Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 17:09:56
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Amplificadores
>
do iall10.5 para 20w kt88 em SE
Páginas:
1
2
1
[
2
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: do iall10.5 para 20w kt88 em SE (Lida 7940 vezes)
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
Re: do iall10.5 para 20w kt88 em SE
«
Responder #15 :
16 de Outubro de 2012, as 01:00:48 »
vinealonso, basicamente é muito caro pelo que entrega e muito ineficiente.
I want to diode!
vinealonso
Visitante
«
Responder #16 :
16 de Outubro de 2012, as 10:26:04 »
Deixa eu ver se entendi, é caro pra um amp de 20W?
Ineficiente em que sentido?
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #17 :
16 de Outubro de 2012, as 16:26:28 »
Oi Vine
A questão é que em SE a válvula fornece mais calor que som. Com uma KT88 em SE você vai gerar uns 30W de calor para ter seus 20W de som. Na configuração PP, vai dissipar uns 50W em calor para ter mais de 100W de som.
Na configuração SE você precisa de um transformador de força que entregue os 50W para tirar 20 de som. Em PP você entrega 150W e tira 100W de som. É isso que quer dizer ser mais eficiente. Uma proporção maior da energia vira som.
Fazer SE com válvula grande é dar tiro no pé. Gasta muito dinheiro para pouca coisa.
Abraços
Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
vinealonso
Visitante
«
Responder #18 :
16 de Outubro de 2012, as 16:34:54 »
Entendi Eduardo, e qual a sua opinião, sobre a questão da a "pureza" de harmônicos pares dos sistemas single ended?
Me deparei com algo que realmente me fez pensar:
Dizem que os power push-pull matam uma parte desses harmônicos, e que esse som mais "puro" (não sei se é o termo correto) só é obtido através de Single Ended, com uma válvula só. É uma diferença notável mesmo?
Então, há tanta diferença assim na questão de harmônicos pares (o que dizem se a vantage mdas válvulas) de um power push-pull valvulado pra um transistorizado?
Visitante
«
Responder #19 :
08 de Novembro de 2012, as 16:38:01 »
Vinealonso , boa tarde.
Não sou Eduardo (claro) e não tenho nem 1% do conhecimento que aquele wikipedia das válvulas vivo tem, mas acho que isso posso responder.
Passei um tempo lendo depois que tive problemas com o amp que eu estava construindo e o Eduardo e outros aqui me ajudaram a resolver e o meu é um Single Ended (o segundo depois daquele). Eu reaproveitei algumas peças, mas eram peças novas e reaproveitei sem adaptações, pelo contrário. Foi casado por exemplo o que era um par de 6v6 com uma "forçação" de barra do transformador para alimentar, na 6l6 era a potência certa.
Voltando ao assunto. O que notei muito, ouvindo os amplificadores em SE e PP, é que realmente existem diferenças, porém, as diferenças não são específicas a depender da aplicação. EX:
No meu SE, eu consigo uma saturação diferente por conta da compressão que existe no Power. No push pull, achei a compressão menor. No SE, a saturação do pré vem mais rápido (a depender do circuito, claro), mas existem recursos para você ter os famosos timbres "ardidos" dos triodos com um controle de Ganho. Se você vai usar para uma gravação, em casa.... até vale o SE. É legal ter o SE. Mas para um Show, onde você vai adicionar compressores, distorções, chorus, reverbs, etc... isso ai não vai fazer diferença. Primeiro porque o timbre vai ser totalmente alterado. Segundo que o povo vai curtir o som inteiro com a banda tocando. Imagine que você tem todo esse cuidado de escolher... só em microfonar, já mudou o som. Quando ligar os pedais, mudou mais ainda... ai entra baixo, bateria e outra guitarra com um Jazz chorus ... sua guitarra não vai ter mais aquela diferença do SE para o PP tão visível assim.
Isso sem contar que o PP fornece pelo menos 2x mais potência que o SE. Caso das 6v6 - pode chegar a 5w (normalmente 4) e em push pull chega a 18w ou até 20w... 6l6, vai de 25 a 30 watts mas em SE fornece de 10 a 15. KT88, 20w a 25W em SE, em PP vai para 100w e assim vai....
Depende do circuito, regulagem, pré, utilização, etc... não queira viajar no que os audófilos falam se você não vai ser um. Veja o que é melhor apenas para sua utilização, case com o que pode fazer (bolso), com os recursos disponíveis em seus fornecedores e o que gosta de ouvir ou reproduzir e seja feliz.
Só para deixar claro. Diferença existe, claro e muita. Se colocar um do lado do outro, mas acho que nem todos vão perceber (já fiz o teste com dois amigos meus guitarristas e mais um baixista) e eles achavam apenas que eram valvulados e ponto. Nem sabiam o que eram SE e PP. Imagine no show com 1000 pessoas ...
Monta o PP e seja feliz (já que já testou ele em SE). Usa só o pré do iall
Abraços
«
Última modificação: 08 de Novembro de 2012, as 16:42:12 por designermx2
»
Visitante
«
Responder #20 :
08 de Novembro de 2012, as 22:33:33 »
Cara, muito esclarecedora sua explicação! Como meu conhecimento é pouco, apenas entender que KT88 em SE é furada, pela ineficiência, limita um pouco o esclarecimento, por que se vou gastar mais, e ter um amp com som melhor, não é tão furada assim, mas os exemplos práticos sempre são melhores. Se em um show não vai dar pra notar, então melhor gastar menos com PP, e ter mais potência, e creio eu que maior vida útil também.
Quanto a questão de gravação, com um bom pré, e um gabinete com bom(ns) falantes, um iall 3.5 é mais do que suficiente!
Acho que a questão de ter amps em KT88 em SE é por conta do projeto do AX84.
Mas eu já decidi, vou encomendar um kit e montar um SLO 100, sem pressa, e ser muito feliz.
Valeu mesmo!
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39
«
Responder #21 :
09 de Novembro de 2012, as 02:51:16 »
vinealonso
, o que o
designermx2
quis dizer é que não é bem uma furada montar com kt88 em SE, ele quer dizer que é só você ter consciência do que você tá pegando, criando, os amps em SE são mais "ineficientes" uns mais que os outros, como o caso citado..
Mas se você gosta daquele som, nada impede, em questão de música tudo é gosto, não tem certo e errado, só não aceite como lei o que muitos possam falar por aí, mas seja mente aberta o suficiente pra aceitar conselhos dos companheiros, relembrando o que o
hgamal
disse nesse tópico..
Visitante
«
Responder #22 :
09 de Novembro de 2012, as 09:37:29 »
Sim, é exatamente isso, acho que a questão da 'ineficiência' ou 'barca furada' está muito mais relacionada ao custo do projeto, do que ao gosto, e neste caso, faz diferença pra mim ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
Visitante
«
Responder #23 :
09 de Novembro de 2012, as 10:38:59 »
Você não gostou do Iall? Se gostou, deixa ele quietinho e parte para um novo em PP. Ou um Champ se ainda quiser um SE... o 5e1 , 5f2a também são legais (curto muito os fenders).
Deixa esse quietinho (principalmente se foi seu primeiro e deu certo), parte para um novo.
Vou dar uma lista de amps fáceis e de potência moderada para você montar... nesse site tem coisas legais para você:
http://www.drtube.com/guitamp.htm
Gibson GA-9 - 10w - SE (utiliza 6v6 em paralelo)
vox AC15/2 - 15w - PP - Gosto muito por sinal*
Gbson GA-2RVT - 16w - pp
Gbson GA-30RVT - 25w - PP + reverb e tremulo
vox AC30 - 30w - pp (gosto mais ainda por sinal**)
Gbson GA-Super 400 - 60w PP
fender bassman - 100w - pp
Essas são apenas sugestões, mas acho que você deve primeiro ouvir alguns sons, testar em lojas se for o caso.. ver alguns que goste. Dos que gosta, depois vc analiza o que pode ou não fazer (capacidade técnica dentro de seus conhecimentos, fornecedores, disponibilidade de válvulas, etc...)
Os da Gbson e Fender acho mais fáceis de fazer e gosto mais dos sons, mas isso é gosto e cada um tem o seu. Só vou dar um conselho... Assim que escolher, consulta a galera (e ai eu vou sair dessa praia) para a galera dizer se o esquema é confiável ou não. Eu entrei em uma barca furada de pegar esquemas na internet e peguei um projeto cheio de falhas... se quiser conferir os problemas, procura por estalos amp valvulado e veja a bronca que deu.
Hoje sou muito feliz com meu cubo de 15w SE e estou montando um híbrido de 80w com pré vox ac4 original e controles do JCM800 (estou fazendo isso apenas para estudar o pré). Depois escolho um power e faço o mesmo). Fiz o pré com EF86 com a ajuda (correções) de Eduardo e o módulo está até aqui no forum. Farei modularizado para testar o que aprendi em dois anos de testes em meu SE que é uma das minhas grandes alegrias no mundo da música. Utilizo nele apenas uma 12at7 e uma 6l6wxt+
Mas isso foi depois de muito apanhar de duas 6v6....
boa sorte!
Visitante
«
Responder #24 :
09 de Novembro de 2012, as 12:19:01 »
Citação de: designermx2 em 09 de Novembro de 2012, as 10:38:59
Você não gostou do Iall?
Na verdade, não fui eu quem montou o iall, apenas entrei de carona no tópico pela questão da KT88 ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Estou finalizando um baby wonder agora.
Visitante
«
Responder #25 :
09 de Novembro de 2012, as 13:08:39 »
Entendi... mas tem alguma experiência com Valvulados? Ou vai tomar um choquezinho bacana ... _ mesmo que preste muita atenção, pode ser que tome.
Se não tiver, monta um SE de 10w ou 14w... depois parte para um mais complexo (PP).
Caso contrário, "pode acender o fósforo e tacar fogo que a parada desenvolve".
Visitante
«
Responder #26 :
09 de Novembro de 2012, as 13:17:25 »
É, estou bem ciente disso, o baby wonder já funcionou, o que falta é montar ele no chassis.
Quanto ao SLO, a idéia é montar com muita calma e sem pressa, revisar e re-revisar, e ter alguém experiente junto na hora de ligar e fazer os testes, mas sei que é sempre um risco.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81
«
Responder #27 :
09 de Novembro de 2012, as 14:50:16 »
Modificado para evitar confusão!
«
Última modificação: 09 de Novembro de 2012, as 15:13:24 por marcusbass
»
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Eduardo
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #28 :
10 de Novembro de 2012, as 14:08:54 »
Citação de: vinealonso em 09 de Novembro de 2012, as 09:37:29
Sim, é exatamente isso, acho que a questão da 'ineficiência' ou 'barca furada' está muito mais relacionada ao custo do projeto, do que ao gosto, e neste caso, faz diferença pra mim ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
Não custa frisar bem isso! Quando eu digo que SE é ineficiente, o furo está mais no bolso que na barca!
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:
1
2
1
[
2
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...