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Autor Tópico: Dúvida, controle de corrente  (Lida 5785 vezes)
Rafael O Leite
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« : 14 de Novembro de 2011, as 17:43:27 »

Um amigo (juro que não sou eu) me pediu pra fazer um controle de corrente pra ele. Ele quer experimentar uma moda nova da internet, fazer eletrólise com a bateria do carro, pra utilizar o hidrogênio na explosão combustão.
Ele me pediu pra limitar a corrente em 17 ampéres.
A primeira idéia que tenho em mente é usar um FET com resistores para dividir a tensão. Mas não tenho lá muita experiência com correntes altas.
A princípio ele fez um baita curto circuito que derreteu tudo uma ligação paralela direto na bateria, adicionando bicabornato de sódio na água.
Ajudem um pobre ceguinho, estou indo no caminho certo?  Afro
 
Primeira informação que consegui em uma tabela: existe um FET para 18A (2SK891)
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Eduardo
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« Responder #1 : 15 de Novembro de 2011, as 08:55:49 »

Oi Rafael

Para fazer eletrólise, 12V da baretia de carro é muita tensão. O potencial de redução do oxigênio é de 1,23V, portanto 1,5V já é suficiente para fazer a reação ocorrer. O que você precisa é de uma fonte que forneça uma tensão um pouco maior que 1,3V em corrente bem alta e usar eletrodos com área superficial bem alta para manter a resistência da célula bem baixa.

Se o objetivo é fazer um experiemento para feira de ciências, use uma pilhas de farolete. Se quiser fabricar hidrogênio para alguma finalidade prática, procure um gerador de hidrogênio no mercado que vai sair mais barato.

Abraços

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Rafael O Leite
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« Responder #2 : 15 de Novembro de 2011, as 20:34:44 »

 Smiley Legal. Enquanto meu amigo "tá pegando o boi","eu to pegando o bonde andando". Por isso é sempre bom contar mestres.
A intenção dele é injetar o hidrogênio na câmara de combustão junto com o combustível. Pessoalmente só to querendo eliminar mais um "favorzinho" da lista.
Mas aprendi algo muito significativo com sua dica, eu nem imagino em que biblioteca eu encontraria este parâmetro de tensão. Obrigado!
A meta agora é diminuir a tensão para 1,5V e limitar a corrente em 18A, dentro do contexto já citado.
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« Responder #3 : 16 de Novembro de 2011, as 06:10:23 »

Oi Rafael

Quer dizer que ele quer gerar hidrogênio para queimar no motor?

Bom, alguêm deveria falar para ele do rpincípio da conservação de energia. A carga da bateria foi criada com a queima de gasolina. Daí ele vai gerar hidrogênio para misturar com a gasolina? O resultado será um carro que gasta mais e anda menos!

Os potencias de oxi-redução dos elementos químicos estão em qualquer livro de química do colegial. Normalmente do segundo colegial, Isso é um conhecimento que qualquer um com dezoito anos deveria ter!

Estuda, moçada! Estuda para não ficar burro! Estuda pra votar em gente melhor, pra ver se dão escola pública pro nosso povo cabecinha! Com o conhecimento do colegial já dá para saber que não é possível fazer um carro movido a água!

Abraços

Eduardo
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« Responder #4 : 16 de Novembro de 2011, as 07:45:18 »

O fulano vai conseguir uma bela duma explosão se meter hidrogênio pra "queimar".  Fala pro teu amigo aí não ser imprudente.

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« Responder #5 : 16 de Novembro de 2011, as 17:54:07 »

Mas aprendi algo muito significativo com sua dica, eu nem imagino em que biblioteca eu encontraria este parâmetro de tensão. Obrigado!

-----

Os potencias de oxi-redução dos elementos químicos estão em qualquer livro de química do colegial. Normalmente do segundo colegial, Isso é um conhecimento que qualquer um com dezoito anos deveria ter!

Estuda, moçada! Estuda para não ficar burro!


Minha intenção era tecer um elogio na forma de agradecimento.
Mas de qualquer forma não compartilho com o termo usado, pra ninguém.
Não existem pessoas burras, existem pessoas "não treinadas", ou "com interesses diferentes".
Mas pra gente ficar em paz "os enganados".

Um abraço

Não fique bravo comigo  Grin
« Última modificação: 16 de Novembro de 2011, as 18:03:51 por Rafael O Leite » Registrado
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« Responder #6 : 17 de Novembro de 2011, as 07:10:10 »

Oi Rafael

Desculpe, não quis ofender você, mas acho que o texto ficou confuso. Eu costumo ficar nervoso quando me deparo com ideias malucas que as pessoas tem. A "burrice" a que me refiro é do seu amigo que quer  ingetar gás explosivo no motor de um carro e contrariar o princípio da conservação de energia.

Eu já pensei como você. Achei por muito tempo que não havia gente burra, mas há! Há gente que coloca a própria vida em risco, apesar de ser avisada para não fazer por pessoas próximas ou conhecer os riscos por experiência. E pior, estudar não resolve a burrice! Resolve a ignorância, mas não a burrice.

Posso dar aqui alguns exemplos claros do que eu quero dizer:

Lista de pessoas que eu considero burras*:

1- Praticantes de BASE jump. (em média morrem no décimo salto. No terceiro presenciam um companheiro virar pastel, mas continuam)
2- Alpinistas que vão escalar o Everest (a cada 5, um volta no caixão. É mais seguro jogar roleta russa)
3- Usuários de drogas (inclusive álcool). Qualquer um que queira deliberadamente desligar o raciocínio está buscando a burrice! Gente que bebe até cair é burra! E se pegar o carro, é assassino!
4- Aquele pateta de Curitiba que fez um "gato" no GNV para encher o bojão de GLP com gás natural. Perdeu o carro e quase mata o frentista na explosão.
5- Alguém que queira ingetar hidrogênio no motor do carro com uma gambiarra feita em casa. Vai perder o carro e pode matar o amigo!

Tome cuidado! Tem coisas que não são para brincadeira!

Abraços

Eduardo

*pessoa burra é aquela que apresenta um comportamento irracional mas não é portadora de retardamento mental clínico ou doença psiquiátrica.
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« Responder #7 : 17 de Novembro de 2011, as 10:14:57 »

Contra a verdade não há argumento. Você está certissímo! Existe gente burra sim! Aliás, os humanos burros deveriam imitar os burros, animais, pois eles diante do perigo empacam!!!
Mal entendido esclarecido.

Abraço  Kiss
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« Responder #8 : 17 de Novembro de 2011, as 16:55:01 »

"Pode perder o carro e matar o amigo" Quem é o amigo dele? Áh é um tal de Rafael rsrsrsrsr
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« Responder #9 : 17 de Novembro de 2011, as 17:41:33 »

até onde o meu "misero" conhecimento em gases vai, eu aprendi que o hidrogenio entra em combustão até em contato com ar na pressão de 1 ATM, ou seja basta estar nesse mundo Azn,  como o cara vai fazer pra  manter o gás fora do contato com o ar?
ainda mais, lembrando que a chama do hidrogenio é invisel, e que possui o maior poder calorifíco.
avisa ao teu amigo que se ele sentir um "ardozinho" é porque esta vazando gás.

Desculpe o tom comico, mas quando agente trabalha com gases, agente aprende que segurança
 É TUDO.

abraços.
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Rafael O Leite
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« Responder #10 : 18 de Novembro de 2011, as 17:51:26 »

Ô gente desse jeito, tô me sentindo um estagiário (daqueles: flamenguista e com nome de Valderson).
Hê, hê mas faz parte   Grin    (    Batendo Cabeça  )
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« Responder #11 : 19 de Novembro de 2011, as 09:26:05 »

Se você ainda não lavou papel carbono, não sabe o que é ser estagiário!  Cheesy
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« Responder #12 : 20 de Novembro de 2011, as 12:29:41 »

Eduardo.. hehe muito boa essa estatistica..

Essa do basejump eu não sabia... e de quem monta amplificadores valvulados? Quais são as chances de morrer com a tensão? Tem uma estatística de quantos morrem por isso?
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« Responder #13 : 20 de Novembro de 2011, as 14:30:39 »

Eduardo.. hehe muito boa essa estatistica..

Essa do basejump eu não sabia... e de quem monta amplificadores valvulados? Quais são as chances de morrer com a tensão? Tem uma estatística de quantos morrem por isso?

Acho meio difícil essas pessoas contarem isso.

Desculpa, não resisti.
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« Responder #14 : 20 de Novembro de 2011, as 14:44:29 »

Oi Pessoal

Nunca ouvi falar de alguém que tivesse morrido com choque de um válvulado, mas perdi uma colega de escola eletrocutada no chuveiro elétrico. O pai dela trocou a resistência e ligou errado os fios. Ele era médico e nunca tinha feito esse tipo de coisa antes. Ficou grudada na torneira.  Sad

O perigo não é a eletricidade, ou o penhasco do BASE jump, ou o hidrogênio. O perigo é a burrice do praticante!

Abraços

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