Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 01:36:57
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Phelpa 20W
Páginas:
1
2
3
1
2
[
3
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Phelpa 20W (Lida 21285 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
Re: Phelpa 20W
«
Responder #30 :
22 de Julho de 2012, as 21:45:16 »
Não acho que ele receba um falante de 12". Mas há uns falantes de 8", ou 10" se couber, muito legais e que vão dar a sonoridade relacionada a esse tipo de amp.
Nada impede de você ter uma vaixa com um de 12" e usá-lo com cabeçote, desligando o falante interno do combo. Vai ter mais opções assim!
Pagão e feliz!!
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #31 :
22 de Julho de 2012, as 22:47:07 »
Citação de: vinealonso em 22 de Julho de 2012, as 21:17:23
E outra, acho que vou meter a outra válvula nele e ir tocando já!
É melhor dar uma arrumada primeiro. Tem muita sujeira, muito componente velho, muito fio ressecado/queimado, muita solda velha, conector jack e soquetes de válvulas oxidados, os potenciômetros devem estar enferrujados e emperrados (com poeira dentro da trilha), tem os eletrolíticos que devem estar avariados. Se tiver o esquema, compre tudo novo (de resistores/capacitores até parafusos e fios), praticamente só vai aproveitar os transformadores e as válvulas restantes. Eu não ligaria assim, pode dar mais problemas. Limpe os contatos, terminais, chassis, etc.
«
Última modificação: 22 de Julho de 2012, as 22:48:38 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
vinealonso
Visitante
«
Responder #32 :
22 de Julho de 2012, as 23:27:25 »
Acho que ele é baseado num antigo amplificador Gibson, esse esquema me parece muito com ele:
GA 8T
Se for e eu tiver que refazer tudo mesmo, acho que ia bem uma caixa com o visual da época:
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #33 :
23 de Julho de 2012, as 00:51:46 »
Concordo com o xformer...
Uma coisa. Você consegue retirar o front plate? Se conseguir, tenta limpar esse chassis.
Os capacitores a oleo não tem jeito. Tem que trocar.
Para manter a "cara" de original, e s você tiver paciencia e jeito, da pra aproveitar a carcaça desses capacitores e colocar novos por dentro dela...
Aquele resistor com cara de queimado, coloca um com dissipação maior, e de preferencia, de fio.
E se for deixar os diodos pra retificação, adiciona um resistor SAG.
I want to diode!
vinealonso
Visitante
«
Responder #34 :
23 de Julho de 2012, as 09:48:04 »
Entendi. Acho que esse ampli vai ser minha cobaia. Vou montar alguns pedais, um Baby Wonder, e então quando me sentir apto vou começar a manutenção dele!
E esses transformadores? Não estragam nunca? Rs
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #35 :
23 de Julho de 2012, as 11:02:42 »
Citação de: vinealonso em 23 de Julho de 2012, as 09:48:04
Entendi. Acho que esse ampli vai ser minha cobaia. Vou montar alguns pedais, um Baby Wonder, e então quando me sentir apto vou começar a manutenção dele!
E esses transformadores? Não estragam nunca? Rs
Como eu já vi que você tirou fotos bem detalhadas do interior do amplificador e já pesquisou pelo esquema, acho que poderia começar a mexer nele sim, já que não é dos mais complicados. Veja que o Gibson tem um potenciômetro de controle a mais (depth), mas mesmo que não seja exatamente o mesmo circuito, você pode usar esse circuito da Gibson. Acredito que o transformador de saída não seja muito diferente.
Ao desmontá-lo, tire mais fotos e anote tudo, especialmente da fiação do transformador de saída (cores dos fios, para onde vão) e tente achar correlação com o esquema (basicamente você pode redesenhar o esquema do Phelpa). O transformador de força parece estar em boas condições, mas retire-o, desfaça as ligações, ligue o primário na rede e meça nos terminais se as tensões batem com o que está escrito nele.
O transformador de saída de áudio está bem enferrujado e vale a pena limpá-lo, trocar a armadura (ou abraçadeira), veja se os fios estão em boas condições. Como você já ligou e saiu som, eles devem estar bons.
Do restante, parece que a única coisa nova é o soquete de fusível. Um ou outro resistor pode ser aproveitado, mas meça antes de reusar pra ver se estão com o valor correto (são de tolerância 10%, melhor usar novos). Capacitores, jogue tudo fora. Chaves (que estão rebitadas, no lugar dos rebites use parafusos e porcas) também devem ser novas, assim como os soquetes de válvulas (também rebitados), conectores jack (bem enferrujados).
O chassis que parece ser de ferro zincado, merece uma limpeza e lixamento leve. Onde tem fios soldados diretamente, retire e lixe a solda (coisa horrível), no lugar faça um furo e prenda um parafuso com terminais espada e arruela de pressão estrela.
Você já arrumou diversão pra dias (ou meses).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rafammbass
Visitante
«
Responder #36 :
23 de Julho de 2012, as 11:09:34 »
Lindo Amp, Vine!
Ia ser bom um desses aqui pra estrear o jato de areia!
Abraço!
Visitante
«
Responder #37 :
23 de Julho de 2012, as 11:12:00 »
Poxa galera, demais esse forum (muito melhor que o efe cê cê #prontofalei) hahahahaha brincadeira, mas quando leio que é uma família, é mesmo!
Muito obrigado mesmo a todos aí! Só por isso vou me empenhar ao máximo pra fazer esse ampzinho voltar a brilhar com toda sua glória dos anos 60! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Rafa, não seja por isso! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39
«
Responder #38 :
23 de Julho de 2012, as 13:33:18 »
Sinceramente eu sugiro trocar tudo... quando restaurei o meu phelpa insisti em deixar muita coisa original e me arrependi...
Eu diria pra pensar na originalidade mais na parte estética mesmo
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #39 :
23 de Julho de 2012, as 14:14:00 »
Quando me referi à originalidade "interna", era mais em relação a não modificar muito o projeto original. Pois sou obrigado a me render aos relatos de quem já lidou com esses amps.
Eu tive um Fender DeLuxe Reverb muito velho, mas bem conservadinho. Só precisei fazer reparo do falante e trocar as válvulas. Depois foi difícil dar problema.
Pagão e feliz!!
wankano
Iniciante
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0
«
Responder #40 :
05 de Novembro de 2012, as 13:06:47 »
Citação de: visioncb em 23 de Julho de 2012, as 13:33:18
Sinceramente eu sugiro trocar tudo... quando restaurei o meu phelpa insisti em deixar muita coisa original e me arrependi...
Eu diria pra pensar na originalidade mais na parte estética mesmo
Olá. poderia por favor, se conseguir ver a impedância dos alto-falantes, tanto do Phelpa de 20W quanto do 40W, se você ainda os tiver ? Tenho os dois aqui estou colocando-os para funcionar, pelo codigo não achei o tranformadores de saída nos catálogos da Willkasom, mas pelos calculos parecem ter uma impedância muito baixa, 2 ou 1 ohms. O meu Phelpa de 20W, ganhei de um catador de papelão na rua, me ofereci para comprar ele acabou me dando, sem a caixa original e com um falante improvisado. O de Phelpa reverb 40W, peguei em uma troca com um MS-2 da Marshall, aqueles a bateria 9v, veio com caixa com quatro novicks de 8", com ligações em paralelo, más não consigor ver a impedância deles, nem tenho como calcular. Como disse em outro tópico, recentemente ganhei um saco de válvulas, estou aproveitando a oportunidade para coloca-los para funcionar. Obrigado pela ajuda.
1
2
3
1
2
[
3
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...