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Autor Tópico: Power com ECL-82 para audio  (Lida 42063 vezes)
Eduardo
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« Responder #45 : 27 de Novembro de 2011, as 09:00:59 »

Por que esse contra eles?
Num tone-stack você também contra-indica?

Não sou nem contra nem a favor. Acho que cada coisa tem seu lugar. Para RF são ótimos. Mas em áudio, veja essas curvas de resposta de vários tipos de capacitores:

The Sound of Capacitors

Depois que vi isso, só uso cerâmico se não tiver outra coisa. São baratos, mas só tem isso de bom.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, as 09:20:04 por Plautz » Registrado

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« Responder #46 : 27 de Novembro de 2011, as 12:02:45 »

Hummm... os ceramicos de baixa voltagem dão uma mudada animal no som... Os para alta voltagem também distorcem, mas menos. Deve ser por isso que a Fender, apesar de usar ceramicos no controle de tom das guitarras, recomenda os de 400V....
E pelo que percebi, quanto mais baixa a frequencia, pior ele é... Num controle de tom, no qual ele ficaria responsavel pelo ajuste dos agudos, talvez não tivesse tanta influencia.
Assim que chegar meu osciloscopio vou testar isso...

Mas o autor faz uma citação interessante:
"Also, notice the very apparent non-linearities associated with the ceramics. All of these are bad enough to be acoustically displeasing. The characteristics also change quite radically with frequency. It's been pointed out that sometimes, these characteristics can be used to advantage to add "crunch" to guitar amps. Because of the effect of voltage, it ought to be possible to fine tune the sound by using different voltage rated parts (assuming they are rated high enough for your amp.) "

Ou seja, esse "efeito ruim" dos ceramicos pode ser usado em amplis de guitarra para adicionar um "crunch"....

« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, as 12:05:57 por kem » Registrado

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« Responder #47 : 27 de Novembro de 2011, as 12:45:53 »

Pois é... O problema dessas não linearidades é como controlar. Em RF os cerâmicos ficam lineares o bastante, mas em áudio é um problema. Pior é que diferentes marcas podem dar resultados adversos. Eu evitaria projetar coisas com componentes imprevisíveis.
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« Responder #48 : 30 de Novembro de 2011, as 22:39:14 »

Olá pessoal.

Bom, hoje voltei com mais calma a Rua Carijós e consegui achar o restante dos componentes que faltavam, mas infelizmente faltaram só os dois capacitores de 100pF (não cerâmico). Na internet também não achei, nas 8 lojas online que olhei ou estava em falta ou não tinha em catálogo.  Sad

Bom vou montar tudo na ponte de terminais, e "guardar" o lugar desses dois sujeitos. Vou postando fotos dos avanços...

Abraços atodos.
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« Responder #49 : 01 de Dezembro de 2011, as 08:37:36 »

Oi DuPrado

Nessas situações a gente tem que resolver o problema com o que está em mãos. Use cerâmico mesmo ou deixe vazio. O amplificador vai funcionar mesmo sem esses capacitores.

Abraços

Eduardo

PS Não gosto de fazer propaganda no fórum, mas recebi hoje isso na loja!

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« Responder #50 : 02 de Dezembro de 2011, as 11:36:30 »

Olá Eduardo, obrigado pela dica.

Os eletrolíticos de 64uFx50V, só consegui eles de 68uFx160V não por 100V como disse algumas mensagens antes. Poderei ter problemas?

Abraços a todos.
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« Responder #51 : 02 de Dezembro de 2011, as 12:33:17 »

... Mas da tanta diferença assim mesmo?!?
Por que esse contra eles?
Num tone-stack você também contra-indica?
...Acho que cada coisa tem seu lugar. Para RF são ótimos. Mas em áudio, veja essas curvas de resposta de vários tipos de capacitores:
The Sound of Capacitors

Por algumas vezes mencionei isso, e alguns nao acreditam.
Novamente repito, o segredo do som vintage dos pedais esta no uso dos capacitores ceramicos no lugar dos poliester e similares, e tantalo no lugar dos eletroliticos de acomplamento de sinal.
O som nitido dos Boss MIJ esta nos capacitores de stiroflex no lugar dos poliester e similares.

Achei muito importante o Eduardo ter postado esse link, assim da para se elucidar algumas ideias.
Os capacitores faz grande diferença conforme seu material.
Muitas dessas diferenças sao  bem perceptiveis audivelmente.

Os capacitores ceramicos sao mais indicados para uso em RF por nao terem estrutura tubular (cilindrico, espiral), isso geraria ressonancia em certas frequencias.
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« Responder #52 : 12 de Dezembro de 2011, as 18:28:08 »

Olá a todos!
Bom, essa semana estive meio sem tempo, mas consegui comprar todos os componentes. Tirei uma foto para guardar passo a passo a montagem. Não reparem tem resistor sobrando ali.

Quanto a apostila que o Eduardo postou não me esqueci, bom ta indo devagar...

Bom agora vou desenhar os componentes na ponte de terminais.

Abraços.
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« Responder #53 : 18 de Dezembro de 2011, as 14:23:26 »

Melhor sobrar do que faltar  Smiley
Só nao pode sobrar componentes que estao na lista e no circuito.  Cheesy

Boa sorte com a montagem.
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« Responder #54 : 30 de Dezembro de 2011, as 09:19:52 »

Olá pessoal, todos bem?
Esse final de ano estive meio sem tempo mas não deixei de lado o amplificador não.

Bom, tracei no eagle o esquema apenas para ter uma referência da posição dos componentes, já que vou faze-lo em ponte de terminais. E Ligar a válvula através de fios.
Vocês acham que essa disposição está boa?
Alguma sugestão?

Abraços a todos.
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« Responder #55 : 30 de Dezembro de 2011, as 09:27:41 »

Não entendi, se você vai montar em ponte de terminais, os componentes nunca vão ficar do jeito que você desenhou na placa de circuito impresso.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #56 : 30 de Dezembro de 2011, as 09:44:35 »

Eu sei que é impossível deixar os componentes na mesma posição, minha duvida é se essa disposição existe algum problema (algum ficar próximo de outro que não deveria ou algo assim). Só para que possa ter uma ideia, se estiver tudo OK, vou desenhar com o Corel como se estivesse na ponte.
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« Responder #57 : 30 de Dezembro de 2011, as 11:07:55 »

Eu sei que é impossível deixar os componentes na mesma posição, minha duvida é se essa disposição existe algum problema (algum ficar próximo de outro que não deveria ou algo assim). Só para que possa ter uma ideia, se estiver tudo OK, vou desenhar com o Corel como se estivesse na ponte.

Por isso mesmo não faz sentido a gente opinar sobre esse desenho se você não vai montar desse jeito. O certo era a gente ver o desenho de como você pretende fazer em ponte de terminais (que fica totalmente diferente disso daí). Depois não tem muito problema, observe apenas:
- Se algum componente que esquenta muito (resistor) não vai derreter o plástico de algum outro componente (capacitor) se estiverem grudados.
- Se o resistor de stopper grid (se tiver) está soldado diretamente no pino do soquete da válvula.
- De preferência os terminais dos componentes que vão ligados ao terra estão no mesmo ponto (é difícil, mas faça o possível pra ter o mínimo de pontos de terra espalhados).
- Se algum ponto de alta-tensão (ou outro do circuito que não o terra) não vai ligado ao ponto da ponte de terminais que vai parafusada (ou rebitada) ao chassis.

Você pode fazer a montagem em ponte de duas formas:  duas linhas paralelas de conectores, e você solda os componentes todos em paralelo ou diagonal um do outro, ou uma linha só de conectores (mais difícil de não fazer bagunça) onde os componentes ficam alinhados em linha ou saindo transversalmente para os pots, transformadores, soquetes, etc).  De qualquer forma vai fio pra burro. Eu prefiro fazer em placa de ilhoses.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #58 : 30 de Dezembro de 2011, as 11:23:05 »

Olá.
Olá pessoal.
Bom, hoje voltei com mais calma a Rua Carijós e consegui achar o restante dos componentes que faltavam, mas infelizmente faltaram só os dois capacitores de 100pF (não cerâmico). Na internet também não achei, nas 8 lojas online que olhei ou estava em falta ou não tinha em catálogo.  Sad

O projeto é esse aqui ? http://www.nartlof.com/handmades/Amp_SE_ECL82.jpg

Se for, os capacitores de 100 pF podem ser os comuns, mesmo. Procure por capacitor tipo NPO ( eles têm uma pinta preta no topo ). Procurar na sucata de alguma oficina também ajuda, pois esses capacitores costumam ser bem comuns. Não é necessário usar modelos para alta tensão, pois a tensão no resistor de grade é praticamente zero...
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« Responder #59 : 30 de Dezembro de 2011, as 12:29:42 »


Esse mesmo, ele está no inicio do tópico.
Se for, os capacitores de 100 pF podem ser os comuns, mesmo. Procure por capacitor tipo NPO ( eles têm uma pinta preta no topo ). Procurar na sucata de alguma oficina também ajuda, pois esses capacitores costumam ser bem comuns. Não é necessário usar modelos para alta tensão, pois a tensão no resistor de grade é praticamente zero...
Com grande ajuda do Eduardo consegui eles de silver-mica 100pF 500V, ele mesmo colocou algumas mensagens antes aqui no tópico. Obrigado pela observação.

Por isso mesmo não faz sentido a gente opinar sobre esse desenho se você não vai montar desse jeito. O certo era a gente ver o desenho de como você pretende fazer em ponte de terminais (que fica totalmente diferente disso daí). Depois não tem muito problema, observe apenas:
- Se algum componente que esquenta muito (resistor) não vai derreter o plástico de algum outro componente (capacitor) se estiverem grudados.
- Se o resistor de stopper grid (se tiver) está soldado diretamente no pino do soquete da válvula.
- De preferência os terminais dos componentes que vão ligados ao terra estão no mesmo ponto (é difícil, mas faça o possível pra ter o mínimo de pontos de terra espalhados).
- Se algum ponto de alta-tensão (ou outro do circuito que não o terra) não vai ligado ao ponto da ponte de terminais que vai parafusada (ou rebitada) ao chassis.

Você pode fazer a montagem em ponte de duas formas:  duas linhas paralelas de conectores, e você solda os componentes todos em paralelo ou diagonal um do outro, ou uma linha só de conectores (mais difícil de não fazer bagunça) onde os componentes ficam alinhados em linha ou saindo transversalmente para os pots, transformadores, soquetes, etc).  De qualquer forma vai fio pra burro. Eu prefiro fazer em placa de ilhoses.

Estou desenhando cada componente no corel em tamanho real e colocando em ponte (duas linhas paralelas), para ter (tentar) organizar da melhor maneira.
Obrigado pelas dicas...

Aliás obrigado a todos pela fundamental ajuda.
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