Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 16:40:25

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Madeiras: Verdades e Mentiras!  (Lida 82876 vezes)
Fernando Bello
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82

« Responder #75 : 28 de Novembro de 2011, as 14:07:00 »

Alex,

eu não vi o video mas resumindo meu ponto de vista (sei que vc quis abranger muita coisa quando criou esse tópico):

- duas guitarras, feitas com a mesma madeira (mesmo tronco) pelo mesmo luthier, com os mesmo caps, etc vão soar diferentes. Fato. Uma vai ficar melhor e outra pior, é obvio. Pode ser uma diferença gritante ou bem sutil mas vai haver.

- a madeira influi sim no som da guitarra. Fato. Mas isso também NÃO quer dizer que uma madeira mais cara OBRIGATORIAMENTE vai fazer uma guitarra melhor. Estou com uma semi feita com madeira barata em casa com um som bom pra provar.

- a partir daí vai do gosto e do uso, do bolso e da paixão. O que eu quero dizer, não adianta fazer guitarra de mogno e tacar numa Zoom 505. Não adianta fazer uma strato de caxeta e querer sustain de les paul. Coerência sempre.
Salto - SP
Victor Nery
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #76 : 29 de Novembro de 2011, as 01:43:19 »

Saudações,

Um amigo comprou uma squier por volta de 2007 a qual o dono havia comprado e encostou pois desistiu de aprender a tocar. Após uma boa regulagem a guitarra ficou perfeita. Foi um dos timbres limpos mais legais que eu já ouvi. Depois de um tempo esse meu amigo decidiu raspar a guitarra para deixá-la com uma cara.... advinhem: vintage! Daí quando ele raspou a guitarra viu que eram várias peças de madeira coladas. O som da guitarra pra ele nunca mais foi o mesmo. Não, isso não é uma fábula. Como estava sem grana na época não pude comprar a guitarra.

Abraço a todos
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
EddieTavares
Visitante
« Responder #77 : 29 de Novembro de 2011, as 08:33:40 »

A verdade é que a madeira esta acabando e os caras estão cortando toras cada vez mais finas, não se aproveita 100% da tora, o cerne e a lado da tora que pega chuva não são interessantes para instrumentos, acredito eu que por isso os instrumentos tem vindo tão emendados.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #78 : 29 de Novembro de 2011, as 09:10:18 »

Provavelmente somos a última geração que teve algo feito de madeira sólida. Daqui para frente a madeira vai ficar nas árvores e nós teremos coisas feitas de MDF produzido com bagaço de cana.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #79 : 29 de Novembro de 2011, as 09:24:18 »

Ha ha ha ha ha, essa foi ótima Eduardo.

Já pensou no anúncio publicitário da Gibson Les Paul Custom Sugarcane?

Sweet harmonics!

Ha ha ha ha.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2011, as 09:43:18 por Ferro_Velho » Registrado
GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #80 : 29 de Novembro de 2011, as 09:33:52 »

É isso ai Eduardo, pelo jeito somos a ultima geração que viu coisas de madeira de verdade.......quem tem o seu instrumento cuide muito bem, pois outro assim vai ser dificil daqui pra frente.
Agora só um comentario sobre algo que li aqui: geralmente guitarras tem uma emenda de madeira sim, mas só uma!!!!Trabalhei em uma oficina de Lutheria aqui em SP e as guitarras que fabricavamos tinham uma emenda.
Instrumentos mais tabajaras(risos) chegam a ter duas, mas mais que isso eu não cheguei a ver, e t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) só vi isso porque entrou umaguita chinesa e eu lixei ela toda e preparei para ir para a pintura.
Em compensação já vi Fenders americanas top com emendas t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)(uma só).
Long live to rock'n'roll
Em busca do drive perfeito!!!
ApAcHe*
Visitante
« Responder #81 : 29 de Novembro de 2011, as 10:31:00 »

Qual de vocês em uma Jam com guitarras de cor sólida e bem pintada, consegue distinguir o timbre de guitarras com mais emendas do que outras?
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #82 : 29 de Novembro de 2011, as 11:44:44 »

Apache,

Se fosse a madeira o único fator, quem sabe? Mas não é. Além disso, se nem chegamos a concluir a significância das diferenças entre tipos de madeira, imagine sobre número e posição das emendas...rs

Por outro lado, é uma proposta bem interessante, se todos os músicos tocarem de forma idêntica... Gosto de lembrar que grande parte do timbre está nos dedos e no coração de quem toca. Acho que o ideal seria trocarem de instrumento em intervalos de tempo iguais. Mesmo assim estaríamos falando de guitarras idênticas também, a não ser os corpos, que apresentariam diversos tipos de emenda...rs Meio difícil, né?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #83 : 29 de Novembro de 2011, as 12:39:54 »

Sabe, eu acho que, a partir e um certo ponto, ou seja, a partir de certa qualidade da madeira e da forma de construção da guitarra, as diferenças são tão sutis que não chegam a fazer tanta diferença assim.

É como comprar um computador, se você necessita de um com potência X você paga R$1.000,00 , mas se você quiser um com o dobro da potência (2X), não lhe custará R$2.000,00, e sim MUITO mais.

Isto sem contar que o músico normalmente é músico para tocar para uma platéia, que em 99,999999999999% das situações, não perceberá esta minúscula diferença.

Claro que existem os músicos que tocam para si mesmo, e tambem aqueles que se regozijam mais com o equipamento do que com a música. Mas isto pra mim já é masturbação. (que tambem é um trabalho handmade  Cheesy)

« Última modificação: 29 de Novembro de 2011, as 13:00:04 por Ferro_Velho » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #84 : 29 de Novembro de 2011, as 13:00:37 »

Já pensou no anúncio publicitário da Gibson Les Paul Custom Sugarcane?

Cheesy Gostei do nome!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Juggernaut
Visitante
« Responder #85 : 29 de Novembro de 2011, as 13:24:23 »

1º-Muito bom o tópico ( Madeiras e cabos de qualidade são assuntos complicados)

...

Acho que a madeira influencia e muito...

Mas...

li uma vez que os captadores ativos dispensam toda influencia da madeira( e que foram projetados para este propósito tanto que o EMG85 é uma MAG-30 e t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) é limpo), li num livro de Luthieria, se é assim,  então a madeira influencia.....Certo?

Valeu!

Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0

« Responder #86 : 29 de Novembro de 2011, as 13:24:33 »

na minha humilde opinião esse negocio de madeira(pelo menos pra min) conta mais pela durabilidade
por que uma guitarra de mogno dura mais que uma de compensado não achão?
e como se fosse um armário os de compensado são mais comuns e mais baratos... mais em compensação a durabilidade é menor
e esse negocio de influenciar no som da guitarra eu já acho  que é uma sutil diferença
por que o som produzido vem de: amp + guitarra+guitarrista
e em todos esses a uma enorme diferença
o que importa é se o som fica bom no final das contas (te agrada)
e pra concluir:
o som de uma guitarra ou amp muda mesmo que seja a mesma marca e modelo feitos mo mesmo ano
A minha filosofia sobre guitarras é:
Não é de compensado ta valendo...
sobre amps é:
tem um falante de 12" ta valendo
bem... devo lembrar que é apenas a minha opnião
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #87 : 29 de Novembro de 2011, as 13:29:12 »

Ferro_Velho,

Creio que você deva estar certo, entre certos tipos de madeira a diferença deve ser imperceptível ou quase.

Com relação ao músico tocar para a platéia... bem, eu acho que o próprio músico tem que ser a primeira pessoa a ficar feliz com o seu instrumento e seu desempenho, isso sim o ajudará a ter uma relação melhor com seus colegas músicos (se não for um projeto solo, com ele apenas) e com a própria platéia, esteja ela na sua frente ao vivo ou em casa escutando um CD, MP3, etc. Pois deve ser muito triste o sujeito achar que fez "qualquer coisa" e que isso já faz e o público delirar, normalmente significa que o público não dá a mínima para a qualidade da coisa... Temos muitos exemplos disso na mídia...rs
« Última modificação: 29 de Novembro de 2011, as 13:41:01 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Juggernaut
Visitante
« Responder #88 : 29 de Novembro de 2011, as 13:36:36 »

Concordo com o Alex,

Ontem mesmo estava dando aula e meu aluno disse que quer por que quer uma Gibson e ele tem uma ibanez de corpo inteirisso e ta aprendendo _
Em 1995 eu comecei numa strato que era soldada com pingo de vela,Hoje ta tudo lindo. _

As propagandas também maltratam a mente de quem esta começando.
Tento passar à eles que tem procurar mais, que Boss não é a única referência de Pedais e que Outras marcas podem ter qualidade mas se antes disso tudo ele não se sentir bem ou não tentar fazer a propria qualidade, não vai ser equipamento que vai salvar ele...
Visitante
« Responder #89 : 29 de Novembro de 2011, as 13:43:29 »

Alex e Juggernaut,

Mas é como eu disse "a partir de um certo ponto", as diferenças passam a ser este fetish de ter um instrumento que todos adoram e por consequencia você é o cara porque o possue.

E paga-se o preço desta vaidade.

Hoje eu penso que comprar uma Cort ou uma Ibanez, já é mais do que bom, pode-se comprar novos captadores e mudar muito o som de uma guita sem têr que cafetar a mãe e as irmãs.

À pouco, comprei minha segunda guitarra, uma Aria Pro II laser electric heritage japonesa que um amigo me vendeu por 200 reais porque ele achava ela uma porcaria.

Eu tambem não gostei do som dela para hard rock/metal, mas comprei um captador Malagoli Custom 57 plus e coloquei na ponte dela e voila, a guita se transformou.

O amigo se arrependeu de ter vendido.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2011, as 13:51:34 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: