Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Setembro de 2024, as 03:43:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Madeiras: Verdades e Mentiras!  (Lida 81126 vezes)
raphaelfmf
Visitante
« Responder #15 : 23 de Novembro de 2011, as 23:07:24 »

a primeira falha é no ouvido dele...defeito de fabricação.

Não foi medido com o ouvido. Foram feitas análises das ondas no computador, pelo que deu para entender do vídeo.

Lição: don't feed the trolls.

Eu sempre defendi o papel principal dos captadores no som da guitarra. Mas mesmo assim não consigo achar 100% que minha strato de ash com JB Jr seja igual uma strato de alder com o mesmo captador, por exemplo. E por que PRS tem um médio mais aveludado? Enfim, são questionamentos que eu não consigo "desrelacionar" às madeiras.

Quanto ao questionamento do binog15, tem muitas coisas a levar em conta aí, como a pegada e o amp.
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #16 : 23 de Novembro de 2011, as 23:18:53 »

posso apostar meu dedo mindinho da mão direita que cada uma dos nove corpos timbraram diferente,fica claro que o ouvido do "luthier" esta com defeito.
Registrado
dartagnan
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 42



« Responder #17 : 23 de Novembro de 2011, as 23:20:15 »

Binog15: Essa é fácil!

Vc não é o Clapton. Nem se tocasse a Blackie original vc soaria igual.

Nem vc nem ninguém, obviamente....
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 467



« Responder #18 : 23 de Novembro de 2011, as 23:32:35 »

Eric Johnson deve ser um lunático então!  Shocked  Cheesy Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
cobalto777
Visitante
« Responder #19 : 23 de Novembro de 2011, as 23:37:38 »

é praquê séra que ele quer todas aquelas strato de alder com a tinta do bloco da ponte raspado???claro ele é lunatico!!!kkkkkkkkkkkk
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #20 : 24 de Novembro de 2011, as 00:27:57 »

Saudações,

O mesmo aconteceria em guitarras de acrílico? Uma vez que a madeira não muda o som será que o acrílico mudaria?

Abraço a todos

P.S. muito bom o tópico! Nada melhor que levantarmos vários questionamentos sobre um tema e obtermos inúmeras respostas para que possamos escolher de forma consciente aquila com qual nos identificamos.
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #21 : 24 de Novembro de 2011, as 01:35:20 »

E o lance do sustain? deveriam ter outros aspectos na pesquisa fora o timbre propriamente dito... não é o timbre que realmente apenas "importa"

Interessante esse lance.. mas tem outro porém... podem ter frequência X que tal madeira comporta, que o captador pode influenciar de maneira "negativa" no som final, dificultando a detecção de diferenças no som..
Ou seja.. deveria fazer com um captador o mais "hi-fi" possível.. o conjunto todo da guitarra, até o cabo, influi no som final... assim como a palhetada

Se a madeira muda x% ou não.. ele deveria ter feito inúmeros testes com inúmeros captadores em inúmeras posições pra checar isso, em outro tipo de construção de madeira
exemplo: madeira da gibson envelhecida 10 mil anos, ou aquela pinho recém reciclada do cabo de vassoura quebrada.. e principalmente.. da madeira compensada... aí publiquem isso no cifraclub.. rs..

Perdoem-me caso ele já tenha feito esses outros testes q comentei, no vídeo não pareceu muito

-----
Um teste ainda mais produtivo seria encontrar outras formas mais engenhosas, tanto economicamente quanto ecologicamente correto, para substituir a madeira e seus métodos semi alquímicos

como o acrílico mencionado!
« Última modificação: 24 de Novembro de 2011, as 01:37:12 por visioncb » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #22 : 24 de Novembro de 2011, as 03:06:14 »

Saudações,

Concordo com você Vision mas... o acrílico não se torna vintage. Não podemos descascar o verniz ou queimar pontas de cigarro nele esperando aquele visual que muitos adoram (inclusive eu) ou o mito das madeiras sagradas. O coração só sente aquilo que vemos e somos levados pela repetição das opniões desde que aprendemos o primeiro acorde. Tenho muitas limitações em relação a teste de instrumentos e devido a isso acredito que amadeira influencia bastante, mas levo em conta os aspectos que citei acima também... daí procuro algo do tipo e de tanto tocar acabo me acostumando com o som (será que é isso o que acontece?). Esses temas ajudam a refletir sobre o assunto e acredito que é esse o objetivo que compartilhamos: achar alternativas para o som que idealizamos. Alguém conseguiu achar mais alguma coisa?

Abraço a todos
« Última modificação: 24 de Novembro de 2011, as 03:21:51 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #23 : 24 de Novembro de 2011, as 03:08:12 »

Tem um fórum de contrabaixo onde essa pesquisa foi amplamente discutida, inclusive o professor que realizou a pesquisa respondeu algumas perguntas e comentou sobre a metodologia aplicada nos testes. Acredito que não possa colocar o link aqui, mas quem tiver interesse vá no Procure e digite: curso superior luteria na universidade do paraná
Acredito que seja interessante pra quem quiser ler sobre.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2011, as 03:09:52 por Sérgio Crepaldi » Registrado
carfranca
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 45



« Responder #24 : 24 de Novembro de 2011, as 05:38:43 »

Este tópico 'tá bom por demais, sô'!!

Para que possamos fazer algumas analogias, esse link é interessante. Fala sobre a qualidade dos violinos Stradivarius. Acho que pode muito bem ser aplicada às guitarras:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2984026-EI8146,00.html

Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #25 : 24 de Novembro de 2011, as 05:47:13 »

Caramba, dificil comentar qunado testes assim são feitos. Já trabalhei com um luthier daqui de Sp e tambem sempre acreditei nas madeiras.........isso me fez lembrar um senhor que eu conheci que trabalhava na area de fibra de vidro e resina. Uma vez ele quis tiar o molde de uma B.C Rich warlock que eu tinha e disse que iria fazer um corpo usando fibra de côco. Cara ele disse que iria soar igual..........pena que ele teve problemas de saúde, mudou-se e não o vi mais.
Se este estudo estiver certo então os valores absurdos de guitarras em relação a madeira de sua construção vai por água abaixo...............temos apenas que nos preocupar com o hardware, e captadores.
Sei não......vou divulgar o video para este Luthier amigo meu aqui de Sp e para o Tagima(gente fina)tambem
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #26 : 24 de Novembro de 2011, as 06:01:45 »

com a aquele ampzinho do teste
qualquer guitarra vai soar igual,
fora o captador também se for "generico" que não tem uma resposta muito boa
pode comprometer o resultado!

achei estranho este teste me parece incompleto, porque dependendo da guitarra
até o escudo da diferença no som principalmente se forem single coils
de baixo ganho.

Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #27 : 24 de Novembro de 2011, as 06:11:29 »

Segundo o pesquisador o que aparece nesse vídeo foi só pra ilustrar o que aconteceu no teste de verdade, mas eu bem que gostaria de saber como soaria com captadores e amplificadores de qualidade. Também é importante saber se ele testou as guitarras "isoladas" do suporte ou seja lá de onde ela estava apoiada. Porque se ele testou em cima de uma mesa, obviamente que a mesa tendo uma massa muito maior e sabendo que os objetos vibram simpaticamente nas frequências emitidas pelas cordas, acabou testando mais o timbre da mesa  Cheesy
Assim é claro que não encontraria diferença de um corpo de guitarra para o outro.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #28 : 24 de Novembro de 2011, as 06:15:00 »

Seria bom se pudessemos convidar o Professor para vir defender seu trabalho aqui no Forum!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #29 : 24 de Novembro de 2011, as 06:18:19 »

Eduardo, ele participou no fórum que eu citei uns posts atrás. Se puder colocar o link aqui pra quem não quiser pesquisar no google eu coloco. Não fiz por não ter certeza se teria problema.
Talvez ele possa ser encontrado lá.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal