Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 13:30:35

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Madeiras: Verdades e Mentiras!  (Lida 82736 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #150 : 10 de Janeiro de 2012, as 07:58:50 »

... e o cara não respondeu.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #151 : 10 de Janeiro de 2012, as 08:53:11 »

No outro fórum o camarada da pesquisa respondeu.  Além disso, tem um trabalho escrito.  Acompanhei a discussão neste tópico, até que me pareceu (em vista dos comentários e dúvidas) que as pessoas além de não ler o trabalho pra tirar conclusões, já de cara não acreditaram no camarada!  Daí me desinteressei de continuar acompanhando o tópico.  Talvez o pesquisador, ao perceber que as pessoas não leram o seu trabalho, não tenha levado o fórum a sério??

Acredito que as pessoas que olham o objeto (ou um ambiente, terreno, casa, etc) por mais tempo, testam e olham de perto e de longe, e até dormem sobre aquilo, percebem bem mais sutilezas que talvez mostrasse a direção da pesquisa, se o amante fosse também um pesquisador.

Muitas vezes vejo que existe crença em algo sobrenatural sobre componentes(esses eu já dormi em cima) e instrumentos.  Muitas vezes nada pode ser provado, só sentido..  mas sentimentos podem enganar.  Eu particularmente não vejo grandes conflitos entre ciência-arte, mas entre tecnologia(aplicação da ciência?) e artistas sentimentais.

Na verdade existem tantas diferenças de materiais como captadores, cordas , tintas e vernizes, além de formatos, que tornam dificil chegar a alguma conclusão sem padronizar algo para verificar as diferenças.

Se realmente a maioria não acredita na pesquisa do camarada(e seu orientador), sugiram outros critérios.  Quem sabe se organizando neste tópico, não se chegue a algum CONSENSO de que outros itens podem mudar o som.  Já que a madeira crua DO CORPO não muda significativamente(segundo a pesquisa), sugiram usar uma mesma madeira e executar diferentes acabamentos, diferentes braços, pra ver o que passa!!

O cara que fez a pesquisa também é instrumentista..  pode compreender os sentimentos e impressões.

T+

Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #152 : 10 de Janeiro de 2012, as 09:11:21 »

Oi Patines

Concordo com cada palavra que você disso. Este tópico está povoado de posts de conteúdo dogmático, quase xiita, sobre o tema. Muita gente se recusa tentar ver por outra ótica.

Por milênios o Sol rodou em volta da terra e pessoas foram queimadas vivas por pensarem coisas diferentes. Por quanto tempo mais teremos dogmatas andando por aí!

Abraços

Eduardo
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #153 : 10 de Janeiro de 2012, as 09:45:24 »

Conjecturas de por qual razão a pessoa não respondeu certamente não ajudarão muito sobre o assunto do tópico, nem me parece muito "cientifico"...rs

Apaixonados muitos aqui o são, só que muitos de nos não se veem assim, então talvez seja uma boa idéia nos desfazermos de um pouco de nossa arrogância para conseguir algum tipo de compreensão mutua.

Há de tudo por aí! Inclusive gente que acha que física quântica e besteira esotérica...rs
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, as 09:48:13 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #154 : 10 de Janeiro de 2012, as 10:14:33 »

Estamos perdendo o rumo... Mas voltemos a ele: onde podemos baixar ou ler o material escrito?
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #155 : 10 de Janeiro de 2012, as 10:35:05 »

Eu cheguei a este link pesquisando no google, depois de ver a reportagem em vídeo e o nome do camarada:

O resumo: http://www.ifi.unicamp.br/physicae/ojs-2.1.1/index.php/physicae/article/view/154
e lá mesmo o trabalho em pdf: http://www.ifi.unicamp.br/physicae/ojs-2.1.1/index.php/physicae/article/download/physicae.9.5/116

T+
Visitante
« Responder #156 : 10 de Janeiro de 2012, as 10:43:13 »

Com certeza as pessoas precisam abrir a mente para determinadas coisas (sol girar em torno da terra ou o contrário?)

Claro que o cara foi um tanto mais científico que nós podemos ouvir. Até a palhetada é dada com a mesma intensidade (considerando fatores que ele deve ter considerado como distância da palheta, altura, etc).

Mas é lógico que temos outros fatores influenciando (temos caixas que diferenciam de outras apenas pelo seu volume).

Vamos tentar chegar a um denominador comum: Supondo que todas as madeiras, desde que com o mesmo corte , tenham a mesma resposta aos mesmos captadores , amplificadores, equalizações e palhetadas, ok?

Estas madeiras não vão modificar o som, mas se você adicionar 2 camadas de seladora 2mm de massa (odeio isso), mais 4 camadas de PU (poliuretano), então cada madeira vai absorver e modificar sua forma de responder (isso é achismo meu de acordo com experiências,ok?).

O que o rapaz do youtube quis mostrar é que não há influência direta da madeira, mas não quer dizer que outros fatores não alterem esses resultados. Se ele pegar estas guitarras e pintar, pode ser que isso modifique o som.

Outro fator que tenho curiosidade é o tempo de envelhecimento da madeira. Muitos usam madeiras "verdes" e outros dizem que madeiras secas tem uma vibração melhor (nisso eu acredito, mas gostaria de testar). Lógico que a "água" influencia na madeira e quanto menos, mais vibração ela teoricamente poderia dar. Não sei se ele considerou estes fatores e acredito que ele poderia fazer um vídeo na versão dois ou três falando disso também, já que é uma pesquisa, mas agente precisa abrir um pouco mais a mente pessoal.

Abraços.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #157 : 10 de Janeiro de 2012, as 11:40:19 »

Achei o PDF uma excelente contribuição, eu só vi o artigo e o resumo. Os elementos que eu procurava estão basicamente ali.

Há coisas que ainda me perturbam como a precisão do software Audacity ou a qualidade do captador utilizado, coisa que fica um pouco obscurecida por fatores tecnológicos. Mas minha tendência é aceitar a experiência como válida.

É sempre desconcertante vermos nossa capacidade de observação ser posta na berlinda com as verificações científicas. Como por exemplo, na afirmação sobre transferencia de energia das cordas para o corpo, ser bem pequena... O que sentimos é um corpo de madeira vibrando fortemente quando tocamos as cordas da guitarra.
Pagão e feliz!!
designermx2
Visitante
« Responder #158 : 10 de Janeiro de 2012, as 11:46:25 »

Achei o PDF uma excelente contribuição, eu só vi o artigo e o resumo. Os elementos que eu procurava estão basicamente ali.

Há coisas que ainda me perturbam como a precisão do software Audacity ou a qualidade do captador utilizado, coisa que fica um pouco obscurecida por fatores tecnológicos. Mas minha tendência é aceitar a experiência como válida.

É sempre desconcertante vermos nossa capacidade de observação ser posta na berlinda com as verificações científicas. Como por exemplo, na afirmação sobre transferencia de energia das cordas para o corpo, ser bem pequena... O que sentimos é um corpo de madeira vibrando fortemente quando tocamos as cordas da guitarra.

Alex, isso eu também aceitei mais porque basicamente (acredito que mais de 80%) o que capta o som é o corte que a corda faz quando oscila em um campo eletromagnético depois de ligar a guitarra. Mas o que o corpo pode ou não influenciar, é na vibração da corda, tempo de sustentação e etc. Por isso que falei abaixo que enchendo de massa, verniz, a coisa fica modificada, mas pelo que parece não o timbre, mas vou me atentar a esses fatores..
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #159 : 10 de Janeiro de 2012, as 12:35:18 »

O artigo é bem interessante. Ele tem fortes evidências a favor dele. O método adotado parece certo, acredito que a resolução dos instrumentos de medida usados é suficiente para provar o ponto.

Acho que um ponto que foi esquecido no experimento, está no conjunto empregado para reproduzir a realidade. Não há aqui nenhum guitarrista que não use algum tipo de não linearidade no instrumento. Seja ela decorrente de das não linearidades do amplificador, dos pedais de overdrive, distorções, altofalante, etc, as não linearidades estão presentes no nosso dia dia. tenho certeza que elas irão reforçar em muito as pequenas variações observadas no experimento. (afinal de contas houve variações)

No momento, eu acho que a única coisa que parece definitiva é: em um ambiente totalmente linear, sem distorções, a madeira do corpo da guitarra não influência em nada em seu timbre !

Acho que uma boa extensão a experiência é introduzir algum tipo de não linearidade forçada ao processo. Visto que há uma grande discordância entre os resultados da experiência e o senso comum dos músicos (você não vale Eduardo), é de se esperar que experiências como estas mereçam ser mais esmiuçadas. Afinal, não acredito que este senhor tenha sido o único a elaborar uma experiência neste sentido - as fábricas de instrumentos acabam por declarar as qualidade sonoras de um tipo de madeira sobre outro - será que elas mentem e nunca puseram isto a prova.

Deixemos a ciência continuar o seu trabalho!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #160 : 10 de Janeiro de 2012, as 12:55:03 »

(você não vale Eduardo)

Cry

será que elas mentem e nunca puseram isto a prova.

Uma fábria mentindo sobre seu produto?!?!? Mas isso é um absurdo! Várias fábricas testam seus produtos com equipamentos de ponta e divulgam seus resultados em publicações respeitadas pelos que trabalham no meio. Industrias como a Philip Morris (fabricante do Malboro), Grünenthal GmbH (inventores da Talidomida), Poly Implants Protheses (revolucionarios ao usar silicone industrial em aumento de mamas), etc sempre conduziram estudos sérios e mantiveram-se firmes em suas conclusões, mesmo quando alguma universisdadezinha besta dizia que eles estavam mentindo.

Você acha que só porque guitarra não é algo controlado pela ANVISA ou FDA eles tentariam faltar com a verdade?

Sempre confie nas boas e velhas marcas que você conhece há décadas!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, as 13:00:32 por Eduardo » Registrado

Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #161 : 10 de Janeiro de 2012, as 12:58:21 »

Mais do mesmo:

http://www.stormriders.com/guitar/telecaster/guitar_wood.pdf

-----
Eduardo,

É sempre bom ver quem é o padrinho da criança... como quem financia aquela pesquisa sobre algo que pode decidir quem levará bilhões de dólares depois de concluída.

-----
Não lembro se já tinha trazido as Teuffel para a conversa... mas aqui estão:

http://www.youtube.com/watch?v=yx-sf8oGkto&feature=endscreen&NR=1
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, as 13:34:20 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #162 : 10 de Janeiro de 2012, as 13:45:34 »

Agora lascou... dois cientistas diferentes e dois resultados diferentes!

1) O conjunto de madeiras usados pelo brasileiro continham as madeiras do outro estudo?

2) ele usou algum método para equalizar as palhetadas?

3) alguém levou alguma grana de alguma fábrica de guitarra? ( Smiley desculpa não me contive )

Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #163 : 10 de Janeiro de 2012, as 14:12:23 »

Como assim? O gringo também concluiu que não há diferença significativa no som dos pups eletromagnéticos entre as madeiras ash e alder. Ao menos parece ter usado uma placa de áudio com um A/D melhorzinho...rs

Pareceram-me conclusões aparentadas...

Uma coisa que eu gostaria de saber melhor é como se apreciou o resultado do analisador de espectro por Fourier. Se como um somatório das frequencias estático do sinal. Ou se foi observado ao longo do tempo. Como os harmônicos surgem e se vão, quanto duram.
Pagão e feliz!!
yuri1
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1

Hey..Mother Foca.

« Responder #164 : 10 de Janeiro de 2012, as 14:51:32 »

Agora vou trocar o corpo das minhas guitarra de basswood, frejo e mogno por compensado, tanto faz mesmo...vou mandar fazer uma guitarra de compnsado e vai soar Maravilhosamente bem.
Gibson nao tem sonzeira eh impressao minha n e h (moderador, peço que me suspenda do fórum)...vou comprar uma guitarra de boa construçao tipo condor(eu tenho uma gx50) lespaul feita na koreia e por caps gibson.

Agora serio: já vi guitarras de compnsado soarem otimas, ja vi guitarras baratas soarem maravilhosas. Guitarras squier std sao otimas,  tenho uma condor gx50 em basswood que tem muito mais som que alguns fenders(desligada) troquei  braco por warmouth(melhorou Muito) e captacao por cs69 e ela tem mais som que um fender americana std que testei na loja, uma do lado da outra...mas isso nao eh regra...

Qualquer dia desses tenho vontade de fazer um estudo desses...outra coisa um estudo desse tipo tem que ser muito mais amplo a meu ver, deve se feito com uns 3 tipos de corpos, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tele tende a soar tudo parecido mesmo...mas enfim....em minha opiniao e como avalio os instrumentos que tenho em vista: 50% parte eletrica 20% contrução da guitarra, 20% ferragens, e 10% madeiras. isso se aplica na maioria dos casos, falando de corpo solidos ok.

Exmplo que isso nao se aplica  é a SX jazz base, tem as mesmas madeiras do fender jazz base, ai tem nego que troca tudo menos as madeiras para hardware fender, e continua soando magro....mas enfim. opiniao eh opnião, eu vou continuar comprando instrumentos que me agradarem, nao importa do que sao feitos. como ja falei ja vi guitarras baratas soarem bem. como t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) ja vi guitarras caras  soarem razuavel...

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, as 14:55:59 por yuri1 » Registrado
Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: