Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 04:27:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problemas na montagem do HI-OCTANE  (Lida 19578 vezes)
surfyrex
Visitante
« Responder #60 : 27 de Novembro de 2011, as 09:36:29 »

Pessoal, bom dia.

Tenho boas noticias.

O HO está funcionando, isso mesmo funcionando, existe um resistor o R21 que é realmente de 100 ohms e n~]ao 100 kohms como descrito no esquema.

Ele estava chamuscado, como disse antes, e resolvi trocar, medindo ele estava aberto, então troquei o mesmo por um novo só que ao inves de ser de 1W coloquei um de 3W e esta funcionando.

O unico problema é que quando aumento muito o ganho fica um apito descomunal, e ai preciso que os experts possam me ajudar e no que devo fazer.

Bom já fiquei contente por que esta funcionando, mas agora preciso ajustar este detalhe.

Abs
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #61 : 27 de Novembro de 2011, as 10:37:41 »

Oi Surfyrex

Parabens! Viu só como não precisava pagar a ninguém para achar o problema! Agora você aprendeu e poderá andar sozinho!

O apito é causado por acomplamento entre o circuito de placa e grade das válvulas de pré. Solte aqueles fios amarrados que vão para as 12AX7. Espalhe bem e tente novamente. Veja se muda alguma coisa e conte aqui.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
surfyrex
Visitante
« Responder #62 : 27 de Novembro de 2011, as 12:12:28 »

Oi Surfyrex

Parabens! Viu só como não precisava pagar a ninguém para achar o problema! Agora você aprendeu e poderá andar sozinho!

O apito é causado por acomplamento entre o circuito de placa e grade das válvulas de pré. Solte aqueles fios amarrados que vão para as 12AX7. Espalhe bem e tente novamente. Veja se muda alguma coisa e conte aqui.

Abraços

Eduardo

Eduardo, boa tarde.

Antes de mais nada agradeco sua atencao.
Entao realmente separei os fios e fiz uma trança nos fios que vao para os filamentos 4,5 e 9 nas duas 12AX7 e quando liguei, mais uma vez NADA!!!! Bufando
então medi de novo o resistor que antes havia queimado e ficou aberto e dito e feito abriu de novo, resolvi então colocar um de maior potencia e o mesmo se desprendeu da placa tanto foi que ele esquentou, oque pode estar fazendo com que o resistor R21 queime tanto? Liguei com o chassis virado de cabeça para baixo para ficar de olho nele e ele chega a ficar incadenscente, o pior e que apenas fiz a trança nos fios e mais nada, será que as válvulas foram para o brejo?  Olha eita empreitada dificil esta do HO.
Espero que possa me ajudar.
Abs

-----
Eduardo,

So para complementar o que disse antes, tirei as valvulas para ver se R21 continuava do mesmo jeito, e está, estou desconfiado que um dos capacitores de 47uF está em curto por isso R21 fica deste jeito, oque acha?

Abs
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, as 12:41:51 por surfyrex » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #63 : 27 de Novembro de 2011, as 12:51:11 »

Não sei te dizer onde o curto está, mas que tem um curto nesse amplificador, isso tem. Você vai ter que seccionar algumas partes para ver onde está o problema. Desligue tudo o que está depois do segundo capacitor e veja no que dá.

Mas tem coisa errada por aí, pois R20 deveria ser de 100R e R21 de 100K. Reveja suas ligações.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #64 : 27 de Novembro de 2011, as 13:03:54 »

É o que sugeri em um post la para tras...
Um resistor de 100R na linha da alimentacao para o terra? so pode ser algo errado...
Nesta condicao pode usar um de 10W que acontecera o mesmo.

Nao é porque no esquema do link usado esta marcado assim, que deva ser...
Erros acontecem se algo for propicio para eles.
Na maioria dos sites sita o AX84 como referencia deste amp, entao siga por ele.

Nao adianta querer pensar, "ha, mais neste esta assim, entao tem que funcionar". Isso seria a mesma coisa que querer pagar uma conta de 100,00 com um nota de 1,00.

Observe que no link do artigo aqui do site, pede 5  3 resistores de metalfilm de 100W/1W.
Alguem por aqui conhece um resistor de 100 Watts por 1 Watt?
Ou sera que foi um erro na digitacao?
Aposto neste ultimo.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, as 13:06:51 por GrAmorin » Registrado

surfyrex
Visitante
« Responder #65 : 29 de Novembro de 2011, as 11:13:32 »

Amorin

na verdade tirei todos os capacitores da linha de alimentação e depois inseri um a um e um deles estava defeituoso pois funcionou, mas com o resistor de 100R incandescendo e depois fica normal, vou tentar clocar um de 100K como sugeriu e o que diz no esquema e posto os resultados.
abs
Registrado
aron62br
Visitante
« Responder #66 : 29 de Novembro de 2011, as 12:02:01 »

Surfyrex,

se eu estivesse em seu lugar faria o seguinte (se é que eu estou com o esquema certo):

voltaria o resistor de 100K. Se deixar sem nada, em um primeiro momento também não importa. Observe que ele não pesa muito no divisor formado com R20 - mas é necessário para descarregar os capacitores da fonte quando desligada.

Retiraria as válvulas do soquete - assim não há perigo para elas -, ligaria o "bicho"  e mediria as tensões nos pinos dos soquetes. Não serão as tensões de esquema, mas verificaria principalmente se a tensão no polo + de C14 é a mesma nos pinos 7 e 9 da EL84, e assim por diante, replicando o raciocínio, cf. esquema, com as outras válvulas. Não esqueça de medir as tensões de filamento.

Se não achasse nada que me fizesse grilar. Desligaria o "bruto", descarregaria todos os capacitores (use um resistor de 1K para isso, e só depois uma chave de fenda) - cuidado, mesmo desligado isso tem uma "agulhada" e tanto. Recolocaria as válvulas e mediria a resistência entre pino 7 da EL84 e + de C14, pino 3 e terra, e assim por diante. Lembre-se que, diferentemente dos transistores, quando desliga a alimentação e descarrega os capacitore, as válvulas são circuitos abertos.

Vc. pode ainda ir colocando uma a uma as válvulas, da saída para a entrada, e injetando sinal em cada estágio vendo se sai algo (ainda que fraco) no AF.

Se não der certo, me passe uma tabela com as tensões de cada pino das válvulas (exceto filamentos), e da saída da fonte de alimentação, talvez possamos colaborar mais um poquinho.

Saudações


Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #67 : 29 de Novembro de 2011, as 16:08:20 »

NAo vou aprofundar a parte teorica, apenas dizer bem por cima.

Uma resistencia de 100 OHMs da linha de alimentacao para o terra, sera quase que praticamente um "curto", isso em tensoes baixas.
Em uma tensao da ordem de 200V pode se dizer que é um curto...

O porque o resistor encandesce?
Ele esta "queimando", e quando para de ficar incadescente, acabou de queimar (abrir) por completo.
Veja essa regra da eletronica:
Lei de OHM; P= V² / R
P= 200x200 / 100
P=  40000 / 100
P= 400

Se o resistor for de 100 OHMs, cionsiderando que a fonte tenha 200V na saida, o resistore deveria ser de 400W.

Entao é certo que algo esta errado.
Este resistor nao pode ser de 100OHMs, e sim deve ser de 100K.

Siga as recomendaoes do Aron, e substitua o resistor.
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #68 : 29 de Novembro de 2011, as 17:34:22 »

Que tal medir a diferença de potencial no terminal do resistor e publicar aqui!

Tem um monte de teoria, mas o que é necessário é de um resultado prático.

Curta a entrada, mede todas as tensões do circuito, coloque as medidas no esquema e publica aqui!

Fácil-fácil, mole-mole!

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
surfyrex
Visitante
« Responder #69 : 04 de Dezembro de 2011, as 00:09:48 »

Pessoal, boa noite ou quase bom bom dia.

Bom, primeiramente o resistor de 100 R foi trocado por um de 100 K e esta se incandescer, pois concordo que o anterior é realmente um curto em relação ao terra.

Quanto ao funcionamento estou com problemas, quando o volume esta em toda a escala tenho que deixar os 2 ganhos bem baixos, poi senão tenho um apito bem chato, se subir qualquer um dos dois ate o final de sua escala, o som que na menção anterior fica clean e sem problemas, não distorce e o som sai cuspido como se fosse de amp com saída queimada, e só diminuir qualquer um dos pots de ganho e o som fica clean e muito bom diga-se de passagem, a unida coisa é que com volume máximo os pots de ganho não podem passar de 1/4 pois senão apito e se subir mais som cuspido como se nem tivesse amplificação.

Bom gostaria de saber agora aonde esta o erro ..... aguardo ajuda, sabendo que sempre todos estão me ajudando.

Ate+

Marcelo
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #70 : 04 de Dezembro de 2011, as 06:40:40 »

Oi Surfyrex

É um problema sério escrever com sono. Dá uma lida no seu texto e veja se consegue entender!

Para conseguir ajuda, primerio porte as tensões nos pinos das válvulas, com elas no soquete e o amplificador ligado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal