Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 11:35:35

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Interferencia no BB Preamp  (Lida 8442 vezes)
napocoelho
Visitante
« : 06 de Novembro de 2011, as 23:19:56 »

Olá pessoal... esta semana criei ânimo e montei um BB preamp seguindo o layout do "Glitterrattii".

link para o projeto: http://www.madbeanpedals.com/projects/Glitterrattii/docs/Glitterrattii.pdf
link do site: http://www.madbeanpedals.com/projects/index.html

Antes disso, analisei o layout do Guitarhero, e estava empolgadíssimo em montá-lo,
mas como eu já tinha uma enclosure pequena, acabei arriscando no layout do Glitterrattii,
já que foi o único layout pronto q caberia na dita cuja.

b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum), botei fios com malha e os aterrei, juntamente com os pots, etc... fiz tudo q deveria fazer...
Enfim, quando boto o ganho mínimo, dá pra tocar normal (apesar de um certo HUM),
mas conforme eu o aumento, começa a entrar em loop (pequeno delay), até gerar um som de
interferencia constante.

Gostaria de saber se alguém já montou o BB preamp seguindo o mesmo layout. Penso que pode ser algum
problema no projeto, talvez pelo tamanho reduzido do layout.
Se puderem contribuir com opiniões, conselhos ou qualquer pitaco, todos serão bem vindos.

E apesar dos ruidos, gostei muito do pedal. Possui uma distorção realmente limpa.
Testei em um transistorizado e mesmo assim ficou um tesão de overdrive.
Só falta acabar de eliminar essa interferencia pra dar o projeto como finalizado.

Agradeço a todos desde já!  
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #1 : 06 de Novembro de 2011, as 23:34:05 »

Ve se os ruidos nao vem da fonte.
De uma verificada se nao tem curto ente uma solda e outra.
VOX
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116

« Responder #2 : 07 de Novembro de 2011, as 11:09:42 »

Eu montei esse pedal.Realmente é muito bom o som dele.
Já o ruido, na minha opinião, vem um pouco por causa do alto ganho do pedal.
O meu, em determinadas horas do dia tem mais ruido.Em outras quase nada.Acho que o circuito é muito sucetível as impurezas da corrente elétrica.
Agora, melhoras no aterramento e soldas bem feitas são sempre recomendáveis.
Visitante
« Responder #3 : 07 de Novembro de 2011, as 12:06:02 »

Antes de tudo, obrigado pelas dicas galera!

* GrAmorin

Sobre as soldas, conferí todas lentamente e pelo jeito está OK. Não achei indício algum de curto.
Vou ver se confiro novamente, só pra riscar de vez esta possibilidade... heheeh.

Agora, sobre a fonte, acho que não, pois estou usando bateria para testar. Ah não ser que algumas baterias possam gerar ruido.
Além disso, blindei o cabo da bateria também... não sei se resolveria neste caso, mas já é uma proteção a mais.

* Vox

Pois é, achei maravilhoso o som deste pedal. Quero ver quando testá-lo no valvulado.

Mas diz aí, você também montou o layout pronto do Glitterratti?
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116

« Responder #4 : 07 de Novembro de 2011, as 12:51:47 »

Sim, montei usando o mesmo layout que você.
Eis o pedal:

Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #5 : 07 de Novembro de 2011, as 14:53:12 »

Bateria pode se dizer que o nivel de ruido é 0 (modo de dizer).

O pedal sendo de alto ganho, o ruido pode ser por causa do cabo de entrada, ou do proprio instrumento que esta usando.
Isso considerando que o circuito esta em uma caixa metalica, e esta esteja aterrada.
Lembrando, que pedais de alto ganho, costumam ter um pouco de ruidos mesmo...

Ligando so o pedal, sem ligar o instrumento nele, e sem conectar o cabo de entrada, ainda tem ruido?
napocoelho
Visitante
« Responder #6 : 07 de Novembro de 2011, as 22:00:19 »

Bateria pode se dizer que o nivel de ruido é 0 (modo de dizer).

O pedal sendo de alto ganho, o ruido pode ser por causa do cabo de entrada, ou do proprio instrumento que esta usando.
Isso considerando que o circuito esta em uma caixa metalica, e esta esteja aterrada.
Lembrando, que pedais de alto ganho, costumam ter um pouco de ruidos mesmo...

Ligando so o pedal, sem ligar o instrumento nele, e sem conectar o cabo de entrada, ainda tem ruido?

Sim, dá bastante ruído, mas apenas quando deixo o ganho de 1/3 até o final. Se eu deixá-lo no mínimo, dá até pra tocar sem interferências.
Visitante
« Responder #7 : 16 de Novembro de 2011, as 06:29:38 »

É galera, não consegui resolver. Vou fazer outra placa, pois pode ser problema em alguma solda.
Depois que terminar eu posto por aqui.

Obrigado pelas dicas. Abraço, valeu.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #8 : 17 de Novembro de 2011, as 11:02:15 »

Fazer outra placa nem sempre resolve...
Tente encontrar o problema nesta.
Verifique novamente todos os componentes, um a um.
gil_holanda
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 4

« Responder #9 : 31 de Dezembro de 2011, as 02:29:01 »

Tem algum problema usar TL082 no lugar dos TL072??
Handmaker

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272

« Responder #10 : 31 de Dezembro de 2011, as 16:59:29 »

Qualquer dual opamp pode ser utilizado no circuito... Já montei o BB nessa placa do Madbean e não tive nada de ruídos. Se sua fonte for a origem dos ruídos, tente colocar um capacitor de 100uF entre o + e o - do jack da fonte, provavelmente resolverá
Lucas Demires
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 31
-Recebido: 0

« Responder #11 : 14 de Fevereiro de 2015, as 01:47:32 »

Mensagem excluída por conter internetês.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2015, as 08:01:54 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #12 : 14 de Fevereiro de 2015, as 07:54:56 »

Fui em várias lojas aqui em Sergipe a procura dos componentes. Ficou faltando  apenas dois,  resistor de 19K e Capacitor de 151PF, o rapaz me ofereceu um resistor de 18k, ele me falou q não iria interferir em nada. Eu posso utilizar este resistor no lugar do outro? E o de 151pf?

Use o resistor de 18k, se não ficar bom, faça um arranjo com um resistor de 1k em série com o de 18k.  Sobre o capacitor, o valor correto é 150pF. 151 é a marcação usada no corpo do capacitor para identificar 150pF.  Como assim ?  É porque usa o mesmo sistema do código de cores: os dois primeiros dígitos multiplicados por 10 elevado ao terceiro dígito, assim:
151 = 15 x 10^1 = 15 x 10 = 150pF.

Da mesma forma capacitores com marcação:
103 = 10 x 10^3 = 10 x 1000 = 10000pF ou 10nF
104 = 10 x 10^4 = 10 x 10000 = 100000pF ou 100nF
472 = 47 x 10^2 = 47 x 100 = 4700pF ou 4,7nF
223 = 22 x 10^3 = 22 x 1000 = 22000pF ou 22nF

E não use internetês nas mensagens.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2015, as 07:57:11 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Lucas Demires
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 31
-Recebido: 0

« Responder #13 : 14 de Fevereiro de 2015, as 09:25:07 »

Xformer, muito obrigado pela ajuda e pela orientação quanto a leitura e aos internetês. Já estava tarde quando escrevi a mensagem e de quebra acabaram matando um amigo meu próximo a minha casa ontem quando eu chegava do culto.

Eu poderia usar outro capacitor no lugar?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #14 : 14 de Fevereiro de 2015, as 15:07:38 »

Eu poderia usar outro capacitor no lugar?

De outro valor ?  Depende de como você quer que funcione o seu pedal.  Observe a etapa onde vai ligado esse capacitor de 150pF. É uma etapa de amplificador inversor onde o ganho é determinado pela impedância (R16 em paralelo com C9) que estiver entre a saída (pino 1) do amplificador e a entrada inversora (-  pino 2), dividido pela impedância entre a entrada do sinal e a entrada inversora (-). Entretanto esse ganho não é fixo, pois como a impedância de um capacitor depende da frequência, na verdade essa etapa forma um filtro passa-faixas com ganho dependente da frequência.  
O capacitor C8 e o resistor R15 vão determinar o ganho em baixas frequências, e o capacitor C9 e o resistor R16 vão determinar o ganho em altas frequências.
Veja na primeira tabela quais os ganhos para as frequências  com o capacitor C9 de 150pF e veja na segunda tabela o que ocorre com os ganhos nas frequências mais altas se trocarmos ele por 220pF. Os ganhos das frequências a partir de 5000Hz caem em relação ao capacitor de 150pF. Ou seja, aumentando C9, você mata os agudos. Ao contrário, se diminuir C9, melhora os agudos.
Já C8 tem efeito nos graves. Voltando o C9 para 150pF e mudando C8 para 47nF, agora os ganhos dos sinais de baixa frequência é que caem.

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2015, as 23:08:30 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: