Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 15:29:52

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Madeiras: Verdades e Mentiras!  (Lida 82801 vezes)
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #135 : 20 de Dezembro de 2011, as 15:44:43 »

Me apareceu essa não sei daonde:

http://www.jtmp.org/jtmp/index.php?q=node/76

T+
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2011, as 16:22:16 por Plautz » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #136 : 20 de Dezembro de 2011, as 22:55:58 »

Não seria o link que eu postei há um pouco de tempo atras?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #137 : 21 de Dezembro de 2011, as 01:42:48 »

Não seria o link que eu postei há um pouco de tempo atras?

Pois é... por isso eu achei que já tinha visto
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
designermx2
Visitante
« Responder #138 : 26 de Dezembro de 2011, as 21:38:48 »

A algum tempo , mesmo sem ter visto esse tópico, comecei a fazer uns testes com dois luthiers que tem aqui no estado. Um deles famoso até, saiu até em programas nobres, mas não quero citar nomes. O outro fabrica de maneira mais modesta e estou inclusive com uma guitarra minha lá para fazer um outro braço para uns testes que quero fazer.

Pelos estudos que fizemos, realmente a madeira pura não faz tanta diferença assim (nossos métodos de análise não foram tão meticulosos a ponto de registrar, mas chegaram a ter umas gravações e tal). O que influenciava mesmo eram alguns fatores:

Tamanho da escala;
desenho do corpo (volume)
quantidade de Seladora
Cavidade feita para os circuitos (voltamos ao ponto de quantidade de massa/volume)
Quantidade de Verniz
Uso de tinta+verniz

Estes foram os itens que me fizeram analizar. Minha lespaul foi totalmente raspada e a sonoridade mudou da água para o vinho. Foi gritante e a madeira era a mesma. O processo foi repetido em mais 3 guitarras com o mesmo resultado. Optei por utilizar goma laca (verniz natural) e um nogueira apenas para redesenhar os veios da madeira, não sendo grosso a ponto de ter variação perceptível no som.

As cordas utilizadas, amplificador, captadores também foram testados e influenciam também. Cordas de bronze tem um som mais aprofundado nos médios e graves do que as de níquel. Como não temos dinheiro suficiente, não tínhamos como ver outras questões.

Por isso que não condeno guitarras com duas ou 3 fatias (até tenho uma), porque sei que o único problema é que para laquear, vai ter que ser folheada e escurecida as bordas.
Visitante
« Responder #139 : 26 de Dezembro de 2011, as 21:49:50 »

Minha lespaul foi totalmente raspada e a sonoridade mudou da água para o vinho.

De Acordo com o vídeo, só deveria mudar a sonoridade com a guitarra desligada, mas com ela ligada, deveria ser a mesma coisa
Visitante
« Responder #140 : 26 de Dezembro de 2011, as 22:04:49 »

No vídeo todos os corpos estavam sem acabamento. Com acabamento o resultado com certeza seria outro. Foi daí que forrei uma minha com gomalaca (apenas para avermelhar um pouco a madeira , já que a goma laca é na verdade alaranjada).
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1

Hey..Mother Foca.

« Responder #141 : 07 de Janeiro de 2012, as 20:16:43 »

Vou mencionar algo bem simples e que pode ser visto no youtube em diversos videos...gibson sg x gibson les paul. as ferragens sao as mesmas, a madeira do corpo e braco eh da mesma procedencia e finalmente captadores sao iguais. POREM a les paul é mais grossa e tem 8mm de maple no top, a sonoridade eh COMPLETAMENTE diferente.

A merda da ciencia eh que para fazer experimentos onde os sentidos e sentimento entram eh realmente dificil de mensurar...a ciencia pode ajudar...mas luthiaria e musica sao uma arte..
Visitante
« Responder #142 : 07 de Janeiro de 2012, as 21:35:35 »

Vou mencionar algo bem simples e que pode ser visto no youtube em diversos videos...gibson sg x gibson les paul. as ferragens sao as mesmas, a madeira do corpo e braco eh da mesma procedencia e finalmente captadores sao iguais. POREM a les paul é mais grossa e tem 8mm de maple no top, a sonoridade eh COMPLETAMENTE diferente.

A merda da ciencia eh que para fazer experimentos onde os sentidos e sentimento entram eh realmente dificil de mensurar...a ciencia pode ajudar...mas luthiaria e musica sao uma arte..

Nossa velho, ainda tem gente que faz esse tipo de comentário

Cara, o Formato das Madeiras tem que ser igual, entende? uma guitarra Strato e uma Les Paul tem sons diferentes por causa do seu formato, agora coloca 2 Gibsons SG, do mesmo formato com a mesma captação só que com madeiras diferentes, dando uma única palhetada e verifique se vai dar o mesmo som.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #143 : 07 de Janeiro de 2012, as 21:51:49 »

Uma Strato e uma LP tem mil diferenças além do shape do corpo.

Talvez nosso amigo Yuri não tenha entendido é que o proposto pela experiência era verificar diferentes madeiras, num mesmo formato, numa forma de evidenciar apenas essa mudança.

Existem várias questões que ajudam a embaralhar as conclusões e uma delas é a própria cultura guitarrística. E nesse ponto nosso amigo Yuri está bem certo, pois o sucesso da guitarra e seu amigo amplificador está mais ligado a erros aprovados que projetos brilhantes de engenharia. Há uma certa esculhambação muito bem vinda...rs 
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #144 : 08 de Janeiro de 2012, as 10:17:40 »

Aqui temos dois pontos:

1) Por favor não use palavrões aqui no forum. As regras proíbem. Maneire o tom. Esta atitude é desrespeitosa para com os que mantém o forum em bom nível!

2) A ciência quando mal empregada, conflita com a arte. Mesmo onde os sentidos estão envolvidos, a ciência bem empregada não cria problemas.

Lembre que, existiram (e ainda existem outros) países que empregaram (e outros ainda empregam) a ciência aos sentimentos humanos e chegaram (chegam) aos resultados esperados. (infelimente), eles motivaram milhões a ir a guerra (como eles queriam). Foi um resultado social terrível, mas foi uma vitória (ruim) para aqueles que perceberam que a ciência pode ser usada, mesmo no campo dos sentimentos humanos.

Sua frase é o resultado do trabalho de de cientistas ruins em conjunto de artistas piores!

Sou cientista e artista e estas duas partes não conflitam. Estou cansado de ouvir chorumelas de pessoas que não compreendem a verdade e tem medo dela! Este forum é o berço de milhares de pequenos cientistas.

Mas você pode optar e abandonar a ciência e viver só da arte, começar a fazer instrumentos que não obedecem as leis físicas e logo se exasperar por não conseguir os resultados esperados.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
yuri1
Freqüente
**

Obrigado

Hey..Mother Foca.

« Responder #145 : 08 de Janeiro de 2012, as 11:03:33 »

Descupem pelo ultimo comentario..a meu ver o shape nao muda tanto a sonoridade o que muda eh questao massa, logo densidade...entao a madeira muda sonoridade...etao o que foi dito eh o seguinte, se eu fizer uma guitarra lespaul de qualquer madeira sem o maple top, nao vai mudar a sonoridade se tivesse o topmaple...desculpem, mas no meu ouvido muda...eu ja fiz este tipo de esperimento e modifica bastante...
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #146 : 08 de Janeiro de 2012, as 11:42:53 »

Pois então, a questão levantada é essa mesmo.

Estamos entre a observação científica de um determinado experimento e o que se tem afirmado na cultura guitarrística por algumas décadas. Meu ponto é em relação a esse experimento ser conclusivo, e em que grau principalmente.

Para mim é mais que óbvio que diferentes materiais usados no corpo terão consequencias no timbre e sustentação finais de uma guitarra. Uma das coisas que gostaria de saber é sobre quais madeiras exatamente foram utilizadas no teste e que densidade e outras características diferentes existem entre elas. pois se há grande semelhança, ainda fico achando de pouca ajuda a conclusáo do experimento.

-----
Quanto à idéia de que arte e ciência não se bicam, gostaria de dizer que não concordo. Como disse meu Hamigo, quando encaradas com objetividade e imparcialidade, nâo há o que temer. Faço inclusive uma ressalva para que meu comentário postado anteriormente não seja mal interpretado: a esculhambação não se aplica à ciência por si mesma, mas sim à maneira de como aplicá-la à arte.

Até para errar com convicção é necessário saber fazer certo...rs
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2012, as 11:50:09 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
yuri1
Freqüente
**

Obrigado

Hey..Mother Foca.

« Responder #147 : 09 de Janeiro de 2012, as 15:38:07 »

Pessoal nao vi exatamente todo o trabalho feito por este nobre colega...acho que um trabalho que este trabalho deve ser olhado com calma, qual metodos ele usou, qual equipamento sensores e etc..o uso de sensor, microfone, autofalantes ruins implicam em resultados ruins, e pouco mensuraveis...ja toquei em amp que qualquer coisa que voce plugasse soava igual.

Teve gente neste post dizendo que ate o verniz influencia e muito na sonoridade, imagine a madeira, sendo assunto controverso, seria interessante chamar este cara que fez este experimento para tirar nossas duvidas..
Visitante
« Responder #148 : 09 de Janeiro de 2012, as 15:51:16 »

...seria interessante chamar este cara que fez este experimento para tirar nossas duvidas..

Concordo plenamente!
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #149 : 09 de Janeiro de 2012, as 15:59:55 »

Já houve uma tentativa de contato...
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 13   Ir para o Topo
  Imprimir