Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Setembro de 2024, as 22:09:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Madeiras: Verdades e Mentiras!  (Lida 80929 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« : 23 de Novembro de 2011, as 20:49:05 »

Esse estudo aqui me fez pensar um pouco...

http://www.youtube.com/watch?v=AuIqNmVNNuA

Mas não o achei conclusivo nem totalmente consistente para afirmar o que o professor da cadeira de Acústica afirma em relação às diferentes madeiras utilizadas.

De qualquer forma é muito bom ver alguém se interessando em desvendar alguns mistérios na construção de instrumentos usando métodos científicos. Infelizmente o vídeo é curto e os dados mostrados são poucos...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
raphaelfmf
Visitante
« Responder #1 : 23 de Novembro de 2011, as 21:10:55 »

Muito bom!

O que me faz pensar qual seria então o diferencial para uma sonoridade tão diferente entre guitarras.

Por exemplo: comprei uma strato de Ash e ela soa muito mais próximo de uma tele que uma strato normal. Ela tem brilho pra caramba.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 23 de Novembro de 2011, as 21:32:05 »

Nào tenho dúvidas que a captaçào é o ponto mais forte, mas não concordo que as madeiras nào adicionem nada a esse fator...

Outro clip interessante:

http://www.youtube.com/watch?v=e0kNnk7zgbs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 534


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 23 de Novembro de 2011, as 21:36:50 »

Oi Pessoal

O vídeo explica uma coisa que eu sempre quis saber: como a madeira do corpo pode influenciar o som de um instrumento que não é acústico? A resposta é que não influencia! Ao menos não de uma forma mensurável pelo processo utilizado pelo pesquisador.

Acredito que se houver alguma diferença no som, é devia a geometria e iteração entre o músico e o instrumento. O ponto exato em que cada captador se encaixa e o ângulo de ataque da plalheta. Dependendo do formato do corpo haverá alguma influência, mesmo que pequena, na forma como o músico iterage com o instrumento. No método do pesquisador, o ataque da palheta é sempre igual. Se o músico está carregando uma guitarra pesada, os musculos estarão mais tensos e o ataque será diferente. Pode ser este o caminho para a identificação de uma influência. Mesmo assim, isso são conjecturas e o cara tem dados concretos.

É difícil argumentar contra fatos.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 23 de Novembro de 2011, as 21:48:58 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 23 de Novembro de 2011, as 21:45:51 »

Quem disse que a guitarra elétrica não é acústica? A madeira ressona de maneira a responder a cada toque e isso volta para as cordas, há interação de forças sempre! Física newtoniana simples já dá para entender o que quero dizer. Mas como a captação é geralmente feita por captadores magnéticos, o efeito acústico fica em segundo plano, estabelecendo diferenças mais sutis que o próprio captador, a posição do mesmo e outros detalhes que compõem o instrumento.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 534


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 23 de Novembro de 2011, as 22:00:34 »

Oi Alex

Quem disse que a guitarra elétrica não é acústica?

No sentido de um violão, trombone, violino ou reco-reco, a guitarra não é acústica! Ela não é capaz de produzir som em potência por si só. A guitarra elétrica é um console para iteração com o amplificador!

Sem dúvida que a madeira ressona, mas esta ressonância não produziu diferença mensurável no método do cara! Pelo que ele mediu, tanto faz a guitarra ser feita de cedro, ébano, peroba ou pinho!

Francamente, se eu fosse guitarrista, não compraria uma guitarra de pinho. Sou muito mais propenso a peroba ou ébano!

Não adianta argumentar com paixão! O cara fez medições e encontrou resultados. O que você pode questionar é se o processo dele deixou de fora algum fator relevante na produção do som.

Abraços

Eduardo

Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
gubterra
Visitante
« Responder #6 : 23 de Novembro de 2011, as 22:04:18 »

.......
« Última modificação: 23 de Novembro de 2011, as 22:31:31 por gubterra » Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #7 : 23 de Novembro de 2011, as 22:06:30 »

É difícil argumentar contra fatos [2]

O Experimental consegue, na maioria das vezes, provar a realidade que as nossas mentes não conseguem acreditar, agora queremos ver se o corte da madeira foi igual pra todas, se a posição foi, mas infelizmente, com os mesmos caps acabam soando iguais

...

Minha Chibanez Steve Vai vai soar igual uma original com os DiMarzios Evolution  Tongue Tongue Tongue Tongue
 

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 23 de Novembro de 2011, as 22:11:37 »

Então, Eduardo,

O meu questionamento é esse mesmo. Não tiro o mérito da pesquisa do sujeito, mas muitos elementos não foram mencionados, os gráficos correspondem a que?
Que resolução, por exemplo? Que modo foram analisados os espectros de frequencias que compõem o sinal? As envoltórias, os transientes do ataque à sustentação da nota?  Pois as diferenças timbristicas que debatemos são bem sutis, mas perceptíveis. A questão é que nem sempre o que parece É! Uma coisa é a pesquisa, outra o critério de avaliação. Usando de analogia, imaginemos que se faça uma pesquisa pra verificar a maioria de consumidores de refrigerante diet/zero. A maioria esmagadora é de gordos. Será que o refrigerante diet/zero engorda?

A questão é tentar desmistificar um pouco o assunto, pois há questões de mercado e de, por exemplo, as facilidades em lidar com alguns tipos de madeira que tendem a manipular a idéia do que seria a madeira ideal para um determinado fim.

-----
A frase que costumo usar é: "Contra fatos não há argumentos"

Muitos e muitos estudos são feitos em universidades no mundo todo, nenhum deles contradiz os resultados de outros colegas?

Entendam bem, eu mesmo comecei a discussão por levar a sério a intenção do estudo feito por esse professor da UFPR. Mas creio que ele não criou uma "verdade", apenas mostrou que, segundo o método por ele estabelecido, não observou mudança alguma. Estava ele olhando para os lugares certos? Não sei, mas vale a pena investigar.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2011, as 22:24:31 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
cobalto777
Visitante
« Responder #9 : 23 de Novembro de 2011, as 22:18:02 »

é claro que o metodo dele é que é falho...sem duvidas.

-----
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk um luthier que não consegue perceber a diferença de timbre de uma madeira pra outra....é esse ai é bom mesmo...que absurdo...

-----
séra que ele prendeu o dispositivo da palheta exatamente no mesmo lugar em cada corpo???p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) só mudando o lugar de palhetar ja muda o timbre...séra que a palheta gastou um pouco depois das 9 guitarras?séra que a o braço encaixou perfeitamente nas 9 guitarras,séra que em uma delas o corte do encaixe do braço foi um milimetro mais profundo?
« Última modificação: 23 de Novembro de 2011, as 22:29:31 por cobalto777 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 534


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 23 de Novembro de 2011, as 22:43:05 »

Oi Alex

... creio que ele não criou uma "verdade", apenas mostrou que, segundo o método por ele estabelecido, não observou mudança alguma. Estava ele olhando para os lugares certos? Não sei, mas vale a pena investigar.

É exatamente este o ponto! Quando se faz um experimento que contradiz um senso comum, tudo precisa ser revisto. O experimento e o senso comum! Para todos nós seria mais cômodo se ele tivesse dito que esta madeira soa assim e aquela soa assado, mas se houver uma diferença, ela é mais difícil de medir do que se pensou. Ou pode ser que não exista mesmo!

No final do século XIX o experimento de Michelson e Morley foi uma dessas coisas que contrariou brutalmente o senso comum estabelecido. Vários alegaram que o experimento fora mal conduzido ou fraudado. No fim, um físico alemão obscuro, que ganhava a vida analisando patentes, conseguiu explicar o que estava acontecendo e com isso mudou o mundo.

é claro que o metodo dele é que é falho...sem duvidas.

Se é tão óbvio assim, então me explique qual a falha, que eu não vi. A discução está indo por um caminho muito bom para desvirtuar com afirmações levianas!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
carfranca
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 45



« Responder #11 : 23 de Novembro de 2011, as 22:52:14 »

Vixe!
Será que é por isso que aquelas 'guitarrinhas' feitas de pó de madeira lá do Japão soam tão bem?  Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #12 : 23 de Novembro de 2011, as 22:52:49 »

a primeira falha é no ouvido dele...defeito de fabricação.
Registrado
carfranca
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 45



« Responder #13 : 23 de Novembro de 2011, as 22:58:43 »

Citação interessante e alguns desvarios e insanidades sobre a mesma.

"Common sense is the collection of prejudices acquired by age eighteen."
- Albert Einstein

Tradução: "O senso comum é a colecção de preconceitos ganhos até aos 18 [anos]."

Conclusão: o senso comum é a soma das diarreias intelectuais das sociedades.

 

« Última modificação: 23 de Novembro de 2011, as 23:01:01 por carfranca » Registrado
binog15
Visitante
« Responder #14 : 23 de Novembro de 2011, as 22:58:54 »

Não concordo muito com isso.

Tenho uma Tagima, que chamo de Blackie, pois tem só a madeira da Tagima, o resto, parte elétrica, tarrachas, ponte, captadores, boost, é tudo igual a Eric Clapton, e não fica nem pareciso.

Já vi uma Cort Semi Acúsitica de R$ 1400,00 soar melhor que Gibson ES 335 e esses dias fui comprar uma Les Paul da Gibson, e testei uma preta e uma sunburst, e o timbre era diferente....

Tenho um amigo, que é um dos melhores guitarristas do Rio Grande do Sul, vejam em www.veraloca.com . Ou procurem Vera Loca no Youtube, ele tem ma mão muito boa pra rock, e a diferença de som, entre eu e ele tocando com o mesmo equipamento é absurda.

Eu acredito que a madeira faz diferença sim, porque, quando o pessoal mais famoso grava usa suas relíqueas, vide Slash como exemplo, usa sempre a sua 59.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal