Muito legal! Tem entrada para pedal de expressão?
Sim Sr, duas delas, mas estava fugindo ao objetivo hardcore de ser prático, visto que eu tinha de levar meu pedal de expressão e um cabo stereo, isso me fez começar a testar 2 topologias de controle de expressão sem pedal, a primeira foi com um sensor capacitivo (uma placa de circuito impresso virgem com o cobre virado pra cima em cima de um pedal) e o segundo foi com um sensor de distância ultrasônico desses de kits que deve custar coisa de R$10,00 no ebay.
O capacitivo precisava ser regulado toda vez dependendo do aterramento do local, tamanho da sola do sapato e etc, o ultrasônico tem o agravante de uma distância mínima de 20mm para dar uma leitura, mas funcionou melhor na minha opinião, por isso a próxima controladora eu construí com controle de expressão embutido.
Se for do interesse da comunidade eu posso tentar escrever um artigo a respeito dessas experiências todas, tenho feito vários experimentos com microcontroladores voltados pra audio e MIDI.
Fala um pouco mais sobre esta controladora MIDI-USB Handmade.
Pretendo montar uma bateria eletrônica para o meu filho, e estou acompanhado no blog o post DIY: Triggando uma Bateria com R$100,00
Abraços,
Alfredo
Eu fico grato pelo acompanhamento, hoje se tudo der certo retorno ao studio da banda pra testar o novo firmware que eu escrevi e algumas modificações no projeto para postar a parte 3 no blog, que vai ser a versão final, com todas as dicas e os meus tropeços para evitar que quem também vá construir tenha mais informação do que eu quando comecei.
Se me permite a sugestão, a primeira controladora que eu fiz (antes de aprender a programar) foi com um controle de PS2 USB, aqueles que você compra em barraquinha por 15 reais, ele não é sensível à dinâmica, mas dá um belo brinquedo pra crianças e marmanjos, se for esse o intuito e tem vários tutoriais na internet de pessoas que construíram e talvez seja mais simples e barato.
Quanto a controladora, nada de especial, um microcontrolador Atmega8-16PU monitora chaves momentâneas e um programa cria o efeito "latch", acende o LED e envia um evento MIDI Note-On para um conversor Serial-TTL (saída do microcontrolador) pra USB (o PC).
Apesar deles quererem te vender a todo custo a Rig Kontrol (caríssima) qualquer controladora MIDI funcionaria no Guitar Rig, tem vários guitarristas usando a FCB1010 da Behringer por exemplo, eu só achei que eu podia fazer a minha já que estava fazendo alguns experimentos em MIDI.
A outra controladora que eu construí depois dessa tinha 3 potenciômetros e 1 controle de expressão sensível a distância, sem pedal, como eu relatei acima, então essa está parada em casa.
-----
Desculpem a adiçao, mas eu estava rolando as páginas anteriores abismado com os sets incríveis dos Srs, até conjunto de cabeçote + stack de acrílico! Pedalboards customizadas, instrumentos tradicionais de outras culturas (Que coisa mais linda
Adiel!) e artes e acabamentos que dão de 10 a 0 em empresas grandes e até boutiques gringos famosos.
Eu passei um bom tempo afastado do fórum e é incrível voltar e notar o quanto a comunidade handmade evoluiu e quantas coisas incríveis os membros antigos e novos estão desenvolvendo. Meus parabéns a todos os envolvidos! Que em alguns anos o handmades.com.br venha a se tornar patrimônio nacional