de Novembro de 2011, as 15:14:24 »

 E se alguém pegasse um eminence da vida e estudasse a sua mecânica? Não precisa ser um ensaio destrutivo, só algumas medições como espessura do cone e sua geometria, materiais da estrutura, dimensões do imã para determinada potência... Lógico, se alguém quiser destruir um falante para o bem do handmade é válido também!  Grin

 Criar um projeto do zero de um falante é complexo, conhecimentos dinâmicos em mecânica e eletricidade, alguém disposto a modelar isso? =D

Um abraço!!
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #81 : 28 de Novembro de 2011, as 16:53:03 »

tem este site que vende cones http://www.lojadoscones.com.br/categorias.php?id=OA== pode ser de alguma ajuda
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #82 : 28 de Novembro de 2011, as 17:14:03 »

Ainda no site da Weber há um Glossário de termos comuns relacionados a altofalantes que me ajudou a entender o que as pessoas se referem como breakup.

Acabei vendo que há boas explicações ali:

http://www.webervst.com/spterm.html#breakup
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.275

Obrigado
-Dado: 1903
-Recebido: 452



« Responder #83 : 28 de Novembro de 2011, as 18:15:28 »

Acho que a bobina não é o maior problema. Inclusive é muito fácil fazer uma. O cone é o problema! Acho que qualquer tentativa usando cones nacionais será inútil!

É oque eu penso acerca desse assunto também!

-----
A questão é se os cones nacionais dispõem desses tipos de curvatura e se são homogêneos suficiente para que a mecânica funcione adequadamente.

Creia-me não são!
« Última modificação: 28 de Novembro de 2011, as 18:17:08 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #84 : 28 de Novembro de 2011, as 23:18:01 »

Conforme citado anteriormente, chegou meu falante ACE da Alien Tubes. É lindo. Bem construido. O conjunto magnétido é relativamente grande e este  parece ser nacional (o conjunto magnetico). Quanto ao cone, nao tenho muito conhecimento sobre as marcas nacionais e importadas só de olhar. Vou dar uma chegada na loja dos cones em Campinas pra ver o que conseguem proximo disso. Nada como falar com quem entende do assunto.

Ainda no site da Weber há um Glossário de termos comuns relacionados a altofalantes que me ajudou a entender o que as pessoas se referem como breakup.
Acabei vendo que há boas explicações ali:
http://www.webervst.com/spterm.html#breakup

Sobre a citação do Alex gostaria de enfatizar as palavras " anos de experiencia e dados empíricos"
É nesse ponto que gostaria de retomar nosso objetivo. Devemos usar o empirismo pra desenvolver nosso falante. É testar pra ver o que acontece.
Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #85 : 29 de Novembro de 2011, as 07:37:21 »

Eu acho que não tem mesmo como escapar do "tentativa e erro" da vida. Mas seria bom colher informações, e creio que fontes como a Weber são sempre interessantes. O RK deixou claro que, mesmo com os cones KM não é fácil chegar a um "voicing"(timbragem geral do falante) pretendido.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #86 : 29 de Novembro de 2011, as 07:52:10 »

Oi Pessoal

Quando não se sabe exatamente o que cada característica de cada parte faz no conjunto, fica difícil até mesmo estabelecer um critério para a tentativa e método para análise do erro.

Anteriormente o Romildo falou na altura do gap e a forma como a bobina deve ser centrada. Mas e a largura do gap? Quanto mais estreita for a largura, mais intenso e uniforme será o campo, aumentando a sensibilidade. Por outro lado a montagem fica mais crítica, exigindo uma precisão grande.

O Kem falou em enrolar as próprias bobinas. Acho uma boa idéia! Seria legal poder ter falantes com impedâncias exóticas, como 64R! Para fazer uma caixa de 16R colocando todos em paralelo! Eu já queria um falante de 600R, para testar uns circuitos de saída a válvula sem transformador que a Philips tentou emplacar na década de 1960.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.120

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #87 : 29 de Novembro de 2011, as 08:15:00 »

... O Kem falou em enrolar as próprias bobinas. ...
Na verdade foi o Alex... eu só perguntei se seria possivel. Mas não tenho a MINIMA ideia das especificações... Sad
Mas acho que esse realmente vai acabar sendo um dos caminhos melhores... as bobinas comerciais são feitas visando a maior potencia possivel (visando principalmente falantes automotivos), o que não é ideal pro nosso uso.


Ps. 6 paginas no topico e nenhuma conclusão... isso vai longe....  Embarrassed
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #88 : 29 de Novembro de 2011, as 09:08:24 »

Estamos sem conclusão porque ainda estamos na fase de "brains storming"! Eu tenho uma literatura sobre falantes que não estou achando. Assim que localizar, teremos algo mais sólido para discutir.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.120

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #89 : 29 de Novembro de 2011, as 09:18:51 »

Estamos sem conclusão porque ainda estamos na fase de "brains storming"! Eu tenho uma literatura sobre falantes que não estou achando. Assim que localizar, teremos algo mais sólido para discutir.
Isso é fundamental...
E dificil achar boa literatura sobre esse assunto... ja tentei procurar e nada.
Ja procurei até cursos, e nada também (tem uns de fundo de quintal que ensinam a reparar e só).
Se tivesse alguma coisa em Senai, Monitor, etc, eu até me propunha a fazer...

Mas uma coisa notei. As opiniões aqui sobre o objetivo ainda divergem.
Uma parte dos participantes aqui (incluindo o autor do topico) quer fazer o melhor falante possivel, mas que use insumos nacionais. Outra parte quer fazer o melhor também, mas importando os insumos...
Se fosse possivel fazer os 2 seria ideal. O feito com insumos nacionais teria um custo com certeza otimo, mas será que é possivel alcançar uma qualidade minima?
O outro com certeza, se o projeto for levado a frente, e com o nivel dos integrantes desses forum, vai ser bom. Mas importar insumos aumenta o custo, diminui a disponibilidade dos mesmo (tentem pedir algo de fora agora em dezembro e vejam quanto tempo demora pra chegar), etc...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal