Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 16:16:43
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Power com ECL-82 para audio
Páginas:
1
2
3
4
5
6
1
...
4
5
[
6
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Power com ECL-82 para audio (Lida 42060 vezes)
duPrado
Visitante
Re: Power com ECL-82 para audio
«
Responder #75 :
31 de Janeiro de 2012, as 09:40:48 »
Olá pessoal,
Citação de: kem em 30 de Janeiro de 2012, as 18:26:27
Alguém com mais experiencia pode ter confirmar, mas em geral conte com uns x1.2 a voltagem final depois de retificada, filtrada e com carga (a não ser que o transformador esteja sub-dimensionado).
Com uns 260V depois de retificado você deve ter uns 320~340V. Vai queimar 20~40V (ou mais com Rx).
O resistor de feedback para 8ohms em geral é o dobro que para 4ohms.
Numa regrinha de 3, da que para 8ohms seria 5.28K... use 5.6K.
Valei pela dica Kem!
No circuito indica a saida para 5Ohm, seria só usar regra de três mesmo?
Me lembrei de um
video
do Eduardo ensinando a fazer fontes reguladas (claro que não é o caso aqui) mas ele mostra alguns conceitos que acredito serem aplicáveis aqui.
Segundo o video tenho que levar em conta que preciso de 300Vx80mA Limpos no ponto indicado no circuito.
Utilizarei um transformador com derivação central, retificarei por silicio e o capacitor é um 50uFx450V, logo:
300V
(necessário)
+Vrp
(ripple)
+0,7V
(queda diodo)
=x
Vrp=I/(2.f.C) Vrp=0,08/(2.60.0,00005) Vrp=0,075
300V+0,075V+0,7V=300,775V
(tensão de pico minima)
300,775/ 1,414213
(raiz de 2)
= 212,132V
212,132+10%= 233,345V
Então com um secundário de 240V é só ajustar Rx pra "queimar" a tensão excedente?
Entendi corretamente pessoal?
Abraços a todos.
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #76 :
31 de Janeiro de 2012, as 13:26:13 »
Oi Duprado
A melhor forma de você descobrir a tensão final em sua fonte é usar um simulador como o PSU Design II ou o LTSpice. Essas fórmulas dão um chute razoável, mas como não levam em conta a resistência do enrolamento, erram mais quando a tensão se eleva.
Abraços
Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #77 :
31 de Janeiro de 2012, as 14:19:58 »
duPrado...
No papel seus calculos podem até estarem certos...
Mas e se na pratica não baterem os resultados?
Se você fizer com 240V e não chegar aos 300V, você vai ter que trocar o transformador.
Se fizer com 250~260, e der mais que 300V, aumenta Rx.
Faça o transformador com pelo menos 90mA (ou mesmo 100mA se tamanho do transformador permitir) para ter uma folga caso precise queimar mais voltagem em Rx.
[]s.
I want to diode!
duPrado
Visitante
«
Responder #78 :
31 de Janeiro de 2012, as 15:11:23 »
Olá a todos,
Citação de: Eduardo em 31 de Janeiro de 2012, as 13:26:13
Oi Duprado
A melhor forma de você descobrir a tensão final em sua fonte é usar um simulador como o PSU Design II ou o LTSpice. Essas fórmulas dão um chute razoável, mas como não levam em conta a resistência do enrolamento, erram mais quando a tensão se eleva.
Abraços
Eduardo
Fiz (tomara que certo) uma
simulação no PSU
(coloquei só o link pra não bagunçar o tópico).
Nos dados do transformador:
Secundário 255V x 90mA.
Pelo que entendi essa configuração me daria 304Vrms na saida com uma carga de 80mA certo?
Ou fiz tudo bagunçado?
Citação de: kem em 31 de Janeiro de 2012, as 14:19:58
duPrado...
No papel seus calculos podem até estarem certos...
Mas e se na pratica não baterem os resultados?
Se você fizer com 240V e não chegar aos 300V, você vai ter que trocar o transformador.
Se fizer com 250~260, e der mais que 300V, aumenta Rx.
Faça o transformador com pelo menos 90mA (ou mesmo 100mA se tamanho do transformador permitir) para ter uma folga caso precise queimar mais voltagem em Rx.
[]s.
Por isso que estou pedindo a opinião de todos vocês. Estou aprendendo muito com tudo isso. E certamente usarei uma folga, só quero entender como funciona todo o cálculo para não usar uma folga grande ou pequena demais. Valeu pela dica.
Não me canso de agradecer a todos do fórum desde já. Estou aprendendo muito (e ainda tem muita coisa pela frente...).
Abraços.
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #79 :
31 de Janeiro de 2012, as 16:12:18 »
Ta proximo do real seu resultado...
Mas erros de até 10% são comuns...
Se der 10% a menos (304 - 10% = 273V) você perde o transformador.
Veja o Eduardo com o Iall 10.5 V2.
Ele e o Haroldo ja estão no 3° transformador... e os caras são feras.
Acho que você não quer arriscar ter que mandar fazer 2 ou 3 transformadores até acertar né?
Então me conselho é... Tenha uma margem na tensão e na corrente. Se você precisar queimar tensão com Rx, vai precisar de uma sobra na corrente.
260V por 90mA me parece um bom valor (peça o maximo de corrente que o nucleo permitir). Se conseguir mais que 100mA, ai faça com 250V.
[]s.
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #80 :
31 de Janeiro de 2012, as 16:50:25 »
Kem e DuPrado, acho que não precisa ser tanto. Kem, lembra que o transformador que eu fiz e que está com você é de 220V x 0,27A no secundário e obtivemos mais de 300V no B+ e tivemos que usar ainda aquele resistor que "pega fogo" pra baixar a tensão. Acho que 240Vrms x 0,095A aguenta bem o tranco pro DuPrado. Vai chegar a uns 320Vpico depois de perder uns 12 a 14Vrms no fio.
Os amplis que tenho aqui com as ECL82 eu uso 220V x 0,09A no secundário e elas trabalham com B+ de 260Vdc (275Vdc no primeiro capacitor de filtro). Também se você não conseguir 300Vdc, o amplificador vai funcionar quase do mesmo jeito. Não vai perder transformador de força por isso.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #81 :
31 de Janeiro de 2012, as 21:00:07 »
E ae xformer... vamos terminar o ampli??? Ja montei a placa...
Quanto ao transformador, tive uma outra experiencia justamente com ECL82. Fiz o secundario com 200V para um SE, e o HT final, sem nenhum resistor baixando voltagem foi 230V.
O transformador que montamos no ampli você fez com 270mA... bem acima do que precisava e bem acima desse recomendado para esse ampli do topico. Assim sobe facil... hehehe
No SEWATT.com, os projetos de SE de EL84 tem justamente um secundario de 260V, e um Rx de 200R a 1.5K/2W, com a intenção de se ter um HT de 300V.
Acho que 240V da pra arriscar sim, mas eu tentaria mais (250~260V como citei no inicio).
Mas como você disse, não vai perder o transformador por causa de 10~20V a menos, a não ser que seja chato/perfeccionista... hehehe
[]s.
I want to diode!
duPrado
Visitante
«
Responder #82 :
01 de Fevereiro de 2012, as 15:09:27 »
Olá pessoal,
Bom enviei alguns emails solicitando orçamentos, mas conheço poucos lugares que enrolam transformadores com qualidade.
Na lynks e na lider já enviei, mas na lynks agora não fabrica mais sobre encomenda.
Citação de: kem em 31 de Janeiro de 2012, as 21:00:07
E ae xformer... vamos terminar o ampli??? Ja montei a placa...
Quanto ao transformador, tive uma outra experiencia justamente com ECL82. Fiz o secundario com 200V para um SE, e o HT final, sem nenhum resistor baixando voltagem foi 230V.
O transformador que montamos no ampli você fez com 270mA... bem acima do que precisava e bem acima desse recomendado para esse ampli do topico. Assim sobe facil... hehehe
No SEWATT.com, os projetos de SE de EL84 tem justamente um secundario de 260V, e um Rx de 200R a 1.5K/2W, com a intenção de se ter um HT de 300V.
Acho que 240V da pra arriscar sim, mas eu tentaria mais (250~260V como citei no inicio).
Mas como você disse, não vai perder o transformador por causa de 10~20V a menos, a não ser que seja chato/perfeccionista... hehehe
[]s.
Olá kem, somente a titulo de curiosidade, você poderia me enviar uma foto desse transformador de 270mA? Estou querendo ter uma referência de tamanho para já ir pensando no formato e tamanho do amp.
Ah, antes que me esqueça pedi os orçamentos com 250V x90mA.
Abraços a todos.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #83 :
01 de Fevereiro de 2012, as 15:36:23 »
Kem manda a foto que tiramos do lab pra ele. O de força é o com canecas niqueladas: 93mm altura x 80mm largura x 90mm de profundidade (tampa a tampa das canecas), o outro é de saída com mesmas dimensões mas sem canecas laterais. Peso mais ou menos 2,2kg.
Se for fazer o transformador pra 250V x 90mA (e mais o enrolamento pra tensão de filamento), vai ficar no mesmo tamanho (núcleo central de 1 e 1/4 de polegada ou 32mm).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
duPrado
Visitante
«
Responder #84 :
02 de Fevereiro de 2012, as 11:39:31 »
Olá pessoal,
É possível o enrolamento do transformador de força ou os de saída na forma toroidal?
Existe alguma vantagem para esse caso?
Sei que para correntes maiores é bem vantajoso.
Abraços a todos.
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #85 :
02 de Fevereiro de 2012, as 11:48:13 »
Oi Duprado
Transformadores toroidais são menores e mais eficientes que os convencionais. Você tem grandes vantagens técnicas no de força, mas normalmente o custo de confecção maior do toroidal acaba matando a peça numa analise financeira.
Para o transformador de saída, idealmente o toroidal seria maravilhoso. Mas devido a sua grande propensão a saturar rapidamente, passa a ser crítico um casamento ótimo entre as válvulas de saída. O casamento normalmente oferecido no mercado não é suficiente para garantir o equilíbrio necessário para o uso de um toroidal na saída.
Meu conselho, fique com os convencionais, a menos que tenha alguma restrição forte (e muito forte mesmo) de espaço.
Abraços
Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
«
Responder #86 :
02 de Fevereiro de 2012, as 16:31:45 »
Citação de: duPrado em 02 de Fevereiro de 2012, as 11:39:31
Olá pessoal,
É possível o enrolamento do transformador de força ou os de saída na forma toroidal?
Existe alguma vantagem para esse caso?
Sei que para correntes maiores é bem vantajoso.
Abraços a todos.
Olá.
Desaconselhamos totalmente o uso de transformadores toroidais como transformadores de saída, e recomendamos não utilizá-los como transformador de força, também.
A ausência de entreferro no núcleo toroidal faz com que o núcleo sature com praticamente qualquer corrente DC que circule através do enrolamento primário de um transformador de saída. Isso obriga a ter um casamento essencialmente perfeito das válvulas no estágio de saída, o que é praticamente impossível de se obter. No caso de um estágio SE, o problema torna-se de difícil solução devido à presença da corrente DC do estágio de saída, exigindo núcleos com entreferro, o que presentemente ainda não é disponível...ou a utilização de um enrolamento de compensação.
«
Última modificação: 02 de Fevereiro de 2012, as 16:34:37 por a.sim
»
1
2
3
4
5
6
1
...
4
5
[
6
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...