Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 20:50:52

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Envelope Filter com LED oscilante  (Lida 3675 vezes)
LucasSalles123
Visitante
« : 23 de Novembro de 2011, as 02:52:56 »

E aí galera, beleza?
Eu tô pensando em construir um envelope filter pra um amigo meu, baixista usando o layout da Madbeans (Karate Shop)
Alguém sabe se existe como fazer o LED oscilar de acordo com o sinal de entrada?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #1 : 23 de Novembro de 2011, as 05:40:46 »

Creio que o que voce procura seja um circuto de luz ritimica.
Geralmente sao circuitos simples.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #2 : 23 de Novembro de 2011, as 07:35:56 »

O que você deseja é um LED que oscile ciclicamente ou um circuito que acenda o LED de acordo com a envoltória do sinal na entrada do filtro? Pois o nome Envelope Filter sugere que seja isso, o filtro siga a envoltória do sinal da entrada. Há vários circuitos baseados nessa idéia disponíveis por aí. Mas o que controla basicamente a função de seguir a envoltória é, como se imagina, o Envelope Follower!

Quando você coloca que o LED deve oscilar, imagina-se uma oscilação cíclica, como um WahWah automático, um filtro controlado por um oscilador de baixa frequencia (LFO), como os usados em trêmolos, phasers e flangers.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
LucasSalles123
Visitante
« Responder #3 : 24 de Novembro de 2011, as 00:37:45 »

Alex, entendi.
Minha intenção é que o LED aumente ou diminua o brilho de acordo com a frequência boostada pelo envelope filter.
Pra exemplificar: Se fosse um wah wah, quando ele estivesse todo no grave, o led estaria apagado e iria acendendo conforme fosse passando pro agudo.
O Envelope Follower faria isso?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39

« Responder #4 : 24 de Novembro de 2011, as 01:25:02 »

hum.. será que daria pra fazer tal feito com um filtro passa-altas e um amplificador operacional devidamente calculado pra drivear um transistor que drivearia um led?
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #5 : 24 de Novembro de 2011, as 18:23:22 »

Sim, pois a própria saída do EF irá controlar a frequência de corte do filtro através de um optoacoplador: um LED de cara para um LDR. Com um filtro passa-banda você pode conseguir o efeito de wahwah, com um passa-baixas, um som mais synth. Esse é o princípio do clássico Mutron III.

http://www.pisotones.com/MuTron-III/MuTronIII.htm

http://www.youtube.com/watch?v=95ONsiFc834
« Última modificação: 24 de Novembro de 2011, as 18:26:48 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
LucasSalles123
Visitante
« Responder #6 : 24 de Novembro de 2011, as 22:35:54 »

Valeu Alex, vou dar uma olhada no Mutron!
Visitante
« Responder #7 : 26 de Agosto de 2013, as 22:45:57 »

Pessoal, esse layout da Madbeans (Karate Shop) é um envelope filter pra contra baixo? alguém já montou e deu certo? porque montei o do GGG mas não deu certo. Obrigado!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277

« Responder #8 : 27 de Agosto de 2013, as 10:10:46 »

Valeu Alex, vou dar uma olhada no Mutron!

Eu adaptei o layout do Mutron, ficou bem legal: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=343.msg12218#msg12218
Guitar Craft
guitar_luthier
Visitante
« Responder #9 : 19 de Setembro de 2013, as 16:34:12 »

Boa tarde pessoal, esse pedal Karate Shop não é envelope Filter é? no layout se diz ser baseado nesse pedal: http://www.youtube.com/watch?v=lhNFPsbv2Lk  Um amigo meu montou falou que não é envelope filter será engano??? segundo que me passaram disseram ter erros no layout. Se alguém puder me ajudar ficarei grato!
  Imprimir  

Ir para: